Agora na Apremavi: parcialmente nublado, 28°
Busca
Tamanho do texto A A A

Uvaia. Super dose de vitamina C

Autor: Geraldine Marques Maiochi. Publicado em 16/07/2009.

A Uvaia é uma fruta de sabor azedo/doce muito apreciada. Foto: Miriam Prochnow
O nome uvaia deriva do tupi ubaia ou ybá-ia e quer dizer fruto azedo. A uvaia e típica da Mata Atlântica, e ocorre de São Paulo ao Rio Grande do Sul.

A árvore tem de seis a 13 metros de altura e geralmente tem um tronco único ou bifurcado, com no máximo de 50 centímetros de diâmetro.

A uvaia tem alto teor de vitamina C (cerca de quatro vezes mais do que a laranja). Tem a polpa muito delicada, com a casca bem fina, de um amarelo-ouro ligeiramente aveludado. O aroma é suave e muito agradável. Um dos grandes problemas desse fruto é que amassa, oxida e resseca com facilidade, por isso não é muito encontrada em supermercados.

A uvaia é utilizada em projetos de reflorestamento (áreas degradadas, preservação permanente e plantios mistos) e paisagismo (ornamental e pomar doméstico). Sua madeira é empregada apenas localmente para moirões, estacas, postes e lenha.

Seus frutos são comestíveis e muito apreciados para o consumo na forma de sucos, razão pela qual é largamente cultivada em pomares domésticos. São também avidamente consumidos por várias espécies de pássaros, o que a torna bastante recomendável para reflorestamentos heterogêneos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.

Uvaia


Nome científico:Eugenia pyriformis Cabess.
Família: Myrtaceae.
Utilização: madeira utilizada para moirões, cercas e lenha. Seus frutos são comestíveis e servem de alimento para diversas espécies de aves.
Coleta de sementes: diretamente da árvore quando começar a queda espontânea dos frutos ou recolhê-los do chão.
Época de coleta de sementes: dezembro a janeiro.
Fruto: amarelo, arredondado, contendo duas sementes em seu interior, possuindo aproximadamente quatro centímetros de diâmetro.
Flor: branca.
Crescimento da muda: médio.
Germinação: normal.
Plantio: mata ciliar, área aberta.

Fotos: Miriam Prochnow



Fontes pesquisadas:

Revista Terra da Gente

http://pt.wikipedia.org/wiki/Uvaia Acessado em 10.07.2009

http://www.unisanta.br/proeducar/site_turma5-6/uvaia.htm Acessado em 10.07.2009

Comentários

thais em 28/07/2009 às 16h52
eu nunca vi essa fruta adorei ver.....

Tereza Barbosa de Souza em 01/08/2009 às 14h48
Adorei saber um pouco mais sobre a Uvaia, ganhei umas mudas e plantei no Pátio da Trensurb-Metrô,P.Alegre-RS,já estão adultas e dando frutos.Faz vai fazer 02 anos que aposentei e é muito bom saber que deixei lá para os colegs curtirem e valorizar.Vou passar essa informação para eles.

marcelo em 01/08/2009 às 16h14
thais kkkkkkk muita gente nao conhece mesmo...eu estou tomando o suco agora de uvaia e procurando as propriedades dela na net mas nao acho....eu tenho um pe de uvaia em casa....faço meu proprio suco...ela eh azedinha hahahah nao da pra comer cru. eu quero comer cru mas nao da....

Graça Pereira em 01/08/2009 às 19h16
Muito interessante as informações sobre essa fruta, que para mim é tão comum quanto uma goiaba, ou qualquer outra fruta, pois cresci tomando suco, saboreando a geléia, que é uma delícia, e comendo o fruto, pois ao contrário do Marcelo, eu consigo comer e acho uma delícia! Entretanto estranhei essa foto acima. A folha é bastante diferente e gostaria de saber se existem outras espécies. Sou apaixonada por uvaia e tenho vários pés nos meus quintais. Jogo no quintal todas as sementes das frutas consumidas e nascem muitas mudas que ofereço aos amigos e vizinhos. Já pensei até em fazer uma plantação para comercializar a polpa, pois tenho certeza que seria bem recebida no mercado. Tenho hábito de congelar a polpa e quando meus filhos e familiares vêm me visitar, todos saboreiam suco e geléia.

Graça Pereira em 30/08/2009 às 22h30
Acabei descobrindo a diferença. Nas fotos as folhas parecem mais bonitas. Tirei algumas fotos dos pés daqui de casa, que já estão carregados, e ficaram muito boas. Com isso descobri que são iguais.

Lafaiete Silva Francisco em 15/09/2009 às 11h33
gostei das informacoes na minha cidade ha algumas arvores desta especie e ultimamente estou com mais de 200 mudas

maria luiza em 15/09/2009 às 21h46
conheci uvai hoje atraves de uma colega de trabalho que levou algumas para fazermos suco. essa fruta é maravilhosa e entrei na net para saber informaçoes dessa fruta e fiquei ainda mais motivada em apreciala essa poderosa fruta rica em vitamina c.

Verônica em 19/09/2009 às 18h09
Olá,conheci esta fruta no interior de Minas Gerais,Curvelo e achei uma deilcia.Comprei uma muda e gostaria de saber qual a maneira correta de planta-la.A muda esta com mais ou menos 50 cm.
Atenciosamente,
Verônica

Maria Antonia em 21/09/2009 às 00h51
Só agora, vim a conhecer esta frutinha tão gostosa. Ganhei a polpa ja congelada, do meu genro que possui uma chácara onde tem 4 pés de uvaia. Mas que delícia. Agora, pesquisando pela internet, deu pra ver que eu estava muito sem informação sobre a riqueza de frutos que nosso país tem a nos oferecer.

Silvia em 24/09/2009 às 15h11
Adora uvaia,tenho dois pes no jardim. Produçao é muita. Congelo bastante.
Único problema são os bichinhos. Porque esta fruta dá tanto bichos ??? É uma pena. Gosto muito, mais nao consigo comer a fruto,apenas suco. tomo muito suco.

LUIS CARLOS OLIVEIRA em 26/09/2009 às 14h43
Estava no sìtio e muito gripado, e sem conhecer esta fruta, comecei a come-la no outro dia estava curado da gripe, quando o dono do pomar chegou e disse que era porque comí alguns frutos, pois é muito rico em vitamina C. Agora fiquei fã desta fruta e quero começar a cultiva-la, já comecei a fazer as mudas agora é só esperar. OBRIGADO POR TI CONHECER UVAIA.

GABRIEL VITOR FERREIRA (BIÉ) em 28/09/2009 às 10h00
Sou apaixonado por uvaia alem de achar uma planta ornamental e muito bonita.Gabriel Vitor Ferreira (Bié). 28/09/2009. 10:00 horas.

Urani Rodrigues de carvalho em 28/09/2009 às 20h54
Vim morar em uma casa que tem um pé dessa fruta e entrei nesse site para saber informações nutricionais, além das vários passarinhos que traz para o meu quintal.Aprendi que é comestível e dá sucos deliciosos, e contém muita vitamina c.Obrigada pelas informações que agreguei agora.

elisangela e magno em 04/10/2009 às 16h14
adorei saber sobre essa fruta, aqui em nossa cidade temos dois exemplares poderia colocar tambem como se faz para fazer o plantio.
obrigado e felicidades!!!!

nei silvio didoni em 06/10/2009 às 17h48
fruto muito bom para pomares pequenos, apresenta um bom sabor, mas para o suco é ótimo. Tenho visto muitos pássaros diferente comendo a fruta e voltando sempre na época certa. Alto indice de vitamina c. Para todo tipo de solo apresenta muita fortificação.

Leonardo Lobianco em 11/10/2009 às 17h53
Nao conhecia essa planta até que ganhei duas mudas e acabei plando-as. Gostaria de saber quanto tempo essa planta leva pra ter um tamanho considerável, tipo uns tres metros. Ja plantei faz umas duas semanas e vejo muito pouca evolução no crescimento.

Andréa Cristina Silva de Oliveira em 15/10/2009 às 11h38
Em nosso sítio temos uvaia, mas a fruta dá somente uma semente. Fiquei impressionada com a aceitação desse suco de sabor tão peculiar por minha filhinha de 07 meses de idade e, muito feliz, ao saber do alto teor de vitamina C da fruta.

alessandra de paula em 15/10/2009 às 16h44
eu tenho um pe de uvaia no meu quintal, alem de ser muito usada por nos pra sucos,meu marido fez um licor delicioso com pinga!o cheiro das frutas se espalha por todo o meu quintal,e maravilhoso.Eu moro em Pardinho-interior de Sao Paulo, e as pessoas não conhecem muito essa fruta.

heliana em 20/10/2009 às 12h44
Ganhei de uma amiga a polpa ja industrializada p/ fazer o suco......adorei....super refrescante de sabor agradavel.Eu não a conhecia......li no site que ela é caracteristica do sul do Brasil....mas gostaria de acrescentar que no sul de Minas ja existe, pois minha amiga é de Boa Esperança e foi de la que ela trouxe.Ela me contou que na cidade dela existem: sucos e sorvetes desta fruta......delicia!!!!

Terezinha Ligia Janine Higa em 21/10/2009 às 22h49
A minha amiga Inês de Bauru, tem no seu quintal. Plantei na minha casa, como o meu marido, tirou para plantá-la em outro lugar ela morreu.Gostaria de saber o ambiente que a Uvaia gosta, sol ou sombra? ... Delícia!

elizabeth teixeira em 27/10/2009 às 21h32
Eu moro aqui no espirito santo e estive na cidade domingos martins e conheci a Uvaia, alem de ter um gosto parecido com o da pitanga ela dá um doce muito gostoso e um saboroso suco. Pra consumir a fruta tem que gostar muito de coisas azedas. Hoje mesmo eu comi doce de uvaia com queijo branco... hummmm delicia mesmo....

Rute Pinheiro Avelino em 31/10/2009 às 23h35
Plantei a muda ainda pequena, mas quando ja grande deu muitos frutos...como achei azedo ninguem se interessou em colhê-los, mas quando fiz o suco da fruta nos apaixonamos por ela. Hoje cuidamos dela com muito carinho, pois o seu perfume é inigualável. Adorei adquirir mais informações sobre ela.

Gilmar Ferreira em 02/11/2009 às 18h52
Não conhecia a fruta...
Mudei para uma casa que tem um pé de uvaia e realmente o suco é muito bom!!! É impressão minha ou o sabor do suco lembra um pouco a carambola?

paulo oleias em 13/11/2009 às 10h59
Tenho 48 anos e quando criança me deliciava com os frutos em um pé que havia na fazenda de um tio. Adoraria plantar um pé em meu quintal. Alguem sabe onde posso encontrar uma muda? Moro em Caxias do Sul/RS. Agradeço se alguem me retornar um e-mail.

Joãozito de Moura em 14/11/2009 às 13h16

Joãozito de Moura em 14/11/09 12h40

visitando uma irmã em cristo na cidade de Campo Mourão em 1997, ganhei uma muda de UVAIA, plantei no quintal de minha casa em Uberlãndia Minas Gerais, onde moro atualmente com minha família, deste de UVAIA, fazemos duas colheitas por ano, deliciamos o suco e batemos c/ leite, toda família gosta. (tenho mudas para vender com tamanho de um metro trinta de altura já produzindo as primeiras frutas).

sonia alberrtina em 26/11/2009 às 11h18
tenho um pé de uvaia em meu quintal, amo o suco da mesma
gostaria de fazer geléia. Quem poderia me falar como se faz??
agradeço desde já

Domingos João Mar ues em 06/01/2010 às 10h32
Quando comprei a referida fruta, me foi vendida como se fosse Carambola, após adulta, ao dar os frutos, percebi que não se tratava daquela espécie, razão pela qual fiz a pesquisa e feliz fiquei por se tratar da Uvaia, fruta até então desconhecida e muito gostosa. Também gostei muito das informações aqui prestadas. Muito bom.

