Apremavi lança programa Clima Legal

A Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí -Apremavi – lança o programa Clima Legal juntamente com o seu vigésimo aniversário. O programa será oficialmente lançado no evento de comemoração dos 20 anos, que vai acontecer no dia 13 de julho.

Durante toda a sua trajetória, a entidade foi se preparando para o funcionamento dessa iniciativa, que visa o plantio de árvores nativas para a recuperação de áreas degradadas, e, conseqüentemente, o seqüestro de carbono da atmosfera, nesses tempos do tão comentado aquecimento global.

A entidade começou com um viveiro de 18 mudinhas no fundo de um quintal em Ibirama e hoje têm capacidade para produção de um milhão de mudas de 120 espécies nativas. Qualquer pessoa -física ou jurídica-pode adquirir uma das modalidades de plantio, que podem ser Jardim, Bosque, Floresta, Ecossistema, Bioma e Biosfera.

Mas vale lembrar, que grande parte das ações serão para fins de neutralização, pois só grandes extensões terão seu créditos de carbono monitorados no futuro. O valor a ser pago pelo plantio também dependerá do número de árvores.

Os plantios serão feitos e cuidados pela Apremavi que também irá desenvolver atividades de educação ambiental conforme a modalidade escolhida. A idéia é restaurar áreas principalmente de Santa Catarina, onde o desmatamento da Mata Atlântica tem se agravado nos últimos anos, mas poderão ser realizados plantios em outros Estados.

O Clima Legal faz parte do Programa de Ação Climática da Apremavi, cujo objetivo é promover a implantação de projetos que retirem carbono da atmosfera por meio da conservação e da recuperação da Mata Atlântica em Santa Catarina. As florestas desempenham um papel importante na mitigação das ameaças causadas pelo efeito estufa, conseqüência da concentração de gases que agravam o efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2). À medida que se desenvolvem, as florestas contribuem para retirar da atmosfera, através da fotossíntese, o CO2, processo conhecido como seqüestro de carbono.

Desde outubro de 2002, a Apremavi desenvolve um estudo de viabilidade para a adoção de um programa como o Clima Legal em Santa Catarina- especialmente, nas regiões dos municípios de Abelardo Luz e Santa Terezinha, com enfoque na conservação da biodiversidade e na obtenção de créditos de carbono. Essas regiões têm elevado desmatamento. Somente entre 1996 e 2000, o índice de desmatamento na região de Abelardo Luz foi de 2,21%, onde o incremento desordenado do reflorestamento com espécies exóticas, especialmente o Pinus, representa uma ameaça aos remanescentes de Floresta Ombrófila Mista e Floresta Ombrófila Densa.

Pin It on Pinterest