Agora na Apremavi: nublado, 26°
Busca
Tamanho do texto A A A

Trilhas

O Parque Natural Municipal Mata Atlântica tem duas trilhas ecológicas que podem ser visitadas e a partir das quais é possível apreciar a beleza da natureza do local.

Aspecto do interior da floresta no parque

Para chegar ao início das duas trilhas, é necessário descer por uma escadaria construída por dentro da antiga tubulação de água que abastecia as turbinas da fábrica.

Trilha da Lontra

A trilha principal chamada "Trilha da lontra", tem esse nome porque antigamente era um dos locais utilizados como caminho por esses animais. Ainda hoje é possível ver vestígios de lontras na beira do rio. Essa trilha tem cerca de 1.000 metros de extensão, é toda concretada para diminiur o impacto e grau de dificuldade e leva à cachoeira "Perau do Gropp", no rio Dona Luiza, que possui 41m de queda livre e é a principal atração do parque.

Antes de chegar ao "Perau do Gropp" a trilha leva os visitantes a passarem perto de paredões cobertos por samambaias, avencas e musgos e também por trás de uma outra cachoeira, a do rio Caçador, oferecendo uma linda visão da floresta por dentro da queda d'água.

A trilha da Lontra pode ser percorrida entre 35 e 40 minutos e além dos atrativos já citados, o visitante tem também a oportunidade de apreciar exemplares de árvores nobres, como o cedro (Cedrella fissilis), a canela sassafrás (Ocotea odorifera) e também o xaxim-bugio (Dicksonia sellowiana).

Trilha do Quati

A segunda trilha, chamada de Trilha do Quati, é um pouco mais longa com aproximadamente 2.000m, leva ao interior do Parque, fazendo a travessia do rio por cima das pedras. Essa é uma trilha de grau de dificuldade mais alta e é também uma trilha mais rústica. Ao se percorrer essa trilha os visitantes permanecem mais tempo em contato com a natureza. Uma parte do seu percurso é feito beirado o rio de onde se observar lagoas naturais e pequenas corredeiras. O tempo de duração aproximada desta trilha é de 1h 30 min.

Para ambas as trilha é aconselhável o uso de calçados adequados para caminhadas, bonés e repelente contra insetos.

Ferramentas

Imprimir
Enviar por e-mail
 

Compartilhe

© Copyright 2002-2017, Apremavi - Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida.