Parque Nacional dos Campos Gerais inicia formação do conselho consultivo

23 jan, 2018 | Notícias

Em 2017, o Parque Nacional dos Campos Gerais deu um importante passo, com o início da formação do conselho consultivo da Unidade.

Com o objetivo de aproximar diferentes atores com a gestão do Parque Nacional (PARNA) dos Campos Gerais, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) iniciou no ano de 2017, o processo de formação do conselho consultivo desta Unidade de Conservação (UC).

O conselho é um espaço de participação da sociedade, de negociação, discussão, construção coletiva e formação de parcerias que auxiliam na tomada de decisões por parte da gestão da unidade e no cumprimento do objetivo de criação da UC.

A formação dos conselhos em UCs é prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei nº 9.985/2000), e tem seu processo orientado pela Instrução Normativa ICMBio nº 9, de 05 de dezembro de 2014.

O processo de formação do conselho consultivo do Parna dos Campos Gerais é coordenado pelo ICMBio, em parceria com Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e apoiado por um  Grupo de Trabalho formado por representantes das Prefeituras Municipais de Castro, Carambeí e Ponta Grossa, Sanepar e Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Atualmente, o processo está na fase de mobilização das instituições e atores com atuação e/ou que possuem relação com o Parque, através da realização de reuniões setoriais.

Essas reuniões têm como objetivo passar informações sobre o Parna dos Campos Gerais, sobre o processo de formação do conselho consultivo, ouvir os diferentes atores envolvidos, tirar dúvidas e divulgar os próximos passos.

De setembro até dezembro de 2017, foram realizadas mais de 30 reuniões envolvendo diferentes setores, comunidades rurais, associações, sindicatos, prefeituras, câmaras de vereadores, proprietários com áreas localizadas no interior da Unidade entre outros atores.

A etapa de mobilização da sociedade está prevista para ser finalizada no primeiro semestre de 2018 com a publicação de edital para cadastramento das organizações interessadas em fazer parte do conselho consultivo do Parna dos Campos Gerais.

Confira o resumo das atividades realizadas até o momento.

Etapas para formação do conselho consultivo. Fonte: ICMBio, 2015.

Sobre o Parque Nacional dos Campos Gerais

O Parque Nacional dos Campos Gerais é uma Unidade de Conservação (UC) Federal e tem como objetivo preservar os ambientes naturais ali existentes com destaque para os remanescentes de Floresta Ombrófila Mista e de Campos Sulinos, realizar pesquisas científicas e desenvolver atividades de educação ambiental e turismo ecológico.

O Parna foi criado por Decreto Federal s/nº no dia 26 de março de 2006, possui área de 21.286 hectares e abrange parte dos municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí no Estado do Paraná. É administrado pelo ICMBio.

A Cachoeira da Mariquinha, a Furna do Buraco do Padre, a Cachoeira do Rio São Jorge, as Furnas Gêmeas, são alguns dos atrativos turísticos localizado no interior da Unidade. Associado aos Campos Nativos e aos Capões com Floresta com Araucárias, são encontrados espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção.

Formação de campo nativa no Parna dos Campos Gerais. Foto: Edilaine Dick.

Informações sobre o Parna Campos Gerais e o processo de formação do conselho consultivo

Lilian Vieira Miranda – Chefe do Parna dos Campos Gerais
ICMBio – Ponta Grossa (PR)
Rua: Jaime Pinto Rosas, 81 – Jardim Carvalho
Tel: (42)32290140
E-mail: pn_camposgerais@icmbio.gov.br

Autora: Edilaine Dick.

Pin It on Pinterest