Agora na Apremavi: nublado, 26°
Busca
Tamanho do texto A A A

PARNA das Araucárias e ESEC da Mata Preta - Projeto PDA

O projeto "Elaboração dos Planos de Manejo da Estação Ecológica da Mata Preta e do Parque Nacional das Araucárias" está sendo desenvolvido pela Apremavi desde julho de 2007. O projeto foi aprovado na chamada 3 do PDA Mata Atlântica (Projetos Demonstrativos do PPG-7), lançada em abril de 2006.

Parque Nacional das Araucárias - Ponte Serrada e Passos Maia (SC)

O Projeto

Este projeto tem como objetivo contribuir com a conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica, através do auxílio na formação dos Conselhos Consultivos e elaboração dos Planos de Manejo da Estação Ecológica da Mata Preta e do Parque Nacional das Araucárias, criados em outubro de 2005 e situados na região noroeste de Santa Catarina.

Para a formação e funcionamento dos Conselhos Consultivos estão sendo desenvolvidas atividades de mobilização e capacitação da comunidade. Para a elaboração dos planos de manejo está sendo seguida a metodologia prevista no roteiro do órgão responsável pelas unidades, neste caso o IBAMA. Nas atividades de elaboração dos planos de manejo também estão previstas participações dos respectivos conselhos formados.

Para amenizar as ameaças que ainda rodam os remanescentes da floresta com araucárias na região e também repassar informações importantes sobre as unidades criadas, estão sendo elaborados materiais de educação ambiental e de divulgação, que serão amplamente distribuídos nos municípios envolvidos.

Também estão previstas ações de monitoramento e avaliação do projeto, visando um bom desenvolvimento do mesmo, para que a continuidade das atividades esteja garantida no médio e longo prazos, contribuindo desta forma com a conservação ambiental.

Parcerias

O projeto está sendo executado pela Apremavi, com anuência e colaboração do IBAMA e Instituto Chico Mendes e em parceria com as seguintes instituições:

  • Grupo Condor – Abelardo Luz (SC)
  • Prefeitura Municipal de Ponte Serrada (SC)
  • Câmara de Vereadores de Abelardo Luz (SC)
  • Câmara de Vereadores de Ponte Serrada (SC)
  • Departamento de Botânica do Centro de Ciências Biológicas da UFSC – Florianópolis (SC)
  • ACAPRENA - Associação Catarinense de Preservação da Natureza - Blumenau (SC)
  • Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) - Campus de Xanxerê (SC)

  • Universidade Comunitária de Chapecó (UNOChapecó)

  • ADAMI S/A

Estação Ecológica da Mata Preta - Abelardo Luz (SC)

Ferramentas

Imprimir
Enviar por e-mail
 

Compartilhe

© Copyright 2002-2017, Apremavi - Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida.