Agora na Apremavi: parcialmente nublado, 26°
Busca
Tamanho do texto A A A

Parque Mata Atlântica

O Parque Natural Municipal da Mata Atlântica é uma Unidade de Conservação de proteção integral muito importante para a região do Alto Vale do Itajaí.

A cachoeira "Perau do Gropp" é um dos atrativos do parque

O “Parque Mata Atlântica” foi criado no dia 5 de junho de 2000 e é uma Unidade de Conservação do município de Atalanta (SC). Possui 54 ha de Mata Atlântica e está localizado na comunidade de Vila Gropp a 2 km do centro da cidade. O Parque é a primeira área pública oficialmente protegida do município. Numa parte da área do parque, antigamente funcionavam uma indústria de fécula e uma serraria. Estas construções foram reformadas e abrigam um museu, um auditório e uma estrutura para realização de eventos.

Os objetivos do Parque são a preservação, conservação e recuperação da Mata Atlântica e a sua consolidação como um Centro de Referência do município em Educação Ambiental, recuperação de áreas degradadas, enriquecimento de florestas secundárias, agricultura orgânica e turismo ecológico. No caso do turismo o parque está desempenhando um papel importante pelo fato de ser um ponto de informações aos visitantes.

O Parque abriga várias espécies de plantas ameaçadas de extinção como é o caso do xaxim, da araucária, da canela sassafrás e do cedro. Nele também podem ser vistas várias espécies de aves e animais maiores como o tatu e a lontra.

A trilha principal que é chamada de “Trilha da lontra”, por antigamente ser a trajetória utilizava pelo animal, leva até a cachoeira “Perau do Gropp”, que é um dos maiores atrativos do Parque, possuindo 41m de queda livre envolta por uma linda vegetação. Esta trilha passa também por trás da Cachoeira do Córrego Caçador com aproximadamente 18m, de onde é possível se apreciar um lindo visual.

Já a “Trilha do Quati” é mais rústica, serpenteando ao longo do Rio Dona Luiza, para ao final também chegar à cachoeira.

Atualmente a APREMAVI é a administradora do Parque, através de um Termo de Parceria assinado com a Prefeitura de Atalanta e conta com um apoio da Metalúrgica Riosulense, no auxílio de sua manutenção.

Ferramentas

Imprimir
Enviar por e-mail
 

Compartilhe

© Copyright 2002-2014, Apremavi - Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida.