Agora na Apremavi: nublado, 25°
Busca
Tamanho do texto A A A

Atividades educativas e práticas na semana do meio ambiente

Autor: Jaqueline Pesenti e Tatiana Arruda Correia. Colaboração Edilaine Dick. Publicado em 12/06/2009.

Participantes do seminário realizado em Atalanta (SC)

Durante a Semana do Meio Ambiente, de 01 a 05 de junho, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) desenvolveu uma série de atividades no município de Atalanta (SC), vinculando a disseminação de conhecimento com a prática. Em Atalanta funciona o viveiro de mudas “Jardim das Florestas” da instituição. Desde quando se instalou no município, no ano de 1992, até os dias atuais, a Apremavi vêm implantando projetos piloto de recuperação e conservação da natureza, educação ambiental e planejamento de propriedades e paisagens. Tais trabalhos contribuíram de forma significativa para o município receber os títulos de “Cidade Jardim da Mata Atlântica” e “Capital Ecológica do Estado de Santa Catarina”.  

Uma das ações desenvolvidas durante a semana foi a distribuição e o plantio de mudas nativas que enriqueceram três áreas e mobilizaram diversas pessoas. Foram doadas à Escola Municipal de Ensino Fundamental Ribeirão Matilde aproximadamente 40 mudas nativas da Mata Atlântica para enriquecer o bosque da escola, local onde no ano de 1999 foram plantadas 2.000 mudas pela Apremavi. Outra área enriquecida foi a propriedade do Sr. Valmor Chiquetti, na comunidade de Dona Luiza, onde aproximadamente 800 mudas de árvores nativas foram plantadas por alunos e professores da Escola de Educação Básica Dr. Frederico Rolla.

Na sexta-feira, 05 de junho, dia mundial do meio ambiente e data em que o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica comemorou seus nove anos de criação, a Apremavi em parceria com a empresa Scheller Madeiras realizou um seminário voltado aos estudantes do ensino fundamental da E.E.B.Dr. Frederico Rolla, agricultores e gestores municipais. O evento foi realizado nas dependências do parque, e contou com a participação de aproximadamente 230 pessoas.

As palestras do seminário tiveram a abordagem dos seguintes temas: “Áreas de Preservação Permanente” (APP), ministrada pelo Presidente da Apremavi, Edegold Schäffer, que enfatizou a importância de manter as  APP’s preservadas, principalmente nas margens dos rios, encostas e morros e as consequências desastrosas que a falta das APP’s pode causar; em seguida a funcionária da Apremavi, Jaqueline Pesenti, tratou do tema “O turismo como ferramenta para o desenvolvimento sustentável”, mostrando ao público as diversas atividades que podem ser desenvolvidas através do uso racional dos recursos naturais e culturais de uma localidade; a empresa Scheller Madeiras, realizou uma apresentação institucional, falando sobre seus produtos, política de qualidade e responsabilidade ambiental da empresa. Além das palestras, o público também assistiu aos vídeos “Parque Mata Atlântica” e “Mata Atlântica – Uma grande Oportunidade” e também prestigiou as apresentações culturais dos alunos da E.M.E.F Vila Gropp e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

Durante a semana, a Apremavi também participou da sessão da Câmara de Vereadores de Atalanta, a fim de lembrar o papel que os legisladores devem desempenhar com relação à questão ambiental, e também cobrar o compromisso que os mesmos assumiram ao assinar um documento durante o período eleitoral, onde comprometeram-se com o desenvolvimento de algumas ações em prol do meio ambiente.

Na mesma ocasião foi levado ao conhecimento dos legisladores a situação do lixo produzido pela população Atalantense. O município possui um centro de triagem que no passado já foi considerado uma referência dentro do estado de Santa Catarina e infelizmente, quem visita o local hoje, não encontra a mesma situação. O lixo não é separado e muitas vezes até seringas são encontradas no meio do lixo, colocando em risco a saúde dos funcionários que hoje trabalham no centro de triagem, além de outros fatores que criam condições para a proliferação de diversos mosquitos, inclusive os transmissores de doenças graves.

O que vêm ocorrendo no Centro de Triagem, além de ser crime ambiental, é uma situação desumana. Além de comunicar ao Poder Legislativo Municipal a Apremavi, também realizou a explanação do problema em um evento realizado na Escola de Educação Básica Dr. Frederico Rolla, onde estavam presentes estudantes e representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Saúde Assistência Social. A instituição se colocou a disposição do município para discutir possíveis soluções para este problema.

Para concluir com chave de ouro a Semana do Meio Ambiente em Atalanta, no sábado, dia 06 de Junho, o grupo da catequese familiar do município de Atalanta, realizou o plantio de 650 árvores em uma área localizada no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica. Foi um momento onde os pais deram um tempo da correria do dia-a-dia para ensinar seus filhos a cuidar do meio ambiente. Todos os plantios contaram com a colaboração de funcionários da Apremavi.

Já no município de Ponte Serrada (SC), distante mais de 400 km de Atalanta, a Apremavi participou no dia 05 de junho, do Seminário Municipal “Por uma vida melhor”, realizado pela prefeitura Municipal e pela Epagri. O evento que contou com a presença de cerca de 400 estudantes do ensino médio, teve como assuntos principais: água e desenvolvimento e a importância do Parque Nacional das Araucárias na preservação dos recursos hídricos.

Os técnicos da Apremavi, Edilaine Dick e Marcos Alexandre Danieli, apresentaram os principais resultados obtidos no âmbito do projeto de elaboração plano de manejo e formação do conselho consultivo do Parna das Araucárias, desenvolvido desde julho de 2007, e as perspectivas de continuidade dos trabalhos da Apremavi no próximo ano, nas comunidades localizadas na zona de amortecimento do Parna e rede de ensino municipal e estadual.

Ainda na semana do Meio Ambiente, a Apremavi também participou da Exposição Mostra Científica Ambiental – 3ª Semana do Meio Ambiente, realizada em Otacílio Costa (SC), juntamente com a Klabin. O evento contou com várias atrações, onde mais de 3.000 alunos da rede pública e particular do município de Otacílio Costa puderam participar, além da comunidade em geral. Durante o evento, Apremavi e Klabin fizeram uma exposição sobre o programa Matas Legais e o jogo Fique Legal.

Comentários

Neide M. S. Moreira Areco em 16/06/2009 às 11h43
Parabéns à APREMAVI e aos responsáveis pelos trabalhos desenvolvidos na Semana do Meio Ambiente. Só com o esforço educativo a humanidade pode pensar em dias melhores para a vida no nosso planeta.
Att,
Neide

Thusnelda Reif Michelin em 16/06/2009 às 17h08
Muito positivo mostrar as crianças e ensinar a preservar o seu próprio futuro.

Priscila Lins em 17/06/2009 às 21h37
Parabéns pelas iniciativas!

Celia Preto em 25/06/2009 às 18h44
Parabéns a vcs que desenvolveram este trabalho, gostei muito realmente encontra se pessoas que ainda se preocupam com o nosso planeta.E se começa por ai pela educaçao.PARABÉNS.

Carlos Raimundo em 31/10/2009 às 21h34
Boa noite!quero parabenizar pelas matérias e assuntos tratados pela apremavi, despertando em todos o compromisso com a preservação de nossas matas e porque não tambem caatinga localizada no norte e nordeste do país, onde as mesmas estão sendo dizimadas, visando apenas o interesse economico(olarias, carvoarias etc...)

paola garcia em 25/02/2010 às 15h21
lindo as atividades que vcs promovem com as crianças/adolescentes.Trabalho com o PETI tanbem mas não temos essas oportunidades. Mas vou tentar colocar em pratica essa ideia. Parabens.......

sheila barbosa pereira em 09/04/2010 às 11h30
Gostei muito das atividades desenvolvidas com as crianças, precisamos mesmo adiantar sobre o que futuro revela aos poucos, que isso seja sempre prioridades para trabalhos. Sou educadora do programa de erradicação do trabalho infantil e na oportunidade gostaria de receber atividades para trabalhar com crianças e adolescentes. Obrigada!

ana claudia em 06/06/2010 às 23h13
muito bom o movimento!!! estão de parabéns!
vocês fizeram uma coisa muito importante e que muitos lugares tem e não valorizão que é o PETI nas apresentações etc. parabéns!!!

Margareth em 10/03/2011 às 18h28
Ótimo trabalho!!! estou procurando atividades para trabalhar Meio Ambiente. gostei muito das idéias.

Evandro em 06/05/2011 às 18h48
Que legal vocês estão de parabens, por esse trabalho maravilhoso em benefício do meio ambinete, é desse tipo de trabalho que precisamos envolver a sociedade para todos tenham consciencia das sua atitudes.
Um abraço, Evandro.

FRANCISCO EDIOMAR ROQUE em 27/02/2012 às 22h38

Quero parabenizar aos responsáveis pelas belíssimas atividades desenvolvidas na semana do Meio Ambiente e que iniciativas como estas sejam desenvolvidas também em 2012 e que possa contribuir cada vez mais com a melhoria do nosso laneta.

Comente esta página

Nome:
E-mail:
Comentário:



* Comentários anônimos ou ofensivos não serão aceitos.
* Fique tranqüilo: Seu endereço de e-mail não aparecerá na página, nem será divulgado ou cedido a terceiros, e só é utilizado para nosso controle interno dos comentários.

Temas


Ferramentas

Imprimir
Enviar por e-mail
 

Boletim informativo

Cadastre-se para receber as novidades da Apremavi em seu e-mail.

Nome:

Endereço de e-mail:

Compartilhe

© Copyright 2002-2014, Apremavi - Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida.