Agora na Apremavi: parcialmente nublado, 23°
Busca
Tamanho do texto A A A

Espinheira santa. Um espinho que cura

Autor: Tatiana Arruda Correia. Publicado em 30/07/2009.

Aspectos das folhas da espinheira santa

A Espinheira Santa é conhecida também como cancerosa, cancorosa, cancorosa-de-sete-espinhos, cancrosa, cangorça, coromilho-do-campo, erva-cancerosa, espinho-de-deus, espinheira-divina, limãozinho, maiteno, marteno, pau-josé, salva-vidas, sombra-de-touro. É uma espécie amplamente utilizada na medicina popular, conhecida pelos índios há muitos anos, ganhou esses nomes justamente pela aparência de suas folhas, que apresentam espinhos nas bordas e por ser um "santo remédio" para tratar vários problemas.

Na medicina popular o chá das folhas, das cascas ou das raízes da espinheira-santa é famoso no combate à úlcera e outros problemas estomacais. Além de indicado contra vários males do aparelho digestivo, era muito usado no passado pelos índios brasileiros com outra finalidade: eles usavam suas folhas no combate a tumores (esse uso pode ter gerado um dos seus nomes populares: erva-cancerosa). Estudos mostram a indicação popular também como depurativo do sangue e no tratamento de diabetes, problemas no sistema urinário e problemas intestinais.

Em uma ampla revisão sobre o uso tradicional da espinheira-santa, Scheffer (2004) cita ainda, como indicação popular, o uso desta espécie como anticonceptivo, abortivo, anti-séptico, anti-espasmódico, diurético, anti-asmático, anti-tumoral, laxativo, cura do vício da bebida e enfermidades do fígado, para tratar a hidropisia devido ao abuso do álcool e para reduzir a produção de leite em quem amamenta.

Atualmente a espinheira santa já é manipulada pela indústria farmacêutica na produção de vários medicamentos e é sempre bom lembrar que sua utilização deve ser feita por indicação médica e não pela auto-medicação.

A espinheira santa e uma árvore pequena, ramificada desde a base, medindo até cerca de cinco metros de altura, com distribuição nos estados do sul do país, nos sub-bosques das florestas de Araucária nas margens dos rios. Ocorre também nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, porém em baixa freqüência. Também no Paraguai, Bolívia e Leste da Argentina.

O número de sementes por fruto varia de um a quatro, tendo sido observada uma variabilidade altamente significativa para este caráter dentro da espécie, é uma planta que produz frutos pequenos e vermelhos.

A espécie prefere solos úmidos em ambientes ciliares e, também, desenvolve-se bem sob luz difusa, no interior de sub-bosques, onde a floresta não é muito densa, bem como a pleno sol.

É uma excelente espécie para o plantio com fins econômicos, visando a extração de suas folhas e pode muito bem ser utilizada em Sistemas Agroflorestais.

Para a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) essa é uma espécie prioritária para ações de conservação e uso sustentável.

Espinheira Santa

Nome cientifico: Maytenus ilicifolia (Schrad.)
Família: Celastraceae
Utilização: altamente medicinal e também muito utilizada como paisagismo.
Coleta de sementes: diretamente da árvore quando começar a queda espontânea das árvores.
Época de coleta de sementes: dezembro a fevereiro
Fruto: carnoso (pouca polpa) deiscente
Flor: branca
Crescimento da muda: médio
Germinação: normal
Plantio: mata ciliar, sub bosque, área aberta.

Fotos: Edilaine Dick e Miriam Prochnow



Fonte de Pesquisa

BLANCO, R. A. Espinheira-santa. Disponível em: http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/A06espinheira.htm   Data de acesso: 10 jun.2009.

CARVALHO-OKANO, R. M. Estudos taxonômicos do gênero Maytenus Mol emend. Mol.(CELASTRACEAE) do Brasil extra-amazônico. Campinas: UNICAMP, 1992. 253p. Tese (Doutorado).

KLEIN, R. M. Árvores nativas da Mata Pluvial da costa atlântica de Santa Catarina. Congresso Florestal Brasileiro – contribuições e trabalhos apresentados e pareceres das comissões. p. 65-103, 1968.

LORENZI, H. Árvores Brasileiras: Manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil - Vol 02 - 2. edição. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum. 2002. 384 p.

MARIOT, M.P. et al. Dissimilaridade entre genótipos de Maytenus ilicifolia (espinheira-santa) de uma população do Rio Grande do Sul. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 2., 2003, Porto Seguro, BA. Anais... Porto Seguro :  Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, 2003. 1 CD-ROM.

PROCHNOW. M. No Jardim das Florestas. Rio do Sul: Apremavi, 2007, 188p.

SCHEFFER, M.C. Uso Tradicional e atual de espécies de Maytenus. In: REIS, M.S.; SILVA, S.R. (org.). Conservação e uso sustentável de plantas medicinais e aromáticas: Maytenus spp., espinheira-santa. Brasília: IBAMA, 2004. p. 53-66.

Comentários

cristina em 30/07/2009 às 19h58
ola, eu ja conhecia essa planta espinheira santa, ja tomei o cha, e seus beneficios são muito bom. parabenizo voces pelas materias que trazem muito conhecimento a respeito de chas e de plantas de facil acesso e que trazem beneficios a saude. parabens a voces.

jessycka em 05/08/2009 às 18h16
muito interesante o site
parabens

Valderlin Cornachioni em 08/08/2009 às 12h41
Cultivo algumas plantas medicinais no meu quintal e gostaria de saber como e onde consigo adquirir uma muda para plantio.
Moro em São Paulo / Capital.
Ótima matéria, parabéns....

soraya bichara em 25/08/2009 às 13h46
Faço uso e tenho que confessar por minha conta, tomo 3 capsulas de 400mg por dia apos as refeições. No final do dia estava sempre com um aumento no abdomem, muito gazes e contrações, depois que passei a usar não tive mais. Só não sei se o uso continuo faz mal, se tiverem alguma informação gostaria de receber abraços.

Andreia de Santana em 25/08/2009 às 21h33
A espinheira-santa é contraceptiva já comentada nas informações deste site; gostaria de saber quem tomar a espinheira-santa se pode deixar a mulher estéreo? As informções são ótimas, porém, tenho esta dúvida. Parece que já vi alguma matéria a respeito que a espinheira santa pode deixar a mulher estéreo. Gostaria de uma resposta.

Caroline em 31/08/2009 às 09h51
Olá, gostaria de saber se as frutas da espinheira santa têm alguma indicação.
Obrigada

adelia michalovski pechebela em 15/09/2009 às 10h14
ola pessoal eu temho essa planta em casa olha eu garanto é um santo remedio eu tomo, tomei apos fazer varis cerurgias ela é otima para infeção nao tem coisa melhor só to preocupada com ela esta ficando escura e preta as folhas que sera isso vcs podem me ajuda desde ja agradeço obrigada .

luciano de oliveira alves em 16/10/2009 às 12h46
muito boa tarde, achei otimo este site, aproveito para saber até o tempo que devo tomar o cha espinheira santa para uma gastrire que eu tenho. desde ja agradeço muito a sua resposta.

Jose da ilva fagundes em 17/10/2009 às 14h24
Tenho gastrite e uso as folhas da espinheira santa em chás! É um excelente remédio. Moro em Cruz das Almas, Recôncavo da Bahia. É uma região de clima temperado e fertil. Gostaria de saber aonde encontro muda dessa planta, para plantio no quintal. Muito obrigado.

Maria José B. Silva em 21/10/2009 às 14h07
Sempre tive vontade de usar essa planta, mais nunca tive uma informação correta como essa que estou tendo agora,bacana gostei mesmo!pois tenho gastrite tomo remédio todos os dias mais já não está fazendo efeito.Estou com muita fé que serei curada: por essa planta "Espinheira Santa"!Moro em Olinda Pe.Gostaria de ter em meu quintal,adoro plantas e tenho muita fé que "DEUS"as colocou na natureza para nos curar das doenças.Obrigada!

Inah Goldoni De Oliveira em 23/10/2009 às 00h50
Quero comprar espiheira santa pois estou com h.pylory e preciso tomar esse chá.Moro em Araruama rio de janeiro.Por favor me indiquem o lugar e se puder enviar é só amndar o valor e aonde depositar.
Inah

Luiz Gustavo Dias em 26/10/2009 às 19h59
Olá Inah, moro aqui no ES, Cachoeiro de Itapemirim, perto de minha cas a tem um mercado que vende Espinheira Santa, se vc quiser que eu mande pra vc posso mandar.
Mande para o meu e-mail seu endereço completo e a forma que queira que eu envie, acho que não é caro não. Se quiser estou disposto a te ajudar, porque eu curei uma úlcera com Espinheira Santa, plantinha abençoada por Deus.
Luiz Gustavo Dias, 26/10/2009.

Andrea Zanchetta em 19/11/2009 às 13h54
Ola pessoal, meu nome eh Andrea, tbem tenho uma gastrite e comecei a tomar o cha de espinheira santa, so que aqui onde moro so encontro ela na forma de po, ai faco o cha igual a como se faz cafe, tbem gostaria de saber se o uso continuo desse cha pode fazer algum mal, quanto devo tomar por dia e por qto tempo, se alguem puder me ajudar eu agradeco muito.

Nilson Elias em 21/11/2009 às 20h28
Boa noite Tatiana Arruda Correia,
Estou escrevendo um livro de plantas medicinais e fitoterapia, pois nao tenho encontrado esta planta para fotografar. Para não plageá-la, gostaria de saber se posso usar em meu livro, colocando as referências como seu nome e site.
Muito obrigado
Nilson

carolina em 21/11/2009 às 22h36
-queria que me enviasse a maneira correta de fazer o chá
-me responder se as folhas tem que estar secas, ou verdes
-se faço por infusão ou fervidas
-quantas vezes e quantidade posso tomar por dia
desde já agradeço pela informação

ALINNE MARIA em 24/11/2009 às 11h09
As informações são ótimas, porém, tenho esta dúvida, a espinheira-santa pode deixar a mulher estéreo? Ou ela atrapalha no efeito do anti concepcional? Gostaria de uma resposta o mais rápido possível, pois estou com gastrite e gostaria muito de trata-la com a espinheira santa, mas tenho medo das reações.

Obrigada

jéssica em 26/11/2009 às 10h06
òtim osite, as informações são muito precisas, diferente da maioria dos sites em que as informaçõoes são muito esparsas.

valdete em 27/11/2009 às 11h27
Quantas vesses por dia eu posso tomar o chá.Ou qual aquantidede que posso tomar.

samia baros lima em 06/12/2009 às 12h48
Olá! qro mto saber se é bom para as espinhas pq eu tenho, estou com 26 anos e tenho espinha e ouvi dizer q é mto bom pra espinha!!! não deixa mais ter tal.. é verdade??
Obrigadaaa!!!

Juca Petrimperni em 18/12/2009 às 12h25
Moro em Toritama pernambuco, como consigo a espinheira santa? tenho pan gastrite, esofagite, h.pylory. Socorro!!!

RUY S BARRETO em 22/12/2009 às 21h10
Nos 145 anos que eu e minha esposa temos ja utilizamos "demais" erva cancorosa (um dos nomes). Minha esposa sofreu ulcera por um milenio. Curou, um dos abençoados foi esta. CUROU MESMO, sem retorno há outro milenio. Hoje andando nos campos de minha fazenda (google 28º 26'.26.56"S - 51º27'40.18"O) CABANHA 53-CRIADOR DE BOV SANTA GERTRUDIS localizei uma touceira, talvez 30 astes, FRUTIFICADA. Vou fotografar e colher sementes. Frutos vermelhos como café, tamanho grão de pimenta. Miles de sementes. Foto disponivel inclusive para enciclopedia a partir de amanhã, a quem solicitar. Para não me alongar chega por hoje. Tenho mais comentários e maneiras de uso.

eliane em 06/01/2010 às 14h04
Ola, sei dos beneficios da espinheira santa estou a procura de semente ou muda para comprar. não encontro , vcs, não tem endereço que vende essa semente.
aguardo resposta.
obrigada.

eliane em 07/01/2010 às 18h15
Ola, moro em Botucatu,SP. minha filha tem problema de estomago, ja fez cirurgia, e agora sofre com gastrite. estou a procura de muda ou semente de espinheira santa para comprar.....vcs sabem onde vende?? Aguardo resposta.
Obrigado...........

Viola Karvaly em 08/01/2010 às 16h59

Olá,
Gostaria de obter mudas de Espinheira Santa.

Atenciosamente

Viola Karvaly

Carlos Renato em 11/01/2010 às 16h47
Comecei a tomar o chá da planta para combater uma gastrite e minhas dores de cabeça - enxaqueca - diminuiram demais, quase a zero. Minha medica diz nao saber a relação gastrite / dor de cabeça. Mas é bom demais nao sentir dor de cabeça constante. Santa Planta.

SILVIO JOSÉ ABREU DOS SANTOS em 26/01/2010 às 19h40
OLÁ, EU JÁ TOMEI VARIAS VEZES ESTE SANTO REMÉDIO, TENHO GASTRITE E ÚLCERA, MAIS MELHOREI BASTANTE, OUTRO REMÉDIO MUITO BOM É LEITE DE JANAÚBA É TIRO E QUEDA. OUTRO REMÉDIO QUE CURA É ÓLEO DE COPAIBA.

Alex Pereira em 26/01/2010 às 20h37
Boa noite!
Tenho feito tratamento para gastrite a 1 ano, após tomar o cha da espinheira santa, nao tenho mais problemas com azia e o inxasso diminuiu. Gostaria de saber qual a dosagem recomendada e por quanto tempo fazer uso.

aladi das graças lima em 26/01/2010 às 22h48
Estou muito feliz, pois tbm estou tomando o chá das folhas da espinheira santa, e estou bem melhor. estou tratando de uma gastrite. mas creio em Deus que ficarei curada. Deus é fiel!!!!!

tatiane maria arnhold em 28/01/2010 às 19h55
Tenho gastrite e tomo o chá. Mas não sei se tomo de forma correta, gostaria de saber como devo toma-lo corretamente sem me fazer mal. Ele é reaumente bom para a gastrite? Se poder me responder logo agraeço.

rita fernandes em 05/02/2010 às 00h17
boa noite , tenho problemas de estomago a algum tempo,agora descobri que tenho pedra na vesicula, gostaria de saber se esta erva funcina pra isto tm e como devo toma-la obrigada

laercio de freitas em 07/02/2010 às 10h12
Epinheira Santa: existe alguma referencia do seu uso para Hernia de Hiato (refluxo)
Obrigado

RITA ROSA NOBRE em 09/02/2010 às 10h38
recentemente comecei a tomar o chá de espinheira santa, por indicação de uma amiga. gostaria de saber por quanto tempo devo tomar para ter um resultado satisfatório contra a gastrite.
obrigada

rose em 11/02/2010 às 01h34
já tomei o chá combinade de espinheira_santa tanchaise cavalinha para doença de chohn e muitos outras ervas mas sempre estou com crises gostaria de saber se tem alguma erva expecifica para essa doença por favor obrigado

ana cláudia F. dionizio cedotte em 13/02/2010 às 13h39
Tive gastrite e úlcera , agora já estou curada da úlcera mas a gastrite continua e o médico passou mais 3 meses de tratamento. Estou tomando cápsulas de espinheira santa de 500mg.Gostaria de saber de quando em quando eu tomo.Por favor me responda.
Obrigada

silvano Alamino em 13/02/2010 às 17h29
Ola! tive uma pangastrite ogora estou com uma gastrite leve e refluxo.
Por indicação comesei a tomar espinheira santa de 300 mg.
Gostaria de saber por quanto tempo devo tomar?por favor!
Estou tomando 3 ao dia.

Adão Ayres em 19/02/2010 às 21h50
Oi! Tenho esofagite tipo 1 (com erosões) há aproximadamente dez anos, adiquiri a espinheira santa e quero saber mais detalhes sobre esse tratamento alternativo. Já to cansado de remédios de laboratórios. Um abraço!

Hudson de Alvarenga Cabidelle em 10/03/2010 às 15h36
Boa Tarde ! tenho poblemas com refluxo e estou fazendo uso da espinheira Santa gostaria de saber se este medicamento existem efeitos colaterais. Obrigado!

Telma fv em 13/03/2010 às 11h09
Olá pessoal , este chá pode ser encontrado em Drogarias e Mercados.

Glicia em 25/03/2010 às 17h43
Olá gostaria de saber se ela é bom pra quem tem refluxo gastroesofágico. E se o uso contínuo do chá tem alguma efeito de contra-indicação. Ah, como devo preparar o chá e quantas vezes por dia devo tomar?
Obrigada

rita de cassia s santos, em 27/03/2010 às 08h32
gostaria de saber se o chá da espinheira santa ,serve para quem tem cisto no pancreas, e quem ja teve pancreatite?

kailany em 02/04/2010 às 00h13
Boa noite ! Gostaria de seber os principais beneficios e efeitos colaterais da espinheira santa.E para que tipo de infernidades ela e indicada.

FRANCISCO PAZ VILANOVA em 06/04/2010 às 10h17
há cura para gastrite, pois gostaria de saber sobre esta doença ou como tratar.

joes do radio em 10/04/2010 às 14h23
costaria de saber como devo tomar o cha da espinheira san ta pos nao como devo tomar se poder me repoder eu a gradeço.

marli petry em 11/04/2010 às 20h03
gostaria de saber como devo tomar o cha se me atender agradesso

ademir em 15/04/2010 às 15h30
Pelos comentarios vistos o seu cha é muito mesmo, estou com problemas de estomago (crises) e os exames não dizem nada, neste caso tomando outros remedios não teria problema de tomar este cha também, e as folhas secas compradas em mercado/drogaria são o ideal ou teria que ser comprimido manipulado.
Obrigado.

marilia fernandes fritsch em 16/04/2010 às 18h19
essa planta e bom para corimentos vaginais .

diego william em 19/04/2010 às 20h00
eu também tomo! aki na minha cidade! em essa e vairas plantas! de forma natural! quem quiser eu envio pois em são luis tem muito pés! de espinheira santa!

Conceição Moraes em 20/04/2010 às 21h34
Já ouvi vários comentários sobre a Espinheira Santa; tenho gastrite já diagosticada por exame, acusando presença da bactéria Helicobacter pylori; muita azia com queimação subindo (não sei se é refluxo). Gostaria de saber se posso fazer uso dessa planta? Se o chá é a pílula fazem o mesmo efeito? Por quanto tempo posso tomar? Se há alguma contraindicação? Se de fato o chá ou pílula matam a bactéria? Se cura a gastrite? Desde já agradeço, aguardando
Um abraço Conceição

Luiz Waldemiro da Silva em 07/05/2010 às 19h19
Concordo plenamente com a matéria e sou um usuário desse chá. Tenho uma árvore em meu quintal que cuido com muito carinho. Disponho gratuitamente a quem iteressar de mudas para que tambem outros possam assim como eu dispor desse medicamento milagroso. Contatos (47) 3623-4033

Aline em 11/05/2010 às 19h49
Oi eu tenho gastrite e queria muito fazer o uso do chá de espinheira santa mais não sei onde encontrar,teria como me indicar um lugar.E é verdade que esse chá deixa a mulher estéreo?
Obrigado.

marina m arraes em 18/05/2010 às 15h24
de grande ajuda ja que os remedios de farmacia estao muito caros , sem contar que tomo espinheira santa pois tenho poblemas graves de intestino e so com ela estou melhorando.

vera rabelo em 25/05/2010 às 16h14
e otimo o cha de espireira santa cura mesmo

alessandra faria franco em 25/05/2010 às 18h32
tenho pangastrite e gostaria de saber como posso tomar o cha de espinheira santa

maria luisa silva 27 5 2oio portugal em 27/05/2010 às 06h48
ja comprei o cha espinheira santa gostaria de saber mais sobre
os seus efeitos curativos.e o tempo que se deve tomar sem pausa

jussara marques costa em 27/05/2010 às 10h27
gostaria de tomar o cha para controle de peso

romulo fonseca viana em 28/05/2010 às 18h48
não consigo fazer as mudas desenvolverem ,ja comprei 3 vezes e nada ,tenho a area adquada como diz a reportagem ,o que devo fazer ,e como adquiro as sementes ,quem sabe produzindo a muda aqui posso ter mais susesso

cida em 29/05/2010 às 18h18
oi eu tenho gastrite ja tomei espinheira santa quantas capsula eu posso toma,obg

gladys ayala da silva em 29/05/2010 às 18h37
Quero saber se e bom para espinhas no rosto,e qual usar a raiz ou a folha,e como fazer o chá,e qual quantidade usar.
Desde já agradeço...

luiz arraes em 30/05/2010 às 21h01
muito obrigado pela facilidade do texto.
onde adquirir poucas mudas ?
o chá é com folhas secas ?
valeu.....

Rute Rocha em 31/05/2010 às 15h09
Oi, Já fiz três endoscopias e todas constataram que tenho gastrite, embora os medicos afirmam que seja uma gastrite leve, nem um deles indicam um remédio que cure, tomo omeprazol quando estou mal. Tô cansada desse sofrimento, quando me ataca começo logo emagrecer e odio ficar magra, fico com aparência de doente, peço a alquem que por favor se souber de algum medicamento natural ou alguma erva, me indique é horrível viver com um problema assim, dá um desanimo, já fiz uso de um monte de tipos de chás. Não desejo isso pra ninquem, que DEUS abençõe a todos que convive com esse problema. Um abraço.

sandra bezzi em 31/05/2010 às 20h14
Galera,por favor ,mandem pra mim,meu tel é 61 - 33740090!

claudete veras em 01/06/2010 às 14h47
olá nunca fiz uma endoscopia mas sinto muita dor no estomago quando como pimenta e limão minha boca sai muita afta,acho q é gastrite e acredito muita nas plantas,por favor me diz como faço o chá da espinheira santa e quantas vezes tomo por dia...moro em catolé do rocha na Paraíba.

Olá, boa tarde. Gostei muito desse artigo.Tenho gastrite tenho que tomar remedio todos os dias antes das refeições por causa do aml estar e a azia. gostaria de saber se a espinheira santa realmente cura a gastrite, como posso toamr e ate quando. Obrigada em 01/06/2010 às 15h50
Sou do Rj, tenho gastrite a muitos anos, gostaria de saber se espinheira santa cura mesmo, tomo remedio todos os dias antes das refeições por causa da azia e do mal estar. Adorei esse artigo. Bjsss

sonia em 02/06/2010 às 19h44
li os comentarioa porem onde estao as respostas, quero saber quanto tempo devo tomar o cha tenho gastrite ja tomei o cha porem nao melhorei, como faco para ter resultado satisfatorio. obrigado aguardo rspostas

luiz arraes em 06/06/2010 às 20h14
é com tristeza que após ler materia tão maravilhosa e valiosa, nossas duvidas continuam sendo nossas duvidas. vcs não nos levam a sério, não temos respostas ou satisfações. uma pagina sobrevive quando os seus usuários ficam 100% satisfeitos. b. noite.

iva maria lleite de paulo em 08/06/2010 às 17h31
gostaria de tomar o cha de espinheira santa ouvi dizer que ? muito bom

venina em 09/06/2010 às 17h33
boa tarde meu marido tem ulcera croneca ele pode fazer uso do cha da espinheira santa obrigado espero noticia

chaves em 09/06/2010 às 19h22
eu tenho um sitio em santa catarina,ela,tem de montao,afinal estou tomando,porque apareceu uma dor no esofago,tomo tres a quatro copos pordia, e estou quase bom´se deus quiser,vou ficar bom,se alguem quiser eu mando e so ligar p.mim 014 49 32224182 OLHA E OTIMO TENHO CERTESA. SO QUE TEM QUE FAZER UMA DIETA,COMER SO COISA LEVE,SEM CHOCOLATE, SEM CAFE,COISAS QUE TEM AÇIDO NAO PODE! -----DIETA

paulo clovis pasternak em 10/06/2010 às 22h31
ola gostaria de saber si quantas vezes eu poço tomar espinheira santa por dia e qual as doze serta e minha mae tem diabete ela pode tomar tambem nao vai fazer mau com os medicamentos qui ela toma

vilma maria da silva em 13/06/2010 às 18h30
sofro muito com asia e mà digestâo sò consigo melhorar com as capsulas de espinheira santa chego a ter mal halito quero saber se tem alguma contra indicacâo,porque os remedios que o medico passa naô resolve.

PAULO RONY em 14/06/2010 às 17h49
Olá gostaria de saber si quantas vezes eu poço tomar o chá espinheira santa por dia e qual as doze serta e si é bom para refluxo e esofagite.
Obrigado.

Ribamar em 15/06/2010 às 21h36
Como posso ter acesso às às respostas das perguntas postadas nesta página?

jaqueline emerick em 16/06/2010 às 21h37
ola emagreci 25 kilos bebendo combinaçao de ervas e tem espinheira santa uso farinha de beringela e farinha de maracuja efarinha de bannana verde com raçao humana eu fabrico e vendo se alquen se enteressar tenho produtos para diabetes e colesterol ligue 21 85643502 100%natural deus e fiel

gilvan santana santos em 19/06/2010 às 07h32
eu trabalho com farmacia viva em sergipe e vendemos o composto de espinheira santa para todo o pais,meu telefone(79)9965-2272,meu email apiariobonsfrutos@yahoo.com.br

SERGIO LUIS MOREIRA em 21/06/2010 às 16h07
OLÁ GOSTARIA MUITO DE COMPRAR UMA PLANTA DESSAS AQUI NO MARANHÃO NÃO VI FALAR AINDA, ACHO QUE NÃO TEM A VENDA, GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PRA CONSEGUIR? TOU MUITO AFIM DE COMPRAR. ABRAÇOS

leonice em 22/06/2010 às 15h22
oi eu tenho um pe de espinheira santa no fundo da minha casa , muita gente vem busca as folhas pra fazer remedio , eu sei que e uma pranta muito util ,quem quizer esta pranta e so me ligar eu mando pelo o correio e não cobro nada tenho uma filha que se curou de ucera no estomago e por isso que eu ajudo as pessoa e um santo remedio meu telefone e [01437671345] moro em coronel macedo interior de são paulo minha mãe quando vem de s.p pra minha casa ela leva de saco para vender nas veras ;mais pra quem não tem condição eu dou de coraçao ok

moema santos afonso em 29/06/2010 às 23h28
oi pssoal a 1ano tenho gastrite apareceu uma bacteria no meu estomago e agora estou com edema gastrico;;;enfimmm tomo medicamentos ja faz 1 ano
comecei semana passada a tomar o cha espinheira santa e ja senti uma grande diferença;;gostaria de saber se estou tomando certo o cha ;;eu tomo em forma de agua gelada faço o cha espero esfriar e depois tomo nao sei se é o certo se alguem poder me ajudar ;;agradeço!!!!!!1

manoel vicente dos santos em 06/07/2010 às 13h44
TENHO GASTRITE, E AGORA ESTOU COM ROBLEMAS DO SISTEMA URINÁRIO, QUERO SABER SE CURA MESMO E ONDE ENCONTRA-LA
SE ALGUEM PODER ME RESPONDER , MORO EM BRASILIA QUERO ENCONTRAR ESTA PRANTA O QUANTO ENTES.

OBRIGADO, MEU E.MAIL AI EM CIMA

Fabiano em 07/07/2010 às 11h10
gostaria de saber se a espinheira santa se plnata , e como consigo planta-la?


gostaria de saber em qualestação do ano ?

é fácil de cultivar espinha santa?


obrigado!!!!

ANGELA em 20/07/2010 às 16h27
olá! tenho muita azia que sobe pelo esofago, gostaria de tomar o cha de espinheira santa, mas não sei quantas vezes tomo por dia, e qual a quantidade,e por quanto tempo tomar. alguem pode me ajudar? por favor me responda

alankardec barbosa em 23/07/2010 às 14h27
tenho dor no torox eu fico muito mal fiz exame do coração deu tudo normal acho que estou com esofogite quero saber se espienheira santa faz bem e quantas vezes tomo por dia e a dosagem certa espero a resposta.

DELFINA HORTO em 24/07/2010 às 20h43
parece que tenho hernia de hiato, tenho azia queimação e muita palpitação. Fico muito nervosa com isso. Será que espinheira santa melhorava?? como usar? agradeço resposta. Obrigada fique com Deus

sonia mara em 27/07/2010 às 09h39
ola !!!!!! por favor gostaria de saber como usar a espinheira santa ?

Expedito Carlos em 28/07/2010 às 20h58
Por favor quero se essa planta serve também para quem tem pressão alta, e se ela regulariza a pressão

Marlene Couto em 31/07/2010 às 21h19
Olá Sonia, boa noite!
Basta você colocar um saquinho em uma chícara de agua quente, deixar por 5 minutos e depois beber. É um santo remédio para os problemas de estômago.
Abraço da Marlene de Balneário Caboriú-SC

elizah martins em 31/07/2010 às 21h46
Me disserão que espinheira santa é bom para redução de estômago, é verdade? por quanto tempo posso fazer uso dos chás desta erva? Agradeço quem possa me renponder.

Sonia Mendes em 03/08/2010 às 12h34
Olá < gostaria de uma informação, se posso tomar o chá de espinheira santa com o medicamento omepramix +28 . Embora seja um chá, fico preocupada em tirar o efeitp do medcamento , já que estou 4 dia de uso, ou de um interação medicamentosa devido as efeitos curativos do Chá.
Fico no aguardo urgente de uma resposta . Grata . Sonia Mendes

Maria Pessoa em 05/08/2010 às 20h16
Olá!
Por favor esse chá de Espinheira Santa serve para disfagia (dificuldade de engolir) fiz endoscopia e deu que estou com uma bactéria no estomâgo a Hapilory, será que posso tomara esse chá será que fará efeito para sarar dessa disfagia?

rilvana b n martins em 14/08/2010 às 13h55
um amigo tem acidez estomacal, sua lingua é toda rachada, o medico diz que não tem cura, sera q espinh sta resolve, como tomar. Outra
pessoa tem diabete, será que serve p/baixar a glicose, será que cura
pode-se tomar p/ esse fim, e como faze-lo. ah! Facil de encontrar é
na CADEG (central de abastecimento do estado da Guanabara) RJ , fica em BENFICA RJ - é barato, barato, a quem interessar. obrigado.

JOSÉ PEREIRA DE QUEIROZ em 14/08/2010 às 17h58

Site de excelente nível, notadamente para estudantes da área da Botânica e correlatas e, também, para profissionais que valorizam os princípios ativos da flora e deles se utulizam.

evandro soares em 15/08/2010 às 00h26
Gostaria de saber quantas vezes posso tomar o cha durante o dia

Adriana Murta em 17/08/2010 às 14h02
Boa tarde pessoal! Li todos os comentários e realmente não fica muito claro como se deve fazer uso dessa erva. Como vimos nas informações do site, a espinheira santa é uma erva utilizada como medicamento desde nossos antepassados indígernas. Acredito que esse tipo de conhecimento é realmente passado através dos anos pela experiencia, pelos relatos orais. Moro em São João del-Rei, interior de Minas, e aqui existe muita crença e sabedoria acerca de ervas medicinais. Eu aprendi que se faz o cha com a erva seca em infusão. Um punhado, que deve corresponder mais ou menos a duas colheres de sopa, para duas xícara. Toma-se de 3 a 4 vezes por dia desse chá que é até bem gostoso! (Sem açúcar!). O tempo de uso é até melhorar, caso não melhore, é bom procurar um médico competente e de confiança. Um abraço a todos e saúde pra todos nós!

claert santini gerlack em 18/08/2010 às 19h27
fiquei fascinada com essa plantinha e já tomei o chá dela q foi muito bom
Gostaria de saber onde encontra -la para plantar
parabéns a vcs. que colaboram com a saude.

Getulio Flores Lopes em 26/08/2010 às 21h32
Considero uma grande planta medicinal. Sou adpto da medicina natural e esta planta sempre foi usada por minha familia como um poderoso remedio para todo tipo de ulceras e tumores. Assim como depurativo do sangue.
A proposito, preciso conseguir uma muda, pois de galho não consegui reproduzir. Preciso tentar as sementes, alguem me consegue.
Getulio

cleusi fagundes em 29/08/2010 às 13h18
minha mae tem uma feriada na perna a mas d trinta anos pesso se vcs tiverem alguma informaçao para q ela posa fazer p amenizar esse sofrimento agadeço.

Paula C. Penteado em 29/08/2010 às 14h42
Por favor alguem me ajude. Estou com gastrie e esofagite corrosivas.Ja fiz endoscopia e não tem o H pilory. tenho tomado pantoprazol de 40 mg. mas ainda tenho muita dor de estomago. Agora comecei tomar o cha de espinheira santa junto. Não sei quanto devo tomar por dia, mas sei que é um ótimo remédio para o estomago .. Aguardo sua ajuda. paula.

francisca em 30/08/2010 às 23h38
me interesa saver si posso tomar y que cuantidade do cha para tratamento :hernia de ato obrigada por vcs existirenDEus os abençoe

Maria Salete Gonçalves em 31/08/2010 às 14h14
Oi Boa tarde gostaria de saber como posso fazer uso desta planta tão famosa, tenho muita azia, meu entestino e pregiçoso, tenho : 53 anos idade eu acho qeu já estou na faze da menopalsa mas a mestruação esta vindo, tenho pressão alta mas bem controlada, então aguardo um resposta

natan em 02/09/2010 às 18h18
ola ... tive muito problemas com o estomago gastrite feridas mal alito principalmete... uma amiga me endicou a espilheira santa tomar o cha tres veses al dia e realmente resolvel....abços...

socorro bezerra quinto em 03/09/2010 às 16h22
BOA TARDE. AMEI OS COMENTÁRIOS, SINTOME MAL DO ESTOMAGO, TIP FRAQUESA, SENSAÇÃO DE FOME, FICO GELADA. mORO EM SERRA TALHDA PE. VOU VER SE ENCONTRO AQUI, CASO N ENCONTRE CONHEÇO UMA CASA NO RECIFE QUE VENDE TDAS AS ERVAS MEDICINAIS E FIBRAS.SE ALGUEM SE ENTERESSAR POSSO AJUDAR. MEU ELMAIL. HELPTRIUNFENSE@HOTMAIL.COM. CEL. TIM.87-9993-2023 FQ COM DEUS!!!!!

Paulo Cesar Pinto em 07/09/2010 às 17h55
a espiinheira santa se encontra nas feiras do rio de janeiro tambem tenho gastriti e urcera eu tambem tomo o cha

maria edivanea maciel vieira em 15/09/2010 às 16h45
gostaria de comprar espinheira santa quem pode me vender?

wanda fernandes em 16/09/2010 às 17h43
boa tarde quero comprar muda de janauba-leiteira por favor mande como adquiri e o preço obrigada wanda

Jurema M. em 18/09/2010 às 07h01
Gostaria de saber se Espinheira Santa é para Pangastrite e como
ser usada . Sei que é uma planta muito especial.

obrigada
Jurema

alda alves em 20/09/2010 às 19h23
ola gostaria de saber quantas folhas de espinheira santa para uma xicara de cha e quantas vezes ao dia e se o fruto pode ser usado e como. obrigado

Ivete da Silva Dias em 21/09/2010 às 14h04
Boa Tarde, tenho refluxo seguido de gastrite, gostaria de saber se esse chá é bom combater o dois

Sergio em 24/09/2010 às 17h14
Ola amigos tenho gastrite brava deve ser nervosa,poderia me informar como tomo o cha de espinheira santa, se e tres vezes dia ou se posso tomar quando me der cede,Obrigado

ANA MEIRE CARMO COSTA PINTO SILVA em 26/09/2010 às 08h53
bom novas a todos. Tenho esofagite detectado a mais ou menos 1 ano e meio gostaria de saber mais a respeito da espinheira santa como devo toma-la e quanto tempo.

Maria de Lurdes em 29/09/2010 às 11h41
Tenho gastrite crónica; pois bem gostaria de tomar o chá de espinheira brava. Alguem me informa por favor onde encontrá-lo em PORTUGAL?

alina Ramos em 01/10/2010 às 21h03

alina ramos
Olhe eu uso a folha de espinheira santa para combater a dores no estomago e me dou muito be ,queria saber como devemos usar-la

Vandnei Esther Guimaraes em 11/10/2010 às 07h50
gostaria de saber onde arrumar semente da planta, pretendo me mudar para uma casa no interior e cultivar essa planta

sandra em 13/10/2010 às 20h48
meu esposo fez uma endoscópia a mais ou menos 1 ano e deu esofagite gostaria de saber se ele pode tomar esse chá e como fazer por favor me ajude pois ele sente muita queimação na garganta , onde encontro?
desde já agradeço!

ana maria dos anjos em 14/10/2010 às 11h43
Tenho esofagite cronica, faço tratamento médico mas não esta resolvendo muito, vou começar a tomar espinheira santa capsulas (herbarium), quantas vezes por dia devo tomar, qual o melhor horário? Por quanto tempo devo tomar?

Cintia Soares Mesquita em 18/10/2010 às 10h15
Adorei o site, mas gostaria de mais informações, quero saber quantas folhas de espeinheira santa se põe numa xícara de água e se pode ser usada com a salvia junto no mesmo chá, junto entende ?
Obrigada.

edinalva maria em 18/10/2010 às 10h34
tenho a bacteria hpylori;ja fiz o uso dos antibioticos nao resolveu muita coisa,fiz o uso do cha melhou por uns dias,mas agora voltou de novo,sera que nao fiz o uso correto?como devo tomar e por quanto tempo?

Edna Maria de Melo(Edinha) em 22/10/2010 às 15h56
Eu uso espinheira santa p/ digestão e é muito bom, gostaria de saber se tem efeito para emagrecimento?

Paula Silva De Lima em 29/10/2010 às 21h37
Espinheira santa, ajuda a emagrecer? Por quanto tempo devo tomar o chá de espinheira santa? Pois tenho gastrite. por favor me respondam o mais rápido. Obrigada!

kalessa simone em 04/11/2010 às 21h39
Eu gostaria de saber por quanto tempo eu posso fazer o uso contínuo deste chá de espinheira santa.
e qual a quantidade por dia, trê xícaras por dia de chá ou de café??

Rose Valério em 05/11/2010 às 13h13
Tenho paixão pelo NATAL. A espinheira santa é um arbusto muito bonito e que me lembra muito os enfeites natalinos. Além da recordação, que me leva até minha infância, quando minha mãe colhia cancorosa para fazer remédios caseiros, e a beleza dos ramos, confesso que sou apaixonada pela planta. Plantei um ramo em minha casa e para minha enorme alegria, está cheia de brotos! Abraços.

Celso em 08/11/2010 às 06h13
Olá! Bom dia a todos! fiquei impressionado com a quantidades de duvidas neste site, por isso resolvi escrever algumas coisas que eu aprendi sobre os chás. 1º passo: procure saber se a erva é realmente a que voce esta procurando( sites com informações na internete é o que não falta para isso) 2º passo: nunca tome o chá dessa erva por mais de quinze dias, pois se voce fizer isso estara comprometendo seriamente a sua saúde. procure variar com outras ervas com efeitos parecidos sempre respeitando o limite de quinze dias.3º passo: por mais que voce não goste de ir ao médico, lembre-se eles estão ai para tirar as nossas dúvidas quanto as doenças que devasta a população mundial.

Antonia Silva deMoura em 09/11/2010 às 22h35
Me informaram que espinheira santa era diuretica quero saber se reamente é e se emagrece da para me responder

Nira em 11/11/2010 às 19h34
Gostaria de saber se espinheira santa cura refluxo,pois tem 4 anos q sofro com esse mal,ja fiz varios tratamentos medicado pelo meu medico e nada resolveu,ñ aguento mais pois as maiorias dos alimentos q como eu tenho q colocar p/fora pois ñ para no meu estomago.me ajude por favor.bjus

ana casmel em 12/11/2010 às 15h57
Onde eu posso encontrar as respostas de todos esta perguntasoi feitas pelo grande publico?

Paulo em 19/11/2010 às 01h56
Gostaria saber se qualquer um pode tomar, e se deve-se tomar todos os dias por um curto período (ou longo), bem como os seus efeitos colaterais, se tiver.
Abraços.

Margareth em 22/11/2010 às 10h18
Ola comecei a tomar o cha e dar para toda minha familia mas preciso de orientaçao ,tenho um filho de 9 anos que ainda faz xixi na cama o cha pode ajudar e eu gostaria de emagrecer como devo usar,por favor me responda sobre as perguntas da mulher ficar esterio.Quais os beneficios do cha ,obrigada .

Nicole em 25/11/2010 às 09h47
e verdade que a espinheira santa e anteconcptiva pode deixar a mulher esterio como usa la como anteconceptivo?

Jane Mara em 06/12/2010 às 18h26
Tomo o chá de espinheira santa a 3 meses. Gostaria de saber se tem efeito colateral , e por quanto tempo devo fazer o tratamento.

gisele em 06/12/2010 às 21h56
eu estou tomendo esse cha pq tenho gastrite,nossa muita dor o estomego inchado,nauseas,dores de cabeça,o figado atacado,tudo horrivel,mas como cha.minha barriga diminuiu bastante,a dor tambem,e sotem 4 dias q estou tomando,bom mesmo.

Fatima em 07/12/2010 às 11h28
Olá! Meu marido tem gastrite esofágica e por isso gostaria de saber por quanto tempo deve tomar este chá. Agradeço desde já.

Terezinha Silva de Oliveira em 20/12/2010 às 13h45
Tenho um amigo que tomou a espinheira santa e disse que até a pele dele melhorou, quanto ao estômago ficou ótimo. Comecei a tomar o chá hoje, 20/12/2010. espero que o meu problema de intestino melhore. Assim que tiver algum resultado, falo pra vcs.

Rute em 23/12/2010 às 19h53
gostaria de saber como usar a espinheira santa, quantas folhas para quanta água e quantas vezes ao dia posso tomar?

COSME EM 26/12/2010 em 26/12/2010 às 14h49
Parabéns pelas informações, esta muito bem apresentada.
Tive sérios problemas estomacias como queimações, refluxo, azia unidos todos juntos com uma crise de soluços terríveis por quase um mês.
Tomei o chá da planta em infusão por indicação de um amigo.
Seu efeito foi quase que instantâneo, ja não aguentava mais aquela situação.
Tinha gasto muito, mas muito mesmo com remédios quimicos (farmácias).
Adorei e sempre tomo este chá, experimentem, vocês não vão se arrepender.
Boa sorte a todos.
São Paulo - SP

olga em 30/12/2010 às 18h55
oi gostaria de saber como fazer chá da espinheira.

sheyla perrier em 07/01/2011 às 05h38
ola , obrigada por abrir esta oportunidade aos interessados do assunto . comcei com uma gastrite ano passado , agora ja foi localizado a bacteria em mim . tenho vomitos sempre tomo ja a um ano o omeprazol. ja tomei antibioticos e nada , continuo do mesmo geito . agora tenho que correr para fazer outro exame de endescopia para ver se ela saiu , se nao terei que tomar outros medicamentos antibioticos ..gostara muito de saber o que podemos fazer para evitar que esta bacteria se agite , se desenvolva mas . obrigada espero a resposta , ahhhhhh , e que tipo de alimentacao podemos comer

luiza maria bavaresco em 08/01/2011 às 15h50
olá ;amei esta materia desta pag; BEM SERA ;QUE EU PODEREI USAR ESTE CHA.TENHO HERNIA DE HIATO MODERADA;JA NAO USO MAIS MEDICAÇAO ALOPATICA C/JA 2 ANOS. SO CONTROLO A ALIMENTAÇAO.E MEU MARIDO TEM GASTRITE- NERVOSA ;ESTA C/PERCA DE PESO.ESTOU PREOCUPADA.JA; TIVE HPILORI TAMBEM A BACTERIA E TRATEI.AGUARDO; resposta.GRATA PESSOAL.LUIZA MARIA ;ABÇO.

beth luis em 10/01/2011 às 10h59
bom dia,
estou com lesão no colo do utero posso fazer ducha
com espunheira santa, e por qto tempo.
aguardo retorno - obrigada

soares joaquim em 10/01/2011 às 18h42
vou pela primeira vez tomar o chá de espineira santa, gostaria que me disse-se como se prepara e em que quqantidade o devo tomar.
desde ja obrigado......
parabens pela apresentação 5 estrelas.

claudineia em 11/01/2011 às 00h24
como podar esta pequena arvore?e qual é a melhor maneira de se fazer o cha tirado diretamente da arvore?

Afonso em 11/01/2011 às 17h57
Pessoal eu posso garantir que a espinheira santa é maravilhosa para varias aplicações.Eu estava com câncer de pêle na face sempre abria o ferimento e apos o uso da espinheira santa como chá todas as noites foi cicatrizando e não abriu mais.
Também houve o uso de azeitonas regularmente pois eu gosto muito.

Viviane em 16/01/2011 às 17h59
gostaria de saber quantas vezes tem que tomar o chá durante o dia??????????
para tumores

Rita de Cássia em 17/01/2011 às 17h12
ola pessoal eu tinha uma forte gastrite nao tinha ideia de como tomar o cha jente nada mais eficaz que as proprias folhas sumiu toda minha gastrite eu mesma tive a ideia de comotomar o cha de espinheira santa deduzi que tomando de manha em jejum e meio morno faria mais efeito costumava tomar ate as nove da manha antes de me alimentar voceis podem conprar na feira e onde conpro as folhas secas nunca achei elas verdes obs lavo folha por folha e deicho senpre ferver para mtar qualquer bacteria e acredite fuciona parei de tomar assim que melhorei e foi rapido parei de gastar dinheiro com remedios obs senpre tomava um copo antes de dormir e pela manha ate as nove tomava uns tres copos mornos boa sorte

rita de cassia em 17/01/2011 às 17h47
obs tomei muito omeprazol nem fazia efeito mais tanbem ja tinnha conprado todo tipo de remedios mais tanbem uma amiga me imdicou um remedio de alivio imediato foi como tirar a dor em dez segndos eu nem acreditava mais em nem um remedio de tanta dor nome do remedio e gastrol obs a formula nao e a mesma dos outros remedios como os farmaceuticos falam se nao achar na farmacia nao compre indicaçao de farmaceutico quando falam que e a mesma formula um dia eles me falarao que gastrogel tinha amesma formula comprei me dei mal fui ler pra comparar nao era a mesma formula tem tambem em comprimido otimo mais e muito melhor o remedio liquido e alivio imediato estas sao minhas receitas super eficases obs os remedios que o medicos me passaram nao deram resultados mas procurem um medico e boa sorte

rita de cassia em 17/01/2011 às 18h06
eu coloco quatro copos de agua e uma mao cheia de folhas secas e lavadas de espinheira santa deicho ferver pra matar bacterias tomei tres vezes pela manha em jejum ate as nove e um copo na hora de dormir em duas semanas eu ja tinha melhorado obs procurem um medico se tiverem alguma duvida me perguntem boa sorte

FABRÍCIA em 18/01/2011 às 00h47
A ESPINHEIRA SANTA É SANTA MESMO, DEVE-SE TOMAR UM COPO DO CHÁ (FRIO OU MORNO) SEM ADOÇAR DUAS VEZES AO DIA (DE MANHA EM JEJUM E A NOITE - UMA HORA DEPOIS DO JANTAR) NA PRIMEIRA SEMANA, DEPOIS PODE SEGUIR TOMANDO ATÉ COMPLETAR 3 MESES O CHA SOMENTE PELA MANHA EM JEJUM. O CHÁ É BOM PRA TODOS OS MALES DO ESTOMAGO.
PARA CADA XÍCARA DUAS COLHERES DE SOPA CHEIA DA FOLHA.

claudiodinho em 19/01/2011 às 18h37
tenho gastrite,hoje vou começar a tomar o chá de espinheira santa,estou fazendo o cha de la verde,sera q pode ser assim???

Edmilson Grabski em 19/01/2011 às 23h19
Comecei a tomar o chá de espinheira santa e tenho sentido melhora na gastrite e refluxo.Realmente funciona, entretanto de forma estranha quebraram naturalmente 2 dentes de mi nha arcada dentária, como deixei de tomar café e leite penso que algo no meu organismo causou esta quebras de 2 dentes sendo um numa semana e outro na semana seguinte. Achei importante relatar aqui.

Regina Szot em 21/01/2011 às 09h57
Fiquei interessada num comentário feito por Edmilson Grabski a respeito da quebra dos dentes. Como faço uso da espinheira de vez em quando e tive essas quebras a algum tempo atrás gostaria de saber se tem algo a ver com o uso da espinheira. Gostaria de saber também do uso correto do chá e das cápsulas. Obrigada.

BETH LUIS em 21/01/2011 às 14h17
BOA TARDE,

GOSTARIA DE TOMAR O CHA DA ESPINHEIRA SANTA, COMO USAR E
POR QUANTO TEMPO.
AGUARDO RESPOSTA.

valtair rodrigues do vale em 25/01/2011 às 15h21
por favor, estou tomando cha da folha de espinheira santa, por recomendaçao medica, ate aqui esta sendo muido bom, pois estou diminuindo o uso do enibidor de suco gastrico. So tenho uma duvida, por favor me responda; que quantidade deste cha eu devo tomar durante o dia e como prepara-lo corretamente. desde ja muito obrigado.um abraço,.

Mauro em 25/01/2011 às 16h49
Em resposta à Sra. Portuguesa, Maria de Lurdes. Poderá encontrar esta planta numa ervanária chamada ervanária Angolana. Fica em Lisboa, perto do mercado de arroios.

katiamariaclaudinatorres em 26/01/2011 às 10h46
gostaria de saber qual a quantidade de folhas que devo colocar ao fogo para que possa beber diariamente? abraços e muito obrigado!!! possuo hepatite c e fui informada que esta folha ajuda muito no tratamento.

FABRICIA em 29/01/2011 às 02h55
RESPOSTA A VALTAIR
SE FOR DE SAQUINHO VOCE COLOCA UM PARA CADA XICARA, E TOMA 4 VEZES AO DIA, DE MANHA EM JEJUM, ANTES DO ALMOÇO, ANTES DO JANTAR E A NOITE NA HORA DE DORMIR.
SE FOR AS FOLHAS VOCE COLOCA UMA COLHER DE SOPA ( APROXIMADAMENTE UMAS QUATRO FOLHAS) PARA FAZER MEIO LITRO, DEIXA FERVER POR UNS TRES MINUTOS E TOMA 3 VEZES AO DIA, DE MANHA EM JEJUM, ANTES DO LANCHE DA TARDE E A NOITE NA HORA DE DORMIR.

NIEDIA em 29/01/2011 às 03h01
eu gosto de fazer em media de um litro por dia e passo o dia bebendo, coloco na geladeira e sem açucar, tomo umas quatro xicara por dia sempre antes das refeiçoes. quanto ao tempo, deve acontecer quando vc se sentir melhor, no meu caso que tenho gastrite cronica ( melhora a longo prazo) eu ja venho tomando a uns tres meses.

Maria Denize Freire de Medeiros em 02/02/2011 às 14h03
Por favor, gostaria de saber onde encontro a planta chamada seiki, pois o meu pai está com muita fé que será bom para as dores que sente nas pernas. Vocês poderiam me ajudar? Agradecida. Denize

regiane aparecida dos santos em 04/02/2011 às 13h54
Boa tarde, tenho heria de hiato e gostaria de saber se o cha de espinheira santa e bom.
Tenho muitos gases ,e dor da barriga gostaria de saber se o cha tbm e bom pro intestino vou começar a tomar hoje obrigado tirei muitas duvidas neste site.

vera regina alves em 04/02/2011 às 23h39
Olá.
Me indicaram o chá do caule da espinheira santa para o diabetes.
Estará correto?

Isabel Cristina em 09/02/2011 às 08h31
Adorei o site, estão de parabéns pelas informações! temos uma fazenda no interior da Bahia, que tem muitas espinheiras santa, tomo o chá para a rinite alégica. Será que é bom para esse fim? minha irmã tomou e se deu bem. Mande-me alguma resposta, por favor! Abraços!

Bety Jambo em 12/02/2011 às 22h10
Ganhei um saquinho de folhas de espinheira santa e já fiz alguns chas e tomei.COLOCO 4 FOLHAS EM 2 COPOS COM ÁGUA E ´LEVO A GELADEIRA PARA TOMAR GELADO, TOMO A QUALQUER HORA .tÁ CORRETO OU ERRADO?
COMO FAZER! TEM HORÁRIO PARA TOMAR?
AGUARDO UMA RESPOSTA URGENTE.
AGRADEÇO

sandra regi nha soares alves em 21/02/2011 às 20h17

Eu adorei conhecer esta pagina e gostaria de fazer parte tambem.desde de já obrigado.

martha em 22/02/2011 às 16h58
p/ ler dalila e martha, leiammmmmmmmmmmmmmmm

ANTONIO FERNANDO OLIVEIRA MATOS em 24/02/2011 às 10h29
Gostaria de saber como usar a espinheira santa, e quanto tempo pode ser usada

Atenciosamente
Antônio Fernando O Matos

ana lucia cavalcante em 01/03/2011 às 13h40
gostaria de saber se posso tomar espinheira santa mesmo tomando pantocal?

Magali Amâncio em 03/03/2011 às 06h44
Parabéns pelo Sati,uso Espinheira Santa os resultados são muito eficientes.
Na corre,corre do dia a dia uso o Espinheira Santa KLEIN,tenho em casa as folhas tb.

JULIO CESAR em 07/03/2011 às 21h00
qual o tempo de uso da espinheira santa e qual o prazo de curar deste remedio

maria neuza s. pires em 08/03/2011 às 13h00
gostaria de sabr se o uso contino da espinheira santa tira a potencia sexual ?

givaldo rodrigues dasiva em 11/03/2011 às 12h19
eu queria saber a onde a gente encontra a semente ou a casca da espinheira santa.para mim conprar espero resposta.givaldo r. silva em 11/03/2011 as 12;19

Gilda em 11/03/ 2011 em 11/03/2011 às 16h05
Boa tarde! Gostaria de saber se o chá dessa erva realmente é boa para o tratamento de mioma.

Noeli pinheiro em 13/03/2011 às 21h14
por quanto tempo devo tomar a espinheira santa para gastrite?? qual é o intevalo e devo tamar frio? ou morno?

nelson em 13/03/2011 às 21h59
estou tomando o cha dessa planta a duas semanas e digo que essa planta e realmente santa , pois tinha uma gastrite muito forte , com dores muito fortes e so em duas semanas acabou com as dores , graças a DEUS por ter feito esta planta .

Nelson em 13/03/2011 às 22h08
Moro em um sitio na cidade de Juquitiba ,Sp e gostaria de algumas mudas de plantas medicinais , como esta espinheira santa,e outras . favor manter contato obrigado.

julia em 14/03/2011 às 16h42
comecei tomar hoje e e muito bom e eu tenho a planta

fabiula em 14/03/2011 às 16h48
moro em minas e por aqui tem muita eessa planta e eu emeu irmao tomamos todos os dias para estomago eu tomo para prolactina alta

Maria Luzia Datorre De Paula em 15/03/2011 às 19h05
QUANTAS VESAO DIA TEMQUE TOMAR

sandra leite em 17/03/2011 às 20h10
sandra from los angeles gostaria de saber como tomar a espinheira santa quantas vz pos dia e por quanto tempo pois sofro de gastritis ,agardo resposta des de ja obrigada.

JANA SANTOS em 22/03/2011 às 13h07
GOSTARIA DE SABER QUANTAS VEZES POR DIA E POR QUANTO TEMPO POSSO TOMAR O CHÁ DE ESPINHEIRA SANTA

paulo em 22/03/2011 às 17h34
como devo proceder para preparar o chá? só das folhas? quantas vezes devo tomar ao dia? durante quantos dias devo fazer o tratamento? No aguardo de sua reposta, desde já agradeço.

Rita de Cassia Tostes lobo em 24/03/2011 às 19h57
Quero saber quantas vezes devo beber o chá e por quanto tempo?

vanderli urruth em 29/03/2011 às 11h34
Desde que passei a tomar o chá de espinheira santa regularmente no chimarrão passei a não sentir dores,sinto melhor e rejuvenecido.tenho a disposição a planta e de graça so entrar em contato.

ANTONIO SOLFARELLO em 03/04/2011 às 10h51
COMEÇEI A TOMAR A ESPINHEIRA SANTA PARA AZIA E SENTI BOA MELHORA, E NOTEI QUE MINHA BRONQUITE ASMÁTICA MELHOROU CONSIDERAVELMENTE A PONTO DE ESQUECER DE USAR A BOMBINHA.
SERÁ QUE HÁ RELAÇÃO DE MELHORA TAMBÉM PARA ASMA?

marcio batista em 07/04/2011 às 15h50
COMO DEVE SER FEITO O CHÁ DA ESPINHEIRA SANTA,QUANTAS VEZES DEVE SE TOMAR AO DIA,PARA QUEM TEM HPILORY E GASTRITE CRÔNICA.SOUBE TAMBEM QUE O GRÃO DA ERVA DA PLANTA MACELA OU MARCELA DO SERTÃO SERVE TAMBÉM PARA ESSAS FINALIDADES, QUAL SERIA E A FORMA MAS INDICADA. OBRIGADO E AGUARDO RESPOSTAS.
MARCIO BATISTA - RECIFE - PE.

NABOR em 07/04/2011 às 17h33
Bom dia !!!
Por favor,posso usar ESPINHEIRA SANTA para combater ((PROSTA INCHADA))?. Visto que,as vezes vou ao banheiro urinar 4 a 6 vezes na noite









Bom dia



















ARTUR BONTEMPO em 09/04/2011 às 14h29
Todos comentários são direcionados para a positividade da Espinheira Santa e como é bom ter contato com sites como este.
Eu, particularmente, associado à esofagite, tenho uma dor de cabeça monstruosa e enxaquecosa, tudo indicando que acompanha o refluxo gástrico que tenho.
Se alguém já teve esses sintomas, favor escrever.
Aliás, vou tomar a Espinheira Santa, pois todos os tratamentos não me dão resultados positivos.

ana maria menezes canna b rasil em 09/04/2011 às 18h51
gostaria de saber se o remedio fitoterapico vendido nas farmacias de nome espinheira santa, serve para a sindrome do intestino irritável.Agradeço pela resposta.

carla araujo em 12/04/2011 às 17h45
duas vezes na semana tomo o chá da espinheira santa
é um ótimo cicatrizante
mim dou bem com ele...

Cacilda em 20/04/2011 às 19h48
Boa noite, por favor quero saber se essa erva é bom para pessoa nervosa e falta de sono, mais uma coisa e para quem toma remédio para hipertensão.
Desde já agradeço pela resposta

maria em 22/04/2011 às 01h21
gostaria de saber se essa erva espinheira santa serve para diabéte e para triguicereos

Rosa de cássia Santos da Silva em 22/04/2011 às 22h53
já tomei o chá de espinheira santa para curar úlcera e vi o resultado a espinheira santa é uma maravilha ela e fantastica adorei.

Vilma V. Batista em 30/04/2011 às 18h12
Boa noite!
Ha alguns anos conheço essa planta maravilhosa.Me ajudou nos problemas estomacais.Adoraria ter um pé de espinheira santa.Será que vocês me ajudariam a conseguir uma muda.Ficarei muito agradecida.
Atenciosamente,
Vilma

CLAUDIA em 05/05/2011 às 12h36
Olá, boa tarde!
O resultado da minha endogoscopia, constatou ulcera e gastrite. a úlcera graças a Deus sicatrizou, porém continua a gastrite. Me recomendaram tomar Espinheira Santa. Gostaria de saber se este medicamento possue algum efeito colateral e contra indicação. como devo tomar em capsulas. Obrigado.

beth luiz em 06/05/2011 às 08h42
espinheira santa pode fazer ducho para lesão co color do utero.

Marilene Tavares Costa em 13/05/2011 às 08h47
Olá, bom dia!
Tenho gastrite, esofate e a bacteria H.pylore, gostaria de saber se eu tomar espinheira santa cura também a bacteria.
Obrigada.

joao batista em 16/05/2011 às 10h17
como faço o cha de espinheira santa e como devo tomar

Alex Leal em 17/05/2011 às 14h52
Pra que quer fazer o chá é o seguinte:

Ferva um litro de água e depois acrecente a espnheira santa, deixe em fusão por uns 15 minutos. Coando-o em seguida (pano, coador, saquinho limpo de café, etc...). Tomar Três vezes ao Dia.

O Chá e santo mesmo, aquela dor que dá no estõmago quando se tem gastrite e instantes alivia.

Espero ter ajudado.

nilson.m em 17/05/2011 às 16h10
gostaria de saber se posso tomar cha dessa planta para dor nos testiculos.desde ja agredeço

Ceres em 20/05/2011 às 12h49
Existe também Espinheira Santa em cápsulas.As cápsulas contém a folha seca triturada e é manipulada em farmácias de manipulacao e fitoterapicos. No Recife-Pernambuco tem a DIOFARMA na rua Visconde de Albuquerque, onde eu sempre compro. Nao é caro e é feito na hora. Acho muito mais prático que o chá. Se toma 2 cápsulas comum copo de água antes de dormir, até melhorar.Normalmento tomo por 5 dias. Se deve juntamente fazer uma dieta. Quem sofre de problemas de estômago,intestino ou fígado sabe perfeitamente que nao se pode comer de tudo.Temos que fazer também a nossa parte porque nenhum remédio é milagroso.Se nao se muda os hábitos alimentares o problema sempre vai voltar. A Espinheira cura úlcera sim mas se os hábitos permanecerem (alimentacao errada,comer demais,beber junto com a refeicao,muito stress, etc) outra úlcera vai surgir....é o mesmo que enxugar gelo!!!!

joao em 23/05/2011 às 09h43
gostaria de saber onde comprar sementes espinheira santa ,para comercializar .

carlos em 23/05/2011 às 13h14
aonde comprar em PORTUGAL"espinheira santa" ?

neuza em 23/05/2011 às 21h57
comecei a tomar este cha, espinheira santa, pois estava sentindo muita dor no estomago e azia, uma amiga me ensinou esta receita, gostaria de saber se realmente é bom, e se existe algum efeito colateral, pois até agora só senti um bem estar e melhorei do problema, e estou gostando muito de poder participar desta página maravilhosa.
obrigada

Godofredo Oliveira Bastos em 25/05/2011 às 20h07
Gostaria de saber o cha de Epsinheira Santa é bom para bexiga e Prostata.

Brunno Brito em 04/06/2011 às 22h18
tenho refluxo ,e ja tive gastrite,a espinheira santa e otima,compro ela seca e faço em fusao,coloco 4 a 5 folhas ,fervo um copo grande de agua e coloco e tampo,deixo por 40 m a 1 hora e bebo o cha morno,e se fizer a dieta certa tambem teras bons resultados,

silvana em 06/06/2011 às 19h14
tive gastrite tomei remedio fiquei boa, a médica disse que era um tipo de gastrite nervosa,então tinho de cuidar do estress. dificil.agora tenho refluxo, faço endoscopia de 2 em 2 anos, não acham mais a gastrite. tomo omeprazol diariamente e comprimido de espinheira santa. as vezes tomo so espinheira santa. agora estou tomando o estrato da espinheira diluido num litro de água diariamente, me sinto bem melhor. quando estou no trab pela manhã meu estomago queima muito, como banana e passa após os almoços tenho sempre com azia, mal estar. meu estado geral melhora quando malho, corro 8 km na esteira, ai tudo funciona melhor. enfim parei o omeprazol, parei de beber mesmo que socialmente e evito leite derivados e frituras.comomuitas frutas, principalmente banana que li que reveste o estomago e diminui a acidez
tenho medo de piorar minha saude porque parei o omeprezol.
espero ajudar com minhas dicas. abraços, sil

Adina em 07/06/2011 às 16h33
Olha só tenho que agradecer a vcs, pelas dicas eu estava sofrendo muito, com nauseas, por causa , da minha Hernia de Hiato, e esofagite, começei a tomar a espinheira santa no segundo dia desapareceu tudo, to otima, faz duas semas que comecei a tomar e to muito bem, até estou emagrecendo, não sei se tem haver, mas perdi 3kilos, , bjus a todos...

Otacilio em 19/06/2011 às 22h52
Gostaria de estar cultivando a planta ESPINHEIRA SANTA, Pergunto? ONDE POSSO CONSEGUIR SEMENTES DE ESPINHEIRA SANTA, PRECISO DELAS URRRRRRGENTÍSSIMO. OBRIGADO OTACILIO, AGUARDO RESPOSTA URGENTE E AGRADEÇO PELA INFORMAÇÃO, MANDEM-ME TEL PARA CONTATO. UUUUUUUUUUUUUU

wagner luciano matos em 23/06/2011 às 10h33
GOSTARIA DE SABER POR QUANTO TEMPO DEVO TOMAR AS CAPSULAS DE ESPINHEIRA SANTA E QUAL DOSAGEM CERTA DIARIA?

ROSA MARIA DE OLIVEIRA em 26/06/2011 às 11h03
Gostaria de saber como e onde encontro essa planta a ESPINHEIRA SANTA aqui no nordeste do Piauí ou a semente.

leila santana em 29/06/2011 às 16h44
Conheci esta planta medicinal em dezembro de 2010,estava muito mal do estômago(refluxo,gastrite,etc),tudo que comia fazia mal, faltava só vomitar,era muita dor,gazes,azia, inchava o estomago,arrotava muito,dava até falta de ar;
A minha irmã veio de RO e conhecia o poder da folha ,fez o chá para mim tomar,e os gazese outros males começaram a melhorar,desde aí nunca mais parei de tomar o chá da folha de espinheira Santa;Eu já perdi em seis meses cinco(05) kg,o mal estar que eu sentia acabou, e Graças a DEUS e a minha irmã que indicou essa planta,hoje ,posso dizer estou curada de todo os males que tinha,Toma como água geladeira 1 á 2 lt's por dia.A folha é seca e vendida em saquinhos nas feiras.Parabéns pela materia,obrigada.

joseane santos em 08/07/2011 às 09h56
gostaria de saber se o chá da espinheira santa surte algum efeito para quem tem colesterol alta? pois estava com o colesterol alta e não tomei medicação alguma para baixar,só estava tomando o chá da espinheira santa para o problema do estômago. desde já obrigado.

JOANA OLINDA em 08/07/2011 às 22h50
Gostei da materia. Espero receber, via e-mail, orientacao correta para utilizar o cha, visando curar cancer de mama.

Leiliane salete katschor em 10/07/2011 às 12h27
Como fazer o chá de espinheira santa e quantas vezes tomar ao dia?

Marcio Paiva em 12/07/2011 às 16h19
Gostaria de saber o quanto e por quanto tempo se pode tomar sem problemas, se é bom depois de algum tempo fazer uma pausa. olha para o estomago figado e intestino não ah nada melhor.

vanda em 25/07/2011 às 10h30
já tive esofagite gástrica causada pela h.pilory e agora estou sentindo os mesmos sintomas, acho que estou com o mesmo problema, que vai e volta de tempos em tempos. Li sobre a espinheira santa, mas tenho dúvidas como deve ser administrada e quais são seus efeitos colaterais. quero fazer uso do medicamento, pois, tenho restrições a alguns tipos de antibióticos e antiinflamatórios nem pensar! gostaria de receber uma resposta imediata, pois, estou sentindo fortes dores no estômago e quero comprar o medicamento logo. gostaria de saber também se os encontrados na farmácia de manipulação tem o mesmo efeito do chá feito com as folhas secas.

João Carlos Marques em 25/07/2011 às 20h10
Olá. Parabéns pela matéria. Eu tenho essa planta em casa mas me disseram que a verdadeira é a que contem 03 espinhos que eu também já consegui. Gostaria de saber se há diferença entre elas .
abraços

Elen da Silva de Souza em 27/07/2011 às 08h40
Gostaria de saber quanto tempo tomar e como, para minha gastrite.
Obrigado

Carlos Roberto Souza Soares em 27/07/2011 às 13h16
Tenho espinheira santa para vender, só não sei se é possível enviar pelo correio. Acho que por transportadora ou onibus fica caro.

edy alves pereira em 28/07/2011 às 17h37
gostaria de saber quantas vezes por dia posso tomar uma xicara do cha espinheira santa poisa tenho gastrite.
desde ja agradeço.

ALCIENE GONCALVES DE OLIVEIRA em 31/07/2011 às 13h19
bom tomo e é otimo tomo de manha em jejum , antes do almoço e antes da janta apenas um calice do cha toma por cinco meses sem parar vc vai ver é otimo bjsss pra todos.

luziagmoura em 31/07/2011 às 17h51
comecei a tomar o chá e estou me sentindo bem graça a deus tenho fé e vou ficar boa e curada em nome de jesus

pieta sales em 09/08/2011 às 11h40
Para fazer o tratamento preciso saber a posologia para esofagite, gastrite e ulcera. alguem pode repassar essas informações. obrigada.

Gerlane Valdeiça em 12/08/2011 às 08h52
quantas xicaras por dia devo tomar? tenho muita asia e tambem quero emagrecer. obrigada

Gerlane Valdeiça em 12/08/2011 às 09h02
ola, tambem gostaria de saber se realmente ela elimina o vicio do alcool pois tenho um irmao alcolatra, se cura, como devo agir? quantas veses ao dia? e por quanto tempo. abraços.

Dalva Maria SantAna da Silva em 16/08/2011 às 11h36
Para gastrite e outras inflamação devo tomat o chá da raiz ou só da folha serve?
Quantas vezes por dia devo tomar?
Aguardo uma resposta urgente
bjs

ivete em 16/08/2011 às 16h56
gistaria das respostas toma cha de espineira santa,faz mau mesmo pois tenho gastrite, fico esperando resp

G.O em 19/08/2011 às 13h48
Me falaram muito bem dessa planta, vou começar a tomar, gostaria de saber se ela serve para problemas estomacais que causam mau halito, sinusite e sem pode deixar a mulher estéril.. se sim por favor me responder...
Gostaria de saber mais da planta se existe alguma contra indicação.
Obrigada

Carmen Costa em 21/08/2011 às 00h25
GOSTARIA DE SABER O TEMPO QUE DEVO CONTINUAR FAZENDO USO DO CHÁ DA ESPINHEIRA SANTA.HÁ QUATRO MESES QUE VENHO USANDO E ESTOU ME SENTINDO MUITO BEM.

juliana em 24/08/2011 às 18h01
Meu tio curouse de castrite com o chá desa planta.

vera lucia em 24/08/2011 às 19h28
estou tomando cha de espinheira santa nao sei se estou fazendo certo, tennho gastrite e muita infecçao na urina gostaria de saber se serve para os meus problemas ja que serv par inflamaçao,tomo uns 3 copos por dia.agradeço desde ja se me esclarecer. quanto temo tenho que tomar?

daniela em 24/08/2011 às 19h39
bom eu estou pesquisando essa planta para um trabalho na escola
é eu estou gostando muito pois , eu gostei de saber sobre essa planta
para que serve e tem muitos meio de fazer seu chár e isso e muito inportante par as pessoa que usa esse chár
bom e só isso xauu para todoss...??

jovani em 24/08/2011 às 22h38
ola gostaria de saber como faz o chá da espinhera santa para curar ulcera!
gostaria de saber se cura enjôos

sonia em 25/08/2011 às 16h41
olá tb gostaria de saber onde comprar etsa erva Espinheira Santa tenho esofagite, pode me informar por favor preciso muito tomar chá dessa erva beijos...

nelson candido da costa em 28/08/2011 às 09h11
tenho conhecimento dos beneficios medicinal desta pranta
e ja tentei faser muda por estaquia e não comcegui gostaria
de saber se so pode reprodusir por cemente ou se esiste outros
meios de reproduçaõ desde ja agradeço

Dulcinea L. Amaral em 29/08/2011 às 17h07
faço uso de Espinheira Santa em comprimidos , tirei a tireóide com quatro quatro nódulos benignos , mais tenho refluxo será que também
é bom p/ refluxo , se n/ for me indique outro produto natural em comprimidos p/ o tal.Obrigado ,beijos!!!!!

Maria Lucia C. Leal em 30/08/2011 às 17h18
Maria Lucia Leal 30/08/2011 às 17:10
Tenho gastrite enantematosa ja tomei remédio, agora estou tomando
o chá de Espinheira Santa por minha conta, quero saber contas vezes devo tomar o chá até eu fazer o outro exame da endoscópia.
Desde já obrigada!!!

dulcileni em 31/08/2011 às 21h05
comecei a tomar o chá de espinheira santa a dois meses estou sentindo
muito bem , sempre tinha crises de refluxo devido ao esofagite, pois já usammposso comer e beber tudo até ganhei uns quilos , meu pai também
usa ele teve alteração na prostata está sentindo bem

Valeria Chiavegatto em 01/09/2011 às 19h33
Meu filho já usou a espinheira santa quando estava com problemas de estômago. Melhorou muito. Gostaria de saber onde posso conseguir a semente ou mudas para plantio domiciliar. Muito obrigada.

maria fatima pombeiro em 02/09/2011 às 20h14
podera dizer me se espinheura santa em cha tira vicio do alcool?agradeço resposta rapida.e muito urgente.agradeço sigilo.abraço dasesperado

José Petronio Fantasia em 03/09/2011 às 16h49
tenho problemas estomacais, gastrite devido ao meu estado emocional e também intestinal e pra mim essa planta tem tudo haver comigo e acredito no poder de cura, com certeza vou adotar a espinheira santa, fazendo parte do meu tratamento, obrigado.

solange em 06/09/2011 às 11h42
Olá!, já conheço a planta e posso garantir que junto com uma alimentação saudavel ajuda a perder peso, já fiz e aprovo.

