Agora na Apremavi: nublado, 26°
Busca
Tamanho do texto A A A

Planejamento e Capacitação em UCs

O projeto “Planejamento e Capacitação em Unidades de Conservação” foi aprovado na Chamada 04/2012 do TFCA – Tropical Forests Conservation Act, realizada pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e será desenvolvido pela Apremavi no período de abril/2013 a abril/2015.
­


Cachoeira no Parque Estadual do Rio Canoas. Foto: Edilaine Dick­­

O Projeto

O projeto tem como objetivo geral “Contribuir com a implementação, manutenção e gestão participativa de Unidades de Conservação Federais e Estaduais através do apoio aos seus principais instrumentos de gestão.

Envolve 02 unidades de conservação estaduais e 03 federais, sendo elas: Parque Estadual (PE) Rio Canoas, PE das Araucárias, Parque Nacional (PARNA) das Araucárias, Refugio de Vida Silvestre (REVIS) dos Campos de Palmas e Área de Relevante Interesse (ARIE) Ecológico da Serra da Abelha.



Tem como público alvo os diversos atores sociais relacionados às UCs envolvidas, tais como os gestores dos órgãos ambientais, os conselheiros das UCs, as comunidades vizinhas, as organizações de apoio à gestão e a sociedade em geral interessada em contribuir com as UCs e com o projeto.

A experiência da APREMAVI em trabalhos com capacitação e gestão participativa em Unidades de Conservação, demonstrou que a gestão participativa exige muita dedicação de todos os atores envolvidos, sejam eles relacionados ao poder público ou sociedade civil, mas que este trabalho gera bons frutos, e proporciona o fortalecimento dos espaços de participação e consequentemente do apoio à gestão da UC no alcance de seus objetivos de criação. ??

A partir da realização do projeto “Planejamento e Capacitação em Unidades de Conservação” espera-se contribuir para a conservação da biodiversidade, pois a partir da elaboração do plano de manejo da ARIE Serra da Abelha, revisão do plano de manejo do PE das Araucárias, formação e fortalecimento do conselho consultivo do PE Rio Canoas e apoio à gestão do PARNA das Araucárias e REVIS dos Campos de Palmas, tais UCs estarão melhor estruturadas e orientadas para o cumprimento dos objetivos que nortearam sua criação.

Ferramentas

Imprimir
Enviar por e-mail
 

Compartilhe

© Copyright 2002-2017, Apremavi - Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida.