Mais um ano de trabalho se iniciando e com ele, novas expectativas, novos projetos, metas a serem cumpridas, novos anseios e desejos de que tudo ocorra dentro do esperado. Trata-se de uma verdade, cujos propósitos têm tudo para se concretizarem, mas para isso se faz necessária uma boa dose de ‘dedicação’ e, acima de tudo, pitadas de ‘planejamento’ e muitas porções de ‘ação’.  Na Apremavi não é diferente.

Para encerrar o ano de 2014 técnicos do Projeto Araucária das regiões Alto Vale do Itajaí (AVI) e Oeste de Santa Catarina, reuniram-se paraavaliação, planejamento de final de ano e definição de atividades a serem concretizadas até agosto de 2015, prazo que coincide com o término do projeto.

Com indicativos traçados, definiu-se que o mês de janeiro, ambas as equipes se concentrarão para realizar visitas de monitorias e de avaliação nas propriedades rurais das quais integraram-se ao Projeto até o momento. O objetivo das visitas é diagnosticar  como estão os plantios nas áreas recuperadas, conservadas e enriquecidas com mudas de árvores nativas e ainda, fazer uma avaliação de satisfação  com os agricultores familiares.

Nesta primeira etapa as famílias que serão visitadas pertencem aos municípios de Atalanta, Braço do Trombudo, Salete, Dona Emma e Vitor Meireles. Ao todo serão cerca de 60 propriedades visitadas na região do AVI. Posteriormente proprietários da cidade de Santa Terezinha também receberão a visita dos técnicos da Apremavi. Todavia, na região Oeste são 113 propriedades, compreendendo os municípios de Abelardo Luz, Passos Maia, Ponte Serrada, Galvão, Chapecó, Guatambu e São Domingos.

A combinação da monitoria com a avaliação fornece informações que ao mesmo tempo possibilitam uma gestão efetiva do projeto, mede-se se o cumprimento de metas e, ainda, reportam os resultados que foram alcançados. Além disto, a avaliação realizada durante a implementação do projeto serve como ferramenta para melhoria do desempenho das ações propostas.

Nos meses seguintes estão previstas diversas outras atividades como a entrega de mudas de erva-mate, seminários, workshops, cursos, entre outros.

Sobre o Projeto Araucária.

O Projeto Araucária é uma iniciativa da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), patrocinado pela Petrobras, Governo Federal, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

O Projeto Araucária tem como objetivo conservar e recuperar remanescentes florestais e espécies-chave da Mata Atlântica, através da implantação de sistemas agroflorestais, recuperação de áreas degradadas e enriquecimento de florestas secundárias, possibilitando o uso sustentável dos recursos naturais.

Para saber mais, acesse o link: www.projetoaraucaria.org.br

Pin It on Pinterest