Pacto lançará cartilhas sobre perspectivas de gênero na restauração

25 ago, 2017 | Notícias

O Pacto pela Restauração da Mata Atlântica em parceria com a União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) e apoio da UKaid irão lançar as cartilhas Semeando Equidade – perspectivas de gênero na restauração de paisagens florestais. Voltadas à temática de gênero em processos de restauração as publicações visam fomentar o debate sobre como se ter um ganho de escala na promoção de projetos de restauração que incluam a temática de gênero no Brasil.

Semeando Equidade é uma coleção de 5 cartilhas que contou com a colaboração de mulheres, grandes especialistas nos seguintes temas:

  • Mulheres na Restauração de Paisagens Florestais;
  • Mudanças Climáticas e Economia de Baixo Carbono;
  • Empreendedorismo e Geração de Renda;
  • Governança, Diálogo e Formação de Redes;
  • Mobilização Social e Atuação Política.

Cada um desses temas é introduzido por sua respectiva madrinha.

Miriam Prochnow, Presidente da Apremavi, foi selecionada para ser a madrinha da cartilha Governança, Diálogo e Formação de Redes por sua vasta experiência na área de construção de diálogos e parcerias. Para Miriam essa iniciativa do Pacto é muito bem-vinda porque a perspectiva de gênero é extremante importante para as metas da restauração. “Me senti honrada em poder falar sobre um tema que é essencial para a realização de qualquer trabalho”, comentou Miriam.

Representantes do Pacto e da UICN entregam cartilhas à Miriam Prochnow, uma das madrinhas das cartilhas Semeando Equidade. Foto: Carolina Schäffer.

Lançamento da cartilha

O lançamento da publicação será no dia 1º de setembro de 2017 (sexta-feira) durante a VII Conferência Mundial sobre Restauração Ecológica, em Foz do Iguaçu (Paraná). Para saber mais detalhes do lançamento, veja o convite abaixo.

A conferência é realizada pela Sociedade de Restauração Ecológica (SER), pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e pela Sociedade Ibero-Americana e do Caribe para Restauração Ecológica (SIACRE). O tema geral da SER2017 é Conectando a Ciência e a Prática para um Mundo Melhor. Fazer a ponte entre estes dois modos de engajamento no processo de restauração – ou seja, entre a perspectiva do ecólogo e a experiência dos praticantes – é o desafio permanente para o trabalho de restauração de ecossistemas degradados.

Convite para o evento de lançamento da cartilha.

Autora: Carolina Schäffer

Pin It on Pinterest