Rede Gestora do Corredor das Araucárias retoma ações

12 out, 2018 | Notícias

No dia 09 de outubro foi realizada a reunião de retomada das atividades da Rede Gestora do Corredor das Araucárias, dentro do escopo do Projeto Corredores de Biodiversidade, patrocinado pelo BNDES e executado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais. O encontro ocorreu no auditório da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA-PR), em Curitiba e reuniu representantes da sociedade civil e poder público com atuação no território do Corredor.

O Corredor das Araucárias busca a conservação da Floresta Ombrófila Mista (FOM) por meio de ações em rede para o seu planejamento e implantação e abrange boa parte da Floresta com Araucárias existente nos estados do Paraná e de Santa Catarina.

A Rede Gestora do Corredor das Araucárias possibilita a integração e fortalecimento de parcerias entre as instituições participantes, num espaço propício à construção de arranjos que se revertam em projetos que contribuam efetivamente na conservação da Floresta com Araucárias.

A Rede foi criada em 2010 no âmbito do Projeto Corredor das Araucárias, executado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) em parceria com 11 instituições, diversos apoiadores e financiamento do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Subprograma Projetos Demonstrativos – PDA Mata Atlântica.

De 2014 a 2015 seu funcionamento contou com o apoio da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), por meio do “Projeto Araucária”, patrocinado pela Petrobrás, por meio do Programa Petrobrás Socioambiental, e apoio do Governo Federal.

No encontro houve o resgate do histórico da Rede e a indicação de ações importantes para a atuação nos próximos três anos, tempo em que contará com o apoio do projeto desenvolvido pelo Mater Natura.

Autor: Marcos Alexandre Danieli.

Pin It on Pinterest