Adalberto de Oliveira Lepinsk em 07/01/2010 às 12h58
conheço bem auvaia, é realmente uma delicia para sucos,sorvetes,tambem inatura, pena que nós brasileiros não valorizamos o que temos em toda nossa floresta, tenho mudas, e estou fazendo a minha parte para um mundo bem melhor.que Deus abençõe as mãos que plantam.

Roseane em 11/01/2010 às 16h56
gostaria muito de saber onde posso comprar ou a arvore ou a fruta...pois fiquei bem curiosa, muitas pessoas ja me falaram.
aguardo att
Rose

Eloi ferreira em 02/02/2010 às 10h02
Conheci a uvaia aos dez anos gostei muito da fruta, hoje aos 58 anos de idade até então não tive mais contacto com esta fruta, por acaso perguntei a um proprietário de uma floricultura se conhecia, e êle falou que sim daí eu encomendei um pé, paguei 18 reais, plantei no meu quintal agora é só aguardar quando dar os frutos e saborea-los recordando os velhos tempos de criança; um abraço.

José Roberto Corsi em 08/03/2010 às 20h37
Tenho um pé de uvaia, mas não consigo aproveitar os frutos, tem a praga da abelhinha que o fruto ja vem com o bicho. O que devo fazer na época da florada?

Rita Nugem em 22/03/2010 às 10h19
Eu nunca tinha nem ouvido falar, isso que moro no RS... Para mim é novidade e se não estivesse pesquisando a Mata Atlântica, provavelmente morreria sem nunca ter ouvido falar. É muito triste ver que mesmo morando no Brasil, não sabemos quase nada sobre a real biodiversidade...

Penha do Rosario em 29/03/2010 às 19h03
Huumm! Adoro.
Mas ñ acho nada fácil achar ñ. Pelo contrário,tô c/ 53a e deve fazer uns 40 q ñ consigo + desfrutar do prazer de sentir seu sabor.
Me dá água na boca só de lembrar-me dela.
Gostaria mt de ter um pé plantado no pouco quintal q tenho.
Grata pela informação,mt boa!

Juliana Cardoso em 01/04/2010 às 15h00
Esta fruta é uma delicia... Na minha casa tinha um pé desta fruta. Ela é muito apresiada em sucos, geléis, recheios de bolos, caipirinha, trufas... Sem contar no alto teor de vitamina C. Quem não provou vale apena provar !

Lucilene em 04/04/2010 às 13h58
Muito bom!

paulo moura d'amorim em 13/04/2010 às 19h38
Apesar da ocorrencia da ubaia se da mais no sul, aqui no nordest temos varias ocorrencias. No meu sitio situado em paulista- pe enho dosi pes desa maravilhosa frua. Saboreio em natura.

Tábata em 22/04/2010 às 10h32
Não conheco essa fruta, será qe ela contem mesmo mais vitamina C? ja ouvi fala do camu-camu qe tb contem mais vitamina C ... eh complicado saber qm mais tem vitamina C .. mas eh bom saber dessa fruta;

Eunice em 14/06/2010 ás 22h54 em 14/06/2010 às 23h04
Hummmmm que delícia!
Conheci essa fruta a poucos dias em Cruzeiro do Sul (AC) na casa de meu pai. Papai tem um pé. Fiz o suco, e que delícia!!!!! Voltei pra Brasília com uma muda, e com a poupa congeleda. Vou plantar na minha casa com muito carinho.

cristiane em 21/06/2010 às 19h42
Gostaria de saber quanto tempo leva p/ a uvaia ficar pronta p/ consumo?

RITA DE CASSIA em 28/07/2010 às 14h31
MINHA FILHA GANHOU UMA MUDA NA ESCOLA E PLANTEI NO POMAR , POR NÃO CONHECER NADA SOBRE A PLANTA RECORRI A PESQUISA E FIQUEI MUITO IMPRESSIONADA . EM QUANTO TEMPO ELA COMEÇA DAR FRUTOS? HOJE DEVE ESTAR COM CERCA DE 2 ANOS E 1.5M DE ALTURA.
OBRIGADA
RITA DE CASSIA

MARA AAL em 29/07/2010 às 23h53
Até conhecer meu esposinho não conhecia esta frutinha tão linda e saborosa.Nesta época morava em Betim,MG. e ele em SP., capital.Começamos a namorar e ele me levou pra conhecer sua família e foi na casa de sua irmã, onde residia, que vi pela primeira vez esta formosura, tomei seu suco e provei seu sabor azedinho que amo.
Nos casamos e, após uns 10 anos compramos um sítio, onde plantamos diversas árvores no pomar, mas a central, é a minha paixão: a uvaia.
AGORA ESTAMOS MONTANDO UMA FLORICULTURA E GOSTARIA DE SABER COM QUANTOS ANOS A UVAIA FRUTIFICA. OBRIGADA.
PARABÉNS PELA MATÉRIA.

Helena Cerino Rieper em 05/08/2010 às 11h01
Olá!
Moro no Estado do Pará, na cidade de Rurópolis.
No nosso quintal tem pé de uvaia, é uma fruta muito delicada, um perfume delicioso dá um suco maravilhoso.
Hoje mesmo colhi uma bacia cheia., aqui ela dá frutos várias vezes no ano.
Abraços a todos

Paulo em 05/08/2010 às 21h42
Olá, moro no interior de Sao Paulo , gosto muito de plantas , essa pra mim é novidade, como conseguir uma muda ou semente?
Abraços .

Carlos em 12/09/2010 às 23h29
OI. aqui em casa tem um pe de Uvaia que ta carregado de furtas .moro em Londrina norte do Parana. o mais Lindo foi a florada que foi em duas etapas nunca vi tanta flor. e elas crescem e amadurecem muito rapido.

vanda felicio alves em 15/09/2010 às 10h57
Já conheço a fruta a muito tempo e sempre quando tinha vontade de come-la pegava direto do pé, gostaria de saber se há possibilidade de
cultivá-la em vaso grande?, moro em apartamento , mas gostaria de cultivá-la.

Luis Carlos em 19/09/2010 às 23h10
Vim conhecer esse fruto este ano na casa que estou marando agora em Cruzeiro-SP, tem um pé no quintal já fomos presenteado com seus frutos.

maria arminda em 20/09/2010 às 16h02
nao entendi como fazer a geleia uso a fruta toda sem o caroço por favor me explique obrigada

maria inez da silva oliveira em 24/09/2010 às 20h56
inez moro em s.p.,e faço curso de plantas fitoterapicos,e estava pedalando no parque da agua branca ,observando as plantas vi pela primeira vez esta planta e fruto achei linda a fruta e pesquisei o nome dela gostaria de saber mais sobre ela
encontrei esta maravilha nodia 17/09/2010 obrigado

Lidia Christian em 26/09/2010 às 13h04
Voces não imginam a caipirinha de uvaia como é gostosa...me lebro do meu pai...

zelita em 27/09/2010 às 16h41
Conheci a uvaia no início de setembro,quando fui visitar o meu filho que mora em Resende ,noRio de Janeiro.A sogra dele , que é muito criativa, elaborou uma receita de mousse de uvaia.
Ficou divina!!!!!!!!!!
O suco e a fruta in natura também são muito gostosos.

MARIA APARECIDA DIAS em 27/09/2010 às 17h08
Tenho um pé de uvaia em casa e já estamos colhendo o fruto, só que tem muitos que tem uma larvinha dentro e tem vários frutos ainda verdes. Favor informar se tenho como cologar algum produto para evitar os bichinhos!!! e colher frutos saudáveis.
Aguardo retorno.

darlene villela naves da silva em 28/09/2010 às 13h00
MINHA MÃE ME DEU A MUDA DA UVAIA E PLANTEI NA MINHA CASA, COM MAIOR POUCO CASO, POR NAUM CONHECER A FRUTA.
HJ, EU ADORO O SUCO. A FRUTA REALMETE EH AZEDINHA...MAS AINDA CONSIGO DEGUSTAR...EH UMA DELICIA!! QM NAUM CONHECE...RECOMENDO.

Maria Antonieta em 29/09/2010 às 12h41
Tenho uma arvore de uvaia, e sempre conheci desde pequena, que se fazia licor de uvaia, muito bom. A arvore é muito bonita tanto quanto o fruto, vale a pena ser divulgada mais, pelo seu valor nutritivo.

Adriana C. SILVA em 30/09/2010 às 15h02
Meu namorado gonseguiu uma muda de Uvaia onde trabalhava na istituição da Febem (campinas)onde resgatou uma planta onde ninguem jamais dara nenhuma importamcia ,por gostar muito de plantas ele a trouxe para sua casa, onde por muitos longos anos ela estava totalamente seca como ela a tratava com mini bonsay.E um dia ele resolveu coloca-la em um vaso externo no jardim de sua casa ,mas foi como magica,aquela planata tão fragil comecou a dar flores ,foram anos de expectativas por parte dele. (ate polimirização fez com um cotonete .pode isso?), minha e de todos, mas enfim atão grande espera de um dia saber em que planta era aquela ,que hoje exibe sua ezuberancia em expor seu fruto como gratidão por tempo de dedicação e orações para que nunca dexisteiçe de sua especie

ana maria guedes silva em 01/10/2010 às 09h04
temos um pé de uvaia no quintal da minha mãe, tbém não conhecia esta fruta maravilhosa, sua árvore generosa d + pois sua produção é abençoada, a quantidade de frutos que dá é impressionante, faço geléia prá vender e prá trocar com familiares e amigos. preciso de uma dica, depois da polpa batida e congelada qual é a proporção que tenho que usar de polpa, água e açucar? a receita que achei é da fruta desencaroçada e pesada (600grs dela para 500 de açucar e uma xícara de água) mas ela já batida qual a quantidade que vou usar nesta proporção,( ml ) difere muito de( kilo )? se puder me orientar fico muito agradecida!

estevao h bottini em 01/10/2010 às 15h19
a ultima vez q eu comi essa frutinha eu tinha 7 anos e nunca mais esqueci ! moro em sp capital moema egostaria de saber aonde eu poderia encontra-la. desde ja grato

Edgar em 04/10/2010 às 13h09
Temos um pé desta fruta no quintal de casa.....para os apreciadores de uma boa batida ( caipirinha ) recomendo fazer com esta maravilhosa fruta.....pode-se fazer igualmente a uma caipirinha convencional, Por ser azedinha ela dá um toque especial e charmoso perfumado neste aperitivo. RECOMENDO

neuza larsen franco de moraes em 05/10/2010 às 08h25
comprei uma muda e plantei pois sei do valor dessa fruta , ela nunca me decep cionou , dá tanta frutas que eu divido com vizinhos alem de congelar o suco que dura o ano inteiro. li os comentarios e fiquei admirada pois a minha não da praga alguma .Todo mundo k tem quintal devia plantar uma muda pois ela é FENOMENAL.

Cristina Rocha em 05/10/2010 às 21h47
Sou graduanda em gestão ambiental, estou participando de varios projetos sendo que um deles é " Conhecendo a Mata Atlantica" , onde tenho que pesquisar sobre frutos, animais, etc. e fiquei maravilhada com a uvaia! sou de Petropolis RJ , como consigo mudas ? tenho um excelente quintal e varias arvores frutiferas.... Abraços e obrigada pela atenção.

shirley em 11/10/2010 às 10h13
Tenho um sítio em uma área de terra seca pois era uma antiga plantação de eucaliptos (ainda existem milhares de pés nas proximidades) e estou tentando iniciar um pomar. Eu não conhecia a Uvai, mas ganhei uma muda e resolvi plantá-la, e ela está sempre carregada de frutos e mudas ao seu redor. Adorei a fruta para degustar e fazer suco. Estou sempre doando as mudas.

Wilson Almeida em 18/10/2010 às 15h10
tenho vários pés de uvaia no meu sitio, além do fruto saboroso, dá uma excelente geléia e compotas, esperimente. O sabor acridoce dá o diferencial, tenho certeza que irão gostar.

Maria Amália em 16/10/2010 em 20/10/2010 às 01h11
Comprei uma casa em Ibiuna com um enorme pé de uvaia bem na entrada da garagem. Adoro esta fruta com a qual faço geleias, congelo a polpa batida em forminhas para ter suco no resto do ano. Faço caipirinha, sorvete de uvaia com leite condensado, hum que delicia!!! Para recheios de bolos é exelente. Trato o meu pé de uvaia com muito carinho e por isso entrei neste site para saber mais sobre a fruta, ou seja valores medicinais além da vitaminha C.

Dulcinea abBonjorno em 23/10/2010 às 18h09
Uvaia é a fruta que mais gosto, qdo mudamos para essa casa plantamos duas mudas em lugares distintos, e por anos apreciamos as frutas e o suco, e agora para meu desgosto, os dois pés estão com larvas dentro da fruto, poderiam me auxiliar como acabar com as larvas e voltar a ter essa fruta deliciosa de novo?agradeço demais qualquer ajuda.

Marilene Pizarro em 24/10/2010 às 17h56
Achei muita boa as informaçãoes. Estou desenvolvendo um projeto de meio ambiente (Horta e Jardinagem) com meus alunos da educação infantil e foi a partir destas fotos que pude mostrá-los a semelhança com a muda que recebemos , como a árvore ficará no futuro, bem como os frutos que poderâo comer. Foi fantástico...

Edson Moreira em 01/11/2010 às 17h34
Tenho três pés de uvaia, que até hoje insistia em chamar de urvaia. As plantas que tenho são sementes de frutos que ganhei de um grande amigo. Agora já trouxe para os colegas de trabalho e todos apreciaram e não sabiam o nome. Mas uma coisa ninguém pode negar é uma fruta muito boa.

Valda da Costa Nunes em 07/11/2010 às 22h51
Há mais de 8 anos plantei um pé de uvaia que um amigo do Paraná me deu. Há seis anos ela enche de botões, cachos de botões e quando estão para abrirem, caem todos. O chão fica branco de botões. Alguns deles possuem um orifício na base e dentro de todos eles os pistilos e estames estão murchos e soltos. Raramente algum botão abre mas logo em seguida cai também. Estou tão triste e a minha capacidade de esperar está se definhando como os botõezinhos da minha linda árvore. Eu moro em Cuiabá-Mato Grosso. O que faço? Ajude-me.

Eliane Regina Vilela Rosa em 09/11/2010 às 17h12
Que coisa,até ontem eu chamava esta fruta de orvalha como já ouvi todos chamarem, eu estava na casa de minha prima e lá tem um pé e foi ela q me falou q chama uvaia e eu falei não é orvalha até ela achava q era orvalha eu teimei tanto com ela q ela falou para eu ver na net e realmente é uvaia,eu fiquei 38 anos cahamando esta fruta de orvalha ontem q descobri q o verdadeiro nome é uvaia.Vaia para mim e para todos q chamam esta fruta de orvalha.kkkkkkkkkk

Clara em 09/11/2010 às 18h47
Quero plantar uvaia. Tenho as sementes secas. Alguém sabe como faço?

Clara em 09/11/2010 às 18h51
Geléia de Uvaia:
500g de uvaia sem caroço
500g de açúcar
1 colher de sopa de suco de limão

numa panela coloque as frutas lavadas com casca (sem caroço)
depois que soltar água acrescentar suco de limão
em seguida acrescente o açúcar e mexa às vezes.
30 minutos no fogo baixo.



Hilton Rates em 15/11/2010 às 20h04
Tenho um pé de Uvaia que plantei a mais ou menos 4 anos e está com 2 metros de altura e neste mês de novembro já colhi de frutos uns 4 quilos, congelo e faço o suco e já fiz também batida com leite e açúcar e fica muito bom, é só retirar o caroço e não precisa nem coar.
Ofereço o suco aos amigos que não conhecem a fruta e todos gostam muito, para comer pura nem todos gostam porque acham um pouco azeda.
Realmente não dá para comercializar porque assim que retirada do pé tem que ser congelada.
É uma fruta que perde muito fácil.

Ana Cristina de Aguiar Coelho (Cris) em 15/11/2010 às 22h40
Minha viagem à Minas ficou mais interessante ao descobrir essa fruta, na casa de uma tia e prima queridas, justamente na hora de voltar para casa. Fiquei encantada com sua beleza, perfume, sabor e suculência, ou seja, mexeu com vários sentidos. Pretendo fazer mudas para plantar em minha casa e presentear aos amigos que irão apreciá-la. Agradeço as informações.

WALDIR FRANCISCO DE ANDRADE em 16/11/2010 às 19h48
possuo um exemplar de uvaia em meu sítio mas, de uns tempos para cá, apareceu na ávore uma ferrugem que ataca os frutos, tornando-os inservíveis.
Como eliminar esse problema?

cristiane simões de andrade em 23/11/2010 às 23h54
TENHO EM MINHA CASA UM PÉ DE UVAIA, A CONHEÇO PELO MEU TIO Q ME DEU A MUDA A ALGUNS ANOS Q SE CHAMA ORVALHA, FAZ DOIS ANOS Q COMEÇOU A DAR NO MOMENTO ESTA CARREGADO... ESTOU TOMANDO MUITO SUCO E GOSTARIA MAIS DETALHES SOBRE SE ELA RICA EM Q PRA Q SERIA BOM NO CONSUMO UM GRANDE ABRAÇO .. ATE BREVE...

Carlos em 24/11/2010 às 17h15
Ha 50 anos atraz minha avó fazia LICOR DE UVAI em nossa casa em Jacarei(interior de SP) após seu falecimento nunca mais tinha ouvido falar nesta fruta deliciosa que é a UVAIA.
Gostaria de saber onde posso comprar essa fruta e com o se faz o licor de Uvaia, se puder me ajudar mande pelo meu e-mail pelo que agradeço

Ronaldo em 27/11/2010 às 19h56
Eu também não conhecia essa fruta, foi quando andando pela região central da cidade de São Vicente-SP, deparei com 1 árvore carregada desse fruto, dentro do quintal de um casa, não perdi tempo, perguntei o nome e ainda pedi alguns frutos, para tentar planta-los, na minha área de serviço do meu ap., estou torcendo para que de certo.

josivaldo i silva em 05/12/2010 às 16h03
GOSTEI, MAS GOSTARIRA DE SABER SE VOCES PODEM PASSAR A RECEITA DO SORVETE DA UVAIA QUE É UMA DELÍCIA MAS NO MOMENTO NÃO SEI COMO FAZER .

Sérgio Rezende em 07/12/2010 às 20h16
Quando recebi essa frutinha pelas mãos da minha esposa, pensei que se tratava de uma Pitanga, e fiquei surpreso com o sabor, adorei. Ao perguntar o nome veio a maior surpresa "Ubaia". A surpresa é que morei 25 anos na Estrada das Ubaias, em Recife, nunca imaginva ser o nome de uma fruta. Bem fui pesquisar e parei aqui, diante de tantos depoimentos. Plantei algumas sementes, nascendo vão virar mata ciliar. Obrigado pelas informações de todos.

teresinha em 15/12/2010 às 17h17
legal as informações sobre a uvaia temos aqui na fazenda em MT um pé e não conheciamos a fruta; agora começou a produzir .Valeu pelas informações; vou plantar as sementes agora em diante.

Carlos Velozo em 20/12/2010 às 11h49
legal, tenho uma árvore dessa fruta no quintal da minha casa com mais ou menos uns 10 metros de altura, e sempre faço mudas com as sementes e distribuo para os amigos. O suco é realmente ótimo.

CESAR APARECIDO BOARINI em 20/12/2010 às 14h46
Tenho um pé de uvaia no meu quintal, plantei já faz uns l5 anos, todos os anos colho e tiro a polpa e congelo para poder ter o ano inteiro alem de distribuir p/os amigos. Tambem planto as sementes para depois de nascidas doar para outros e para plantar em praças e logradouros publicos, só assim poderemos perpetuar uma especie de fruto.

marcelo em 27/12/2010 às 15h01
Boa tarde ! como fazer para evitar que os frutos fiquem com aquelas larvas ( bigato )

José Malheiros em 30/12/2010 às 15h20
Acabei de desvendar um mistério, rsrs, Tenho um pé com frutos aqui no nosso pomar, mas foi aqui que descobrir se tratar da uvaia, primeira safra, pé lotou, e o melhor, sem agrotóxicos, acho que por ser mais ácida, não bichou. Uma delícia!!! Abaços!!!

Ocimar Bernardi em 03/01/2011 às 00h12
Pessoal, eu tenho uma meta de plantar 365 arvores da Mata Atlantica em 2011, faço mudasde Palmito Jussara e distribuo para quem quizer plantar, faço tambem mudas de Cambuci, Cambuca e Araça mas não consigo sementes de Uvaia ( Orvalha como chamamos por aqui) , Alguém poderia me fornecer sementes ? Quem quizer sementes de Palmito eu envio gratuitamente.

marluce maria ferreira em 18/01/2011 às 21h02
Conheci essa fruta maravilhosa semana passada em Patos de Minas - MG. Tomei o suco da tal uvaia, e uma delicia.Peguei varias sementes para plantar. Espero que germine.

Joãozito de Moura em 25/01/2011 às 11h20
Já conheço UVAIA desde 1997, sou adimirador da UVAIA com muito gosto, praticamente tomamos suco de UVAIA o ano inteiro, fazemos a polpa e gongelamos.Tenho um pé de UVAIA no meu quintal e já produzí mais de três mil mudas, tenho atualmente neste pequeno viveiro cerca de 450 mudas com três anos de idade, quase todas essas mudas estão dando frutos. Uberlândia, av. Ortizio Borges 3464, Santa Mônica. Suco de UVAIA é uma delícia huuuummm!!!!

Rivaldo de Azevedo em 28/01/2011 às 10h30
Olá boa tarde.
Gostaria de conhecer as sementes desta fruta. Gostaria de plantar em meu sítio. Podem me ajudar por favor??? Pago desoesas de correio.

Rivaldo
razevedo98@gmail.com

Paulo Castilho em 28/01/2011 às 16h24
Uvaia tem sabor de infância, quando minha avó fazia geléia.

Hoje já prefiro na forma de caipirinha.

Carlos Alberto Stephan em 06/02/2011 às 23h35
Acabei de conhecer essa fruta, aqui nos extremos de Natal -RN, mas precisamente nas proximadades da Lagoa de Jacuma, na vegetacao, o pessoal daqui a conhece como Ubaia, ela e amarela dourada e quando tentamos pega-la , facilmente ela caia do ganho, adorei, um gosto adocicado com um gosto de canela, elas estavam nas dunas, diferente dos diversos lugares que elas sao encontradas,no sul do pais. Para aqueles que tem a avuai em casa, poderiam dar dicar como cuida-la, ou receitas, etc, aqui mesmo no Comentario, Carlos - Lauro de Freitas- Bahia.

joana estevam em 22/02/2011 às 21h57
gotaria de saber o lugar apropriadop/ cultiva-lo se pega por galho ou só por semente

Dilma em 25/02/2011 às 14h22
Conheço na casa da sogra do meu filho tem um pé, delicia o suco.

LARISSA em 25/03/2011 às 13h31
EU TENHO UM PE´DE LARANJA

Abreu em 20/04/2011 às 20h03
Hoje , meu caseiro chamou-me para mostrar que o pé de uvaia , plantado , creio que a dois anos , estava cheio de frutos ! No chão vários já haviam caido !
Pela leitura dos vastos depoimentos registrados , animou- me a experimentar o suco , fazer a geléia , etc . Bem como também , disseminar a cultura da uvaia , aproveitando cada semente para torná-las mudas !
Então : frutifica muito bem , aqui no Espírito Santo , em Rio Novo do Sul , a 115 km de Vitória indo na direção sul !

Disseminemos a Uvaia ! Substituto natural ou fonte , de votamina C.

ROSELI DAISE BROCHIERI em 08/05/2011 às 19h04
Quando eu era criança,onde morava perto de Bauru tinha esta fruta.Realmente de sabor extremamente diferente,azedinho,como suco é delicioso,pena que é difícil de encontrar em supermercados,mas é muito saboroso.

Marluce Maria Ferreira em 13/05/2011 às 10h59
Adorei saber un pouco da uvaia. O suco e uma delicia!

natalia em 19/05/2011 às 22h24
nossa! eu moro em poa.r.s. ja fui em s.c. em erechim floripa procurar muda de uvaia nao encontrei . conheço esta fruta a ultima ves q vi fazem 45 anos e nunca mais encontrei em lugar algum.as pessoas q tem nao querem me conseguir mudas?.meu terreno é grande adoro plantar mudas d arvores frutiferas e agradeseria quem me indicar ond tem.

clélia novaes em 23/05/2011 às 11h45
Tenho 82 anos e a uvaia lembra minha infância quando morava em Perdões-MG. Hoje, tenho um pomar com 500 mudas, com 3 anos , ainda por me dar a safra que pretendo fornecer para a industria de geleias , sucos e picoles. Essas mudas vieram de alguns pës que tem 13 anos. A uvaia é muito apreciada no meu estado.

MARIA APARECIDA AZEVEDO em 30/05/2011 às 19h23
Incrivelmente vim conhecer esta linda frutinha, ganhei umas tres sementinhas e as semeei. Hj tnho em minha casa duas mudas de Uvaia medindo aproximadamente 20cm; nao vejo a hora de poder colocá-las diretamente no chao. Torna-se fascinante vc semear e ver o resultado. Gosto de plantar... na chacara tnho uma arvore de pau-Brasil que tbem foi semeado e plantado por mim; tnho tbem alguns pes de Ipes; roxo, amarelo e branco bem pertinho da minha casa. Lindo mesmo e poder apreciar e contribuir com a propagaçao do verde. Viva o verde....VIVA A VIDA.

Anilton Gouveia gonçalves em 05/06/2011 às 07h40
Aqui em Carapicuíba/SP, na minha infância era rara uma casa que não tinha um pé de uvaia no quintal, hoje não existem mais, assim como o jenipapo em Nova Canaã Paulista/SP, acabou tudo. O povo precisa cuidar melhor as árvores frutíferas. Plantei 6 sementes de uvai em vasos, mas quando chegaram a uns 4 cm morreram, mas ainda não desisti de conseguir uma muda ou sementes.

Anilton Gouveia gonçalves em 05/06/2011 às 07h45
Não acho que vou encontrar mudas ou sementes no mercado. Quem tiver sementes para doar queira entrar em contato comigo aniltongoncalves@terra.com.br. Poderão ser enviadas por sedex a cobrar. Se for perto de Carapicuíba/SP buscarei pessoalmente.

Geni Chaves - Porto Alegre em 20/06/2011 às 10h10
Nas terras que meu avo cultivava tinha esta saborosa fruta no meio da plantaçao e isso muitas vezes matou a sede deste agricultores.
Nunca mais vi em lugar algum.

clovis em 31/07/2011 às 18h31
conheço tres variedades uvaia -azedinha do cerrado com até 6-7- cmts de altura - uvaia gigante com jeito de pera, e o com fruta dobro da outra - e s mais comum com até sete metros de altura

clovis em 31/07/2011 às 18h32
correçao - azedinha tem de 60 70- cmts de altura

ana maria ambiel rodrigues paulo ana em 07/09/2011 às 20h14
Por favor , gostaria saber porque o meu pé jenipapo não
da frutos.Quanto uvaia já tive no meu pomar mas,não fui
feliz porque era ela ficar bonita enchia de praga um bichinho
branco, só conseguia ver mecher com uma lupa.
Aguardo resposta,
obrigada
Ana Maria

eduardo ramalho em 08/09/2011 às 19h30
conheço a uvaia desde 1940 e hoje tenho dois pés no meu quintal em são jose dosn campos. Os pés estão com 5 ou 6 anos, todo o ano florescewm abundantemente, asflores não abrem e a minha colheita é infima 20 a 30 frutos. Quem soluber o que se passa com as minhas furteiras ficaria muito grato, pois adoro esta fruta. aguardo resposta.

Mari Helena da Silva Americana Sao Paulo em 14/09/2011 às 15h51
acabo de colher 10 k de uvaia,vou fazewr primeiramente caipirinha depois fasso as geleias que sao uma delicia,

paulo porto em 14/09/2011 às 17h33
plantei algumas mudas de uvaia em minha chacara o meu primo quem me deu nao conhecia fruta mas quando produziu as primeiras fiquei muito feliz porque realmente ee uma delicia suco geleia musse de qualquer maneira eboa principalmente pelo seu tor de vitamina c que dizem mais duque a laranja

rita de cassia em 15/09/2011 às 20h56
tem um pé de uvaia no quintal da minha sogra, congelo as frutas e quando acaba a polpa, eu coloco as frutas na agua e faço mais. gostaria de saber se esta certo fazer isso? também gostaria de saber se precisa coar o suco. e por ultimo queria a receita da geleia e do mouse de uvaia. aguardo resposta. obrigada.





Egilbeto Pessoa de Freitas em 16/09/2011 às 22h16
Plantei uma muda de uvaia em meu sítio em Aliança-PE há 6 anos e não frutificou ainda, não sei o que acontece. Qual o tempo que leva para frutificar? Gostaria muito de ter essa informação. Obrigado.

aline de oliveira em 19/09/2011 às 14h41
A uvaia uma fruta desconhecida na minha região porem muito nutritiva e com vitaminas c (cinco vezes mais que a propria laranja). Graças a um trabalho escolar conhecia esta delicia de fruta. Espero que um dia a uvaia possa ser conhecida em todo o brasil.

Jorge em 19/09/2011 às 20h50
é muito bom saber que varias pessoas gostam da uvaia, tenho em meu quintal, e por sinal esta carregada, hummm, porém estou a procura de informações porque meus frutos estão com bichinhos, se alguém puder me ajudar passando informações do que devo fazer para que próxima carga não venha desta forma agradeço,

Jorge

Elis em 22/09/2011 às 20h19
Há um mês mais ou menos tive o prazer de conhecer esta frutinha fantástica, amei, e trouxe semente para plantar. Achei que me lembra o gosto do cajú comendo a fruta.

Oswaldo Magno Sororcaba SP em 23/09/2011 às 09h13
Em meu escritorio tem uma mini chacara que esta com o pé de UVAIA carregada, como falou o amigo acima tem sabor de infancia, mas é uma delicia, vou experimentar a famosa caipirinha que é citado por varias pessoas.

Zilda Aparecida da Silva em 24/09/2011 às 13h53
Eu simplesmente adoro o suco de uvaia,é uma maravilha,tenho um pé em minha casa,mas essa arvore já me deu muito trabalho com pragas,ficou alguns anos sem dar fruto,cuidei dela e agora voltou a carregar como nos velhos tempos.Entrei aqui no site pra saber se o fruto da uvaia tem algum efeito dirético.Gostaria de receber essa informação.Fico no aguardo então ,Obrigada.Zilda

Roseli Pires Pinfildi em 24/09/2011 às 20h11
Tenho 2 dois pés da uvaia, é muito gostoso o suco já fiz até uma geléia ficou uma delícia, acho o gosto maravilhoso pena que só dá uma vez no ano, gostaria de saber se esta fruta dá alteração na pressão artirial ou não aguardo resposta

creuza em 27/09/2011 às 14h22
Gostei muito e gostaria de saber onde comprar mudas

Glauco Bellini em 28/09/2011 às 14h56
o unico problema da uvaia são os bigatos que geralmente aparecem quando estão maduras , mas até ai é so bater no liquidificador que é um pouco mais de proteinas para quem for tomar.

Emilia em 28/09/2011 às 19h05
Tenho uma arvoré em meu jardim. Faço sucos e sobremesas maravilhosas. Em breve terá em meu site. www.cozinhatudo.com.br.
Congelo elas e tenho pelo menos meses no ano.

ana em 28/09/2011 às 23h05
minha vizinha tem um pé de uvaia que ela pronuncia de orvalho. Muito bom saber sobre ela.

Fafazinha em 29/09/2011 às 21h51
Hoje um colega trouxe a UVAIA para a gente ver e me lembrei da infância, pois comia de uma casa perto da minha, em MG e nunca mais tinha visto. Adoro frutas ácidas, ele fez o suco e fica completamente diferente, muito saboroso e suave. Estou levando algumas sementes para plantar no sítio, espero que vingue e dê flores e frutos sadios. Vou ajudar a divulgar. Parabéns ao pessoal do site.

Cassia dos Santos Guimaraes em 30/09/2011 às 10h39
Posso me dar ao luxo de ter um pé dessa delicia de fruta bem na porta de minha sala de casa. Nunca tinha ouvido falar no nome, minha colega me disse o nome, porque conheceu a pessoa que morou na casa a muitos anos.Porém a curiosidade é muita. Entrei na net e descobri uma fonte de vitamina C . otimo o suco, mas a fruta em si, não consegui chupar, muito azeda!

Marcos de Sá em 30/09/2011 às 22h40
Tenho um pé de uvaia a mais de 5 anos e nunca frutificou, que faço para resolver este problema?

milene em 01/10/2011 às 19h40
Adoro essa fruta!!!

josé lopes em 01/10/2011 às 21h42
Smente agora após mais de 60anos , vim conhecer essa maravilhosa fruta,nãosabia das suas propriedades, me disseram, e então fiz um suco "que é uma delícia dica de uma sorocabana.

cidinha em 02/10/2011 às 09h18
Sempre desejei ter um pé de uvai, consegui algumas sementes e pretendo fazer mudas. A Arvore Uvai pode ser plantada no litoral?, pois pretendo levar as mudas para caraguatatuba - litoral norte.
Se algum tiver uma muda e desejar me presentear agradeço e afirmo que ela será muito bem cuidada. Como a uma filha

AMÍLCAR em 02/10/2011 às 19h18
Tenho 51 anos e, pela primeira vez, tomei um suco de uvaia, de um pé daqui do meu sítio. É um fruto delicioso. Dá para comer sim. Não é tão azedo assim, pelo contrário, assim como a pitanga tem um ardido muito saboroso. O suco é muito bom também! Assim que conseguir algumas mudas dela poderei te oferecer uma, Cidinha. Passe seu e-mail!

cidinha em 03/10/2011 às 14h08
Amilcar, eu vou adorar a muda de uvaia. meu email ablmoraes@ig.com.br. Voce sabe se a arvora viverá no litotal?

Silvio de Castro Junior em 05/10/2011 às 16h57
Muito interessante e bem explicado. Parabéns!
Quando criança comia Uvaia (orvalha), fruto delicioso de sabor agradável. Existe uma dúvida entre nós, Uvaia (orvalha) é o mesmo que cagaita? Abraços

nildaoliveira em 05/10/2011 às 18h28
adorei saber mais sobre a uvaia pois tenho um pe q eu ganhei e eu nao sabia nada a respeito ja vi o fruto nascer ainda nao esperimentei porque esta verde agora nao vejo a hora de esperimentar abraços e obrigado pela informaçao.

marisilda nietto em 06/10/2011 às 07h28
quando criança vivia trepada num pé de uvaia na casa de meus avós, nunca mais encontrei, gostaria de saber onder comprar mudas e se essa
árvore pode ser cultivada em vasos, tenho uma pitangueira e jaboticabeira em vasos. o brigada.

eduardo da silva lima em 06/10/2011 às 23h01
meu pé ta carregado vários vizinhos pedindo e eu deixo levar ela é boa para fazer caipírinha porem eles a chamam de (Queiá)

ana paula maria da luz xavier de oliveira araujo em 12/10/2011 às 22h31
A proximadamente 2 anos compramos uma chacará em Luziania entorno de brasilia, nunca tinha ouvido falar dessa fruta aqui tem 3 pês que carregam com gosto e uma delicia, fazemos sucos, gelélias e podim e até bolos e uma maravilha.

simone maria kukul em 14/10/2011 às 15h02
Olá,tenho um pé de uvaia em minha casa , a 11 anos,está muito lindo,carregado de flores e frutos,uso para fazer sucos,geleias,bolos,caipinha,chá como diuretico,e resfriado....congelo a polpa e levo para meus amigos em Dourado MS,as sementes uso para fazer mudas e plantar perto dos rios na cidade,principalmente no rio das mortes,para os peixes e reflorestamento em sítio proximo ,os animais adoram essa fruta,no rio uso também sementes de goiaba,caju,manga,pitanga,cereja,tenho uma sugestão para quem cultiva plantas a casa que solta do tronco a uvaia pode ser colocada por cima da terra ,serve para manter a umidade das plantas e como adubo natural...

Rossine Leal em 14/10/2011 às 20h45
Conheci a Uvaia na cidade de Boa Esperança-MG, quando em visita na casa do meu cumpadre quando tomei o suco e provei o picolé. Trouxe umas mudas para a cidade onde moro no interior do Rio onde hoje nos meses de dezembro posso colher os frutos. Para quem gosta de saborear uma boa caipirissima, nao há nada igual.

magda em 15/10/2011 às 13h42
vim morar numa casa que tem um pezinho dela no jardim...nossa que alegria....qd fiz o primeiro suco......delicioso...pena ela so dar frutos uma vez no ano....mas tenho ela guardadinha no freezer pr poder apreciar e degustar deste marivilhoso suco, e tbm fiz uma geleia....todos que comeram amaram..mas queri SABER COMO FAÇO MUDINHA DELA.

rosely em 17/10/2011 às 12h04
eu nao sabia o nome dessa fruta queria muito saber porque eu tenho um pe dela no meu sitio adorei saber o nome dessa fruta ela e muito gostosa obrigado.

José Roberto Martiniano de Oliveira em 28/10/2011 às 13h05
Com esta fruta fazemos deliciosos refrescos, manjares e o drink mais gostoso do mundo... Uvaia, vodka, açúcar e gelo...

João Pedro em 31/10/2011 às 15h43
Na chácara do meu tio tem várias árvores dessa......
É bom comer essa frutinha,pois é azedinha no começo,mais no final você gosta....
Não sabia o nome dessa fruta, meu tio me falou que era orvalho,mais ele tinha tomado uns goles a mais.......................

Gerson em 08/11/2011 às 17h53
No quintal do sítio da minha mãe tem alguns pés dessa fruta. Eu acho seu sabor e aroma incríveis e deliciosos! Eu conhecia por "Orvalha". Só uma coisa: acima está dito que a fruta possui duas sementes, mas as daqui têm somente uma semente por fruto. Ah! Gostaria de saber se a Uvaia é parente da Pitanga, que é outra fruta que gosto muito.
Abraços.

lya mara soares ferreira em 10/11/2011 às 13h16
ola gostaria de saber quais os procedimentos para plantar uvaia.desde já obrigado

Andrea Magnani em 11/11/2011 às 00h49
ganhei de uma paciente umas frutinhas para experimentar e apaixonei pelo sabor! Há alguns dias ganhei de uma agrônoma uma musse de uvaia e fiquei impressionada com a delicadeza do sabor! Minha família tem uma propriedade na região central do estado com uma área de proteção permanente de mata atlântica e gostaria de poder colocar lá umas mudas dessa frutinha maravilhosa!

joãobatista em 16/11/2011 às 18h30
eu tomei um suco de uvaia e adorei,comprei uma mudinha e á plantei,hoje ela é uma grande arvare e esta produsindo muitos frutos..
eu estou muito satisfeito com a planta..quen puder deve plantar uma muda de uvaia,eu garanto q é muito bom..

roseanie em 21/11/2011 às 15h24
nossa chácara tem 30 anos. Conheço a uvaia desde então, quando roubava a fruta da cerca do vizinho... !! Meu pai plantou e este ano deu muuuuiiitttooo, temos duas árvores baixas. Pena que cai tudo de uma vez e o fruto tem bastante bichinho. Guardamos no freezer e dá uma deliciosa caipirinha.. ou caipiroska... com bicho e tudo.. é uma delícia. Até hoje eu chamava de "orvalho", agora lendo esta matéria aprendi que é uvaia.

ALTAMIR ALVES em 23/11/2011 às 09h52
Bom dia.

Gostaria de saber se com a semente do fruto da Uvaia, Eu consigo
Plantar tem algun tipo de procedimento

Grato

Manfredo Zepf em 04/12/2011 às 16h55
Olá amantes da Uvaia.

Vejo que talvez esta resposta venha solucionar e esclarecer o que causa o bicho da uvaia
O causador do bicho da uvaa é a mosca conhecida como mosca das frutas.
Como ela ataca o fruto?
Ela ataca colocando o ovo dela em cima do fruto, há o nascimento da larva, que vai consumindo o interior da uvaia, o que danifica o fruto. Um inseto não põe somente um ovo em cima do fruto, ele põe vários.

A mosca põe o ovo no fruto ainda verde. Quando a uvaia começa a amadurecer, o ovo eclode e a larva passa a comer a polpa.

O que acontece se o fruto cheio de larvas cai no chão?
A larva vai continuar consumindo essa polpa. Ela vai se transformar, como as borboletas, vai se instalar no solo e com o decorrer do tempo ela vai eclodir e vai se transformar num adulto. E vai continuar infestando o pé de uvaia.

Para monitorar a presença da mosca da fruta no pomar é usada uma armadilha. Numa garrafa do tipo PET faça uma abertura na lateral e coloque uma mistura de nove partes de água e uma de melaço. A armadilha deve ser colocada no período da manhã, pendurada numa altura de 1,5 metro a dois metros.

A mosca vai ser atraída pelo melaço e se afogar na solução. A cada sete dias deve-se trocar o líquido e verificar o número de moscas mortas. Se houver pelo menos três devem ser colocadas em prática as medidas de controle.

Uma prática muito simples é o ensacamento do fruto, bastante eficiente não só no controle da mosca das frutas, como no de outras pragas. Usa-se um saquinho de papel parafinado para dar maior resistência. Basta pegar o fruto no galho e encaixá-lo dentro do saquinho. Aí é só amarrar com um barbante resistente tomando cuidado para não comprometer a ligação com a planta mãe. Isso deve ser feito em cada um dos frutos.

O fruto deve ser mantido ensacado até a época da colheita. Outra dica é criar galinhas na área do pomar. Elas comem as larvas da mosca e diminuem a infestação.

Para evitar a reinfestação do pomar é muito importante retirar os frutos podres do chão e enterrá-los.

Manfredo Zepf em 04/12/2011 às 17h52
Olá again, amantes da Uvaia.

Sobre a geléia de Uvaia.

Muito simples a receita:
Retire os caroços, triture as polpas no liquidificador e leve-as ao fogo alto até iniciar a fervura.
Assim que começar a ferver, mantenha fogo baixo, adicionando açúcar (no caso eu adiciono o Tal e Qual para torná-la Diet) fazendo provas até acertar o ponto certo (ao gosto dos amantes).
Não é necessária a adição de água.
Mexa constantemente por cerca de 30 minutos.
A geléia está pronta e ...certamente haverá disputa pela rapa da panela.

Outra dica para que esta maravilhosa geléia dure por muito tempo, sem conservantes:

Quando você iniciar a fervura da geléia, inicie também a fervura do pote de vidro (que irá receber a gostosura) juntamente com a sua tampa, esterilizando-os por cerca de 30 minutos.
Retire o pote e a respectiva tampa após a fervura, sem contaminar (sem encostar) as partes internas.

Introduza a formosura logo após ter atingido o ponto correto, dentro do pote ainda quente fechando-a bem em seguida. Pronto!
Curiosidade:
Assim que esfriar, a tampa fará um estalo indicando que há um vácuo. Assim você terá geléia por longo tempo. Tenho geléia feita há mais de um ano em perfeito estado de conservação sem prejuízo do sabor.
E só pra dar água na boca, vou até a minha geladeira agora... geléia geladinha!!!
Uvaia - Essa deliciosa frutinha de sabor impar!



.

Manfredo Zepf em 04/12/2011 às 19h25
Aos "Uvaieiros" de plantão.

Sobre o plantio da Uvaia.

Faça uma cova de cerca de 50cm de largura por 50cm de profundidade.
Diminua cerca de 3 litros da terra que se retirou da cova, para adicionar então 2 litros de esterco curtido de galinha, 1 litro de produto orgânico (serragem, folhas em decomposição, ou etc) misturando bem e retornando tudo a cova.

Importante observar que a muda a ser introduzida na cova, não tenha raiz enrolada ou para fora do saco plástico ou vaso em que veio a muda. Caso haja, corte-a antes do plantio. Ela não vai morrer se cortar (caso não haja este procedimento, a muda não se desenvolverá como deve, podendo vir a amarelar as folhas e até secar no futuro)

Regue nos três primeiros dias, mantenha pelo menos duas regas semanalmente pelos próximos 30dias.

Durante a fase de crescimento a cada 4 meses faça uma adubação complementar (por cobertura), com esterco de galinha e matéria orgânica, tomando o cuidado de não deixar encostar o esterco de galinha no caule.

É provável que entre dois e três anos venha a primeira floração.

Do instante que as frutas surgirem, caso tenha cinzas resultantes da queima de lenha, carvão ou material orgânico, jogue-a por duas vezes antes da maturação das (hummmm deliciosas) frutinhas para que o potássio venha tornar essas deliciosas frutinhas de sabor impar, mais adocicadas.
Tudo isso resultará na nossa maravilhosa Uvaia!!!!!!!

Boa colheita!

Matinha Uberlandia em 04/12/2011 às 19h41
Adoreeeeiiiiiiiiiiiiiiii as dicas, Manfredo.

Essa frutinha é maravilhosa mesma.
Obrigada pelas suas experiências com a Uvaia, fruta esta que teria que ser o símbolo de Brasilidade.
Amei
Obrigada.

durvalino dias de souza em 13/12/2011 às 21h32
eu conheci esta fruta em araxá- mg eu não sabia cumo era a fruta eu ganhei uma muda e plantei no meu quintal quando deu fruto eu tomei o suco e adorei eu não sabia sobre esta maravilha eu sabia que o nome dela era orvalha mas pesquisei na internet fiquei sabendo o seu verdadeiro nome UVAIA gostei!!

Marcelo Albuquerque em 15/12/2011 às 16h48
Quando tinha uns 13 anos comi uma frutinha azeda porém muito saborosa de uma árvore baixinha e carregada ( isto por volta de 1978 ) . A fruta era chamada de orvalho ( na cidade de São Paulo ) . Hoje , quero comprar a muda mais tem gente que diz que é a uvaia e outros dizem ser a cabeludinha . Eu acho que irei arriscar na uvaia pois seu nome lembra orvalho . Custa R$ 15,00 no Mercado Livre onde já comprei outras mudas .

Manfredo em 23/12/2011 às 19h40
Marcelo, pode comprar a muda de uvaia tranquilamente e voce certamente estara encontrando a frutinha azeda e saborosa de outrora. A cabeludinha é uma fruta amarela tambem, mas muito, muito doce (nunca é azeda) e o gosto pode-se dizer, parecido com a Jabuticaba.
abraços
Manfredo

Andreza de Abreu em 10/01/2012 às 13h01
Encontrei a uma árvore dessa na rua e comi sem conhecer, adorei, então procurei para saber o nome,voltarei la para pegar sementes e vou plantar.
Obrigada pelas informações.

Geni Aparecida Magalhães em 13/01/2012 às 21h28
nheci essa fruta na infancia, me deliciava com elas. Se passaram mais de 40 anos ; ano passado ganhei umas poupas para fazer suco da sogra da minha filha, adorei

Gláucia Venancio em 25/01/2012 às 12h29
Também conheci essa fruta quando criança, faz dez anos q procuro essa fruta mas nao sabia o nome e hj por coincidência vi a fruta numa horta, sorte a minha que tinha muda pra vender e melhor ainda em miniatura no vaso....

Marina De Luca - Araranguá- SC em 26/01/2012 às 18h39
Conheço a fruta e por sinal tenho até um pé, é uma delicia para fazer suco tbém....

wendel faleiros de moura em 29/01/2012 às 23h38
Conheço a fruta a 12 anos,quando meu pai trouxe uma muda do paraná.Hoje,a arvóre ja produziu varias mudas e também nós tiramos a polpa para venda e também para uso próprio.Ja fiz o suco de uvaia puro, com leite, também com laranja e outras frutas que combinam, com folhas de hortelâ também.E por último,fiz a gelatina de uvaia.,MUITO BOM....'' SUCO DE UVAIA,QUANTO MAIS VC BEBE, MAIS VC QUER''

EDVIGES em 30/01/2012 às 20h40
hj dia 30 jan 2012, ganhei uma quantidade boa de uvaia e estou fazendo geleia, amanha saberei se ficara boa o suco é ótimo. abçs, PAZ E BEM

EDVIGES - Pirabeiraba - Joinville - SC em 30/01/2012 às 20h44
minha vizinha e amiga tem uma planta peq e ja produz muitos frutos

Emmanuel Podestá em 31/01/2012 às 15h34
Gostaria de encontrar mudas aqui no sul, Santa Cataria, Floripa.
Forte abraço.

Tales Kegele em 07/02/2012 às 14h20
Segue uma receita simples de Sorvete de Uvaia.
Com uma lata de leite condensado como medida:
Bater em liquidificador: Uma lata de uvaia picada e amassada.uma lata de leite. e uma lata de leite condensado. Se necessário adoçar à gosto.
Levar para congelar. Depois de congelar bater novamente para ficar cremoso. Está pronto é uma delicia
Se quizer mais cremoso bater novamente depois de congelar.

Dennis Ghiraldelli em 24/02/2012 às 20h05
Olá a todos,
Preciso de ajuda urgente!!!
Plantei uma muda de uvaia em um vaso de +/- 60x60. Isso foi em outubro. De lá pra cá ela foi crescendo, ramificou-se bastante... deu uns 6 frutos bem pequenos (deve ter sido a 1ª vez que saiu frutos). Tudo ía bem até que nessa semana começou a cair bastante folha. No próprio pé as folhas parecem estar mais ressecadas, mas não ficam amareladas. O que será que está acontecendo? é normal cair folhas assim? Será que é enxarcamento? mas sempre que molho escoa água pelos furos em baixo. Quem souber algo me ajuda antes que ela seque mais. dghiraldelli@hotmail.com - Dennis

Nivaldo Martins em 26/02/2012 às 11h17
Ola, ganhei 3 frutas de Uvaia, gardei as sementes e gostaria de saber se consigo fazer mudas e em que época devo planta-las, aguardo retorno, obrigado

Milton Carlos de Amazonas em 02/03/2012 às 22h40
Eu sou aqui do mato grosso do sul Campo grande descobri agora esta fruta porque aqui no meu estado nao e comum esta fruta.
Eu fiquei maravilhado com as propriedades dela, so que aqui nao tem sera que alguem poderia me doar algumas sementes.eu ficaria muito grato.

DJANIRA NERI MOMESSO em 04/03/2012 às 10h24
Tenho essa fruta no meu quintal, já há uns 20 anos.Realmente, o suco é muito saboroso,mas comer a fruta in natura para mim é impossível,pois é muito azeda.

Leticia em 12/03/2012 às 20h41
Olá, eu tenho essa arvore no meu quintal, até então, uns dois meses atrás ela enchei de frutinha, e ninguém sabia o nome dessa arvore, até que um conhecido viu ela e disse pra gente o nome: Uvaia, e realmente é muito azedinha, e muito delicada. É a 1º vez que tinha visto esta fruta.

cleide melo em 21/03/2012 às 10h44
Na casa de meu pai tem um pé de Ubaía onde nós apreciamos muito. só q fazemos suco. gostaria de receber receitas deste fruto tão importante em nossa alimentação já que é rico em vitamina c.

clarice em 23/03/2012 às 11h09
Eu adoro plantar árvores, morrei na minha infância morrava no sitio.sou apaixonada por plantas frutiféras. tenho um pé de uvaia em casa, nós a achamamos de azedinha a vizinhança fica encantados com a beleza do pé, quando carrega e lindo. eu adoro até a fruta para comé-la. moro em naviraí m.s abraços a todos.

Tami em 29/03/2012 às 11h48
A uvaia também é muito comum em Minas (ocorre de forma espontânea não só na mata atlântica, já vi uvaias em pleno cerrado!). O suco é maravilhoso...a compota então...divina!!!

Francinir em 27/04/2012 às 11h52
Uahhh, quando era pequeno chupei uvaia e gostei, agora, 60 anos após, plantei um pé de uvaia, se eu tiver vivo na primeira colheira, vamos ver se ainda gosto da dita cuja, ah, mas vai demorar né, kkkk

Jane em 19/05/2012 às 15h22
Essa frutinha fez parte da minha infância, conheci em São Paulo com o nome de "orvalho" no ano de 1984... faz algum tempo que tento encontrá-la para cultivo doméstico e tá difícil....

GERTRUDES DE JESUS HACKBARTH RODRIGUES em 22/05/2012 às 11h08
Quanto tempo para dar frutos , e se no sul de santa catarina e apropriado o clima para plantação.
desde ja muito grato pela informação
Gertrudes (PRETA)

JAIME C. MARQUES em 16/07/2012 às 16h15
Tenho tentado encontrar mudas de uvaia e não consigo achar de maneira alguma.
Alguém poderia me indicar onde eu poderia comprá-las ?
Também gostaria de saber se a planta se adapta a um pequeno jardim (de apartamento).
Agradeço se alguem puder me ajudar.

Jaime

JAIME C. MARQUES em 16/07/2012 às 16h19
Queiram me desculpar; não informei onde me encontro.
Pois bem, moro em São paulo (Caopital) próximo ao instituto butantã (USP).
Grato

nilma dalva iappe darley em 22/07/2012 às 11h19
tenho umas 4 mudas de uvaia, moro em itapema sc, posso mandar para o Jaime e o Emanuel que mora em floripa... queria saber qual a época de transplanta-lo.

Leonardo Lobianco em 11/08/2012 às 11h57
Meu vizinho, tem uma Uvaia em casa aqui na cidade de Uberlândia. Ele faz as mudas e me passa pra fazer a distribuição. Já distribuimos muitas, a maioria pra chácaras e fazendas aqui perto, poucas em pomares particulares urbanos. Nunca tinha tentado fazer a muda. Como é uma planta rara aqui na cidade, passei a também fazer mudas para que a nossa distribuição seja maior. Por ignorancia minha, plantei tres sementes em caixas de leite sem secar, achei que não ia brotar , mas depois de tres meses todas brotaram, na mesma época. Quem sabe daqui uns trinta anos, nossa cidade não esteja com muitas uvaieiras. Caso alguém de Uberlândia, queira as mudas favor entrar em contato leonardolobianco@hotmail.com.
Nossa produção não é tão grande, principalemtne nessa época, mas até no meio do ano que vem teremos muitas delas.

Cassia Manucci em 14/08/2012 às 22h34
Adorei saber mais desta frutinha ótima. Tenho um pé em casa, que há dois anos deu muita fruta e foi muito aproveitada! No ano passado, encheu de flor e o cheiro era ótimo. Mas depois de uma chuva de granizo, as flores cairam, e nao deu nenhuma fruta...
Gostaria de saber se alguem pode me dar alguma dica sobre a poda desta arvore, pois a minha está muito alta, e nao encontrei nenhuma referencia sobre o assunto. Me mandem por e-mail: carvalhoguerra@uol.com.br

dilza em 15/08/2012 às 21h37
Aqui em manaus essa fruta se chama araça boi....

Gabriel em 29/08/2012 às 09h22
Tinha um pé de uvaia no quintal de casa quando eu era criança. Ainda sinto o gostinho bom, e da uma saudade.

Margarida em 13/09/2012 às 15h17
Tenho um pé desta fruta no jardim de minha casa, ela cresceu muito simplesmente está enorme, sua fruta é uma delícia, como e também faço suco e ainda distribuo a polpa para pessoas conhecidas. Tenho um problema e acredito ser sério pois as raízes da arvore estão levantando o piso do meu quintal (jardim), ele se encontra todo rachado e levantado, acho que vou ter que arrancá-la para não piorar a situação, será que você tem outra solução ou algo a fazer para diminuir o problema? Acho uma pena muito grande para tal resolução. Aguardo resposta rápida. Obrigada.

Ieda Freitas em 17/09/2012 às 08h28
Para Jaime C. Marques do Butantã, olha meu irmão, se o jardim do seu aprtamento acondicionar uma árvore e mais ou menos 13 metros de altura, beleza você pode plantá-la sem sombra de dúvida, pois eu tenho uma em meu quintal, junto com um pé de Jatobá que é imenso....e só pra informar, quando esta árvore frutifica, meu amigo é uma sujeira, e a maioria das frutas tem bicho, é realmente uma delícia, mas tem que ter coragem..., pois bicho é o que não falta..., mas jamis vou arrancar o pé, pois o cheiro das frutas no quintal é algo que só sentindo mesmo....e é uma árvore bonita, muito bonita....

Alex Henrique Dias em 17/09/2012 às 15h59
Boa tarde, gostaria se possivel for enviar este arquivo maravilhoso desta fruta para o e.mail
rosemarycapra@bol.com.br

TEREZINHA DE SOUZA GOMES em 19/09/2012 às 23h17
Temos um pé de uvaia em nossa casa, este ano ela deu tanto ,que não estamos dando conta de apanha-las , quanto ao bichinho ,não tem mal algum ,e só passar o suco por uma peneira fina sem passar a colher, fica tudo na peneira, congelamos a polpa, temos suco por muito tempo, O suco uso na culinaria tipo frango, peixe, lombo,ela faz a vez de maracujá fica um sabor e aroma delicioso.................

miraci em 25/09/2012 às 13h42
ganhei uma muda desta fruta de uma colega mque mora em guarulhos/sp, trouxe apra o interior, e depois de 03 anos esta dando frutos, é um sucesso ,pois na época dos frutos ,colho e congelo , em porções separadas, assim tenho suco para o ano inteiro. já fiz várias mudas e distribui para o meus amigo.

tania em 28/10/2012 às 14h20
Genteeee.
Maravilhosa em sabor esta fruta. Agora que fiquei sabendo o quanto tem de vitamina C, me entusiasmei ainda mais.
tenho um pé em meu jardim e fico com o maior cuidado com ele.
Obrigada amigos pelas informaçoes sobre a UVAIA.

josé donizeti em 28/10/2012 às 19h21
tomei o suco hoje em santa cruz da conceiçao interior de sao paulo em um restaurante que tem em frente a praça do centro o sabor sem igual uma delicia voce tem que experimentar uma delicia mesmo se tiver oportunidade vale a pana.... quando voltar la vou tomar esse suco delicioso e refrescante d+++++ vale a pena...

Lindaura Pereira de Santana em 30/10/2012 às 16h40
Oi pessoal , muito obrigada pela informação tomei o suco hoje , fui na casa da minha amiga Rosilene ela tem um pé da Uvaia me deu algumas frutas fiz o suco em casa e amei muito gostoso mesmo.

HB em 03/11/2012 às 11h52
Nome correto, UVAIA!!!
Dessa deliciosa fruta, eu quero.

Maria do Carmo em 05/11/2012 às 21h40
quero aprender receitas com uvaia,pois no meu sitio tem um pé e o meu marido tem feito sucos deliciosos!

Cibele em 30/11/2012 às 20h22
ola

Gostaria de saber onde eu consigo a muda de uvai, pois queria muito plantar essa muda, gostei de saber da importancia da uvaia as indicações terapeuticas.
Se alguém conseguir a muda me avisa por favor.
obrigada a todos.

cleonice barbosa em 01/12/2012 às 22h10
Conheci esta frutinha hoje, através de minha vizinha, adorei e vou plantar na minha casa hoje mesmo, sou de Recife-PE. Já tenho mais de 40 anos e nunca tinha visto esta fruta. AMEI.

Jô Machado em 06/12/2012 às 19h07
ESSA FRUTA É MESMO UMA DÁDIVA DIVINA ! AQUI EM CASA, CONSUMIMOS INATURA. ELA TEM SABOR DE AMOR. QUEM AINDA NÃO A TEM, PROCURE CONSEGUIR MUDAS ...E SEJAM FELIZES COMO EU. ABRAÇO GRANDE A TODOS, COM AROMA DE UVAIA !

