Agora na Apremavi: nublado, 30°
Busca
Tamanho do texto A A A

Jornalista é ameaçada no Piauí

Autor: Clarinha Glock. Publicado em 09/09/2009.

Tânia recebendo o Prêmio Amigo da Mata Atlântica, durante manifestação pela criação do Parque Nacional da Serra Vermelha. Foto: Miriam Prochnow

A jornalista Tânia Maria Martins, 47 anos, tem recebido ameaças desde que começou a escrever sobre os danos causados ao meio ambiente no Estado do Piauí. A mais recente foi um “presente” inusitado: um tatu congelado, que mandaram entregar na sua casa, há cerca de uma semana. “Interpreto como intimidação”, desabafa. Não por acaso, tatus e cotias vendidos abertamente nas ruas de Teresina, capital do Estado, são o tema de sua próxima reportagem, que vai denunciar também a caça indiscriminada destes animais. “Já liguei três vezes para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), insistindo para fiscalizar”, diz.

Tânia é repórter freelance do Jornal do Meio Ambiente, publicação mensal há 20 anos no mercado. Foi neste jornal que publicou, com o fotógrafo André Pessoa, as matérias sobre a destruição do ecossistema da região de Serra Vermelha que lhe geraram perseguição, perda do emprego como assessora de imprensa de um parlamentar e campanhas de difamação por parte dos envolvidos. As reportagens denunciaram a empresa JB Carbon S/A pelo desmatamento de uma ampla área na Serra Vermelha para a produção de carvão vegetal. Segundo investigações feitas por Tânia, o negócio teria ligação com o governo de Wellington Dias.

Como consequência das matérias, a Justiça suspendeu a autorização concedida pelo Ibama à JB Carbon. A empresa havia remodelado o projeto inicial, e criado outro, chamado Energia Verde. Mas a desembargadora federal Selene Maria de Almeida considerou que a região de Serra Vermelha, onde se encontra o polígono do Energia Verde, “é a última floresta no semi-árido nordestino brasileiro. (...) portanto, é importante para a conservação da biodiversidade da região”. Disse ainda que o Ibama havia dado a autorização sem realizar os estudos de impacto ambiental exigidos por lei.

Apesar de não se intimidar, Tânia tem motivos para ficar preocupada. Situações estranhas aconteceram a pessoas que ousam falar dos danos ao meio ambiente. Um apicultor de Curimatá, por exemplo, que havia reclamado no Ibama dos estragos causados por uma empresa, foi encontrado morto tempos depois. Há suspeitas de que tenha sido envenenado.

Em outra reportagem, após publicar os nomes dos grileiros de terras, a repórter recebeu um telefonema marcando um encontro para “tomar um café” – desconfiou, podia ser uma armadilha. Mantém cuidados redobrados, mas não pretende parar com as denúncias. Ela é uma das poucas jornalistas que cobre a questão ambiental no Estado. Escrever sobre o meio ambiente faz parte de sua ideologia de vida, afirma.

O apoio de organizações como a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e de entidades de meio ambiente dão fôlego a Tânia para seguir com seu trabalho. Em 2009, ela e o fotógrafo André Pessoa receberam o Prêmio Amigo da Mata Atlântica, concedido pela Rede de ONGs da Mata Atlântica, que congrega mais de 300 ONGs de todo o Brasil. O prêmio reconheceu a importância do trabalho de Pessoa e de Tânia, que levou à suspensão do projeto Energia Verde e reforçou a luta para a criação de um Parque Nacional naquela área.

Saiba mais:
Leia artigo publicado por Tânia Martins sobre problemas ambientais de Piauí

Comentários

Jane em 09/09/2009 às 11h05
Enquanto tivermos pessoas como Tania, nosso país pode ter eperança no futuro, q pena q ela é minoria...... Acho q o descaso no caso do apicultor é visivel e onde estão as autoridades competentes?

fernando em 09/09/2009 às 15h36
Tania o que tenho a dizer a voce tenha muito cuidado, porque infelizmente, voce esta no Brasil , e sabe como e , manda quen tem dinheiro, e como o povo precisa de dinheiro pra sobreviver, eles podem compra alguem por qualquer mil reais.

marcia maria em 09/09/2009 às 15h51
Tania,é muito gratificante saber que ainda no nosso Brasil existe pessoas como vc, com garra e determinação para apreservação do nosso ecocistema,meus parabens vá menina enfrente pois tem muita gente que te apoía,são poucos mas Deus é maior lutepelos seus ideais.Att Marcia Maria.

Heloisa Helena de Macedo em 10/09/2009 às 10h53
Tania
Nós que nos preocupamos com o meio ambiente e fazemos questão de questionar nossas atitudes a esse respeito, agradecemos a forma destemida com que voce enfrenta os grandes vilões.
Helo

afonso em 23/09/2009 às 14h46
tania, meus parabens. Como anda a criação do parque serra vermelha ?. Pergunto - Os fornos continuam queimando o serrado do Piauí ? Vc conseguiu uma façanha incrível em apagar estas centenas de fornos.
Afonso,
Oeiras-PIauí

Juliano Wagner em 26/09/2009 às 22h07
Vergonhoso, não acham, que uma pobre senhora seja ameaçada deste jeito, por uma causa tão justa. mas pérai! carvão!? minha indignação é mais por uma pergunta... quando vamos acordar para o século XXI e abandonar de vez o carvão?? aquela região é ótima para captação de energia eólica e solar, e eles querem fazer um buraco no chão??? além do fato de sermos assustadoramente atrasados, ainda usamos artifícios de jagunços e capatazes para amendrontar uma senhora que só está preocupada com a vida selvagem numa região já uito sofrida e que o maior sofrimento é a ignorância e o atraso.

Gerson Augusto Mattes em 14/10/2009 às 21h47
Parabens Tania!!Acho incrível essa sua luta,gostaria de fazer contato contigo.
Portão-RS

Tânia Martins em 19/11/2009 às 20h43
Agradeço a todas as manifestações de solidariedade e apoio que só fortalecem o desejo de continuar lutando pela preservação das florestas do Piaui! Contato: taniamartinsj@gmail.com

Matheus Mendes em 19/11/2009 às 20h45
Isso Tânia, continue com essa luta interminável! Tens o nosso apoio!

Vera Milliotti em 04/03/2010 às 23h34
Parabéns Tânia. Eu e Branquinha ficamos muito orgulhosas de voce.
Conte comigo.

antonio neto alves em 06/05/2010 às 23h00
parabens, Tania pela sua corage. mas diante de ameaças o importante é nao esmurecer. conte comigo, te dou todo o apoio,e te admiro pela tua coragem.

Comente esta página

Nome:
E-mail:
Comentário:



* Comentários anônimos ou ofensivos não serão aceitos.
* Fique tranqüilo: Seu endereço de e-mail não aparecerá na página, nem será divulgado ou cedido a terceiros, e só é utilizado para nosso controle interno dos comentários.

Temas


Ferramentas

Imprimir
Enviar por e-mail
 

Boletim informativo

Cadastre-se para receber as novidades da Apremavi em seu e-mail.

Nome:

Endereço de e-mail:

Compartilhe

© Copyright 2002-2012, Apremavi - Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida.