Agora na Apremavi: parcialmente nublado, 26°
Busca
Tamanho do texto A A A

Ipê amarelo. A cor dourada do Brasil.

Autor: Miriam Prochnow. Colaboração Geraldine Maiochi e Tatiana Arruda Correia. Publicado em 19/02/2010.

Ipê-amarelo florido em meio à Mata Atlântica. Piedade (SP), dezembro de 2009. Foto: Miriam Prochnow
O ipê-amarelo é encontrado em todas as regiões do Brasil e sempre chamou a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional. Desde então o ipê-amarelo é a flor símbolo de nosso país.

Os ipês pertencem à família das Bignoniáceas, da qual também faz parte o jacarandá, e ao gênero Tabebuia (do tupi, pau ou madeira que flutua), embora sejam de madeira muito pesada para flutuar. Tabebuia era, na verdade, o nome usado pelos índios para denominar a caixeta (Tabebuia cassinoides), uma árvore de madeira leve da região litorânea do Brasil, muito usada hoje na fabricação de artesanatos, instrumentos musicais, lápis e vários outros objetos.

Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás. No Norte, Leste e Nordeste do Brasil, são mais conhecidos como pau d’arco (os indígenas utilizavam a madeira para fazer arco e flecha); no Pantanal, como peúva (do tupi, árvore da casca); e, em algumas regiões de Minas Gerais e Goiás, como ipeúna (do tupi, una = preto). Na Argentina e Paraguai ele é conhecido como lapacho.

De forma geral os ipês ocorrem principalmente em florestas tropicais, mas também podem aparecem de forma exuberante no Cerrado e na Caatinga. A Tabebuia chrysotricha é uma das espécies nativas de ipê-amarelo que ocorre na Mata Atlântica, desde o Espírito Santo até Santa Catarina. Este nome científico (chrysotricha) é devido à presença de densos pêlos cor de ouro nos ramos novos. Tem como sinonímias Botânicas: Tecoma chrysotricha e Handroantus chrysotrichus.

Conhecidos por sua beleza e pela resistência e durabilidade de sua madeira, os ipês foram muito usados na construção de telhados de igrejas dos séculos XVII e XVIII. Se não fosse pelos ipês, muitas dessas construções teriam se perdido com o tempo. Até hoje a madeira do ipê é muito valorizada, sendo bastante utilizada na construção civil e naval.

Hoje é muito difícil encontrar uma árvore de ipê-amarelo em meio à mata nativa, quando isso acontece, o espetáculo é grandioso e merece ser apreciado com calma e reverência. Podendo atingir até 30 metros de altura, o ipê em flor no meio da mata, contrasta com o verde das outras árvores.

As variedades de pequeno e médio porte (8 a 10 metros) são ideais para o paisagismo e a arborização urbana. A coloração das flores produz um belíssimo efeito tanto na copa da árvore como no chão das ruas, formando um tapete de flores contrastantes com o cinza das cidades.

Não é a toa ter inspirado tantos poetas.

Ontem floriste como por encanto,
sintetizando toda a primavera;
mas tuas flores, frágeis entretanto,
tiveram o esplendor de uma quimera. Como num sonho, ou num conto de fada,
se transformando em nívea cascata,
tuas florzinhas, em sutil balada,
caíam como se chovesse prata...

(Sílvio Ricciardi)

Sendo uma espécie caducifólia, o período da queda das folhas coincide com a floração que se inicia no final do inverno. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada do ipê amarelo. As flores desta espécie atraem abelhas e pássaros, principalmente beija-flores que são importantes agentes polinizadores.

As mudas de ipê, sejam amarelos, roxos, rosas, brancos ou verdes, estão entre as mais procuradas no viveiro Jardim das Florestas. Essas espécies também são muito utilizadas pela Apremavi nos projetos de restauração florestal.

Ipê-amarelo

Nome cientifico:Tabebuia chrysotricha (Mart. Ex A.DC.)Standl.
Família: Bignoniaceae.
Utilização: madeira utilizada na construção civil, cercas, molduras, postes, tábuas, rodapés, etc. espécie muito utilizada pelo paisagismo urbano.
Coleta de sementes: diretamente da árvore quando começar a abertura espontânea dos frutos.
Época de coleta de sementes: outubro a novembro.
Fruto: legume deiscente.
Flor: amarela.
Crescimento da muda: médio.
Germinação: rápida.
Plantio: mata ciliar, área aberta.
Observação: semear logo após a coleta, pois perde rapidamente poder de germinação. A cobertura das sementes nas sementeiras deve ser uma fina camada com substrato leve.

Fotos: Edegold Schaffer, Miriam Prochnow e Wigold B. Schaffer


Fontes de Pesquisa:

LORENZI, HARRI. Árvores Brasileiras: Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arboóreas Nativas do Brasil. vol.1, 3ª ed. – Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2000.

PROCHNOW, M (org). No Jardim das Florestas. Rio do Sul: APREMAVI, 2007. 188p.

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=884&sid=2

http://www.oguialegal.com/ipe-amarelo.htm


Comentários

marco antonio dantas lima em 19/02/2010 às 21h19
Muito Interessante !! Ao visitar a Costa do Descobrimento (Porto Seguro, S.C.Cabralia, ...)envie-me um email para ecotaxi4estacoes@gmail.com e eu que tambem sou Guia de Turismo Regional Bahia credenciado pelo Ministerio do Turismo terei imenso prazer em sinceronear-lo(a)(s).Posso ensinar a plantar gratuitamente uma variedade de Pau Brasil (Que os Arabes ja transportavam pelo Mediterraneo, dai o interesse Portugues, Europeu pela arvore que dava uma cor de brasa) e ou de Ipe rosa que poderam levar e plantar gratuitamente desde que sua moradia seja local de Mata Atlantica.A Ceplac distribui de graça.Faça um Citytour e plante uma arvore.Visite-nos

Edna Regina de Oliveira em 20/02/2010 às 13h27
As fotos são simplesmente maravilhosas. Sempre admiro essa árvora quando floresce aqui em São Paulo, é um espetáculo à parte. Próximo à minha casa, na calçada de uma grande avenida, há um ipê rosa que no período de floração fica maravilhoso. Já estacionei o carro para admirá-lo. Este ano pretendo fotografá-lo. Parabéns aos ipês....

Kátia Batista Favacho em 21/02/2010 às 19h25
Adoro Ipês,nós plantamos 3 unidades de Ipê roxo em frente ,do outro lado da rua ,na calçada pertencente a uma ONG,mas agora o prédio foi vendido e estamos com receio que a prefeitura os tirem de lá...O que fazer? Eles tem cerca de 9anos...Me ajude a preservá-los....

ysnara racke em 04/03/2010 às 13h48
amei as enformaçoes sobre a minha paixao que é o epi amarelo, por isso gostaria de receber mais informaçoes sobre ipe amarolo. valeuu!

otavio em 19/03/2010 às 20h14
o ipê é uma das minhas arvores prediletas . Na minha cidade que é peixoto de azevedo-mt, nós possuimos um pé de ipê no centro da cidade. Toda vez quando ele começa a florescer as pessoas ficam admiradas e tiram fotos. As vezes eu que é como se fosse a "oitava" maravilha do mundo.HHhahahah.

ysnara rackel bezerra fernandes em 03/04/2010 às 22h30
nossa plantei na minha casa um ipe amarelo, e todos os dias acompanho seu crescimento e não vejo a hora de ver minha mais nova filhinha florescer e dourar minha vida. te amo ipe!

dalila em 27/04/2010 às 14h52
eu achei super interessante
e ate estou fazendo uma pesquiza que a minha prof me mandou
achei muito interessante
e eu nao sabia disso

elizabeth maria em 05/07/2010 às 15h18
Gostaria de saber quanto tempo pode durar o ipê amarelo. Tenho um em meu jardim perto da rua com 65 anos , reparei que ele está com um buraco perto da base(terra), tem também abelhas, a Jatai, em uma de suas raizes, tenho receio que ele possa cair e causar um grande desastre. O que eu faço?

Marcia Lorenzini em 07/07/2010 às 12h53
Eu tenho um ipe amarelo a uns 15anos e nunca floreceu gostaria de saber o que fazer para que isso aconteça.Desde já agradeço.

lilil em 12/09/2010 às 15h39
10

beatriz em 20/09/2010 às 11h48
eu tenho um ipe amarelo e é muito grande

YASMIN XAVIER BARBALHO em 24/10/2010 às 20h34
O IPÊ AMARELO É MUITO BONITO.

sonia regina salema em 31/12/2010 às 12h58
Adorei as fotos e as informacoes!! Parabens!!

O Ipe Amarelo e minha arvore favorita. Gostaria de saber se fora do Brasil, floresceria normalmente, principalmente dentro de casa?
Moro no Canada, o inverno e intenso, entretanto de julho a setembro, durante o verao, temos altas temperaturas.

solange justino em 16/02/2011 às 14h41
O Ipê amarelo é muito lindo. Gostaria de saber se a profundidade da raiz não prejudicar: rede de esgotos, causadas, etc.

CARMEN LUCIA PINTO SILVEIRA em 11/04/2011 às 12h08
Tenho um ipê amarelo que plantei em julho do ano 2000 ou seja vai fazer onze anos e nunca deu flores. Será que é porque eu não podo?A arvore está a coisa mais linda.O que devo fazer para que ela floreça?

Isabela Pereira em 05/05/2011 às 15h17
Acho este site um ótimo meio para busca do conhecimento. Buscas que revelem o verdadeiro valor desse ambiente. Há uma enorme e diversificada aprendisagem! Meus sinceros Parabéns aos donos e criadores dessa página virtual. Além de tudo é super interessante conhecer um pouco mais das "nossas" riquezas naturais.

Roberta Messi em 05/05/2011 às 15h20
Acho iêns sinônimos grandiosos de beleza, um meio de transporte para o aprofundamento de conhecimento.

Diego Maldonado em 05/05/2011 às 15h23
Concordo plenamente com a senhorita Roberta Messi. Acho impossível a explicação de tanta exuberância propiciada pelos ipês. A sua floração nos transmite puro ar de magia..

Iraci Ana Dezordi Bragagnollo em 18/05/2011 às 17h19
Estou enviando algo sobre os Ipês, o que for encontrando estou mandando

ARQUIMEDES ALVES em 26/05/2011 às 10h50
APREMAVI E SEU AUTOR ESTÃO DE PARABÉNS.
O IPÊ AMARELO É UMA PLANTA MUITO LINDA.
NÃO SEI POR QUE OS MUNICÍPIOS DO PAÍS NÃO INCREMENTAM
A ARBORIZAÇÃO UBANA DE PRAÇAS E OUTROS LOGRADOUROS
PÚBLICOS COM AS VARIEDADES DE IPÊS QUE EXISTE EM NOSSO
TERRITÓRIO. TAÍ UMA SUGESTÃO PARA TODOS OS PAISAGISTAS.

Nelson Leite em 03/07/2011 às 11h10
Minha árvore de ipê amarelo já tem uns 4 anos com altura de quase 4 metros no passeio da minha rua. Gostaria de saber quanto tempo (anos) demora para florir. Será que o solo arenoso do litoral é o motivo da demora da floração? Agradeço pela atenção.

MARCELIO DE JEUS OLIVEIRA em 08/08/2011 às 11h46
Moro na Cidade de Serra/ES. Gostaria de informações sobre como conseguir algumas mudas do Ipê amaralo (6 mudas), para que pudesse plantar em meu sitio.

Obirado.

Felipe em 17/08/2011 às 10h46
Alguém sabe me dizer qual a durabiliadae desta madeira quando realizada para construções externas (casa pré fabricadas). Penso em comprar uma, mas tenho alguns receios, Novas acredito que ja venha com tratamento dando vida útil maior. E as usadas, com cuidados será que valem a pena?? ou melhor construir??

VANDA TERESINHA GOMES BARBOSA em 17/08/2011 às 18h56
SOU PROPRIETARIA DE UM HOTEL"POUSO DAS GERAIS" EM TIRADENTES MG. ADORO IPE FLORIDO
HA 10 ANOS PLANTEI 12 MUDAS DE IPE AMARELO , UNS JA ESTAO
GRANDES , OUTRAS DESENVOLVERAM POUCO,
NUNCA FLORIRAM
O QUE ME SUGERE PARA DESENVOLVER E FLORIR

AT VANDA

Ubiratan Palma em 01/09/2011 às 10h27
Tenho uma planta com 5 metros e 3 anos, mas nunca deu flores. Preciso podar ou usar algum tipo de adubo para ter a primeira floração?
Aguardo sua resposta.