Junior em 06/09/2011 às 15h37
Olá pessoal a duas semanas estava sentindo fortes dores por causa da gastrite e mesmo tomando remédio a dor não passava,minha mãe já havia tomado este chá e me recomendou,pois comprei fiz e tomei e por incrivel que pareça no mesmo dia já estava melhor hoje é o 2º dia que estou tomando e 100% melhor,vou continuar tomando e recomendo a todos que tem esse tipo de problema,chá maravilhoso muito bom!!!!

eliana isabel dos santos em 06/09/2011 às 17h42
Achei interessante os beneficios que esta erva trás para nossa saude.
Tenho gastrite e acredito estar com Disfagia estou sofrendo muito as noites não consigo dormi pois minha garganta reseca e fico sem saber oque fazer.
Tomo omeprazol continuamente mas não esta resolvendo mais.
Gostaria de saber como tomar este chá, desta planta maravilhossa.

JOSÉ MARIA FELIX em 08/09/2011 às 09h31
Tenho esofagite crônica e na ultima endoscopia foi detectato Esofago de Barret na fase inicial. Quero saber se posso fazer uso da Espinheira Santa, como prepará-la e qual a dose diária. Faço uso diário de pantozol 40 mg.

Elaine F. S. Leite em 09/09/2011 às 10h46
Gostei desta pagina, conheci essa erva com um raizeira mas tenho duvida como tomar tenho gastrite distal leve com refluxo, tomei em jejum tive dor de estomago e uma diarreia com colica , talvez foi o jeito de tomar. Me ajudem por favor, quero continuar.

João Elias Scheffer em 09/09/2011 às 16h03
Planta muito importante, adquiri a muda num viveiro parceiro da Apremavi. Muito obrigado.

Elaine Cristina A. Gomes em 10/09/2011 às 00h18
Estou amamentando e meu médico me mandou tomar a espinheira santa em cápsulas....Estou com receio de meu leite secar......Será que estou me preocupando a toa , pois o meu tratamento é de 2 semanas? Se possível me esclareçam......

Atenciosamente;


Elaine Cristy.

maria aparecida em 11/09/2011 às 19h40
Gostei bastante, gostaria de saber onde posso conseguir mudas e se no Sul de Minas Gerais ela conseguiria se dar bem. Obrigada

fernando em 13/09/2011 às 07h53
Parabens por este Site e grande utilidade publica,gostaria de saber onde encontrar semente da espinheira santa,,,? abraços

val em 14/09/2011 às 23h21
gostei da materia eu tenho um problema serissimo de gastrite, a minha tia mim indicou a eva para cura da gastrite
eu gostaria de saber de vcs se ela tbm serve para emagrecer.

Fernando Maran em 19/09/2011 às 13h06
Gostei muito da seção e gostaria de receber mais informações sôbre a APREMAVI.

Benildes de Castro Leal Araujo em 19/09/2011 às 15h14
Boa Tarde!
tenho crises de gases horriveis e também sou diabetica na fase inicial.
Gostaria de saber se a espinheira santa diminui tbm o diabetes e com relação o relação a crise de gases, quantas vezes posso fazer uso.
Agradeço desde já.

cleber souza em 22/09/2011 às 01h01
muito obrigado por essa dica vou começar meu tratamento agora ja sofri o bastante

maria iiglae malini em 25/09/2011 às 08h59
BOM DIA PARA TODOS AS INFORMAÇÕES SOBRE A ESPINHEIRA SANTA ... ÓTIMAS ... COMO A MAIORIA NECESSITAMOS RESPOSTAS OBRIGADA MARIA IGLAE

roseli em 25/09/2011 às 13h42
estou tomando capsulas q contém espinheira santa,agoniada,barbatimão,calendula,camomila,salsaparrilha,unha de gato e uxi amarelo.pedi as capsulas numa casa natural para fortificar o útero pois estou tentando engravidar.será q não fará efeito contrário,?pois vi esses comentários da espinheira santa de q ela é contraceptiva?por favor mande um email e me respondam.desde já agradeço!

rosalva zaniboni maliska em 27/09/2011 às 15h08
Gostaria de saber quantas xícaras são recomendadas por dia, para tratamento de gastrite?

valentina boischio em 29/09/2011 às 11h21
gostaria de saber como tomo o chá de espinheira santa, quantas vezes
ao dia ou comprimidos.


Obrigada

cecila de moraes goveia em 02/10/2011 às 16h27
preciso saber qual o melhor o chá ou a capsula,como tomar o chá,qtas vezes ao dia, e as capsulas.Qto tempo tomar para q cure.

laercio de sousa leonez em 06/10/2011 às 09h18
preciso saber qual o melhor o chá ou a capsula,como tomar o chá,qtas vezes ao dia, e as capsulas.Qto tempo tomar para q cure.

laercio de sousa leonez em 06/10/2011 às 09h27
ESSA PLANTA SERVE PRA ULCERA NERVOSA, GASTRITE, AS VEZES PELA MANHA QUANDO VOU ESCOVAR OS DENTES ME DA VONTADE DE VOMITAR E QUANDO VOMITO SO VEM UM POUQUINHO DE SANGUE ESSA PLANTA SERVE COMO FAZER E QUAL A DOSAGEM, TENHO 41 ANOS TOMO REMEDIO DE PRESSAO VASOPRIL 10MG,,,,GOSTARIA QUE ME MANDASSE RESPOSTA.

Lina em 12/10/2011 às 21h36
Faço uso da espinheira santa no combate ao refluxo e gastrite, estou me sentindo bem melhor graças ao Divino Pai Eterno. Só gostaria de saber as reações do chá e a dosagem correta.

Obrigado!

Jesiel ribeiro santos em 13/10/2011 às 06h59
Tenho 45 anos, tenho problemas serissimos de estomago, já fiz duas endoscopia,e constactou que eu tenho gastrite,estou tomando a espinheira santa juntos com as tinturas da calendula e sucupira,ha algum problema em tomar os tres juntos,qual a melhor forma de toma-lo,responda-me por favor.

jaciane em 14/10/2011 às 15h06
Olá,

Paciente com metástase de Ca de mama, pulmão (derrame pleural) e fígado tem chance ou pode fazer uso desta erva? como usar?
O que indicam para prurido devido o Ca de fígado para aliar as coceiras desde que não causam toxicidade ao fígado?
Se não for pedir mto peço urgência na resposta.
Atenciosamente,
Jaciane

Leticia em 22/10/2011 às 20h38
Adorei o texto vou usar o remédio

Monica Lopez do Prado Bispo em 24/10/2011 às 16h08
Quantos dias eu posso tomar ?

Obrigado!!

josely em 25/10/2011 às 19h42
Oi descobri que tenho gastrite crônica e hapilory, fiz tratamento com medicamentos mais me ensinaram o chá da espinheira santa e estou me sentindo muito bem, só que não sei se estou tomando correto, faço o chá e ponho na geladeira, tomo todos os dias substituo pela água. Se tomar por muito tempo faz mal? Obg.

Joaquim em 31/10/2011 às 11h51
Eu sentia uma dor intestinal(talvez inflamação) passei alguns dias sentindo a tal dor, fui a um posto de saude, então o medico me mandou que fizesse uma endoscopia, cheguei em casa acessei a internet as plantas que curam. 1º lugar graças ao nosso bom DEUS e nosso Senhor JESUS CRISTO, 2º lugar a Espinheira Santa, fiquei curado e não fiz a endoscopia. (Jesus Cristo é o Senhor todos) amém.

sheila em 01/11/2011 às 21h50
Eu sentia dores horriveis,tinha ulcera de duedeno,e gastrite erosiva,e pedra na visicula,para piorar,refluxo,gases,barriga inchada,e muitos arrotos na qual me incomodava muito,fiz o tratamento com aespinheira santa,que curou todos esses males,menos a visicula que tive mesmo que fazer cirurgia,ja faziam 9 meses que não sentiam mais nada,e esses dias eu esqueci e fui comer pimenta,o que me atacou,mas ai eu me lembrei,da espinheira santa,e faz uns 3 dias que os desconforto e dores passaram,e um santo remedio mesmo.

claudia márcia m. dos santos zacarias em 07/11/2011 às 16h55
minha estava com gordura no fígado, e o médico dela m,andou que ela tomasse espinheira santa, graças a Deus ela está bem melhor. parabenizo o site é bem esclarecido, e de uma maneira fácil de entender, obrigada!!!

Helena em 08/11/2011 às 22h50
Gostaria de saber se posso tomar chá de espinheira santa, se estou tomando a capsula de oliveira??

Obrigada,

Pedro Nascimento da Silva em 10/11/2011 às 15h36
Tenho problemas de estômago faz uns 25 anos, fiz duas cirurgias de hernia de hiato e tirei a vesícula devido estar com pedras. Mesmo apóz tudo isso ainda sofro com gastrite e esofagite, tomo todos os dias 40 mg de omeprazol - que nada resolve - devo tomar o chá de espinheira santa para resolver de uma vêz meu problema? Como fazer o chá e quantas vezes ao dia. Grato, aguardo respostas.

PROFMARCELINO em 11/11/2011 às 11h28
PARABENS!!!! MEU PAI ERA FARMACEUTICO E CUROU INUMERAS PESSOAS COM ESPINHEIRA SANTA E SUCO DE COUVE EM JEJUM. GOSTARIA DE SABER SE A ESPINHEIRA ACABA COM PEDRA NA VISICULA. OU QUAL OUTRA ERVA VOCE RECOMENDA. QUE DEUS LHE PAGUE. OBRIGADO.

Nivaldo de souza lima em 16/11/2011 às 10h48
Olá eu gostaria de saber como eu faço o chá da espinheira santa para tomar....obrigado

Segismundo Cerqueira Neto em 23/11/2011 às 13h44
Fitoterápico indicado para prevenção de litíase biliar(cálculo na vesícula biliar) é a alcachofra.A vitamed tem a alcachofra composta/comprimidos de 250 mg.A posologia recomendada é de no mínimo 4 drágeas ao dia.Ocorre regulação do fluxo gradual da bile evitando a formação do cálculo na vesícula.

Socorro Medeiros em 27/11/2011 às 14h15
Comecei tomar espinheira santa pois estava com gastrite, hoje me sinto bem melhor até abandonei os remédios da farmácia e continuo só com a espinheira. Tomo o cha mas mandei manipular as capsulas na farmácia de manipulação com a dosagem de 500 mg sendo que no inicio a gastrite muito forte não dava para engolir a capsula eu retirava o posinho dela e tomava com agua. Moro em Natal Rio Grande do Norte.

franciele cristina carneiro em 28/11/2011 às 15h56
Eu tenhu muitas espinhas internas e gostaria de saber se o cha da espinheira santa ajudaria a diminuir um pouco e a quantidade que posso tomar por dia?

paulo braga em 04/12/2011 às 17h23
boa tarde, eu to com um bolo na garganta ,e muitos gases eu fico arrotando o tenpo todo ,tire minhas duvidas por favor ?

ADRIANA em 13/12/2011 às 16h23
ola
conheco e tomo a espinheira santa, aqui na região aonde eu moro

muito facil de se encontrar.

gilmara rocha pereira em 15/12/2011 às 14h03
Boa tarde, faz um mês que estou tomando o chá de espinheira santa, melhorei muito, gostaria de saber quantas xícaras de chá posso tomar por dia. Obrigada.

Jackson em 15/12/2011 às 16h39
Estou tomando o chá composto de espinheira santa com ipe roxo e outras ervas e os sintomas estão bem fraco tenho gastrite entamentosa leve e a medica indicou a espinheira santa pq acelera a cicatrização e ameniza os sintomas eu re comendo o chá é muito bom mesmo . Graças a Deus .

Joao D. Mendes em 20/12/2011 às 05h26
A seis meses foi diagnosticado esteatose, gostaria de saber se a erva espinheira santa cura este problema no figado.
Gostaria de saber quantas xícaras de chá posso tomar por dia. Obrigado.

nelly nunez em 20/12/2011 às 23h39
Ola, ja tinha ouvido falar da espinheira santa. meu problema e parecido ao dos outros, tenho gastrite,meu estomago fica inchado,muita acia. Gostaria de saber como tomar a espinhera santa e de que maneira e mais efetiva capsuls ou cha? e dosagem recomendada. Agradeco desde ja a sua atencao.

Edison Rubens em 26/12/2011 às 14h48
Olá pessoal, no terreno de minha tenho um pé de espinheira santa, quem precisar de algumas folhas é só indicar o endereço que envio. Também tenho gastrite e esofogite e ainda não tomei o chá prá saber se é bom e/ou pelo menos ameniza os sintomas e dores. Vou começar a tomar com medidas pequenas e regulares.

Aldenira Lima em 28/12/2011 às 08h12

Por favor preciso saber como utilizar as folhas , quantas vezes por dia e a quantidade. Desde já, agradeço a atenção.

ivanildo h de carvalho em 29/12/2011 às 15h09
Esta erva é um santo remédio para problemas do estomago e intestino, principalmente a gastritrite e gases intestinais. passei a tomar o chá desta ervas e os sintomas melhoraram muito. Geralmete as folhas da erva são encontrados em feiras livres no RIO DE JANEIRO OU EM CASAS ESPECIALIZADAS NA VENDA DE ERVAS. O PREÇO DE UMA PORÇÃO DA ERVA VARIA DE R$2,00 A R$5,00 REAIS A PORÇÃO.

Eder em 04/01/2012 às 12h38
leia esta reportagem, é interessante, vamos começar a tomar chá;

joelma bezerra vieira da silva em 04/01/2012 às 13h16
ela serve tambem para problemas uterinos como sistos e corimentos

Glaci Ortiz F. Cardoso em 08/01/2012 às 02h59
Boa noite
muito interesante o siti,moro no R/S e aqui nesta região é comum encontrar essa planta...nós gaúchos conhecemos por cancoroza ela dá com tres espinhos minha vó falava que era mais poderosa do que a outra mais simples ou seja mais espinhenta,ambas são encontradas no campo
eu costumo tomar no chimarrão...gosto muito de chá,deixo as folhas secarem.

Heliomar luiz da cunha em 08/01/2012 às 21h50
Boa noite para todos, sou de ANGRA DOS REIS, aqui em nossas matas tem bastante espinheira santa, por tanto já conheço, já até peguei e estou desidratando, sofro de muita azia, tomo OMEOPLAZOL quase todos os dias, mas gostaria de parar pois um medico me disse que faz mal e me recomendou a parada. buscando alguma coisa na NET encontrei este cite maravilhoso e resolvi pedir ajuda qunto a receita: Modo de preparo, dosagem e tempo de tratamento, desde já deixo aqui meu cordial agradecimento.

d. gomes em 09/01/2012 às 17h00
Preparações à base de espinheira-santa

- Este medicamento pode ser preparado através de infusão (chá), que consiste em adicionar água fervente sobre as folhas rasuradas (rasgadas em tamanhos pequenos) e abafar por alguns instantes. Normalmente utiliza-se 20g de folhas de Espinheira-Santa para 1 litro de água. Toma-se uma xícara de chá desta preparação antes das principais refeições. Esta forma de uso pode ser alterada pelo médico ou farmacêutico dependendo de cada caso.

http://www.criasaude.com.br/N3452/fitoterapia/espinheira-santa.html

d. gomes em 09/01/2012 às 17h03
Indicações espinheira-santa
Acidez do estômago, azia, gastrites causadas ou não pela bactéria Helicobacter Pylori, gastralgias (dores no estômago), úlcera gástrica, enterites (inflamação do intestino), dispepsia (perturbações do trato gastrintestinal), mau hálito (devido a problemas estomacais), fermentações gastrintestinais, flatulência (gases).

Efeitos secundários
Pode-se notar boca-seca e náusea que desaparecem com a descontinuidade do uso.

Contra-indicações
- Gestação e tratamento de infertilidade feminina: É contra-indicado em casos de gravidez ou tratamento da infertilidade feminina por ter um efeito abortivo descrito em pesquisas científicas (Montanari, T.; Bevilacqua, E.; Contraception 2002);

- Lactação: É contra-indicado o uso durante o período de amamentação pois a espinheira-santa leva a uma redução do leite materno (Santos C, et al. Plantas medicinais 1988);

- Pessoas sensíveis ao álcool: A tintura (por conter álcool) não deve ser administrada a pessoas que sejam etilistas (pessoas dependentes de álcool) ou sensíveis ao mesmo;

- Pacientes com câncer estrógeno-dependente;

- Hipersensibilidade a este fitoterápico.

Interações
Não há comprovação de interações medicamentosas.

http://www.criasaude.com.br/N3452/fitoterapia/espinheira-santa.html

d. gomes em 09/01/2012 às 17h06
Toxicidade
Testes de toxicidade aguda e crônica realizados com folhas não provocaram efeitos tóxicosmutagênicos e teratogênicos (má formação fetal) em animais ou em células vegetais.

(Carlini, E. A.; Frochten-Garten, M. L. Em Toxicologia clínica (Fase I) da espinheira-santa (Maytenus ilicifolia); Carlini, E. L. A., ed.; CEME/AFIP: Brasília, 1988.)

Preparações à base de espinheira-santa

- Este medicamento pode ser preparado através de infusão (chá), que consiste em adicionar água fervente sobre as folhas rasuradas (rasgadas em tamanhos pequenos) e abafar por alguns instantes. Normalmente utiliza-se 20g de folhas de Espinheira-Santa para 1 litro de água. Toma-se uma xícara de chá desta preparação antes das principais refeições. Esta forma de uso pode ser alterada pelo médico ou farmacêutico dependendo de cada caso.

Para esta preparação, há a necessidade de se adquirir a Espinheira-Santa seca e é preciso comprar este produto em estabelecimentos com registro na ANVISA e Ministério da Saúde.

Outra forma de uso deste medicamento é o extrato seco que é encontrado na forma de cápsula e recomenda-se ingerir 2 cápsulas de 500mg, duas vezes ao dia, antes das principais refeições ou a critério do médico ou farmacêutico que analisando o caso definirá possíveis alterações.

Há também a possibilidade de fazer uso deste fitoterápico através de tinturas. Neste caso, preconiza-se ingerir 2,5 ml (de um copo medidor que geralmente acompanha o frasco) diluídos em meio copo de água, duas vezes ao dia, antes das principais refeições ou a critério do médico ou farmacêutico que analisando o caso definirá possíveis alterações.

Para estas duas últimas formas de uso, adquira seu medicamento em Drogarias ou Farmácias de manipulação.

Onde cresce a espinheira-santa ?
A Espinheira-Santa prefere solos ricos em matéria orgânica e é originária da América do Sul.
Hoje é distribuída nos estados do sul do Brasil, nos sub-bosques das florestas de Araucária nas margens dos rios. Ocorre também nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, porém em baixa freqüência. Em regiões do Paraguai, Bolívia e Leste da Argentina, também há a ocorrência desta planta.

Quando colher a espinheira-santa ?
Mas vale dizer que para fins medicinais é mis adequado de um plantio específico e apropriado para isso. Assim sendo a melhor época de plantio é a primavera e o verão e para colheita que é feita apenas uma vez ao ano deve ser realizada somente após dois anos do plantio.

Observações
No conhecimento indígena diz-se também que esta planta combate tumores. Isto esta ainda sendo pesquisado e até a total elucidação desta possível atuação, não é recomendado seu uso para o fim de combate a tumores em geral. A Espinheira-Santa foi muito utilizada pelos povos da América do Sul como abortivo e isto foi comprovado cientificamente devido a um efeito emenagogo (podendo promover contrações uterinas) e portanto mulheres grávidas não devem fazer uso desta planta. - Mulheres que estão amamentando também devem ter o uso da Espinheira-Santa, restrito, pois a planta em questão leva a uma redução do leite materno.

http://www.criasaude.com.br/N3452/fitoterapia/espinheira-santa.html

Maria da Glória Maracci em 09/01/2012 às 17h22
Olá! Moro em Santa Cruz do Sul,RS. Tenho em minha casa um pé" lindão" de espinheira santa, eu chamo de "santa medicação" para o estômago, azia, gastrite. Tomamos mto no chimarrão. Para mim , essa planta é uma relíquia! Parabéns pela reportagem. Abraços,
Maria da Glória

celia freitas em 09/01/2012 às 17h23
Por favor me esclareça sobre esta erva.Me indicaram p/ pedra na vesicula? Onde comprar, comprimido ou cha?Qto tempo posso tomar.
Espero uma resposta urgente. Obrigada desde ja.

Flavia Bispo em 09/01/2012 às 20h38
Serve pra gases ?
:D

dulceneia ap teixeira da silva em 10/01/2012 às 21h10
olá sou de campinas como encontro uma muda da espinheira santa . tenho gastrite cronica meio corrosiva e cha pode me ajudar neste caso apesar de tomar os medicamentos .espero resposta. obrigada.

iolanda em 11/01/2012 às 12h32
sinto muito mal estar tenho gastrite vou tomar espinheira santa

BERNARDETE DA SILVA SIQUEIRA em 11/01/2012 às 18h39
eu gostaria de saber se a espinheira sante cura diabete

Cristiane Meireles em 19/01/2012 às 02h37
Gostei d todos os comentarios,e tambem sofro c gastrite,esofagite e hernia d hiato,e fiquei interesada em tomar o cha d espinheira ms gostaria q m esclaresecem s realmente ela deixa a mulher esteril realmente.por favor aguardo resposta.obriga JESUS ama vcs

moiseis lorenti em 19/01/2012 às 20h59
TENHO UMA ARVORE SEMELHANTE A DAS FOTOS, E GOSTARIA DE SABER SE A MESMA É A ESPINHEIRA SANTA. SE FOR GOSTARIA DE AJUDAR OS QUE DEPENDEM DA MESMA.

Carlos em 24/01/2012 às 00h29
Estou com PANGASTRITE moderada e REFLUXO. Mau halito muito forte,dores de cabeça,Dor no pescoço.Etc... Começei a tomar faz 8 dias espinheira santa em capsulas. 6 capsulas ao dia. Dividivo em 3 x por dia. Alguem já se curou com esse remedio ?

Francisco da Miritiba em 25/01/2012 às 18h31
Eu sofri de Enxaqueca, Asma e de Diabetes , um Amigo me ensinou três remedinhos caseiros, e não é que depois de muito tempo resolví usar e curou minha Enxaque, Asma e a Diabetes controlada até hoje, antes era de 280, e agora não passa de 85. Mande um E-mail que repasso na hora de graça estes tratamentos. Vale a pena. Aguardo Meu Tel. 86 - 3084-3648 / 8815-2704 / 9960-6228 E-mail

Francisco Miritiba em 25/01/2012 às 18h34
Cura da Enxaqueca, Asma e Diabetes.

claudia em 25/01/2012 às 21h07
Francisco qual é seu email

OLINTO ALVES em 26/01/2012 às 12h02
Em tinha uma terrível dor no estômago, e no ano de 1991, a dor aumentou, passou a não ser só no período da noite, após algumas horas do jantar; passou a ocorrer a qualquer hora do dia, em assim sendo e estando na casa de uns de meus tios paterno, e se ocorrendo a dor, a minha tia fez um cha de espinheira-santos; eu tomei e a dor dsapareceu imediatamente. Em assim sendo, continuei tomando o cha de espinheira-santa, por alguns anos ate desaparecer totalmente a dor. No passar dos tempos apresentou-me uma dor no Pyloro; "Orifício de comunicação do estômago com o duodeno"; o que me levou a fazer uma Vide-Endoscopia Digestiva Alta Pangastrite(Quimica/Alcalina) com erosão focal, e então foi constatado pelo profissional de medicina - "Castro" que eu era portador de uma urcera, muito grande a qual havia se secaatrizado. O médico, me pergundou, sobre o desaparecimento desta urcera, e eu disse que havia feito um tratamento, utilizando espinheira-santa, três vezes ao dia, a saber antes do café da manha, do almoço e do jantar, por aproximadamente, três anos. Ainda utilizo o chá de espinheira santa; é muito bom; é só para problema estomacal; desintoxica: Figado, Rins, etc. Éque eu tinha a relatar. As plantas medicinais são muito importantes para o sêr Humano, porém tem que saber utilizar; necessita de muita orientação; e só consultar os grandes centros de pesquisa. É o que eu tinha a declarar. Parabens ao idealizador desse site, uma boa-tarde.

marizelia c rodrigues em 01/02/2012 às 11h15
gostaria de saber se a espinheira santa ajuda no emagrecimento?

maria bispo em 02/02/2012 às 16h38
MARAVILHAAAAAAA!!!!!!SANTA SEJA A "ESPINHEIRA SANTA",POIS EU JA NÃO SUPORTAVA MAIS FAZER USO DO MEDICAMENTO OMEPRAZOL,E SEM OBTER GRANDES RESULTADOS.EM UM CERTO DIA ASSISTINDO O PROGARAMA BEM ESTAR,OUVI QUANDO O MEDICO O QUAL NÃO ME RECORDO O NOME INFELIZMENTE,MAS NA ESCIALIDADE GASTROENTEROLOGISTA,FALOU SOBRE A ESPINHEIRA SANTA,NO DIA SEGUINTE COMPREI NA FARMACIA DE MANIPULAÇÃO.ESTOU FAZENDO USO DA INFUSÃO,E ESTA SENDO UMA BENÇÃO,A QUASE 1(MES) NÃO FAÇO USO DO OMEPRAZOL....GLORIA A DEUS POR ISSO E ABENÇOADO SEJA O MEDICO(GASTRO).

Fabio Barros em 11/02/2012 às 11h43
tomo omeprazol a varios anos e nao senti melhora o meu sintoma da gastrite e inchaco no estombago . gostaria de saber se a espinheira santa seria a solucao para este problema .antecipada mente agradeco a atencao .meu E-mail fabiobarros@bellsouth.net

Vilma V. BATISTA em 14/02/2012 às 22h32
Espinheira santa é ótima para gastrite. Eu gostaria de ter uma muda ou as sementes. Como faço para conseguir essa planta maravilhosa.

Danielle em 23/02/2012 às 18h23
Adorei a matéria. Ainda não tinha lido a respeito da planta,pois aqui no Pará temos muito. Não é caro, o custo é de R$ 1,00 a R$2,00 o pacote da folha para o chá. Sofro com essa gastrite e não sabia o quanto esta erva era eficaz. Agora , passarei a tomar o chá.

joao vasco de lima em 23/02/2012 às 20h21
que otimo vou ussar essa receita

florisvaldo nunes em 23/02/2012 às 23h35
foi muito bom eu ter acessado essa pagina afinal de conta estou com ulcera vou tomar este remedio se deus quiser a doença vai sumir bom eu ja conheço um pouco sobre a espinheira santa

Daniel Lima em 29/02/2012 às 16h16
Como eu faco para compra a espinheira-santa

marli c, silva Jaboatao-Pe em 05/03/2012 às 23h24
ola boa noite. conheço a espinheira santa compro ela sempre seca(folhas) meu filho esta com pangastrite cronica assoc. com h.pilori ja esta em tratamento sera que posso continuar dando o cha de espinheira para ele? agradeço atenciosamente, marli

Patricia em 07/03/2012 às 10h54
Ola,também faço uso da espinheira santa em capsula sempre que sinto que meu estomago não está bem,ela é ótima.
Uso também para as minhas tres cadelas,todas as vezes que estão com algum problema como vomito e diarreia,até diarreia com sangue ja tratei varias vezes com a espinheira santa em capsula.Para meu tratamento tomo duas capsulas tres vezes ao dia,e para as cadelas dou duas capsulas duas vezes ao dia uns 20 min antes das refeiçoes.
Só para contribuir um pouco mais,umas das minhas cadelas,começou a vomitar todas as manhãs,telefonei para o vet e ele passou antibiotico,fiz 15 dias de tratamento,como foi recomendado e passou,uma semana depois todos os sintomas voltaram,foi ai que resolvi fazer o teste com a espinheira santa,no segundo dia pararam os vomitos e nunca mais ela passou por esse processo.Um abraço a todos.

Robert Felix em 07/03/2012 às 22h06
Tenho muita azia, quantas vezes tomo por dia o chá? e pode ser gelado?

evani em 07/03/2012 às 22h22
eu estou usando o chá de espinheira santa para colesterol, sempre fico com as pernas e as mãos muito inchada, então ele diminue o inchasso e o desconforto, eu estou gostando muito.
Mas eu queria saber se tem algum risco se eu tomar ele substituindo as vezes a água?

lena em 09/03/2012 às 17h44
GOSTARIA DE SABER SI O CHÁ DA ESPINHEIRA SANTA SERVE PARA E MAGRECER, DESDE JÁ AGRADEÇO.

ricardo em 11/03/2012 às 12h33
estou no japao com refluxo e hernia do hiato gostaria de saber se esta planta espinheira santa e indicada para estes casos ?como tomar?sera que encontro aqui no japao?espero respostas!meu mail e rick.0964@hotmail.com

Dagmar em 12/03/2012 às 11h07
Bom dia. Gostaria de saber se a pessoa hipertensa pode tomar o chá de espinheira santa; se sim, como fazer o chá e como tomá-lo?
No aguardo de uma breve resposta.
Obrigada
Dagmar

eleonora beatriz gurgel balcezak em 12/03/2012 às 15h12
oi gostei do site muito bom

Cícero Alberto em 13/03/2012 às 21h18
Gostei muito da matéria. Gostaria de saber se a Espinheira Santa (o chá) pode ser consumida por pessoas que são medicadas com diazepinos tipo Rivotril. Grato e obrigado.

Sergio em 14/03/2012 às 17h39
Serve para quem tem acido urico em niveis elevados? Muito grato!

ANNA ESTEVÃO em 14/03/2012 às 20h05
Gostaria de saber se o chá serve para emagrecer...E A MANEIRA CERTA DE BEBER ...
Obrigado

Ronaldo Felix em 15/03/2012 às 11h31
Eu gostaria de sabe por quanto tempo eu poço toma o cha espinheira santa eu tenho gastrite e esofagite de refluxo..O cha cura ou so ameniza a dor por que eu estava tomando omeprazol e parei so para toma o cha e esta sendo muito bom..

Ester Assis Silva em 15/03/2012 às 17h26
Gostaria de saber como faço esse cha... comprei a erva espinheira santa aqui perto de casa pois sinto muita asia .Qts vzs por dia?...tenho tbm muita prisão de ventre...Se for para tomar apos as refeições ele tbm é bom pra digestão?? Obrigada desde ja

maria de lurdes em 16/03/2012 às 11h10
Gostaria de saber se o sachê da espinheira santa tem o mesmo efeito da folha pois só encontro a caixa com sache na farmacia..tenho problemas de estomago já fiz endoscopia e deu uma bactéria. quero tomar o chá mas não sei a dosagem..obrigada aguardo uma resposta.

ledir mattos em 17/03/2012 às 23h45
tinha dor de estomago e como conhecedora desta magnifica planta,comecei fazer chá das folhas,e agora comprei capsula,mas estou bem graças a Deus,só tenho uma duvida,eu tomo uma capsula meia hora antes das refeições este metado e certo?por favor me responda se estou correta ou não. abraços fique com DEUS nós estamos com ELE,

Valéria Freitaas em 20/03/2012 às 21h12
Tenho muita dor no esomago, estou com gastrite e H Pilory "bactéria" duvida: Como devo tomar este chá? Antes ou após as refeições , ou apenas a noite resolvera?

ivone s. sundermann em 22/03/2012 às 14h11
tenho proplema no intestino costaria de saber como tomar o chá.se pode colocar na áqua do chimarão. obrigada desde ja

EDILENE MARLI em 24/03/2012 às 14h58
Adorei a matéria, gostaria de parabenizá-los pois passar todas essas informaçôes para nossa saúde é uma forma de caridade!
Tenho esta planta em minha casa, mas nunca fiz uso dela,estou a bastante tempo com dor no estômago,não passei pelo médico ainda,mas tenho muita fé que esta planta pode me curar!por favor gostaria de saber como devo fazer e tomar o chá??
Obrigada!

jose salvador de oliveira em 27/03/2012 às 22h02
tive começo de gastrite.tomei o cha de espinheira santa ,e foi muito bom . tenho muitos pes de espinheira santa em minha chacara.

Antonio Roberto em 29/03/2012 às 17h01
Gostaria de saber se o uso continuo do cha de espinheira santa(UM COPO AO DIA) tem alguma contra indicação. Tenho vários pés dessa planta em minha propriedade.

ANTONIO CARLOS FERRO em 30/03/2012 às 21h09
Achei muito interessante esta matéria e gostaria de saber se existe alguma contra-indicação da Espinheira Santa em forma de chá das folhas, para pessoas com histórico de Cardiopatia - uma safena - uma mamaria e 3 stent. Essa pessoa toma muitos remédios ao dia, e por essa razão tem aquele problema de má digestão e aumento do abdomen, apesar de tomar Montiliun e Pariet, que não estão resolvendo. Desde já agradeço a informação e se possível orientação de uso. - Antonio Carlos.

hm em 01/04/2012 às 01h07
ola pessoal,faço uso dessa planta tbm,tomo uma xicara de café em jejum e uma a noite ao deitar,é otima pra quem tem problemas de urina,rins,intestino ,ulcera,enfim pra varios tipos de doenças,e acredito q nao tem nenhum tipode contra indicaçao,mesmo pq os indios tomavam mto dela e tbm davam aos seus filhos,

Taillard em 03/04/2012 às 09h32
Parabens pelo topico e a iniciativa. Fica uma dica a autora do texto.
Busque comercializar a planta em natura ou em capsulas,pois essa planta é MARAVILHOSA.
Curei a ulcera de uma grande amiga,com apenas 1 mes de capsulas e chas pela manha em jejum.
Um dia se tiver um tempinho passe no meu blog
www.opoderdamente.com
PARA UMA VIDA MELHOR!

Rosinha em 05/04/2012 às 18h02
Preciso beber o cha de espinheira santa pois tenho H-Pilori há 4 anos. Já fiz tratamentos com antibióticos e a bactéria nao sai do meu estomago. Por favor, quem possa me ajudar. Se alguém tiver a plantaçao eu pediria que me enviasse a plantinha. Pago os gastos que forem necessarios. Obrigada.

NATTYENY Kerllyany em 08/04/2012 às 20h36
Boa noite minha mãe está muito doente e recomendaram esse remédio mas onde posso encontrar?Moro no estado do Rio de Janeiro e não sei onde tem se alguém poder me informar ficarei muito agradecida.
Obrigada

andreia em 11/04/2012 às 14h20
gostaria de saber se essa planta canserosa cura menopausa precose ou falencia ovariana precose ??

RAFAEL em 17/04/2012 às 00h42
LEIAM POR FAVOR!!!...Sofri muito tempo (6 anos) com refluxo, gastrite e falta de ar (devido ao refluxo) e hernia de hiato e esofagite, ficava muito estressado e com muitas dificuldades para dormir, fora outros sintomas desagradáveis causados pelo refluxo. Estou tomando cápsulas de espinheira santa (3x dia) e um suplemento vitamínico chamado PROTEXID (natural), próprio para refluxo, isso tem uns 20 dias, estou me sentindo uns 90% melhor, e certamente chegarei aos 100% com a cura completa, com a benção do meu Deus, o qual atribuo essa vitória. Boa sorte a todos, melhoras e que Deus vos abençoe!!! quem tiver interesse em adquirir o protexid sei como conseguir promoção boa...me mandem um e-mail: rafaelbezerra-@hotmail.com (espinheira santa é bom e fácil de encontrar) um frasco com 50 cápsulas comprei por R$ 7,00 FIQUEM COM DEUS, SAÚDE À TODOS.

ANTONIO BENEDITO FORTES em 17/04/2012 às 16h56
TRABALHO COM PLANTAS MEDICINAIS E TENHO ESPINHEIRA SANTA EM PEQUENAS QUANTIDADES: É UMA PLANTA MEDICINAL MUITO PROCURADA QUE TRÁS CURAS E PREVENÇÕES CANCERÍGENAS, ULCERAS E GASTRITES... SEM CAUSAR EFEITOS COLATERAIS TOMANDO O CHÁ DIARIAMENTE

alaor ferreira dos santos em 12/05/2012 às 10h18
a espinheira santa serve para curar azia?

por favor me informe qual erva serve
para afinar o sangue...

luiza lima em 14/05/2012 às 18h21
eu tenho esta planta no quintal,tenho gastrite como devo usar o cha?

Tita Barbosa em 16/05/2012 às 13h32
Olá!Uso esse chá,diariamente,e,realmente,é excelente para gástrite,pois,tenho gastrite crônica e,só a medicação,não é suficiente,então eu utilizo o chá como coadjuvante.
Parabenizo vocês por essa página,pois,é de grande valia.Bjssss

marcio rodrigues em 23/05/2012 às 14h26
boa tarde!!

gostaria que me dissessem como poderei obter a planta ou algumas sementes de espinheira santa para plantar la em casa e poder fazer uns cha dessa planta todos os dias para tomar! é que me foi diagnosticado esofagite por refluxo e é muito desconfortável viver com esse ardume no estomago! aguardo que me ajudem..obrigada/o

JJ em 23/05/2012 às 20h15
Atenção : cuidado ao tomar chá demais pois pode prejudicar o figado
meu medico me disse que pode tomar sim o chá mais so de vez em quando pois sobrecarrega o figado e pode causar uma epatite toxica, e ao envez de vc curar uma doença vc pode desenvolver outra, nao estou querendo por medo mais é a verdade pois tudo em exesso prejudica ok !! espero ter ajudado abraços fikem com Deus.

Rozilda de almeida souza em 26/05/2012 às 20h51
ja faz uns tres anos que faço tratamento de gastrite esofagico .Usei vários típos de medicamrntos e nada de cura.Hoje descobri esta planta maravilhosa que é a espinheira santa.Tomo três capsulas de 500gr.por dia me sinto muito bem, só não sei se posso fazer o uso por quanto tempo.Gostaria de obter uma explicação, por favor.

agnaldo pereira dias em 27/05/2012 às 23h36
boa noite tamb quero beber do cha dessa pranta.nm mas estou com medo dos efeitos colaterais. porque tenho muita duvidas sobre a quantidade a tomar . mas mesmo asim vou faser um tete para ver os beneficios dela.....

juliana em 28/05/2012 às 18h58
ondi em comtra espinheira santa?

Ana Maria Lopes Jatahy em 08/06/2012 às 17h33
Parabens por este site maravilhoso, comecei a tomar ontem o chá da folha da espinheira. Gostaria de saber se o chá morno emagreci, porque sou bem magra, e estou tomando frio,.Por favor respondam. Obrigada.

khrystina Coutinho em 10/06/2012 às 17h06
Eternamente sofro de refluxo, hernia de hiato e asia por tudo que como ou bebo. Ha anos tomo omeprazol mas o resultado é apenas sintomático, parou...voltou. Tomei indicado por um gastro durante 3 meses Pantoprazol de 40mg duas vezes ao dia. Tive uma queda de cabelo assustadora que só diminuiu após 2 meses de encerramento do medicamento e os problemas estomacais continuaram. hoje + ou - 20 dias estou tomando na forma homeopática a espinheira santa com outros componentes que aliviam outros problemas como refluxo.
O chá é mais eficaz e mais rapido o resultado do que a homeopatia? por quanto tempo posso usar este medicamento ou chá? Quantas vezes deve-se ser tomado diariamente? Existe efeitos colaterais e contra indicações??
Aguardo contato
Grata khrys

EDSON ROSSI em 11/06/2012 às 23h44
A um ano senti um aperto na garganta.Achei que era tireode,fiz exames e deu negativo. Entao descobri que estava com refluxo.Comecei a tomar pantoprazol .Tomei durante 4 meses,mas se parar volta os sintomas de aperto na garganta ,azia ,queimaçao.Entao comecei a tomar o cha de espinheira santa e começo a arrotar e soltar gases eliminando os sintomas.Pergunta ; Tomo ate quando,tem efeitos colaterais ,se seguir a dieta e tomar o cha vai me curar. Atenciosamente Edson

nazare matos em 15/06/2012 às 08h36
tenho gastrite, posso fazer o chá de espinheira santa colocar na geladeira e tomar durante o dia quando tiver sede ou só anoite uma xícara?
abraço nazare matos

mario manoel da silva em 18/06/2012 às 13h05
boa tarde!!!! eu queria uma ajuda eu tenho gastrite erosiva, e a bacteria h.pylori . gostaria de saber se eu tomar a espinheira santa vai resolver a minha situaçaõ . e quantas vez devo tomar o chá da erva e quanto o tempo par fazer o tratamento com e erva. atenciosamente mario manoel.

Lenilda Araripina PE em 18/06/2012 às 20h45
Boa noite!? eu queria muito que alguém me desse uma luz de como me livrar de uns arrotos constantes que comecei a sentir de uns seis meses pra cá depois que tomei um remédio pra garganta chamado koide, nunca mais me livrei desses malditos arrotos, comecei sentir uma queimaçâo terrível no estômago subindo pra garganta até que tive a idéia de pesquisar sobre remédio caseiro e acabei por encontrar a espinheira santa estou tomando duas vezes por dia e estou me sentindo muito bem ,faço o chá pela manhã e a noite e tomo morno e nesses quinze dias eu não senti mais não só os arrotos que ainda persistem principalmente quando como alguma comida a base de lactose leite e seus derivados ou quando fico nervosa acordo também na madrugada cheia de gases saindo pela boca aì eu pergunto a algum médico que leia esse comentário :pelo amor de Deus o que eu faço nesse caso, que tipo de exame seria o mais recomendado?peço que se alguém já teve algo parecido me dê uma luz por favor!!

Carlos lima em 22/06/2012 às 23h52
Olá!! Brilhante site=tenho gastrite e dor no estômago a muito tempo e já to cansado de tomar omeprazol e ranitidina, agora me deparei com esse site ki me trouxe essa luz. "espinheira santa" santo remedio como todos dizem. Keria mesmo a semente pra ki eu possa plantar em casa, mas se alguém puder me informar onde vende pelo menos as folhas já fico muito agradecido. Abraços!!!!

Elimar de Souza Silva em 25/06/2012 às 10h35
Bom Dia...
A mais ou menos um ano, descobrir que tinha úcela, tou fazendo tratamento mais de vez enquanto sofro com fortes dores... gostaria de saber de que forma posso conseguir essa maravilha de planta. Moro em Macapá-Ap.

-Gostaria que me enviasse a maneira correta de fazer o chá
-As folhas tem que estar secas, ou verdes
-Tem que ser em infusão ou fervidas
-Quantas vezes e qual a quantidade para se tomar por dia

Desde já agradeço por qualquer tipo de informação, o mais rápido possível.

elimarsouza64@hotmail.com
ou
elimarsouza@bol.com.br

Fátima Barreto em 26/06/2012 às 17h18
Foi diagnosticado que estou com gastrite e duodenite de origem emocional e tambem com refluxo. Estou tomando Pantoprazol indicado pelo médico e cimetidina por conta própria. Já faz 28 dias e nada de melhoras. Conversando com um amigo, ele falou a respeito da Enspinheira Santa, e que conhecia uma outra pessoa que tinha curado uma úlcera já com início de cancêr. Então fiquei interessada e procurei na internet. Encontrei esse site e gostaria que me informasse se devo tomar o chá ou os comprimidos e quantas vezes ao dia? Aguardo resposta e parabens pelo site.

Lázaro em 27/06/2012 às 14h01
Olá Fátima.
Então, eu comecei tomando o chá feito com as folhas secas da espinheira santa, tomava 2 copos por dia, um pela manhã em jejum e outro a noite depois do jantar.
Agora vou começar a tomar as cápsulas da Herbarium, que é muito boa, me falaram que devo tomar 2 capsulas a cada 8 horas, preferencialmente depois das principais refeições.
Também vou tomar o ProtexId, que foi indicado por um amigo, que disse que é maravilhoso, é um suplemento vitaminico, que melhora o sono e relaxa, evitando as crises de refluxo, pois eu tinha muita falta de ar, devido as crises.
Obs: Fuja desses "prazois" pois fiquei sabendo que tomando por longos periodos, causam amenia e até câncer, logico que os médicos nunca irão dizer isso, pois precisam vender os remedios né.
Opte pelo Natural, Espinheira Santa e ProtexID, qualquer coisa fala comigo, pois consigo descontos no ProtexId, caso você deseje experimentar.
Meu e-mail: lazinhobrrj@yahoo.com.br

Boa Sorte.

damiao em 28/06/2012 às 07h37
ola estou muito alegre com esta planta eu na sabia que ela era tao boa asim .eu tinha uma asides estomacal muito grande tomei o cha por dua veses nao senti mas o ploblema e muito boa melhorei meu sistema digestivo

jack em 29/06/2012 às 20h22
uma boa dica para o refluxo é a acunputura pois tenho gastrite e tive refluxo sei que é horrivel, melhorou 100% experimente e vera o resultado rapido.

paulo k. neto em 01/07/2012 às 10h36
por quanto tempo devo tomar o chá prá gastrite? tenho refluxo de esofagite....e a quantidade de folhas? e da agua? e aproveito prá perguntar!!!! omeprazol broxeia???? causa impotencia masculina?

Lázaro em 02/07/2012 às 10h00
Olá Paulo.
Geralmente deve-se tomar por 2 meses, mas aí vai depender da sua situação.
O chá se faz com as folhas bem picadas, umas duas colheres das folhas num copo de agua quente, abafe e deixe por 10 minutos, coe e beba 2 vezes por dia, pela manhã em jejum e a noite antes de durmi.
Agora sobre omeprazol broxar eu não sei, mas sei de uma coisa, ele causa câncer, se tomado por muito tempo, e também causa anemia, já que ele não permite que o nosso organismo retenha ferro.
Eu depois que fiquei sabendo disso, parei de tomar, agora tomo capsulas de espinheira santa e um suplemento vitaminico chamado Protexid, que é muito bom, ajuda nas crises.
Qualquer dúvida me contate por e-mail: lazinhobrrj@yahoo.com.br

luzia silva do nascimrnto em 09/07/2012 às 20h56
Boa noite,gostaria de saber como devo tomar o chá, quantas vezes por dia, e durante quanto tempo.

Francisco de Assis Viana Costa em 14/07/2012 às 21h59
Nosss cara nunca tinha visto falar dessa santa plantinha, tó mauzão dessa tal gastrite, já faz um tempão mas agora a bicha me pegou de jeito, não to quase comendo nada, fiz uma consulta na quinta feira passada 12/07/12 a médica me passou uma endoscopia, vou fazer na terça feira, dependendo do q ela falar, vou pedir pra ela passa Espinheira Santa pra mim tomar, em cápisular manipulada, ou vou tomar por conta propia ó chá da erva mesmo, se eu encontrar só da folha seca, ou do por como tomar, qual quantidade e quantas vezes ao dia?

ADELSON CORREIA PONTES em 21/07/2012 às 23h38
BOA NOITE! FIZ UMA ENDOSCOPIA E FOI DIAGUINOSTICADO H.PYLORI POITIVO. ESTA PLANTA TAMBEM PODE SER USADA COMO TRATAMENTO DA H.PYLORI ? E COMO USAR ?
ESPERO RESPOSTAS. AGRADEÇO DESDE DE JÁ.

alessandra Ottoni em 25/07/2012 às 09h48
estou tomando há quase 2 meses,passava mal todos os dias por dores muito forte de estomago,tinha H pilory,asia gastrite. era quase impossivel comer passava muito mal,café mas de anos nao bebia agora ta com 2 dias q voltei até tomar um cafézinho,posso garantir esse chá da espinheira faz muito bem.perto de casa tem ela plantada uma amiga me indicou faço o chá das folhas e bebo 4 copos por dia.e indico faça vc tbm

José em 29/07/2012 às 21h25
Oi tenho gastrite muitas vezes agonisava de dor tomava o cha a dor passva depois voltava então resolvi fazer uma loucura misturei espinheira santa com folha de boldo e fiz o cha das duas planta juntas ta sendo um dos melhores resultados que tive com remedios espero que continue

Luana Marlise Moreira Rodrigues em 31/07/2012 às 13h29
gente esta planta tem muito aqui no sul...moro há 400 km de Porto Alegre, quando vi os depoimentos fiquei muito impressionada que a gente tem as coisas e não dá valor...espero que todos consigam. Abraços

Marlize Regina em 08/08/2012 às 21h02
Esta planta é MILAGROSA fiquei curada da gastrite....

ana carolina em 10/08/2012 às 09h55
bom eu gostei muitodo site mas eu gostaria de saber a estrutura utilizada da planta espinhera-santa mas em nenhum site eu encomtrei nem no seu e eu queria coisas especificas com titulo e tudo mas ñ acho.

maria salete da silva miranda em 13/08/2012 às 14h23
queiro saber como posso compra easpineira santa compoto liquido a legitima com nova embalagem de 500 ML

ANDERSON FERREIRA em 14/08/2012 às 15h54
NO BAKANA A TEMPOS QUE VENHO SOFRENDO COM DORES NO ESTOMOGO ACHO QUE AGORA ENCONTREI Á CURA OBRIGADO SENHOR

A CURA TA NA NATUREZA

maria de fatima da silva albuquerque em 21/08/2012 às 20h15
eu sento muita dor no estomago, sou hipertensa posso toma este cha quantas vezes,ja consegui.

elza freitas em 26/08/2012 às 22h04
Gostei muito deste site e li vários comentários. tenho gastrite e na ultima endoscopia constatou que tinha h.pyiloris. Fiz o tratamento recomendado pelo médico e era para retornar após 6 meses mas não retornei pois não queria fazer outro endoscopia. continuo com gastrite. Tomei cápsulas de Espinheira Santa algumas vezes e realmente constatei melhora, porém, tenho divertículos e temo que o uso mais frequente provoque a crise de diverticulite. procuro comer Desde já agradeço germen de trigo todos os dias(indicação do médico gastro) e outros cereais como amaranto, aveia, etc. será que há alguma contraindicação, nesse caso? desde já agradeço

Edson Araujo em 29/08/2012 às 17h33
olha passei um bom tempo sentindo deres nas pernas
depois que conhesi o chár de espinheira santa as doris que eu sentia
ela desapareceu fico feliz por saber que não precisei ir ao médico
essa chá faz bem quase pra tudo já sei que qual quer dor que eu sentir agora
basta tomar o chár uma semana que ela desaparece .rsrr

henriqui reina em 31/08/2012 às 19h32
Eta troço bom sô! Realmente é insuperável, essas folhas milagrosas é um presente de Deus para a humanidade. Obrigado senhor.

Trine em 16/09/2012 às 06h30
Parabens pelo Site.è de muita utilidade. Ja tomei Espinheira Santa e realmente deu bom resultado. As ervas que curam, realmente são presente de Deus.

Zeni em 26/09/2012 às 10h42
Fiz uma pesquisa sobre a espinheira-santa na internet e não li nada que dissesse que ela cura problemas de garganta mas, eu que tenho seguidamente, posso dizer que somente o chá de espinheira santa me cura. Faço um chá bem forte, coloco sal, faço gargarejo e rápidamente a dor vai embora e a irritação também. Se isso vai dar certo com outras pessoas, não sei. Comigo dá.

eduardo em 02/10/2012 às 17h28
sinto dores no estomago e dores abdominais;gostaria de saber quantas vezes eu posso tomar esse chá por dia,antes ou depois das reifeições ,estou com gastrite cronica me estou fazendo tratamento com pantoprazól e lansoprazól mas parese não faser efeito ,me oriente se posso tomar esse chá ,obrigado.

Amanda - em 05/10/2012 às 17h37
olá pessoal, já que ninguem consegue responder as perguntas de vcs vou tentar responder algumas:

Primeiramente, tenho que concorda que a maldita gastrite é um atraso de vida pra todo mundo, deixa a gente pra baixo, mas esse santo remédio é muito eficiente contra qualquer tipo de inflamação porque ela é um cicatrizante natural.

Ela pode ser tomada em capsulas, 3 vezes ao dia tipo: Toma 1 capsula em jejum, depois uma depois do almoço e outra depois do jantar.

Ou em chás das folhas por igual tempo 3 vezes ao dia, o chá da mesma forma seguindo ai em cima.

Mas não adianta nada tomar e nao mudar o modo de vida: aLô especial a fumantes e para quem gosta de beber, porq bebida para quem tem gastrite é um verdadeiro suicidio ^ ^ alias, heh, nao só gastrite como qualquer outra inflamação.

Você logicamente percebe a melhora quando diminui os sintomas, o estufamento, diminuição de flatulencia, azia, e refluxo.

Enquanto a esofagite de refluxo ela também é indicada, mas tb o sumo da batata durante a manha em jejum é muito bom. outra coisa importante: ao tomar o cha ou a capsula na hora de dormir demorar um pouco para ir dormir, vai jogar um video game, sei la, vcs sabem né, refluxo vai e volta, e o cha ja é amargo se volta ai danou-se hehe. Sempre elevar a cabeceira da cama de forma que seu corpo fique inclinado e nao reto, ai evita que o acido chegue ao esofago.

E galera encontrar essa planta é só ir em alguma farmacia que meche com produtos homeopáticos, se tiver no quintal do seu vizinho fala com ele, nao acredito que ele nao te dê uma mudinha.

O tempo estimado de uso varia muito galera, e como disse evolui juntamente com os sintomas se vc percebeu que seu esofago está melhor, nao tem mais nenhuma secreção, nao tem dificuldade para engolir, nao tem mais regugitação acida, tipo o vai e volta do refluxo, ai é hora de dar uma pausa para seu organismo, e ver se o resultado funcionou, que foi meu caso, funciona!! só foi eu parar heh voltou tudo de novo rsr acho que tinha umas perebas medonhas.. bem, mas sendo assim saibam que a espinheira santa nao é nenhum veneno ao contrario o chá é um beneficio e nao um maleficio, entao podem tomar sem medo de ser feliz

- Há sim ela não deixa ninguem infertil nao, ao contrario preparem para ter uma penca de filhos heh. Até porq vamos pela logica: Se vc tiver alguma inflamação no ovário, no utero, como ela é cicatrizante ela tem o poder de reincidir a causa da inflamação sem prejudicar o organismo porque ela não é toxica.

Agora para quem está gravida não é aconselhavel, pois a maioria dos chás tem efeito abortivo, porq ai neste caso, sim, ela pod fazer mal, porq o bebe nao tem condições imunes suficientes. ;)

Aí galera tb deve ter acompanhamento médico ok, toma o cha e tals, mas faz a endocospia pra ver se cicatrizou, para quem tem inflamação intestinal colonoscopia, e as outras especialidades ces sabem ^ ^.

Pedra na vesicula só atraves da retirada mesmo, porq nao tem como aquelas pedrinhas sairem da vesicula, até porq o cha ele pode desinflamar mas, as pedras tão la dentro e nao tem a capacidade expulsar as pedrinhas.




Amanda em 05/10/2012 às 17h54
espero que tenha ajudado galera, mais duvidas podem escrever que vou responder, ^ ^ . Abraços e uma coisa: Deus é o grande médico de nossas vidas, e a cura pela natureza está aí, é só olhar para os lados, são verdes, espinhosas, ou até mesmos ralas, é só cultivar. Porq nossos avós demoraram para morrer, ou morriam com 100 anos? alguem ja se perguntou?

Porq a vida deles eram baseadas em uma vida natural e nao condimentada: A alimentação, a higiene, e é assim que devemos viver as nossas para a gente seguir em frente ok, vamos deixar de lá as coisas que fazem mal pra gente o que adianta ser gostoso e fazer mal?? quando a gente estiver 100% ai come um biscoitinho e tal mas uma vez na vida e outra in la muerte entenderam, vamos nos controlar blza. Saúde é o que interessa e o resto nao tem pressa yeah!.

vlues, fuiss.

joana darc em 05/10/2012 às 22h37
parabéns , vamos ajudar quem precisa.