NELSON POSSAMAI em 29/12/2012 às 08h11
Conheci um tipo de uvaia e era azeda, um dia paseando em URUBICI-SC, passei por uma casa e vi um senhor de quase 90 anos capinando, e um arvorezinha cheia de flores, como sou muito curioso perguntei a ele que fruta era, me disse que erra uvaia e da doce, conversamos maios ou menos 3 horas e ele me disse se quiriamos muda podei levar quantas quisesse, trouxe duas mudas, ma só uma veio, hoje se tornou a arvore do seu Hélio, pois ela faz parte da nossa visita a Urubici, mas é muito gostosa, in natura, em suco. Hoje ja estou guardando as semente para fazer mudas e distribuir para as pessoas que me perguntam que fruta é isto.

Valéria Britto em 18/02/2013 às 13h58
Meu Facebook: https://www.facebook.com/valeria.britto.5
Se alguém tiver sementes dessa fruta, poderia entrar em contato comigo para acertarmos a remessa via Correios? Agradeço desde já. Meu pai comentou que na sua infância havia uma árvore no pátio da fazenda onde ele morava mas que havia morrido. Gostaria de plantar uma árvore dessa no meu pomar.

Maycoln Graceti em 05/03/2013 às 16h58
Gostaria de uma muda ou semente. Alguem poderia me enviar?

Agradeço desde já.......

Amalia Rocha em 11/03/2013 às 09h15
Meu marido adquiriu há quatro anos uma chácara onde já havia um pomar formado por várias tipos de frutos. O que me deixou muito curiosa, é que na chácara tem uma pequena árvore com altura de uns 2 metros e que de vez em quando dá alguns poucos frutos que me deixaram muito na dúvida se seria uma uvaia. O fruto que essa ávore dá tem o cheiro e o sabor da uvaia (acho até que é mais forte, mais azeda), mas o tamanho da fruta é bem maior, com diametro por volta de 6 a 8 cm. Conheço e consumo a uvaia desde criança. Sorvete de uvaia é muito bom! Agora, alguém sabe se a uvaia chega mesmo a ter esse tamanho?

edson em 29/03/2013 às 20h20
quando criança tinha uma vizinha que tinha um pé no jardim, era uma delicia até verde a gente apanhava e vazia suco, agora tenho um pé em tatui sp, fazer batida com vodka e uma delicia. beba com moderação,
se for dirigir não beba, se for beber me chame, abrs....

vitoria em 27/04/2013 às 18h00
eu tenho um pe na minha casa e carrega.Eu gosto da fruta uvaia.

cinthia em 05/05/2013 às 13h01
receita p omusse de uvaia

2-lt de leite condessado
2-lt de creme de leite
2 pc de gelatina sem sabor
100 ml do suco da uvaia pura

desenvolve a gelatina em água morna,
tritura o resto no liquidificador i
acrescenta a gelatina.
depois sirva-se como quiser!
para enfeitar o prato:chantili com
a própria fruta uvaia inteira em cima!
#receita dada por dr.edinalda i padeiro. vagne!

Eduardo da Silva em 15/05/2013 às 16h16
Gostaria de obter uns frutos faz mais de 30 anos que não como quem puder arrumar mande-me um e mail luneta8@hotmail.com

Wilmar Saldanha em 17/05/2013 as 21hs 35,Ipatinga MG em 17/05/2013 às 21h40
Tenho uma arvore de uvaia no meu quintal,muito linda,sem falar nos seus frutos,que maravilha,um sabor diferenciado sem igual com um altíssimo índice de vitamina C. Recomento a todos que plante uma muda.

Loraine Micheletti em 27/05/2013 às 00h10
Ótima fruta e seu sabor sem igual, fiz geleia dessa fruta e ficou melhor ainda !

Francisco Jose lopes em 15/07/2013 às 23h55
Minha irmã foi passear no sul, então ela trouxe da fruta. Ela me deu para experimentar gostei muito, o caroço eu plantei. nasceu, cresceu, frutificou. Agora todo ano as sementes, planto e dou para amigos para difusão da propria.
obrigado.

ELISABETE L.C.PEZARINI em 23/07/2013 às 14h03
Tenho um pé desta frutinha na minha casa, tem um sabor inaqualável, saborosa, fonte de vit.C

Aristeu Eduardo Perez em 20/08/2013 às 13h30
Adorei a pagina , muito elucidativa. Tenho um pé em casa e há um ano e não desenvolveu, esta com poucas folhas e os gfalhos me parecem quase secos agora no inverno. Gostaria de saber se preciso adubá-los, podá-lo ou o é necessário já que esta plantado no alto da Serra do Mar, em terreno umido com pouco sol.

Laura Volpato em 28/08/2013 às 12h48
Pessoal, tenho uma árvore na minha casa. Estou à disposição para enviar frutinhas pelos correios. A árvore está carregada. lauravolpato@hotmail.com.

Elisabete Mascaro em 03/09/2013 às 17h20
adoro o suco e resolvi plantar um pé, só que não tenho espaço no quintal, será aconselhável plantar um pé na calçada?, poderia me falar se a raiz é profunda?

luciene galliano em 12/09/2013 às 11h49
Gostaria de obter uma informação mais profunda sobre esse fruto,pois estou fazendo um projeto na escola e inclui esse fruto,aguardo sua resposta obrigada.

M.Cristina M. Rezende em 17/09/2013 às 12h52
Olá
Ganhei uma muda de uvaia e gostaria de saber se posso plantá-la em um vaso grande.

Obrigada
Cristina

Índira Cristina de Freitas Ramos Valery em 18/09/2013 às 17h23
Olá, boa tarde,
Eu também nunca tinha ouvido falar sobre esta fruta e agora estou aprendendo na marra sobre ela rsrsrs. Sou aluna de agronegócio da Fatec, e estou tendo que fazer um projeto sobre ela. Eu e meu grupo estamos com algumas dificuldades para acharmos materiais, o que encontramos é sempre a mesma coisa.
Precisamos no momento, imagens de fases de crescimento da planta, o que ainda não conseguimos. Se alguém puder nos ajudar, aguardo resposta no meu email.
Obrigada

Francinir Pereira Arantes em 19/09/2013 às 09h20
Plantei um pé de uváia, está muito bonito e florescendo, qual adubo devo utiliza, em qual proporção e em que época.
Obrigado.
"Brasil, ame-o ou deixe-o"

leoni teixeira dos santos em 24/09/2013 às 15h06
eu gosto muito dessa fruta uvaia , ela combate a gripe , e regula meus intestinos , ela é igual a cagaita a fruta do cerrado , tem as mesma propriedades , eu já tentei plantar , mais quando elas estão com uns cinco centimetros ela seca e morre , eu queria ver se eu acha _ se uma muda maior pra eu comprar mais não sei onde encontrar ! onde procurar ....

Daniela Souza em 26/09/2013 às 08h39
Bom dia! Pessoal estou precisando achar a polpa de uvaia para uma amiga minha, seu filho de 3 aninhos está com uma anemia muito profunda e o médico disse que a Uvaia seria a única alternativa para ajudar a combater, pois ele não pode dar o medicamento da anemia porque além desse medicamento ele está entrando com outro para combater outro problema serio também e que teria seu efeito cortado se ele entrasse com o medicamento da anemia.
Precisamos de ajuda!!!
Aguardo algum retorno....muito obrigada a todos!

JOSE PEDRO em 28/09/2013 às 17h16
Tenho u,ma chacara em Itatiba e comprei uma muda na Rodov.D.Pedro e plantei,mas sem muita certeza da sua frutificação...Em 2 anos ja produziu por 2 vezes,na segunda muito mais frutas,de um veludo impressionante e azedinha,mas nada que impeça de come-la in natura..uma delicia...

maria aparecida ramos em 01/10/2013 às 19h23
amei saber pra que serve ssa fruta vou fazer muito suco que delicia

Carlos Moraes em 01/10/2013 às 23h28
O gosto tem sabor de infância. Acabei de tomar um suco dela agorinha mesmo. Tenho um pé de uvalha aqui em casa, carregadinha... adoro!

cleuza ladario em 04/10/2013 às 00h59
Se alguém puder e quiser me doar uma muda ficarei muito agradecida,moro na av Barretos 1040,cidade planura mg,o meu cep 38000.22000

Lígia Cardoso de Araújo em 04/10/2013 às 18h43
Tenho um pé no meu sitio ,mais as folhas são maiores e mais largas e tem 3 sementes no seu interior. parece um pêssego o sabor e azedinho e perto do caroço tem um doce delicado. agora a casca e fina e delicada como o da foto . será que estamos falando da mesma fruta, por favor me ajude. obrigada Lígia (Cabo Frio - Estado do Rio de Janeiro.

nanci rosangela scacbarozi canaroli em 12/10/2013 às 16h45
tenho uvaia no meu pomar,adoro essa frutinha tao saborosa, alem de comer as frutas eu faço varios pratos com ela. Vale a pena ter um pe em casa

marta em 14/10/2013 às 20h30
ola! gostaria de saber alguem que possa me ensinar fazer o cha das folhas da uvaia, pois é bom pra hipertensao, colesteral a emagrece r etc... desde ja agradeço atençao.

Celine Gaertner em 17/10/2013 às 14h29
Tenho esta fruta em meu pomar . Depois de mais de 7 anos plantada ela resolveu frutificar. Não sabia o nome até ver este site. Obrigada pelas valiosas informações. Fiz geléia e ficou deliciosa.

Generita da Costa Kojo em 22/10/2013 às 19h08
eu generita sou de Uberlandia Minas Gerais eu nunca tinha pensado que está fruta fosse abencoada por Deus eu amei/.espero á prender mais sobre está maravilhosa planta meu abraço. pode me chamar de G" theal meus amores;

Carlos Vaz em 23/10/2013 às 16h00 em 23/10/2013 às 16h29
Há cinco anos atrás na cicade de Piedade, ganhei uma muda dessa fruta com 30 cm de altura, sem saber o seu nome, a plantei na porta da minha casa na cidade de Sorocaba, quem a me deu só disse que era uma fruta docinha/azedinha e com muita vitamina, hoje ela esta com 4 m de altura, faz dois anos que começou a dar fruto, não me arrependo nem um pouquinho se a calçada começar a quebrar. Ela é linda de mais! Sou fã da natureza e tô doidinho pra morar em chácara quem tiver uma sobrando pra me dar ou vender uma baratinha eu compro meu fone é (15) 99776-8157 - Carlão

gilberto herci em 01/11/2013 às 21h00
eu lembro dessa fruta quando tia 12 ano quando morava em sao paulo sp depois nunca mais vi so agora depois de 30 anos mudei aqui pra mg em machado que encontrei um pe aqui em casae esta carregado da futa se alguem quiser a semente eu tenho e uma fruta muito gostosal

Manoel Ramos em 03/11/2013 às 21h21
Tenho uma planta dessa aqui em casa em São Paulo já há uns vinte anos, agora é uma árvore de uns seis metros de altura, ganhei de um tio que trouxe a muda de Minas. Me disse que o nome dessa árvore era Orvalho, hoje fiquei sabendo que o nome certo é Uvaia. Fiquei sabendo que o suco dessa fruta pode curar bronquite, logo deve ser ótima para os pulmões.

Cristina em 04/11/2013 às 23h32
Onde consigo uma muda em São Paulo, essa fruta tinha no sitio dos meus avós e lembra muito a minha infância, se alguém puder me dar uma muda, agradeço muito.
cristinachagas@terra.com.br

Vanessa Pinheiro em 11/11/2013 às 21h41
Conheço esta fruta desde a infância. Nasci e fui criada em São Paulo e uma vizinha japonesa tinha um pé em seu quintal e minha mãe pegou muda e plantou uma em São Paulo e outra aqui em Minas Gerais. Depois a vizinha faleceu e os herdeiros cortaram o pé, mas a minha mãe ainda tem até hoje. Hoje eu me casei e moro em Minas Gerais e tomei ontem um belo suco desta fruta. Como ela estraga rápido, ao colher do pé eu lavo e congelo em saquinhos as porções para fazer suco várias vezes e é maravilhoso. Acho que é o melhor suco que já tomei. Tenho 35 anos e esses são os 2 únicos pés de uvaia que conheço em toda minha vida. Nunca vi outro pé dessa fruta em outro lugar, mas sempre conheci com o nome de ORVALHA. Agora vou plantar também na casa da minha sogra.

