No último dia 14 de maio, o presidente da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) Edegold Schäffer e a secretária executiva, Grasiela Hoffmann, tiveram um importante encontro na cidade de Bérgamo, no norte da Itália, onde foram recebidos pelo prefeito Franco Tentório. Neste ato, o presidente da Apremavi, também representou oficialmente o Prefeito da cidade de Atalanta (SC), Tarcísio Polastri. O objetivo do encontro foi a busca por uma parceria na área cultural e ambiental entre a cidade de Bérgamo e a cidade catarinense.

As duas cidades tem algo em comum. O clube de futebol que representa a cidade de Bérgamo na 1º divisão do campeonato italiano, coincidentemente se chama Atalanta Bergamasta Cálcio.

Pesquisas recentes e aprofundadas, concluíram que o nome da cidade catarinense de Atalanta foi dado em homenagem à conquista da Copa da Itália pelo clube bergamasto no ano de 1963. Na época, o presidente da câmara de vereadores do município de Atalanta, Ernesto Pagliolli, resolveu mudar o nome do município, que antes se chamava Serra do Pitoco, para o nome atual, em homenagem ao grande feito do clube da cidade natal de sua família, que eram torcedores apaixonados do clube.

Antes da pesquisa, todas as versões sobre o nome da cidade brasileira apontavam que o mesmo era em função que na Itália existia uma cidade com esse nome, algo que não é verídico. Além da pesquisa feita no Brasil, o jornalista Roberto Pelucchi do Jornal Gazzetta Dello Sport de Milão e Mario Moroti, morador da região de Bérgamo e profundo conhecedor do clube, fizeram esta mesma pesquisa na Itália e concluíram que a origem verdadeira do nome é em função da conquista da Copa da Itália.

Durante a audiência, o presidente da Apremavi e o prefeito Tentório manifestaram interesse mútuo em buscar futuras parcerias na área cultural e ambiental envolvendo ambos os municípios. Grande parte da população de origem italiana do município de Atalanta são descendentes de imigrantes vindos da região de Bérgamo.

O prefeito de Bérgamo manifestou-se positivamente ao convite feito pelo presidente da Apremavi e pelo prefeito Polastri para que venha conhecer a cidade de Atalanta no Brasil.

Essa aproximação repercutiu positivamente na Itália e teve destaque em dois dos mais importantes jornais italianos (arquivos em pdf das matérias em anexo). Esse primeiro contato entre os municípios dos dois países serviu para abrir as portas para futuros intercâmbios.

Pin It on Pinterest