O mês de março foi movimentado. A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) participou de vários eventos e reuniões.Um dos eventos foi a socialização das atividades desenvolvidas pelos acadêmicos da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí(Unidavi), na Operação Retorno Verão 2008 do projeto Rondon em fevereiro deste ano. As atividades do projeto foram desenvolvidas no município de Mâncio Lima (AC). Dentre os participantes da Operação Retorno Verão 2008, estava a funcionária da Apremavi, Jaqueline Pesenti. Jaqueline é monitora do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica em Atalanta (SC) que é administrado desde 2004 pela entidade.

Estiveram presentes na reunião de socialização, a equipe de acadêmicos do Projeto Rondon, Reitoria e Pró-reitoria de ensino da Unidavi, e representando a Apremavi, a coordenadora de projetos Edilaine Dick e o presidente Edegold Schäffer.

Já no dia 06 de março, a equipe do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, Jaqueline Pesenti e Edinho Schäffer, participaram do II Seminário de Avaliação e Intercâmbio das atividades realizadas durante os anos de 2006 e 2007 pela Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia. O evento foi realizado no município de Agronômica, e contou com a presença de agricultores do Alto Vale do Itajaí, das encostas da Serra Geral, representantes das prefeituras municipais, Apremavi, Epagri, Santur, Embratur, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi) e Unidavi.

Do evento também participaram Grasiela Hoffmann de Rio do Sul, e o vice-presidente da instituição Urbano Schmitt Junior. Durante o seminário, Urbano participou de uma mesa redonda que tratou do tema: “O agroturismo e a sua contribuição para a preservação ambiental”. Entre os assuntos tratados estava a questão da reserva legal, energias renováveis e a importância da água.

Março também foi um ótimo mês para o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica que recebeu a visita de acadêmicos dos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia da UDESC, de alunos de escolas da cidade de Otacílio Costa (SC) e Papanduva (SC) e de agricultores do projeto Microbacias de Ituporanga (SC).

Muitas entidades utilizaram o auditório do parque para fazer as reuniões de suas empresas, ou promover palestras para seus funcionários como a Igreja da Assembléia de Deus, agricultores do Projeto Microbacias II, Epagri, Cravil, Prefeitura Municipal de Atalanta (SC), e Escola de Educação Básica Frei Manoel Philippi. O parque conta com um amplo auditório com capacidade para 120 pessoas sentadas.

O Parque Natural Municipal da Mata Atlântica foi decretado no dia 5 de junho de 2000, sendo considerado uma Unidade de Conservação Municipal. Possui 54 ha e está localizado na comunidade de Vila Gropp a 2 km do centro de Atalanta (SC). O Parque é a primeira área pública oficialmente protegida do município. Possui duas trilhas que levam à cachoeira “Perau do Gropp”, que é um dos maiores atrativos do Parque, essa possui 41m de queda livre envolta por uma densa vegetação.

Vários trabalhos de educação ambiental vêm sendo desenvolvidos no Parque, através de visitas agendadas por escolas da nossa região os monitores integram as crianças e adolescentes com a natureza passando para eles a importância de preservar o meio em que vivemos.Essa integração é feita através de dinâmicas, trabalhos em grupos, cartilhas educativas, etc.

O Parque está desempenhando um papel fundamental dentro do município na questão turismo.


O horário de visitação é:

Terça a Sexta: 14:00 às 17:00

Sábados: 14:00 às 18:00

Domingos: 9:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

OBS: As excursões de escolas, Universidades, Clubes, etc. deverão ser agendadas com antecedência.

Contato: Fone: (47) 3535 – 0229– Falar com Jaqueline ou Edinho

E-mail: parquema@apremavi.org.br

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest