Parque Nacional dos Campos Gerais conta com Conselho

4 ago, 2018 | Notícias, Parques e UCs

Depois de um longo processo de mobilização da sociedade, no dia 25 de julho foi realizada a reunião de formação do Conselho do Parque Nacional dos Campos Gerais. Com cerca de 21 mil hectares de Mata Atlântica o parque fica localizado na região oeste do Paraná, abrangendo os municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí, e é gerenciado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Para formação do conselho, o parque contou com o apoio do Grupo de Trabalho composto pelas Prefeituras de Ponta Grossa, Castro e Carambeí, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), e ainda com a parceria da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI), instituição reconhecida pelo apoio à formação de conselhos de Unidades de Conservação e de outros processos de gestão.

Participaram do processo de mobilização mais de 140 instituições, empresas, comunidades, organizações sociais, além de proprietários de áreas e outros atores envolvidos com território da UC. Após o Edital de Chamamento, 35 Instituições tornaram-se aptas a participar da eleição para ocupar as 22 cadeiras do conselho.

Além das instituições aptas a participar do processo eletivo, também estiveram presentes na reunião de formação vários membros da sociedade local e proprietários de áreas. “O sucesso do processo de formação do conselho somente foi possível através do comprometimento e dedicação coletiva do Grupo de Trabalho e dos organizadores da reunião de eleição”, ressalta Lilian Miranda Garcia, chefe do Parna dos Campos Gerais.

Participação Social

Os conselhos são espaços que possibilitam a participação social e a transparência na gestão das Unidades de Conservação, envolvendo as comunidades locais e outros setores estratégicos. Hoje, são mais de 281 conselhos e mais de 8.500 conselheiros em todo o Brasil, que ajudam a conservar as unidades.

Autor: adaptado de ICMBio.

Pin It on Pinterest