Robson Mendonça em 17/10/2012 às 14h23
Bom tarde, gostaria de saber quem vende a semente da Espinheira Santa, meu pai é fitoterapico, e precisa realizar uns trabalhos se alguém souber eu agradeço.

zeni em 21/10/2012 às 10h07
Fui diagnosticada de Pangastrite, Esofagite, Esteatose grau 2, gastrite cronica, fiz tratamento com Pantoprazol de 40mg, fiz tabem para h pirory, porque deu a bacteria, depois tomei com conta Anita 6 comprimidos, mmelhorei um pouco, desinchou um pouco meu abdomen, me indicaram tomar espinheira santa, tem significado positivo para esssas patologias.

Maria José Guedes Carneiro em 01/11/2012 às 10h39
tbm tive refluxo, h pilory, asia,dores abdominal, hernia de hiato e esofagite tudo doença do estomago, ai pelo programa do bem estar conheci a espinheira santa comprei a erva e fiz o chá até hoje tomo esse chá estou ótima graças a Deus e ao programa bem estar. vcs que sofre do estomago compre a espinheira santa e faça o chá e tome que vc vai ficar curada. Boa sorte.

Sandra Andrade em 07/11/2012 às 18h23
Oi estou tomando o chá fais 3dias mais ainda tenho um desconfort e normal eu tenho hernia de hiato e parei de tomar o pantocal obrigada deus abençoi

Marlene Klein em 11/11/2012 às 19h05
Oi! tudo
bem..estou tomando o chá faz um mês eu gostaria saber a quantia certa de chá com a água, eu tenho colestrol, triglicirídeos e enchado.
eu já conhecia o chá mas não dava muito valor depois que pesquisei na net eu vi quanto o chá da espinheira santa tem valor.
obrigado abraço............

Ademir em 17/11/2012 às 15h53
Olá,informação por gentileza,como pode ser a prescrição a espinheira santa pra quem possui hernia de hiato e possui 75 anos?Agradeço pela ajuda.

Francisco em 21/11/2012 às 14h03
até hoje não consegui descobrir o q tenho, mas é algo q chega a dar não uma ânsia, mas uma sensação estranha na garganta. Alguém sente algo parecido q deva vir do estômago?

marly em 24/11/2012 às 22h34
Tinha dores forte no estomago,as dores
só passavam c/ Buscopan...enfim as fortes
dores geralmente eram de madrugada...
uma sra.havia me dado umas folhas
espinhosas que é a ESPINHEIRA
SANTA, fiz das folhas secas infusão, tomei bem fria,
e Graças a DEUS estou bem...vai muito da alimentaçào também....
evitar gorduras, lactose, molho de tomate etc. eu amo
sorvete em massa...nossaaa era um veneno, ontem 2 copos grandes
de massa, hummm q gostosso e ñ fez mal, aha chocote tbm estou comendo e td vai muito bem...
Abraços & Afagos a todos.

silvana helena da silva em 27/11/2012 às 12h58
Tenho gastrite ,esofagite.refluxo e duodenite.Fiz tratamento por um ano nada adiantou.Estou tomando espinheira santa agora esta sendo bom.

Vitor Manuel Figueiredo Gil em 26/12/2012 às 21h36
sou portugues e gostaria de saber onde posso adquirir a espinheira santa em portugal.

marcelo lacerda giordano em 23/01/2013 às 09h05
bom dia,gostaria de saber se posso dar espilheira santa para meu cao,pois ele tem diabetes,e fazer aplicoes de insulina esta muito complicado,desde ja grato pela atencao.

Maria Bernadete Araujo Sousa em 25/01/2013 às 09h33
GOSTARIA DE SABER SE POSSO TOMAR O CHÁ DA ESPILHEIRA SANTA FEITO COM AS FOLHAS AINDA VERDE. OBRIGADA.

Aline em 29/01/2013 às 11h32
A espinheira santa serve para a prolactina

jussara em 31/01/2013 às 18h01
oi!! eu tenho gastrite hernia de hiato bem..estou tomando o chá deESPILHEIRA SANTA preciso saber qual o melhor o chá ou a capsula,como tomar o chá,qtas vezes ao dia, e as capsulas.Qto tempo tomar para q cure.m mês eu gostaria saber a quantia certa de chá quanto tempo quantas vezes a o dia tomar..

Clarice vidal de souza em 26/02/2013 às 16h45
Boa tarde; gostaria de saber se espinheira santa faz mal para quem tem preção alta. pois descobri que tenho hernia de hiato e gostaria de fazer o tratamento com erva, dizem que um santo remédio. gostaria também de saber se precisa de orientação medica para o uso desta erva....

nelson novais em 02/03/2013 às 20h12
ola boa noite gostei muito ,moro na região do vale do ribeira.
Como fasso para conseguir a espinheira santa,quero folhas para o chá,e se possivel mudas.

celso em 07/03/2013 às 12h53
ola. bom dia queria saber se so o cha ou posso curtir ela em garrafa de agua e depois de alguns dia beber se posso aguardo resposta obrigado

ola meu nome e isabel em 10/03/2013 às 18h03
ode poso em contrar uma muda desa pranta para conpra obrigado

Lúcia Corsi em 17/03/2013 às 11h36
Oi!!! estou tomando remédios para dor de estomago, tenho Pangastrite e mesmo tomando Esomeprazol e Pantoprazol não está sarando estou com dores já faz 6 meses direto, melhora e depois volta e fico uma semana com dor, como devo tomar o chá da espinheira Santa pois tomo alguma vezes este o chá.
Vcs poderiam me indicar como tomar e o tempo certo de parar. Obrigada "" Esta dor é Horrível não aquento mais"""

vilson olivo paese em 18/03/2013 às 15h27
ola tenho diabetes e gosteimuito do que eu li vou comesar tomar hoje mesmo obrigado fiquei muito felis.

CARLA em 21/03/2013 às 18h29
olá boa noite ..minha mãe é diabetica tipo2 hipertensa e toma vria medicações,gostaria de saber se ela pode tomar esse chá????

lane em 26/03/2013 às 06h49
Olá...sou Lane,moro em Fortaleza sou adepta a plantas medicinais,confio e acredito na cura por plantas.Tenho gastrite e gostaria de saber como devo usar a planta,pois o mal uso pode trazer danos a saude.aguardo resposta e obrigada.

tininha caseiro em 29/03/2013 às 09h54
Muito Obrigada Pela Informação penso que é muito útil para todas as pessoas que precisam e não só, para indicar a outras pessoas que precisarem tambem...que Deus Abençoe grandemente.

Júlio Leonardo Reis Silva em 13/04/2013 às 22h24
Muito bom, ótimo.A ANVISA e outros órgãos competentes da área, deveriam também, reconher outras ervas ( homeopáticas ) como: o Saião, o Confrei, o Óleo de Copaíba, o óleo de semente de sucupira, o Barba-Timão, a Canela e muitos outros......, Mas e o medo e a responsabilidade de ver a indústria farmacêutica brasileira quebrada. Saiam dessa Amigos. Durmam com um barulho deste.

Rosineide em 06/05/2013 às 16h45
Eu tive câncer e já operei e não tinha mais esta doença e agora eu fis novos enxames deu nódulo eu quero saber se posso fazer uso do chá da folha da espinheira santa quantas vez posso tomar o chá por dia?

edemir de jesus santos em 07/05/2013 às 21h42
Sofri com colite ulcerativa por anos, inclusive com internações, já que a patologia atingiu estagio de megacolon toxico. Há dez anos passei a usar cha de espinheira santa regularmente e concomitante com a alopatia, tendo melhora extraordinaria, sem mais crises.

elizandra em 09/05/2013 às 14h52
Boa tarde.Sou de cuiabá, gotaria de saber se esta planta cura tumor?
minha vó está com cancer.
E como deve ser tomada?Meu e-mail é elizandra_16rodrigues@hotmail.com
Obrigado!

Irene em 15/05/2013 às 15h36
Faço pesquisas direto sobre os fitoterápicos, aprendi porque por força das circunstãncias vi meu filho diagnosticado com refluxo, hérnia de hiato, gastrite,e, o médico dizendo que ia fazer o tratamento, se não desse resultado, partiria para a cirurgia. Pensei e comecei minhas pesquisas tudo sobre ervas e chás. Entre as ervas, ancontrei a Espinheira Santa, que na verdade é milagrosa mesmo. Dei durante uns 3 meses, duas chícaras de chá(um punhado mais ou menos uma colher de sopa rasa das folhas secas em uma chícara e despejo a água fervente, abafo por uns 10m. e está pronto . Tomar1 chícara de manhã e 1 a noite. Melhor não adoçar. acabou o problema. Quando você comer muito e sentir que não fez a digestão é só preparar o chá. Atualmente só uso ervas antes de me intoxicar de remédios que mais fazem mal que bem. Espero ter ajudado com minha colaboração. Abraços

por favor respondam-me quanto tempo devo tomar o cha e o comprimido da espinheira santa em 15/05/2013 às 19h34
TEM TANTO COMENTARIO, E VCES. NAO RESPONDEM, POR FAVOR RESPONDAM O MAIS IMPORTANTE, QUE EH COMO TOMAR, TEMPO DE TRATAMENTO. ABRAÇOS OBRIGADA.

jose scaliante roberto em 15/05/2013 às 21h41
tenho gastrite gostaria de saber quantas doses devo tomar durante o dia da folha de espinheira santa aguardo retorno.por quanto tempo faço o tratamento.

janaina costa em 24/05/2013 às 09h43
tenho h.pylori,entao,gostaria de saber como devo esta usufruindo da espinheira santa como tratamento?
bj fiquem com Deus,aguardo respostas

dirceu munhoz em 05/06/2013 às 11h41
Gostaria de saber se tomar o chá das folhas de espinheira santa faz efeito mais rápido para cura da gastrite que em pó capsola 450gm.
E poderia informar também como tomar?

edina da silva em 15/06/2013 às 22h58
Oi meu nome é edina, minha mãe está com câncer de mama e ouvimos dizer que a raiz de cancoroza cura, gostaria de saber se ajuda a curar de verdade. Alguém pode me ajudar? se alguém souber me responda... Meu e-mail é: edina_dance@hotmail.com .. obrigada desde já!

Marinester em 27/06/2013 às 02h35
Tenho refluxo a muitos anos, porém, fiz uso de omeprazol por recomendação médica por bom tempo, Não curou, somente um pequeno alívio. Mudei de médico, fiz novo exame de endoscopia, e por causa de ácidos, percebi que o refluxo tem aumentado. Resultado, vou começar com o uso pantoprazol receita médica, e dompiridona, por 60 dias. Mas, pretendo introduzir o uso de espinheira santa. Os chás, sem exageros, com certeza auxiliam no tratamento. Chá em exagero intoxica, mas eles curam se soubermos usar. Eu pessoalmente fico atenta a reaçao do meu organismo, acho que nao se deve tomar por mais de 3 meses, se houver melhora, devo alternar com outra erva que tb cura, tipo boldo. Com certeza, os chás tem um poder de cura e sao mais naturais, Minha avó, que morava numa fazenda, tinha o uso de chás, e viveu por quase 100 anos, e bastante saudável. Para problema urinário, me lembro bem, ela tomava chá de abacate com cabelo de milho.

JOSE FLAVIO DIONISIO SANTANA em 27/06/2013 às 18h34
PRECISO URGENTEMENTE QUE ALGUEM ME AJUDE, POIS SE NÃO CONSEGUIR MATAR A H. PILORY NÃO TEREI VIDA DIGNA, PORQUE SINTO NÁUSEAS, MAL-ESTAR, DESCONFORTOS ESTOMACAIS E DORES DE CABEÇA TODOS OS DIAS. NÃO ESTOU VIVENDO E NEM TRABALHANDO NORMALMENTE.
POR FAVOR, DIGAM-ME COMO EU POSSO CONSEGUIR A ESPINHEIRA SANTA OU EXTRATO DA PLANTA DE MARCA CONFIAVEL. EU MORO EM CRATO-CEARÁ E MEU TELEFONE É (88) 9928-1415 TIM / (88) 88334490 OI

Marly Ap.Machado em 05/08/2013 às 16h08
Eu tinha grande crises do estomago de ter q tomar buscopan,
mas uma amiga me ofereceu essa folha(espinheira santa)
tem muito tempo q ñ sinto dores no estomago, era muito ruim,
depois da crise, ainda ficava estranho uma semana ou mais q nem
podia andar, qdo andava a dor abdominal era grande, mas Graça a Deus,
e a espirinheira santa, estou bem, só quero SABER SE É BOM PARA **LABERINTITE...TOMO BETARSERC 16 mg mas gostaria de saber se é benéfica para *LABERINTITE..Obrigada

Francielle em 10/08/2013 às 20h02
Olá, eu não tenho certeza se tenho gastrite, pois ainda não fiz um exame para comprovar, mas pelos sintomas percebo que à uma possibilidade, meu problema é a mal alimentação fora dos horários, passo muito tempo sem alimentar, não sinto azia, mas de uns dias pra cá comecei a alimentar e senti pontados na região do estomago, sou estressada, ansiosa, trabalho com muita gente o dia todo e esqueço de mim alimentar nas horas certas e eu queria saber se eu posso tomar esse chá, já que não tenho certeza da gastrite??.. tenho ovários policísticos, teria algum problema??
Sou muito preocupada, e vOCÊS estão de PARABÉNS PELO SITE MUITOS BEM EXPLICADO.

grileis em 19/08/2013 às 12h29
fiquei sabendo que espinhera santa e bon e acho que vou tomar

Romildo Alves de Lacerda em 19/09/2013 às 15h31
Òla boa tardeòtima matéria a espeito desta erva chamada espinheira santa.Olha eu tinha um grave problema com a gastrite e gastei muito dinheir com reméddo passado pelos médico e não ficava bom,porém,andando pelo Mercado São jose em Recife e com minha coriosidade fale que tinha gastrite e não podia comer e nem beber bebida álcoolica,mais quando eu comecei a tormar o cha de espinheira santo fiquei bom,agraça a Deus primeiramente e 2º essa boa erva. Saudações.

jose soares em 23/09/2013 às 19h32
Sou de Fortaleza e estou sofrendo com pangastrite. Vocês poderiam mim ajudar ?

Kelli em 04/10/2013 às 14h22
Olá, eu tenho gastrite desde março deste ano, já tomei omeprazol, pantoprazol, esomeprazol, além de digeplus e domperidona. e nenhum destes medicamentos realmente me curou. Aprox. lá por maio, comecei a tomar espinheira santa, na forma de chá, 3 x ao dia... e realmente melhorei muito, e ao parar de tomar, não voltei a ter crises, posso dizer que estive curada! Mas não foi uma cura 100%, pois há 3 dias voltei a ter uma crise... Bom, cheguei a conclusão de que se vc quer se sentir bem SEMPRE, não deve parar de tomar o chá NUNCA! essa é a melhor forma de tratar. ah, estou tomando o suco da batata inglesa de manhã em jejum, mas me dá náuseas, e já vou ter que parar... vou começar a tomar cápsulas de espinheira santa, 300 mg, espero que resolva...

Melhora a todos...

Florinda Jose Gourgel em 16/10/2013 às 06h08
Depois de todos esses testemunhos que li tenho fé que tb vou tomar e serei curada em nome do meu Deus. Mas fiquei com a impressao de que as informaçoes que vos sao solicitadas , nao tèm sido respondidas o que nos deixam confuses. Por favor sofrer do estomago é horrivel entao colaborem connosco. Ja adquiri a espinheira santa capsula de 250 mg, pretendo saber como e por quanto tempo devo tomar essa medicamento. Sofro com a bacteria do H. pilori, gastrite cronica. Obrigada e aguardo a vossa resposta.

fernando de jesus santana em 02/11/2013 às 00h10
ola tenho um calo no dedo do pe que min doe muito sera que esta planta cura mesmo, que min dar um bom conselho.


maria luiza passos rezende em 03/11/2013 às 14h12
Foi muito proveitoso para os que têm desejo de fazer uso da espinheira santa como tratamento de saude alternativo, no entanto ainda estou
insegura, gostaria de receber também orientação de um especialista co_
mo um faarmaceutico ou médico
Maria Luiza

Marli Costa de Paula em 05/11/2013 às 12h11
Gostaria de parabenizá-los pela matéria.
Comecei a tomar o chá da espinheira santa faz uma semana e gostaria de saber se tem que tomar antes ou depois das refeições e também se dá taquicardia e se também melhora o refluxo gastroesofágico.
Obrigada e tenham uma boa tarde.

valdelice cu nha alves em 11/11/2013 às 23h57
a espinheira santa, de fato é ótima para o gastrite, e írcera tumores no estomago, o chá é ´´otimo tome vários meses, mas, onfiando primeiro em Deus Pai, Jesus fllho, e o Divino Espirito Santo, muita fé e tome aas ervas criaçoes de Deus primeiro DEUWS, E DEPOIS AS DEMAIS COISAS SERÃO ACRESCENTADA USE MESMO A ESPINHEIRA SANTA, E O SUCO DE ALOE VERA BABOSA, ESTÁ CURANDO INÚMERAS DOENÇAS, PROCURE FREI ROMANO ZAGO NO GLOGER, INTERNETE E VEJA AVERDADE E COMO PREPARA-LO, MAS REPITO dEUS EM PRIMEIRO LUGAR É O MAIOR DO MUNDO dEUS ABENÇOE TODOS A PAZ DO SENHOR JESUS A TODOS E MUITA FÉ E SAUDE SA. VALDELICE TE,. 30412068

helenice moreno de oliveira em 19/11/2013 às 09h25
gostei muito das informações

luciene em 20/11/2013 às 22h27
Minha mae tem pancreatitica aguda, e o medico me falou q o pancreas dela nao esta funcionando mas,e tem um pseudocisto agora ,gostaria de saber ser minha mae pode tomar o cha da espinheira santa,mesmo ela estado na uti ...

Adriano rodrigues em 05/12/2013 às 17h05
Ola sofro de gastrite queria saber quantas vezes devo tomar o chá ao dia.

Janne D'arc Predroso em 19/12/2013 às 23h24
sempre que vejo está planta, algo me diz que ela será muito importante em minha vida, até mesmo a curar da doença do meu filho, e desde já agradeço a Deus por ter me dado essa orientação e os bons mentores espirituais, obrigado pela matéria, me ajudou a descobrir muito mais sobre esse objeto glorioso da natureza.

karen rodrigues ramos em 10/03/2014 às 22h56
oi, alguem ja ouviu falar algo sobre essa planta e artrite reumatoide????

elizangela em 19/03/2014 às 17h13
tenho esofago de barret e gostaria de saber se posso tomar o cha da espinheira santa.

Comente esta página

Nome:
E-mail: