Mata Atlântica no Paraná – Destruição e Impunidade (1995)

21 jul, 2017 | História, Notícias

A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) resgatou e compartilha um importante documentário de 1995, que mostra a destruição da Floresta com Araucárias no estado do Paraná na década de 1990 em total desrespeito à legislação vigente, em especial o Decreto 750/93 (Decreto da Mata Atlântica).

Foi produzido num esforço conjunto do Instituto Socioambiental (ISA), Fundação SOS Mata Atlântica e Apremavi, com apoio da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), que realizaram uma vistoria em campo nos municípios de Turvo, Bituruna, Guarapuava e Mangueirinha, no período de de 03 a 05 de julho de 1995.

A vistoria, realizada pelos ambientalistas João Paulo Capobianco (ISA), Mario Mantovani (SOS Mata Atlântica), Wigold B. Schaffer e Odair Andreani (Apremavi) e pelo cinegrafista Ailton Costa (ISA), atendeu a denúncias do agricultor e ambientalista Bernardo Hakvoort (falecido em 1997), que relatava a destruição da Floresta com Araucárias por madeireiros com a conivência dos órgãos ambientais do Paraná e do Ibama.

“Não imaginávamos encontrar tamanha destruição da Floresta com Araucárias e tamanha conivência e conluio dos órgãos ambientais com os madeireiros”
Relata Wigold B. Schäffer, participante da vistoria de campo.

Naquela época também estava no auge a pressão de políticos e setores ruralistas e madeireiros do Paraná e Santa Catarina junto ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) para revogar o Decreto 750/1993 que protegia a Mata Atlântica.

O vídeo foi lançado durante reunião Conama que havia sido convocada para discutir a aprovação de moção ao Presidente da República pedindo a revogação do Decreto. Após a apresentação do vídeo e a manifestação dos ambientalistas o Conama rejeitou a moção para revogação do Decreto. No mesmo dia a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados aprovou a proposta do Deputado Fabio Feldmann que transformava o teor do Decreto em Lei. O Decreto 750 foi fundamental para frear a sanha madeireira e vigorou até a aprovação definitiva da Lei 11.428 em 22 de dezembro de 2006.

Vale a pena conferir um pouco da história da Mata Atlântica.

Autor: Wigold Schäffer

Pin It on Pinterest