ALINE DE SOUZA em 18/11/2013 às 15h58
Ola ,a todos que estão conhecendo ou já conhecem o pé de uvaia.
Eu tenho um pé no meu quintal e realmente atraem vários tipos de pássaros aqui em casa já apareceu até tucano tiramos muitas fotos .
Só que meu pé esta ficando muito alto ,gostaria de podar pesquisei na internet e não achei informações onde eu mesma possa podar ,alguem pode me informar quando e como podar.obrigado.

CARLOS D. RODRIGUES em 24/11/2013 às 13h05
Temos um pé de uvaia no quintal. Esta com idade de 3 anos, a partir do 2º ano começou a produzir, que foi a ano passado, num total de 10 frutos. Este ano a produção ficou excelente, conseguimos fazer muitas jarras de suco, de sabor agradabilissimo. Fiz a muda a partir da semente.Este ano estou com mais duas mudas para plantar, feitas aqui em casa, em garrafas de Pet.

NELSI TOGNI 24 118 HORAS1 2013 AS em 24/11/2013 às 18h13
EU TENHO 1 PE DE UVAIA FAZ 3 ANO QUE DA FRUTA TA BRACINHO DE FLOR ADORO A FRUTA E AZEDINHA MAIS EU GOSTO ME CRIEI COMENDO
NA FAZENDA DO MEU PAI TINHA US QUANTOS PÊS ELE JÁ E MAR TO MAS DEIXOU ESTA E RANCA PARA MIM DE COMER ESTA FRUTA QUE EU GOSTO MUNTO RECOMENDO PARA COMEREM E AZEDINHA MAS E GOSTOSA E E VITAMINA C MELHOR AINDA O SUCO TOMBEI E MUNTO
BOM

suelisiqueira em 21/12/2013 às 17h00
até hoje estou tentando saber como tratar um pé de uvaia contra as pragas... tenho um pé de uvaia em casa há muito tempo mas até hoje não consegui colher um fruto sequer... procuro... mas não encontro resposta de como eliminar estas pragas... se alguém puder me ajudar... ficarei grata... senão... com muita dor no coração terei de cortá-la... Agradeço desde já a quem puder me ajudar....

ildo abel pasa em 22/12/2013 às 10h41
tenho dois pes grande no patio de casa adoro essa fruta. e faço mudas e distribuo de graças as pessoas para manter a qualidade dessa fruta maravilhosa. da pra fazer uma deliciosa geleia . fica mto boa.

Virgínia Lawall em 31/12/2013 às 10h42
Adquiri ontem uma muda de UVAIA,atravez de uma pessoa que cultiva todos os tipos de planta,na maioria mudas de frutas naturais.É maravilhoso quantas especies a natureza nos oferece.Eu preferí a uvaia por ser tão ornamental além de produzir frutos nutritivos Vou replantá-la hoje.Por favor me enviem se possível orientação sobre a melhor terra.obrigada.

José Quadros em 06/01/2014 às 17h35
Eu tenho um pé uvaia na minha casa, é uma arvore muito bonita e está arregada de frutos. Eu sou apaixonado pela natureza, preservo o que posso, mas a arvores fica perto do muro do vizinho e disse que cria bichos (lagartas pequenas), mas eu estou discordando, por que nunca vi essa arvores criar largartas, pesquisei muito na internet e em parte alguma diz que ela cria bicho. Bem, vamos ver o que eu faço.

Anita Ferreira de Albuquerque em 07/01/2014 às 21h18
oi estou muuuito feliz porque nasceu um pé de uvaia no meu quintal, hoje provei o primeiro fruto e comprovei,é uvaia não sei de onde veio pois aqui ninguem tem, estava esperando ançiósa por isso, agora quero algumas receita para conservar as pouca frutas que produziu este ano, é maravilhoso.eu pedi isso a deus.

Paula Graciela Lima em 08/02/2014 às 16h34
Conheci a orvalha através de uma colega de trabalho que na casa dela tinha. Ela ate me deu algumas frutas que usei as sementes para plantio, porém não consegui nenhuma muda . Sonho em conseguir uma muda dessa planta, nunca me esqueci do seu cheiro adocicado. Se por acaso alguém quiser me enviar sementes eu aceito. para contato: paula_grace2008@yahoo.com.br

alarico ferreira em 11/02/2014 às 10h11
tenho um pé de uvaia em meu quintal,acontece que todo ano ele dá flores,porem mão dá frutos,porque será

cecilia maria de oliveira em 26/02/2014 às 12h34
quando criança tinha um no sitio de meu pai um pé muito grande e nos gostavamos muito desta fruta.Hoje tenho um sitio na zona rural de Pocinhos pb e onten encontrei um pé com muitas frutas mas que ainda é pequeno me parece novo,no meio de outras arvores e arbustos.Por isto estou fazendo a pesquisa

jeferson em 04/03/2014 às 21h18
tenho desta fruta em casa quando produz seu cheiro vai longe e um cheiro muito gostoso.

Roberto Bayer em 23/03/2014 às 10h19
Conheci a uvaia a uns 20 anos na cidade de Alta Floresta MT e eu e minha esposa nos apaixonamos por ela. Fiz mudas das sementes em latas vazias de tinta e para minha surpresa ela começou a produzir com menos de um ano, e mais surpreso ainda fiquei porque descobri que das mudas que fiz saíram três qualidades de uvaia: uma que mesmo madura é bem azeda e a poupa é grossa com poucas sementes, outra doce pouca poupa e muitas sementes de 3 a 5 sementes, e a terceira muita poupa pouca semente e a casca fina e brilhosa. Temos presenteado os amigos com a poupa e com mudas. Quero agradecer pelas informações sobre esta preciosidade que é esta fruta.

Marilza em 01/04/2014 às 14h55
Conheci a Uvaia lá pelos anos de 1960, em Itajubá, minha cidade natal, na casa do padrinho de meu irmão, ele se chamava Francisco Giffoni, e meu irmão se chama Mauro. Nós dois eramos crianças e adorávamos visitar o padrinho que nos levava em seu lindo quintal onde havia uma árvore carregada de belos frutos dourados, e muitos pássaros também desfrutando desses mesmos frutos. E na cozinha da Zizi, que delícia, eram geléias e biscoitos também feitos com essa deliciosa frutinha!!! Que saudades!!!

Rejane em 01/04/2014 às 19h25
Sou do interior do Ceara conheço essa frutinha muito bem , no nosso sitio em Trairi há 132km de Fortaleza há varias ,mais fiquei surpresa em saber o teor de vitaminas c ,na nossa região a frutinha é bastante conhecida. sempre tive um sonho quando crescer homenagear meu povo, minha terra natal não deu outra. Hoje tenho há 12km de Trairi na praia de Flecheiras uma pousada que leva esse nome marcante na minha família, na pousada tenho quadros com fotos de flores e frutos da frutinha pois havia por partes dos hospedes curiosidades. Quero agradecer pela oportunidade preciosa de contar um pouco da minha vida.

Zulmz Cristina P. Rezende em 26/05/2014 às 23h48
Sou de Belo horizonte. gostaria de plantar essa fruta que parece ser tao gostosa. Adoro frutas e planto sempre as sementes das frutas que gosto. A uvaia eu não conheço. mas interessei por ela a partir do momento que vi a sua imagem e li sobre ela. Gostaria de planta-la e não sei onde encontrar as sementes. Se alguém poder me ajudar eu agradeço.

Mauro T. Saito em 25/07/2014 às 09h39
Bom Dia!!!

Alguém poderia me arrumar as sementes para que eu possa cultivá-la.

Atenciosamente,

Mauro.

sandro aparecido em 26/07/2014 às 19h13
qual é a época que o pé de orvalho da frutos obrigado e boa noite .

Maria José Silva de Holanda em 28/08/2014 às 21h45
Amei saber sobre a uvaia, conheci a fruta esta semana no Hotel fazenda Granja Glória em itaúna -mg.
Achei linda a fruta e estou levando sementes para fazer mudas.
Tenho um projeto ambiental e faço mudas de todo tipo de árvores frutíferas para plantar em terrenos públicos.
Quero ver a minha cidade Peruíbe-SP lotada de árvores frutíferas.
Maria José
www.Proava.com.br

alessandra em 20/09/2014 às 12h19
quem tem fruto de orvalha minha amiga ta gravida e com vontade quero compraR

elizabeth parga nina em 22/09/2014 às 14h03
Adorei saber sobre a Uvaia !!
Ganhei a geléia de presente e adorei!
Tenho um sítio em N.Friburgo, região serrana do RJ e gostaria de plantar algumas mudas.
Como posso consegui-las?
obrigado.

fernando em 27/09/2014 às 22h38
Aqui no meu condominio temos uma arvore de uvaia, aqui conhecemos como orvalho, muito rica em vitamina c, fazemos o sujo e misturamos com laranja fica uma delicia, bom que todos conhecam o poder que essa pequena fruta tem ,
Abraço a todos.

Alexandre Sotere Tsamtsis em 02/10/2014 às 08h36
Bom dia gostaria de saber onde comprar a muda de Orvalha.
Onde eu poderia adquirir mudas.
Obrigado

WAGNER CESAR DE ARAUJO GARBIN em 18/10/2014 às 18h22
Boa tarde a todos. É conhecida também como orvalha ou Uvaia, eu ganhei de uma amiga de trabalho , fiz o suco , a criançada gostou. já vou plantar e tirar uma muda. muito nutritivo. Pres. Epitacio-sp.Abraços a todos.

Darci Giberne Ferro em 27/10/2014 às 21h22
Lembro-me do sorvete delicioso de uvaia que uma sorveteria fazia quando eu era criança, na cidade de Manduri. Parece que sinto o sabor tão natural dessa delícia. E nunca mais encontrei, mas sempre procurei para comprar. Achava que já estava extinta.
Hoje ganhamos um pouco da fruta e eu gostaria de preparar o sorvete que eu tomava quando tinha 8 anos de idade. Eta saudade!!!!

maria luciado nascimento oliveira em 03/11/2014 às 14h36
moro em Santo Antonio de Leverger Mato Grosso na Chacara da minha tia tem muito pés nativo de Uvaia , aqui para nóis esta planta se chama orvalha, orvalheira ,cagaita, esta na época de colheita dela pois disputo elas com as vacas da qui elas gostam muito de comer as frutas , faço poupas para vender. Eu não sabia fazer geleia da fruta aprendi hoje, buscando receita na internet or uvaia se fosse pelo nome de orvalha não iria encontrar. meu celular (65)96189067, tenho muitas sementes

Mauro em 08/11/2014 às 13h16
No quintal de minha casa no Rio de Janeiro havia 2 pequenas árvores dessa planta que chamam de Uvaia. Uma delas com 3 m de altura e tronco de 4 cm de diâmetro. A fruta dessa árvora parecia uma pequena carambola meio achatada com cerca de 4 cm de comprimento e uns 3 cm de diâmetro. A outra árvore era menor 2 m de altura e com tonco de cerca de 3 ce diâmetro. Os frutos eram parecidos, mas, mais parecidos com uma pitanga grande. A cor de ambas, quando maduras, era amarela. Muito molinha e muito ácida (fiz análise e tinha mais Vit. C que a acerola). Ambas tinham apenas 1 cemente com cerca de 1 cm de diâmetro. Tive essa casa por cerca de 30 anos e essas árvores já estavam lá com esse tamanho e pouco mais cresceram nesses trinta anos.
Não sei se eram realmente uváia, mas, pela descrição de todos parece que eram, pelo menos alguma variedade.

paulo ricardo barreto em 15/12/2014 às 14h52
nao descancei ate achar informaçoes deste fruto como estou num periodo mistico digamos assim tem haver com algo neste sentido . l

Comente esta página

Nome:
E-mail: