Matas Legais

O Programa Matas Legais é uma parceria da Apremavi e com a empresa Klabin com o objetivo de desenvolver ações de Conservação, Educação Ambiental e Fomento Florestal, que ajudem a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, a melhorar a qualidade de vida da população e a aprimorar o desenvolvimento florestal, tendo como base o planejamento de propriedades e paisagens.

A palavra “legal” procura traduzir dois sentidos: o de cumprimento da legislação ambiental e o de expressão de um lugar agradável, bonito e bom de se viver.

Por meio do programa, cuja parceria foi assinada em abril de 2005, estão sendo difundidas e implantadas ações de desenvolvimento sustentável como recuperação de áreas de preservação permanente e reservas legais; silvicultura com árvores nativas e exóticas; sistemas agroflorestais; enriquecimento de florestas secundárias; agricultura orgânica; ecoturismo e conservação do patrimônio natural.

É uma parceria inédita entre uma ONG ambientalista e uma empresa do setor de papel e celulose e que com toda certeza trará muitos frutos positivos para a questão da preservação ambiental no país.

A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil. Foi a primeira empresa do setor de papel e celulose das Américas a ter suas florestas certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council), confirmando que a empresa desenvolve suas atividades dentro dos mais elevados padrões de conservação ambiental e sustentabilidade socioeconômica.

O que o projeto
prevê:

Apoio ao planejamento e adequação ambiental, legal e paisagística da propriedade
Recuperação de áreas degradadas e conservação de remanescentes florestais
Atividades de educação ambiental
Doação de mudas de árvores nativas

Atividades desenvolvidas ao longo dos anos

Conheça alguns dos plantios e atividades realizados nesta parceria.

As florestas desempenham um papel importante na mitigação das ameaças causadas pelo efeito estufa. Plante Florestas!

Saiba mais em #ClimaLegal.

Pin It on Pinterest

Share This