Sobre o cuidado da Casa Comum

3 ago, 2017 | Centro Ambiental Jardim das Florestas, Notícias

No dia 1º de agosto a Apremavi recebeu a visita do Bispo da Diocese de Rio do Sul, Dom Onécimo Alberton, acompanhado dos Bispos Eméritos Dom Augustinho Petry, Dom José Jovencio Balestieri e mais 37 padres, freis e diáconos da região. Os religiosos realizaram uma celebração na Igreja São José de Atalanta e depois visitaram o Centro Ambiental Jardim das Florestas e o Viveiro de Mudas Nativas da Apremavi em Alto Dona Luiza.

Foram recepcionados pelos Diretores da Apremavi, Edinho P. Schäffer, Urbano Schmitt Junior e Edegold Schaffer e, pelo fundador e conselheiro, Wigold B. Schäffer. No Centro Ambiental assistiram ao vídeo institucional da Apremavi e discutiram sobre o papel e a importância da participação da Igreja no enfrentamento dos principais temas ambientais da atualidade: perda da biodiversidade, questão hídrica, agrotóxicos e mudanças climáticas e suas consequências como os eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes.

Segundo Dom Onécimo, o Papa Francisco, através da Encíclica Laudato si “nos trouxe o poema da vida, que nos reporta ao seio do criador e da criação e nos convida a sairmos de uma cultura de exploração e entrarmos em um novo modo de agir, de ser e de interagir com toda a natureza que é a (cultura) da proteção. Proteger o que temos ainda para garantirmos um futuro e esse futuro somente é garantido com atitudes concretas no momento presente, de tomarmos a consciência de que a vida precisa ser preservada para que nós tenhamos vida e vida em abundância”.

Bispos e Padres da Igreja Católica da Diocese de Rio do Sul abençoam o Centro Ambiental Jardim das Florestas da Apremavi. Foto: Wigold B. Schäffer.

O Diretor da Apremavi, Urbano Schmitt Junior, destacou que essa visita e parceria com a igreja é extremamente importante principalmente pelo potencial dos religiosos de replicarem nas comunidades as questões relacionadas à preservação e recuperação do meio ambiente. “Os Padres e os Bispos tem uma inserção muito grande na comunidade, muitas pessoas os tem como referencia e eles alcançam um público que os ambientalistas às vezes tem um pouco de dificuldade de alcançar”, destacou Urbano.

Maiores detalhes desse evento podem ser vistos no vídeo documentário da visita ao Centro Ambiental Jardim das Florestas da Apremavi. O vídeo mostra o trabalho da Apremavi e o engajamento da igreja nas questões ambientais, abordando temas propostos pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato si.

Vídeo documentário da visita dos Bispos e Padres da Igreja Católica da Diocese de Rio do Sul no Alto Vale do Itajaí – SC ao Centro Ambiental Jardim das Florestas da Apremavi. Fonte: Arquivo Apremavi

Um momento importante da visita ocorreu quando todos se reuniram na frente do Centro Ambiental Jardim das Florestas e fizeram uma benção especial ao trabalho da Apremavi.

Autor: Wigold B. Schäffer

Pin It on Pinterest