Parcerias e conscientização marcam 30 anos da Apremavi

29 dez, 2017 | Notícias

2017 foi o ano em que a Apremavi completou 30 anos. Foi um ano cheio de atividades, campanhas contra retrocessos, árvores plantadas, projetos executados e principalmente muitas parcerias e intercâmbios. Nesta última postagem do ano tomamos emprestadas duas análises com retrospectivas de 2017 e os desafios para 2018 e queremos destacar alguns dos melhores momentos vividos no Centro Ambiental Jardim das Florestas, para inspirar o ano novo que está chegando.

Para a retrospectiva, apresentamos do Observatório do Clima, os 17 fatos marcantes para o clima em 2017. Vale uma leitura atenta para relembrar os extremos, as tragédias e as vitórias do combate ao aquecimento global no ano que se encerra, especialmente neste momento em que uma onda de frio intenso nos Estados Unidos e no Canadá aguça a ira dos megacionistas das mudanças climáticas: confira a matéria.

Falando em desafios, a leitura recomendada é da análise feita pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), que aponta que 2018 promete ser decisivo para a luta socioambiental. Antes de tudo, por conta das eleições de outubro. O IDS torce para que os eleitores brasileiros escolham representantes que tenham compromisso com o desenvolvimento sustentável, a proteção das florestas e a diversidade sociocultural do País. Confira a matéria.

 

Equipe da Apremavi reunida para confraternização de final de ano.

Dentre os projetos executados cabe destaque ao Planejando Paisagens Sustentáveis, o LUD, que tem apoio de importantes instituições do Alto Vale do Itajaí; o Matas Legais e Matas Sociais, desenvolvido em parceria com a Klabin; o Bosques de Heidelberg, em parceria com o BUND; o Clima Legal, executado com a participação de inúmeros parceiros, entre muitas outras ações executadas através da redes e coletivos dos quais a Apremavi participa.

Também foi um ano de muitos prêmios, recebemos nossa sexta Onda Verde, no 24º Prêmio Expressão de Ecologia, recebemos o Prêmio Gigantes da Ecologia e ainda o Prêmio Ekos de Responsabilidade Socioambiental. Além disso, a fundadora e atual presidente da Apremavi, Miriam Prochnow, recebeu o Prêmio Expressão de Ecologia como destaque Ambiental de 2017.

Participantes do II Seminário do Diálogo do Uso do Solo – Planejando Paisagens Sustentáveis no Alto Vale do Itajaí

Para darmos conta de todos os desafios que 2018 nos apresenta, será necessário muito diálogo e muitas parcerias. Por isso queremos deixar um agradecimento especial a todos que neste ano de 2017 compartilharam conosco os ideais e as ações em prol de um mundo melhor e sustentável, com respeito a todas as formas de vida.

Foram milhares de visitas recebidas. Como não temos como deixar aqui uma imagem de cada uma delas, deixamos um pequeno exemplo de eventos ocorridos no Centro Ambiental. Todas as visitas recebidas, as palestras proferidas e os eventos realizados foram de muita energia positiva. Energia que permeou este ano que está findando e no qual comemoramos nossos 30 anos de existência. Que venham os próximos 30.

Pin It on Pinterest