Projeto Matas Sociais recebe Troféu Onda Verde

31 ago, 2018 | Matas Sociais, Notícias

O Projeto Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis é um dos vencedores do 25º Prêmio Expressão de Ecologia e foi premiado nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, com o Troféu Onda Verde.

A cerimônia de premiação aconteceu durante o Fórum de Gestão Sustentável de 2018 na sede da Fiesc, em Florianópolis (SC). Durante o evento a Editora Expressão também lançou o livro “Trajetória Ambiental do Sul” que conta a história dos 25 anos do Prêmio Expressão de Ecologia e faz uma retrospectiva com todos os ganhadores do prêmio ao longo desse um quarto de século.

Este ano 126 projetos se inscreveram no edital e junto com a Apremavi outras 28 instituições/entidades foram premiadas. Acesse aqui o case do Projeto Matas Sociais e confira abaixo uma galeria com imagens da cerimônia de premiação.

O Projeto Matas Sociais

O Projeto Matas Sociais é uma iniciativa da Klabin, em parceria com a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), a The Nature Conservancy (TNC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Programa é realizado nos municípios de Imbaú, Ortigueira, Telêmaco Borba e Reserva, no Paraná. Tem como objetivo o fortalecimento ambiental, social e econômico de pequenas e médias propriedades rurais.

As ações auxiliam o produtor rural na recuperação de áreas degradadas, na adequação ambiental, legal e paisagística da propriedade e no planejamento e diversificação da produção, fortalecendo iniciativas de associação e cooperativismo e facilitando o acesso às novas oportunidades de mercado e de desenvolvimento regional.

A equipe do Programa Matas Sociais acredita que é possível planejar propriedades e construir cenários para implementar paisagens produtivas sustentáveis que permitam organização social, aumento de produtividade e conservação da biodiversidade.

Atividades de Educação Ambiental estão no escopo do Projeto Matas Sociais. Foto: Arquivo Apremavi.

O Prêmio Expressão de Ecologia

É a maior premiação ambiental do Sul e de maior longevidade no país, com a participação de 2.643 cases inscritos das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades da região durante esses 25 anos.

O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro – Eco 92. A ideia do prêmio era divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar que outras seguissem o mesmo caminho.

Os projetos vencedores desta edição e também das edições anteriores do Prêmio serão publicados no Livro Trajetória Ambiental do Sul. Esta publicação especial da Editora Expressão circula em julho e será lançada no evento de premiação.

Conheça aqui os projetos vencedores  da 25ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia.

A Apremavi já foi premiada outras 8 vezes (1998, 2002, 2007, 2008, 2013, 2016 e em 2 vezes em 2017) e é hoje uma das entidades mais premiados do Estado.

Autores: Carolina Schäffer e Marcos Alexandre Danieli.

Pin It on Pinterest