Junior Félix em 05/09/2011 às 15h45
Por favor, poderia me ajudar?
Plantei uma arvore me disseram que era Ipê, isso já faz 2 anos ela hj tem de 4 á 5 metros e não tem flor a folha é larga por isso um botânico amigo disse q era Ipê e comprei pra minha esposa, mas até agora ada de flor. Pode me ajudar a: quando vai da flor, é Ipê e como sei a cor com certeza?
Obrigado pela ajuda.

nicoly amaral em 15/09/2011 às 20h28
Eu tenho uma flor Ipê amarela e ela tem 5m de altura,e eu achei um máximo e fiz uma comparação com as outras arvores e a minha arvore tem 6 anos e meio e ela dá muitas flores..

Zaneide Gabriela Dias de Oliveira em 18/09/2011 às 08h17
Oi Janaina
Fiquei em dúvida sobre a pergunta de voces sobre o Ipe. Aqui saegue algumas informações bem interessantes tal como: Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou o ipê-amarelo, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional. Desde então o ipê-amarelo é a flor símbolo de nosso país.
Bjs
Gabi



geovanna em 25/09/2011 às 13h11
o nosso ipe eh lindo da para namorar em baixo dele

HAHAHA em 06/10/2011 às 09h59
vlw me ajudou de+ o fim

jailton elias borges em 12/10/2011 às 19h34
gostaria imensamente de ter um ipê de cada cor, quanto tempo leva para florescer? posso plantar em um vaso grande, depois plantar no chão.. onde eu compro? queria receber informaçoes sobre tudo.. sou de niterói. e tem um em frenta a camara munipal que é lindo...

izachain em 18/10/2011 às 10h19
muito da hora (chato)...

izachain em 18/10/2011 às 10h34
brincadeira e muito legal se não fosse este sate eu não
iria tirar nota na escola bj bj bj !!!!!!!!!! desculpe pela brincadeira

José Eriovaldo de Santana em 03/11/2011 às 01h32
""Todos querem sombra, poucos plantam árvores, muitos as destroem""...Pode parecer utopia, mas seria maravilhoso se cada cidadão plantasse um ipê, seja de qualauer cor, para embelezar ainda mais o nosso Brasil...

railla em 07/11/2011 às 18h16
o ipe amarelo e uma das arvores muito bonitas .Mas muitas pessoas cortao -a para utilizar sua madeira . a qui no bairro onde eu moro tem rairisios pes de ipe .

Vanda Prado em 10/11/2011 às 21h48
Aí gente... Se eu fosse uma árvore eu seria um belíssimo ipê amarelo em flor! Não existe coisa mais lindaaaaa!!!Há 2 anos, no dia do meu niver, plantei uma muda de ipê na calçada do meu prédio e este ano ele já floresceu!!!! sou muito sortuda!!! Tenho reparado que alguns plantados pela rua passam anos sem florescer...tb gostaria de saber porquê? talvez seja falta de água pq o que eu plantei o jardineiro molha bastante....

Clivaneide Viana Dantas em 16/11/2011 às 10h34
Clivaneide, em 16/11/2011
cidade de mossoró, R/N
Amo ipê de todas as cores, em frente minha casa tem uma área com 10 mudas plantadas pela prefeitura no ano passado, estou anciosa para vê-los floridos .

Enio Chrestan em 06/12/2011 às 18h26
Excelente material, muitíssimo bom.
Oportuno, seria muito difício ter acesso á algumas fotos do Ipe Rosa germinado. A muito tempo tentando fazer a germinação de váriaas espécies de Ipe e nunca conseguido.
Há uns 30 dias atrás, "joguei" um monte de semente do Ipe Rosa em guns canteiros aqui de casa e agora sinto que nasceram!!!!!!
Mas, não sei definir (com certeza) se são ou não ?!?!
Independente, é bastante gratificante, bem legal mesmo.
Tenho como ser ajudado nesta questão ??
Sds.
Forte abraço!
Enio Chrestan
Dist. Barão Geraldo Campinas SP

Diego em 25/01/2012 às 15h52
Muito legal seu site. agora gostaria de sua ajuda si possível. eu tenho aqui em casa 150 mudas de ipê amarelo com cerca 30 cm cada. estas mudas são de fácil comércio? eu acho quem compre?

obrigado pela atenção

Renato Luís Pereira de Sousa em 02/02/2012 às 18h10
Residi muitos anos em casa da UFRRJ em Seropédica-RJ com um bonito jardim e um grande qúintal. Fiz questão de deixar registrado a minha passagem plantando uma muda de ipê amarelo,pois para mim é a árvore mais linda do Brasil. Soube recentemente pela internet que o saudoso Presidente Ernesto Geisel tinha o mesmo gosto que eu .....e oficializou o Ipê Amarelo como a árvore símbolo do Brasil !!!

IZABEL em 21/03/2012 às 13h41
Na minha casa ( 2 anos atras ) plantei um pé de de IPE, ja floriu duas vezes, todas as vezes ficam lindo, mais deu um vent muito forte e partiu i o pé, pedi a um vizinho que amarrase , será que tenho que corta-lo ou ele vai se recompor ? moroem Goianira estado de Goias

Claudette Bomfim em 25/03/2012 às 13h48
Ganhei dois pés de ipê. eles têm caracteristicas diferentes. como fico sabendo a cor de cada um?

NAIR BRITES DIAS em 19/04/2012 às 21h37
REALMENTE,TENHO UM PE DE IPÊ, A 3 ANOS,NUNCA DEU FLOR,ESTOU COM MEDO,POIS ESTA CRESCENDO MUITO,QUE FAZER? MEU MARIDO QUE CORTA_LO.

Ivone Lobo em 24/07/2012 às 21h39
Adoro plantas, flores, e tinha um ipê-amarelo que floria há pelo menos 5 anos, de porte médio, na beira da calçada...por infelicidade de ter uma pessoa que não tinha afinidade nenhuma com a respeitável árvore, simplesmente danificou a coitada, este ano ela não terá flores, não encantará e nem terá abelhas, pássaros e nem beija-flores ....lamentável..

wantuil moreira alves em 01/08/2012 às 12h44
Tem como comprar mudas de ipê (amarelo-branco.roxo e rosa)

Abraços

WMAlves

Tayene Rodrigues em 19/08/2012 às 12h41
Galera, quem puder ajudar, dá uma votadinha no ipê que fotografei para ganhar um concurso do ipê mais bonito de Brasília... É rapidinho!!!
É só clicar nesse link http://goo.gl/mdKKP , procurar a foto da Tayene Rodrigues (é a 4ª foto, igual a essa que aparece aqui!). Marcar na bolinha da foto, irl á no final da página e votar! MUITO OBRIGADA! :)

Thiago Henrique em 20/08/2012 às 13h04
gostaria de saber quantos anos vive um ipê.

ARNALDO BATISTA ALVES em 23/08/2012 às 17h00
Quero adqurir mudas de ipe, roxo, amarelo, branco, rosa emfim todas a cores, se puder me enviar como adquiro as mudas meu email e amajuma686@hotmail.com. para o amazonas.

MONICA DELMASCHIO em 10/09/2012 às 13h51
gostaria de saber, quanto tempo demora para florar o pé de ipe, eu plantei, ja fazens uns 03 anos, e ainda não deu flores, enche de folhas, caem e as flores não vem.

grata.

Francisco Farina Netto em 12/09/2012 às 13h30
Eu tenho um ipe amarelo a uns 5 anos e muito pouco floreceu, gostaria de saber o que fazer para fortalece-la.
Por favor, poderia me ajudar de maneira pratica e que tipo e quantidade de adubo?
Obrigado pela ajuda.
Francisco

Elnata em 13/09/2012 às 22h27
Amo ipê

Elza Thome em 15/09/2012 às 15h07
Já tive um pé de ipê roxo ,o qual doei àum santuário aqui em São Bernardo do campo , tenho agora um ipê branco mas que nunca floriu, quero uma muda do amarelo e tbm o rosa ,pois sao minhas árvores preferidas. Gostaria ainda de saber se o ipe pode ser cultivado em outros paises com clima diferente do Brasil , pois gostaria de mandar p/ a Italia ,onde mora uma prima que gostou muito dessa àrvore. Por favor aguardo uma resposta . obrigada .

quern em 21/09/2012 às 11h11
fofo..........amei............lindo.............

raphaella em 21/09/2012 às 12h37
NOSSA ESTAVA PROCURANDO UMA RESPOSTA E ENCONTREI VARIAS RESPOSTAS

Raphaella em 21/09/2012 às 12h53
Esse site e de+ muito legal eu acho que se vocÊ esta ou eteve entre no clik arvore tamben e legal porque eles plantam uma arvore em seu nome entre!! grata....

Lua blanco em 21/09/2012 às 13h00
oi galerinha como vão? so passei para dar um oi para minha amiga raphaella... thau bjs amores.

Neliane Maria em 24/09/2012 às 13h03
Tenho um ipê amarelo belíssimo e parece que já existe a mais de 50 anos , pois qdo comprei a casa ele já estava lá. Entretanto tenho um vizinho que vem questionando qto ao perigo da árvore cair. Gostaria, se possível for, saber c/ mais detalhes qual o tempo de vida do ipê e qdo ele pode apresentar perigo de queda. Grata

Nilma em 07/10/2012 às 18h53
Oh IPE Beleza igual a tua somente uotro pe de IPE

niltom da silvera em 15/11/2012 às 12h14
eu tenho um ipê a 10 anos e estou ansioso para ver suas flores se alguém poder me informar com quantos anos um ipê floresce ficarei grato

arissa damasceno em 14/12/2012 às 16h10
achei muito bom esse comentario sobre o ipÊ amarelo,é muito importante sabermos sobre esses tipos de plantas!

EVA KEPPEN em 25/12/2012 às 00h19
Tenho um ipê amarelo que deve estar com um metro de altura mais ou menos, gostaria de saber que tipo de adubo é melhor para ele, e porque as folhas nascem bem bonitas mas depois de um certo tempo ficam feias como se não conseguissem desenvolver-se mais, não sei o que fazer gostaria que pudessem me ajudar.

marcos jose da silva em 25/12/2012 às 10h54
gostaria que alguem me ajudasse, plantei um pe de ipe branco no ano de 2000 e ate hoje nao floriu, gostaria de saber com quantos anos o pe de ipe branco começa a florir. desde ja agradeço pela resposta

antonio neto em 01/01/2013 às 19h52
bom dia e feliz ano novo a todos., plantei na rua onde moro ipe amarelo., pois sei que vai ficar muito bonito quando estiver grande, queria saber o melhor adubo para eles, as arvores estao com 1.5 mts, e ja começa a apontar flores na primavera..vc poderia me indicar um adubo bom., pois moro perto de praia e acho que a terra meio fraca...obrigado.

João Batista chagas em 17/01/2013 às 16h26

COMPREI 4 MUDAS DE IPÊ AMARELO E ROXA, DUAS DE CADA...HOJE NAMORO A BELEZA DESTAS PLANTAS QUE ENCANTAM O MEU PASSEIO...SÃO LINDAS DE VIVER, SÃO AS COISAS MAIS LINDAS E MAVIOSAS QUE A NATUREZA MO GRATIFICOU...O MEU PASSEIO FOI APELIDADO DE PASSEIO ENCANTADO DA MÃE NATURA...

Marcio Tavares em 02/02/2013 às 22h34
Adoro os IPÊS. Plantei um nim da minha casa. Porem como ainda nao floriu, gostaria de saber como identifico sua cor?? Sou sabedor que o ipê roxo tem uma raiz extensa e danifica uma construçao proxima, ja nao ocorre o mesmo com o ipê amarelo. Daí minha preocupaçao em querer saber a cor do ipê que palntei. Favor me responder para tirar minha duvida. Obrigado.

Marcio Tavares em 02/02/2013 às 22h38
Em tempo para corrigir meus erros de escrita: quiz dizer que plantei um ipê no jardim da minha casa...

paulo da silva pereira em 18/03/2013 às 17h55
Para mim é a arvore mais bonita do Brasil, tenho um no meu quintal
cuido com muito carinho, pois quero ve-lo no proximo ano florido como
nunca o vi.

Nilvon Sena em 14/04/2013 às 09h16
Tenho plantado em meu jardim, um ype q apesat de verios anos, ainda não deu flores.. Gostaria de saber qual o prazo em q normalmente pode dar flores. Grato e parabens pelo site.

Giovanna Ortega em 19/04/2013 às 16h13
O ipê é lindo mesmo alguem poderia me falr como é feita a polinização dele Obrigada !

Cleiciane gomes em 19/06/2013 às 11h49
Adoro essa planta, sou apaixonada pelo Ipê, como td ser humano tenho um grande sonho de vê na minha cidade uma praça arborizada com essa maravilha. Da qual já existe um requerimento na Câmara Municipal, solicitando do poder executivo a sonhada praça. Parabens, pela matéria.

antonio candido de lima em 28/07/2013 às 20h53
gostaria de saber mais informações sobre o ipê amarelo anão.qual a altura média dele e a florada?demora muito tempo para dar as flores?ganhei uma muda e plantei em um vaso.tem mais ou menos 1 metro.

antonio candido de lima em 28/07/2013 às 20h53
gostaria de saber mais informações sobre o ipê amarelo anão.qual a altura média dele e a florada?demora muito tempo para dar as flores?ganhei uma muda e plantei em um vaso.tem mais ou menos 1 metro.

Hermínio José Proença Formoso em 06/10/2013 às 00h19
Meu irmão me presenteou com Ipê Amarelo. Posso plantar no quintal a uns 4 metros de distância da casa? Suas raízes crescem mais pro lado ou para o fundo? Obrigado.

cleidimar aparecida de almeida em 25/10/2013 às 14h02
eu gostou muito ipê para min e a planta mato mais linda

lia magaldi em 08/11/2013 às 14h49
O Ipê amarelo é muito lindo. Gostaria de saber se a profundidade da raiz não prejudicar: rede de esgotos e calçadas obrigada lia

Tiago Francisco de Almeida Filho em 24/11/2013 às 13h39
ganhei 5 mundas de ipe,eu tenho um lote de 300 mteros quadradro,e gostaria de plantar no fundo do lote,porque eu vou construir no meio do lote,a raiz do ipe atralapha a istrutura da casa ou do muro.

angela regina em 01/03/2014 às 17h02
preciso de semente do ipe roxa vc tem ,ma sse tiver das outras cores tambem pode ser,pode trocar comigo?

Antonio Leal Melao da Silva em 05/03/2014 às 21h24
Tenho um Bar ao lado de uma praça a qual com uma reforma que fizeram na mesmo nasceu-me uma ideia de plantar Ipês para que quando de suas floragens passasse a ser uma das mais Belas de nossa Capital, Teresina - Piaui ( Foram plantados; 02 Brancos, 02 Amarelos e 02 Roxos ) deles já com 7 anos ! Gostei muito das informaçoes acima, um abraço; Melao

Antonio Leal Melao da Silva em 05/03/2014 às 21h27
Em Tempo / os mesmos foram plantados por mim, meu Filho Daniel, meu Neto Gabriel e minha Mulher Milena Cardoso ! Ab Melao

Antonio Leal Melao da Silva em 05/03/2014 às 21h33
Srta. Angela Régina; Caso venha em Teresina Piaui por todo este ano fv entrar em contacto comigo pelo Cel 86-88223234 para combinar-mos de nos conhecer e para conseguir para Srta. algumas mudas das mesmas ! Ab respeitoso: Antonio Melao

Ana Lúcia Pereira dos santos em 17/03/2014 às 16h46
Vou plantar uma muda de ipe branco na causada da minha casa, ela esta com mais ou menos 1,5 m, quanto tempo mais ou menos para ela crescer e florir. Meu amigo disse que são 30 anos, é tempo demais.

Comente esta página

Nome:
E-mail: