Agora na Apremavi: nublado, 21°
Busca
Tamanho do texto A A A

Jaboticaba, uma fruta nota mil

Autor: Geraldine Marques Maiochi. Publicado em 10/06/2009.

Fartura na frutificação

A jabuticabeira (Myrciaria trunciflora) é uma árvore nativa da Mata Atlântica, que ocorre do sul de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.

É conhecida por seus deliciosos frutos. Seu tronco é bastante ramificado e tem a casca lisa, que se renova anualmente após a frutificação. Durante a primavera surgem em seu tronco numerosas flores brancas. Este processo ocorre simultaneamente à substituição das folhas, modificando completamente a aparência da árvore. Após a polinização, as flores gradativamente são substituídas por pequenos frutos verdes, esféricos, que se tornam vermelhos e depois negros, quando completamente amadurecidos. Assim, a jaboticaba fica com cor de jaboticaba.

Os frutos são do tipo baga, apresentando casca brilhante e fina, que se rompe facilmente quando se morde a fruta. Os frutos geralmente são consumidos in natura, devido ao seu ótimo paladar. Podem também ser utilizadas para preparar sucos, licores, aguardentes, vinagres e doces.

A jabuticabeira é uma planta elegante de folhas pequenas e atinge seu "auge" como planta ornamental durante a floração e frutificação. É uma planta própria para o quintal ou pomar. Seu cultivo em grandes pomares é mais difícil de ser conduzido.

A jabuticabeira é uma árvore de crescimento lento, demora aproximadamente dez anos para sua primeira frutificação. Mas quando começa não pára mais e sua produtividade cresce a cada ano. Quando adulta ela pode alcançar cerca de 15 metros de altura e apresenta copa em formato piramidal. Sua floração abundante, se torna um grande atrativo para as abelhas.

A época da frutificação é uma verdadeira festa para adultos e crianças que quando começam a comer os frutos do pé, só param de comer quando as mães chegam e dizem: “cuidado menino que vai entupir o ralo”.

Como toda boa frutífera nativa a jabuticabeira também é ótima como alimento para a fauna e deve ser plantada nos projetos de restauração florestal. A Apremavi tem produzido muitas mudas, que são usadas em suas atividades.

Jabuticabeira

Nome científico: Myrciaria trunciflora O. Berg.
Família: Myrtaceae.
Utilização: madeira utilizada para construção civil, tábuas, lenha e fabricação de móveis. Seus frutos são comestíveis e muito utilizados na fabricação de geléias e doces. Servem de alimentação para várias espécies de animais.
Coleta de sementes: diretamente da árvore quando começar a queda espontânea dos frutos ou recolhê-los do chão.
Época de coleta de sementes: outubro a dezembro.
Fruto: roxo escuro, arredondado, contendo no máximo três sementes, possuindo aproximadamente 3cm.
Flor: branca rente ao caule.
Crescimento da muda: lento.
Germinação: rápida.
Plantio: mata ciliar, aberta.
Observação: espécie frequentemente atacada por fungo causador da ferrugem.

Adendo dia 08 de outubro de 2009

Atendendo a vários pedidos, seguem algumas orientações de como lidar com a ferrugem da jaboticabeira. As dicas são do Engenheiro Agrônomo Rainer Prochnow:

1) Não deixar faltar água para o pé: uma sugestão é uma lata grande, tambor, etc com um pequeno furo para ficar gotejando água, e assim, não causar déficit hídrico.
2) Adubar com esterco curtido ou cama-de-aviário bem decomposto.
3) E finalmente, a receitinha de um adubo foliar com micronutrientes para pulverizar. Não é tóxico, mas é aconselhado não entrar em contato direto, e esperar um dia após a pulverização para alimentar-se das jaboticabas. Detalhe: quanto mais curtido, melhor.

Fotos: Edinho Pedro Schaffer e Miriam Prochnow

Geléia de Jaboticaba
Ingredientes
1kg de jaboticabas
Água
Açúcar

Modo de Preparo
Levar as jaboticabas ao fogo com água que dê para cobrir. Deixar ferver dez minutos. Passar por uma peneira, para se ter apenas o caldo. Não é necessário espremer as frutas. Para cada medida de caldo acrescentar uma medida igual de açúcar. Levar ao fogo baixo. Deixe ferver sem mexer. Para se saber o ponto é só inclinar a panela e se a geléia despregar do fundo, está pronta.

Licor de jaboticaba
Ingredientes
1kg de jaboticabas
1kg de açúcar
1 litro de cachaça

Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em um vidro de boca larga. Deixe macerar durante 15 dias, mexendo com colher de pau duas vezes ao dia. Depois é só coar em um pano fino e guardar numa linda garrafa de licor.

Fontes Pesquisadas

PROCHNOW, M (org). No Jardim das Florestas. Rio do Sul: APREMAVI, 2007. 188p.

http://www.e-jardim.com/produto_completo.asp?IDProduto=24 Acessado em 03.06.2009.

http://www.jardineiro.net/br/banco/myrciaria_cauliflora.php Acessado em 03.06.2009

Arquivos anexos

Biofertilizante (14kb)


Comentários

IRENE ELOZA DE SOUZA em 14/06/2009 às 19h21
ADOREI AS RECEITAS.
VOU FAZER LICOR, POIS TENHO UM PÉ DE JABUTICABA EM MEU JARDIM

Rosa Yasue Okita em 16/06/2009 às 08h19
Ver as jabuticabas lembrou a minha mãe, que realmente as comia sem parar; aqui em Maceió ainda não tive oportunidade de achar jabuticabas grandes mas docinhas, que encontrava em Maringá.
Aproveito para dizer que acompanho sempre as notícias da Apremavi.
Rosa

Neide Maria de Souza Moreira Areco em 16/06/2009 às 11h28
Tenho uma jaboticabeira no quintal de minha casa.
Realmente, é uma festa para crianças, adultos e passarinhos.
Gostei da receita do licor. É mais fácil de fazer do que aquela que uso.
Quanto à ferrugem que ataca os frutos, gostaria de saber qual é o produto mais indicado para acabar com o fungo que às vezes ataca todos os frutos de uma floração.
Atenciosamente,
Neide

jussara marcolino do nascimento lima em 09/09/2009 às 13h43
Caro Sr.(a)
boa tarde,
tenho em minha casa um pé de jaboticabeira em que os frutos estão tds contaminados com fungos(ferrugem)e todas as frutas que estão crescendo ja estão infectada.
Gostaria mt de saber o que posso usarpara aproveitar os frutos?
Só que não gostaria de usar agrotoxicos pois aqui é tudo tratado com o sistema organico
Obrigada
Jussara

norma em 12/09/2009 às 17h11
quero saber se posso comer jabuticabas com ferrugem,se não fará mau?

minha em 15/09/2009 às 11h22
Gostaria de saber se jabuticabas com ferrugem pode ser consumidas sem problemas se não fará mal? por favor responda me pois as jabuticabas ja estao maduras e todas enferrujadas.

Irany B. P. Torres em 19/09/2009 às 03h30
GOSTARIA DE SABER SE AS FRUTAS COM FERRUGEM PODEM SER CONSUMIDAS,POIS A MINHA FRUTEIRA ESTÁ CARREGADA E ENFERRUJADA,É A FRUTA QUE MAIS GOSTO,FIQUEI TRISTE,POIS ESPEREI TANTO PRA NADA.COM 15 ANOS DE IDADE ,É A TERCEIRA VEZ DE COLHEITA. POR FAVOR ME RESPONDA


OBRIGADA

Paulo Cezar Perçu em 19/09/2009 às 08h23
Como quase todos os comentários acima, o meu problema ou melhor da minha jabuticabeira é a ferrugem. Depois de de viver 65 anos tenho a minha e a mesma está cheia de ferrugem, por favor ajudem-me, o que faço , o que aplico.na minha fruteira, aguardo a sua resposta e antecipadamente agradeço de todo o coração. Respeitosamente Paulo Perçu. Nova friburgo-RJ.

Maria Vicentina Mota em 20/09/2009 às 21h25
quero saber o que fazer para acabar com a ferrugem da jabuticabeira,
e se pode ser consumida, ja é o terceiro ano que da ferrugem
nos frutos.
muito obrigado.

Maria Regina Braga dos Santos em 21/09/2009 às 09h59
Tenho uma jabuticabeira que está carregada, mas as jabuticabas estão cobertas por um pó amarelo. O que devo fazer? Podemos comer estas frutas?

maria sueli benelli em 21/09/2009 às 10h30
tenho um pe de jabuticabas que estão com os frutos enferrujados,
o que fazer para acabar com este problema. Os frutos enferrujados podem ser consumidos?
obrigada.

Marcio Ramos em 25/09/2009 às 11h59
tenho um pe de jabuticabas que estão com os frutos enferrujados,
o que fazer para acabar com este problema. Os frutos enferrujados podem ser consumidos? obrigado

Joao Candido da Câmara neto em 27/09/2009 às 13h03
Sou médico e atendi criança em CTI Pediatrico da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, criança com diagnostico que julgo seja intoxicação por Jaboticaba... Como se faz o vinho da fruta, será que é possivel fermetação no próprio pé com aumento do teor alcoolico ?
ao entrar em contato posso revelar qual foi a apresentação clínica e hipóteses diagnósticas diferenciais foram aventadas pelos colegas médicos da emergência____ Dr JOAO CANDIDO DA CAMARA NETO

Maria Lucia Soares em 27/09/2009 às 21h23
Como a maioria das pessoas quero saber como acabar com os fungos que enferrujam as frutas. tenho 04 pés de jabuticaba, amo essas frutas, mas estão cobertas por uma ferrugem.
Por favor me ajudem.
Maria Lucia Soares

Adolfo Da Rios Rugai em 30/09/2009 às 17h26
Geraldini,

Que fungicida devo usar para controlar a ferrugem? O Enxofre resolve, ou é necessário aplicar um triazol? Caso positivo, qual deles?
Aplicando triadimenol no solo (com matraca) a exemplo do contrrole da ferrugem do cafeeiro, resolve. Vocês devem ter uma "receita" pare esse caso crônico que impede o aproveitamento dos frutos.Grato
Adolfo

GUIDO NUNES DE REZENDE em 04/10/2009 às 15h18
As jabuticabas de nosso pomar estão com ferrugem. O que fazer para acabar com este fubgo? Posso consumi-la, mesmo com a ferrugem? Obrigado desde já.

Dulcinéa Sans Franchi em 05/10/2009 às 10h46
Tenho um pé de jabuticabas no meu quintal,as frutas estão toda com ferrugem. O que fazer para acabar com a ferrugem?
Desde já muito obrigada.

ANDRÉ LUIS DE MORAIS em 05/10/2009 às 14h49
OLA! MEU NOME É ANDRÉ, TENHO NO FUNTO DE CASA UM PÉ DE JABUTICABA TODO ANO ELE TA FRUTA, SÓ QUE ESSE ANO ELE PEGOU UM TIPO DE FERRUGEM NA FRUTA E NÃO DEIXA A FRUTA SE DESENVOLVER, QUE TIPO DE PRODUTO EU POÇO TA POLVERIZANDO PRA ACABAR COM ESSA FERRUGEM.

DESDE DE JA AGRADEÇO PELA ATENÇÃO!

ANDRÉ LUIS DE MORAIS

luis em 05/10/2009 às 20h51
tambem estou com problema de ferrugem, me indicaram calda bordalesa, é toxica, mas é aceitavel para cultura organica. mas tem que aplicar antes da formaçao das flores e depois quando formar frutinhos, ou seja, só no ano que vem. estou consumindo normalmente, se eu morrer, volto para avisa-los, hahahaha. brincadeirinha, acho que nao faz mal estou consumindo a 10 dias 3 x ao dia e nenhum sinal até agora, só lavo com muita agua corrente.
a causa é excesso de umidade e calor (inverno atipico). conclui que a propria arvore da os sinais que há muita umidade. tive este ano 2 colheitas pequenas, julho e agosto sem ferrugem, este é o sinal que devemos pulverizar e agora a carga esta total com ferrugem.

João em 07/10/2009 às 13h41
Gostaria de saber se tem algum produto para contrôle da ferrugem da jabuticabeira em pomar domestico.

SUELI ORSI em 08/10/2009 às 16h14
Gostaria de saber se a Jabuticabeira enchertada começa produzir com menos tempo, como dizem os produtores.

Quero comprar um pé para plantar no quintal mas tenho duvida se realmente os terei em menos de 10 anos.

Grata, Sueli
08/10/09

marina carnio santos em 17/10/2009 às 14h46
gostaria de saber porque a jabuticabeira que compramos não deu mais flores,ela tem dois anos,é enchertada.No primeiro ano deu 2 frutas,depois floreceu mais as flores cairam e não deu mais fruto.Que fazer?ela tem 80 cm de altura.espero resposta pois é nosso sonho ter uma arvore bem linda em nosso quintal.grata

dennius em 21/10/2009 às 17h52
Tenho uma pequena fabrica de produtos de jabuticada, geleias , vinhos, licores, cachaça, e outos, e mando para todo o brasil quem tiver interesse é só solicitar atraves do email denniusg@yahoo.com.br

Silvian Cunha de Oliveira Silva em 13/11/2009 às 17h05
tenho uma jabuticabeira que não está dando fruto; quer dizer; ela até está dando fruto mais muito pouco, e nos galhos dela tem uma espécie de gominha verde e depois fica pretas. Gostaria de saber se ela está doente e o que posso fazer para tratar dela.

joel em 02/12/2009 às 21h00
tenho dois pés de jaboticaba e eles estão infestado com fungos amarelo. isto está prejudicando a produção de frutos.

existe algum remédio?

obrigado..

leo ginez leao em 04/12/2009 às 21h00
gostaria de saber sobre tudo da jabuticabeira inclusive da poda da arvore

Edson Rodriguues em 07/12/2009 às 08h14
Bom dia, verifiquei que a maioria das pergunatas dos leitores dizem respeito ao controle de ferrugem da Jabuticabeira em pomares domésticos. Gostaria de ter acesso as respostas pois estou com o mesmo problema ...

Aguardo,

Edson

Ana Maria em 07/12/2009 às 13h08
Amo meu pé de jaboticabas. É lindo vê-lo florido e o perfume das flores é muito suave e bom.
Infelizmente, a minha jaboticabeira também está com ferrugem e gostaria de saber tratá-a. Agradeço pela resposta.
Aguardo e agradeço pela informação que certamente obterei.

regina barreto em 11/12/2009 às 14h35
bom,meu problema da maioria é da ferrugem no pé de jaboticaba, gostaria de ter acesso as respostas desta pergunta. obrigada
Regina

Olicio dos santos filho em 20/12/2009 às 17h24
OLA, Minha pergunta e a mesma dos demais acima, Ferrugem na fruta da jabuticaba, e a primera vez que aperece, nas frutas, estive em outras casas tambem com o mesmo problema, este mes de dezembro, 2009 minha cidade Assis Chateaubriand-Pr se tiver resposta para uso imediato agradeço,,,,,,,,Olicio, meu site www.olicio.com.br

ALEXANDRE SILVA em 26/12/2009 às 18h25
No quintal do meu sogro tem um pé de jaboticaba que em 2009 deu
a primeira carga, ele ficou feliz da vida,só que deu poucas frutas.
Como fazer para que no proximo ano melhore a produção?

Erica em 02/01/2010 às 18h32
BOA TARDE,
ACABEI DE COMPRAR UM PÉ DE JABUTICABA ENCHERTADA (E NÃO FOI BARATA) E JÁ COM ALGUNS FRUTOS VERDES, GOSTARIA DE SABER COMO DEVO PLANTAR E COMO ADUBAR, MAS VENDO OS COMENTÁRIOS DESTE SITE, FIQUEI PREOCUPADA COM ESTA TAL DE FERRUGEM, E VENDO AS PESSOAS PERGUNTANDO E NÃO TENDO RESPOSTA, ESTAVA TÃO FELIZ COM MEU PÉ DE JABUTICABA E NÃO TER QUE ESPERAR 15 ANOS (POIS JÁ ESTOU COM 60) E AGORA ESTOU PREOCUPADA, RESPONDAM POR FAVOR
GRATA
ERICA

MARILDA APARECIDA BARROS em 09/01/2010 às 23h09
Tenho um pe de jabuticaba, gostaria de saber por que no lugar de frutos ela produz brotos?

Maria Madalena Silva em 26/01/2010 às 23h09
ola li este comentario e gostei so não conseguyi abrir o link do biofertilizante,tenho uma jabuticabeira e da dó de tanta ferrugem não estou conseguindo aproveitar seus frutos ja crescem com ferrugem ja usei 2 tipos de produtos que me ensinaram e não funcionou se possivel me ajude.Obrigada

gilvan em 02/02/2010 às 12h16
como fazer mudas de jabutica

Irany em 09/02/2010 às 13h30
Quero saber se posso comer as frutas (jaboticabas) com ferrugem. E como faço para tratar o pé e eliminar a ferrugem?

Aurelia Ferreira Miranda em 09/02/2010 às 21h58
Eugostaria de saber que tipo de adubo se usa na jabuticabeira e cada qto tempo devo passar porque tenho um pe de jabuticaba em meuquintal. Obrigada.

marlene camorcio em 14/02/2010 às 19h44
tenho um pe de jaboticaba , com os mesmos problemas dos clientes
acima. Acrescento um detalhe no fruto , a ferrugem e de cor amarela.
Como fazer para eliminação radical , aguardo sua resposta.

Obrigado

kleriton em 20/02/2010 às 18h07
quanto tempo para frutificar meu estado e na BAHIA tenho que deixar sempre molhada ou so de manha e a noite
de ja obrigado

luiza dasneves em 14/03/2010 às 18h06
gostei muito das perguntas foram muito bem elaboradas
só que não vi respostas nenhuma gostaria muitode obter uma
resposta pois tambem tenho um pé de jabuticaba
e tambem tem os mesmos problemas, tem ferrugem e
produs muito pouco fruto e já está dando futos uns cinco anos
espero resposta no meu e-mail

lilian avelar em 22/03/2010 às 11h14
Possuo uma jaboticabeira, preciso urgente sanar o problema do ferrugem e dos fungos, o que fazer?
Dersde ja muito obrigado.

jaqueline natacha em 23/03/2010 às 22h00
Ola
Gostaria de saber em q mês posso podar minha jabuticabeira??
Antigamente ela carregava, mais esse ano ela enferrujou!!
como faço p acabar cm os fungos?? o q devo fazer?
como podo a jabuticabeira?? ela está mto grande.
desde já agradeço!! mto obrigada Jaqueline Natacha

Lourdes Maringa em 28/03/2010 às 00h23
preciso de ajuda a minha jabuticabeira esta carregada de frutos mas esta tambem com ferrugem o que fazer ,para acabar ,o que devo usar ,e os frutos enferrujados pode ser consumidos. obrigado...

GILNEI MANOSSO em 05/04/2010 às 15h12
Boa Tarde
tenho uma sítio de mais ou menos umas 350 pés de jabuticaba, gostaria de comercializalas uma vez q é muita para meu consumo. Terias alguma sujestão ou alguem que queira fazer geleias, sucos, licores etc... Obrigado

SOLANGE MIRON em 10/04/2010 às 16h10
GOSTARIA DE SABER QUAL A EPOCA CERTA DE PODA DA JABOTICABEIRA? OBRIGADO!

vander em 17/04/2010 às 08h41
Para tratamento da ferrugem da jaboticabeira, tem se utilizado CALDA BORDALEZA ou CALDA VIÇOSA. É só colocar no google que aparecera uma série de receitas. Quem ainda tiver dúvidas, pode enviar um email para vanres2004@yahoo.com.br, para troca de experiências.

moacir jose pagani em 18/04/2010 às 23h07
gostaria de saber se; eu pegar um galho ja adulto consigo replantar este galho e de que maneira. jaboticabeira

silvana scavarelli em 20/04/2010 às 21h34
quero saber como acabar com as ferrugem da jabuticaba

Heitor D. Santos em 02/05/2010 às 09h49
Bom dia hoje eh meu primeiro acesso e gostaria de saber como os
antecedentes como tratar a ferrugem da jaboticabeira e cochinilha.
Grato Heitor

carmen cogo em 20/05/2010 às 15h42
eu tambem estou com ferrugem nos frutos da jabuticabeira e eles estao vindo muitos pequeninos porque? e tambem estou notando que tem muitos bichos tipo mini minhoquinhas o que e isto? ela se esconde em baixo de um pedacinho de folha que ela mesma corta. este bixo e meio marron com vermelho ela começa com uma teia branca e ela fica ali no meio dessa teia, o que posso usar para acabar e como e o nome deste bixo?

Paulo roberto finder em 27/05/2010 às 22h42
Bom dia, tenho um pe de jabuticaba no meu quintal e tem 20 anos de idade ja podei varias vezes tem 5 metros de altura a arvore esta bonita, mais nunca deu frutos e nunca deu flores nenhuma sequer,gostaria de saber o que fazer, obrigado.

Wilson Simões em 28/05/2010 às 20h05
Minha jaboticabeira está com muita ferrugens gostária de saber como tratar esse problema?.

zelubem em 28/05/2010 às 20h47
Afinal tem alguma alternativa para combater a ferrugem da jabuticaba.
Se tiver ficarei grato de me interar desse conhecimento.

marlene silva em 03/06/2010 às 17h09
minha jaboticabeira esta com muita ferrugens gostaria de saber como tratar esse problema?.
des de ja muito obrigado

Dirce Mendes em 07/06/2010 às 23h03
Li a página inteira, e não encontrei nenhuma solução para a ferrugem de Jaboticaba, tenho dois pés e os frutos estão quase todos contaminados e quero saber como acabar com essas ferrugens, por favor ajude-me e desde já agradeço-lhe! Obrigada

jefferson goes em 09/06/2010 às 11h23
vi varias perguntas sobre o problema da ferrugem da jabuticaba porem nao achei nenhuma solução sera que alguem me da uma luz? pra mim resolver o problema da ferrugem da jabuticaba? aguardo ancioso....

Alaide da Silva em 10/06/2010 às 11h32
TENHO UMA JABUTICABEIRA, MAS ELA ESTA COM FERRUGEM.
O QUE EU DEVO FAZER, PARA RECUPERAR A PLANTA.

OBRIGADO

anesio justino batista em 10/06/2010 às 21h40
Afinal tem ou não alguma solução para o pó amarelo nas frutas de jabuticaba?

Marisa em 27/06/2010 às 13h41
A minha jabuticabeira, também está com este pó amarelo nas frutinhas e que devo fazer??

Antonio B. Cardoso em 23/07/2010 às 18h07
Convivi toda minha infância entre arvores Jaboticabeiras, porém igual todo jovem nunca prestei atenção aos problemas, do tronco galhos e frutos da árvores. Hoje ja adulto porém distante fisicamente deste pomar, me vejo pensando após ter lido esses textos. Posso opinar...creio que as arvores deverão ter mais atenção de seus proprietarios. Suas longas raizes devem estar sempre cobertas com terra limpa. Tronco, galhos e raizes deverão ser regrados preferencialmente com água de Pôço regularmente. Em especial quando brotam as flores. Quem tem o costume de trepar aos troncos e galhos, certifique sempre a higiêne dos pés e mãos, e até da roupa.
Não permita que animais domesticos e crianças sujem a terra ao redor do tronco. A água de banho, tanques de roupa, e alguns objetos deverão manter se a distância das raizes. São conselhos que agussam a lembrança daquilo que todos sabemos e que as vezes... esquecemos. Tudo isso pode nem curar, mas previne né.

ANTONIO CARVALHO CAIXETA em 30/07/2010 às 21h51
estas informações me ajudaram bastante,e resolveram meu problema de ferrugem na jabuticaba. parabéns
MACHADO MG.

Elaine em 10/08/2010 às 19h46
Olá!!
tenho uma jaboticabeira q é bem antiga , deve ter uns 25 anos, ela da fruto bom e saudável o ano todo...só q este ano apareceu uns Ferrugens amarelos q infectou o pé inteirinho ta de dar dó... o q pode ser?
o q faço pra tratar?
qem souber por favor me mande a receita pelo meu imail lainetg@hotmail.com
Obrigado!

mario forner ronchi em 16/08/2010 às 19h23
a minha jabuticabeira està com ferrugem solta pò amarelo

karen em 26/08/2010 às 13h11
tenho um pé de jabuticaba, apx de 1 metro de altura, quero transportar para o litoral, como faço?

NEIDE DOS SANTOS LEIRES em 29/08/2010 às 18h21
tenho um pé de jabuticaba, d mais ou menos 3 anos e ano passado comemos muitos frutos, só q este ano ainda ñ consegui comer um fruto pois, quando amadurecem murcham e tem muitos furos redondos em todos eles. O q fazer? Ajude-me; pois é d dar dó ver o pé carrecadinho e não comer nenhum fruto. Desde já agradeço e aguardo solução. Neide

Elizabete Hissnauerl em 05/09/2010 às 09h43
Tenho um pé de jabuticaba,que tem 10 anos , sempre deu frutos de uns tempo para cá ele aprenta furos no fruta e umas penugens brancas,o que fazer?desde já muito obrigada

reinaldo n de andrade em 07/09/2010 às 20h23
Aconhecer sobre a ferrugem das jabuticabas pois tenho 8 pes de jabuticabas em minha chacara e nao sabia que era doenças obrigado

clea maria lopes de oliveira em 07/09/2010 às 22h12
A jabuticabeira que plantamos, enchertada, dá lindos frutos mas antes de crescer e amadurecer eles murcham. O senhor pode nos dar uma dica como tratá-la? obrigada Cléa Maria

Luiz Carlos da Silva em 08/09/2010 às 20h41
Por favor, o meu problema também é quanto ao ferrugem nas frutas da jabuticabeira e até o momento, tudo o que tenho lido, não encontrei solução, o que usar? Minha jabuticabeira produz abundantemente mas o ferrugem também não dá sossego.
Obrigado!!! Luiz Carlos

Cleusa Ap. Souza França em 13/09/2010 às 23h44
Tenho uma jaboticabeira de enxerto a mais de 10 anos e desde que comprei ela da frutos ,mas não se desenvolveu, não passa de um metro e meio e é cheia de galhos fininhos. Nunca a podei. Ela precisa de poda? Quando e como faze-la?
Obrigada!! Cleusa

Maximiano Francisco em 12/10/2010 às 20h49
boa noite, tenho um pé de jabuticaba em minha casa e os frutos estão murchando no pé antes mesmo de madurarem, já perguntei para varios conhecidos mas ninguem pode me ajudar eu queria saber oque fazer para que os frutos parem de murchar ,ag~radeço a ajuda

valderbal bafi em 16/10/2010 às 10h38

A pagina é muito interesante , porem o que eu preciso não encontrei resposta. Quero saber como Combater a FERRUGEM na jaboticabeira. obrigado.

Marcos em 19/10/2010 às 22h36
Tenho um lindo pe de jabuticaba e e a primeira florada,gostaria de saber se devo aduba-la ja obrigado adorei esta pagina ate.

volnei siqueira em 22/10/2010 às 15h29
ola,boa tarde moro em jaguaruna sc ,queria saber para acabar com aferrugem dos mes pe de jabuticapa,este ano esta demais , um abraço e fique com Deus.

Marizilda da Costa Soares Amaral em 29/10/2010 às 10h18
Tenho um pé de jabuticaba na minha residencia, há mais de 20(vinte anos) é, no ano passado por um milagre deu fruto mais ou menos 20 jabuticabas, alias deliciosa, porém, até hoje , fico sempre observando e não vem mais frutos. Esclarece que quando plantei a muda a mesma não era enxertada. Diante disso, embora coloque sempre adubo o meu lindo pé não dá fruto, Pode esclarecer o porque? obrigado desde já.

altemar em 30/10/2010 às 15h04
Usei no meu pé de jaboticaba uma tal de CALDA SULFOCAUSTICA, acho que é isso, e acabou com a ferrugem e um pó branco que também tinha no pé, é vendido em agropecuária, sempre bom perguntar pra um agrônomo sobre a correta aplicação e cuidados quanto ao consumo após a aplicação, se alguem resolver usar seria bom postar os resultados aqui, no meu caso usei uma única vez há tres anos e não tive mais problemas.

altemar em 30/10/2010 às 15h07
Desculpem o ERRO mas o nome correto é CALDA SULFOCÁLCICA.

marcio em 01/11/2010 às 12h42
A calda Bardoleza é uma receita fácil para acabar com a ferrugem!
Mas tbm tenho dúvida quanto a época para aplicação, se devo aplicar quando os frutos já estão começando a se formar ou se depois ou antes da florada? Os frutos com ferrugem podem ser consumidos? O que pode acontecer?
Aguardo resposta! Obrigado!

edina pedroso de lara em 07/11/2010 às 02h46
gostaria de saber com combater este fungo que aparece nas frutas das jabutica logo que elas amadurece não consigo aproveitar nada da fruta pois todas estão com lavas me ajuda.

ÁUREO em 21/11/2010 às 20h31
ADORO JOBUTICABA, MAS COMO JA REPAREI, JA TEM PERGUNTAS REFERENTES SOBRE A FERRUGEM E FUNGOS NAS FRUTAS, COMO FAÇO PARA COMBATE-LAS?...AINDA NÃO ENCONTREI RESPOSTA, ME MANDEM UMA SOLUÇÃO PELO MEU EMAIL POR FAVOR,..DESDE JÁ AGRADEÇO....AUREO

everson em 24/11/2010 às 16h35
oi tenho dois pes de jabuticabas estao todo enferrujado oque fazer?

ROSA MARIA PRADELLA em 20/12/2010 às 10h40
gostaria de saber qual é o remédio para combater ferrugem de meus pés de jabuticaba com urgência por favor.desde já agradeço.

luci em 09/01/2011 às 10h30
tenho um pé de jabuticaba as vezes enche de frutos, mas em seguida caem todos não vão em frente existem sim a ferrugem . Gostaria por favor qual o fungicida apropriada para esse problema .meu sinceros agradecimentos.

Nice em 22/01/2011 às 12h37
Tenho um pé de jabuticaba que está caregado de frutas porém está cheio de ferrugem, gostaria de saber se posso consumir a fruta com este amarelado, faz algum mal a saude das pessoas?
Para tratar devo retirar dos os furtos do pé?

Obrigada

joao carlos fernandes em 08/02/2011 às 19h29
moro em fortaleza e tenho um pe de jabuticaba enchertado comprei a 10 anos de um caminhao de frutas do e.santo ja mudei de casa 3 vezes e ele vai sempre comigo.
ha uns 4 anos esta dando uns bichos na fruta ela fica toda furada e mucha nao aproveito nada o que devo fazer
me ajude muito obrigado

maria luci antunes em 24/03/2011 às 16h06


















a minha jabuticabeira estacom as folhas caindo e esta com fungos e amarelada muito obrigada



Luis em 25/04/2011 às 18h06
O mesmo problema dos amigos,ferrugem na jaboticabeira? O que faço? Obrigado

maria doraci gogomes ferreira em 03/05/2011 às 14h32
asminhas jabuticabas da uma doença ,amrela no fruto ,me oriente obrigada

MAELY DUARTE em 04/05/2011 às 12h43
Temos um pé de jabuticaba, ela foi plantada a 21 anos, e nunca deu fruto, gostaria de saber pq nunca deu fruto, e o que poderiamos fazer pra ela produzir.

raquel em 04/05/2011 às 12h47
Tenho 2 jaboticabeiras há mais de 20 anos. Ela está sempre bonita, folhas viçosas, mas não cresce (não passou de 2 metros) e nunca deu frutos. Está plantadads perto de um riacho e nosso clima é temperado para frio (sul de Minas) Será que ela virou "Bonsai" aquela árvore japonesa? Porque?
Obrigada

Fernanda Cassia em 24/05/2011 às 10h43
Ferrugem nas jabuticabeiras e outras frutíferas – Ferrugem é uma doença que ataca as jabuticabeiras, mas que foi originalmente observada em goiabeiras, e identificada em outras frutíferas, como as macieiras. Provocado pelo fungo Puccinia psidii wint, afeta folhas, botões, frutos e ramos, não só com manchas necróticas circulares, como por um pó amarelo vivo. Seu combate pode ser feito através da pulverização de calda bordalesa (cuja receita segue abaixo), ou no caso de grandes plantações, de produtos químicos à base de fungicidas cúpricos, mancozeb ou benomyl, produtos que só podem ser adquiridos com receituário apropriado.

Calda bordalesa: ingredientes para 10 litros – 100 gr de sulfato de cobre, 100 gramas de cal virgem e 10 litros de água; preparo: quatro horas antes ou no dia anterior, dissolver o sulfato de cobre préviamente amarrado num pano de algodão limpo, em um litro de água morna; pouco antes do preparo, colocar cal em recipiente de 10 litros, adicionando 9 litros de água aos poucos, até dissolver, e em seguida misturando a água do sulfato. Misturar bem. Para testar o PH, use uma faca de metal comum, bem limpa, mergulhando por três minutos na mistura. Se escurecer está ácida, e precisa mais cal. Se não sujar, a calda estará pronta para uso.

Pulverizar sobre as plantas, cuidando para usar botas, luvas e proteger o rosto contra a inalação do produto. Além da ferrugem, a calda bordalesa é eficiente no combate a quase todos os tipos de fungos, bactérias e outras pragas, tendo a vantagem, sobre as fórmulas químicas, do baixo custo e de não deixar resíduos tóxicos. Ela também contribui para o fortalecimento das folhagens, fornecendo nutrientes importantes como cálcio, cobre e enxofre. Substitui inseticidas e adubos artificiais.

Calda sulfocálcica – Muito eficiente no combate aos ácaros, é também opção contra a ferrugem. Para cada 100 gr da solução (que pode ser comprada em lojas de produtos agropecuários) a diluição é em 10 litros de água. Pulverizar a cada quinze dias, até obter resultado no controle do problema.

Calda de fumo e sabão de coco – Um rolo de fumo, 50gr de sabão de coco e um litro de água para a diluição. Deixe curtir por 24 horas, coe e adicione mais 5 litros de água, pulverizando em seguida em plantas infestadas por ácaros, lagartas e pulgões, repetindo a cada semana, ou sempre que necessário.

Emulsão de óleo – A mais eficiente fórmula de combate às cochonilhas é a emulsão de óleo, obtida através de 8 litros de óleo mineral, 1 kg de sabão comum e 2 litros de água, misturados e levados à ferver. O produto será uma pasta, que pode ser guardada, e na hora da aplicação, dissolvidos 50 gr da pasta em 3 litros de água morna, devendo ser aplicados com algodão ou pano limpo sobre as folhas infestadas.
-----------------------------------------------------------------------

Não foi fácil achar a soluçao, depois de muita pesquisa consegui chegar nessas formulas.
Aproveitem

Estou vendendo 4 pes de jabuticaba, adultos, dando frutos á vontade, saudaveis.
Meu email para maiores informaçoes : akashavamoira@hotmail.com

Nelio Parreira Machado em 20/06/2011 às 21h21
Tenho uma jaboticabeira no quintal da minha casa, mas é tao dificil de colher os frutos maduros, porque os passarinhos comen tudo antes de ficarem totalmente maduros. Oque fazer para que os passaros nao coman os frutos. Muito obrigado. Moro em Parauapebas no Pará

Gerson Alves Correia em 25/06/2011 às 17h36
Boa Tarde!!

ganhei um pé de jaboticaba de mais ou menos 05 anos, que estava na casa da minha mãe. Arranquei o pé já bem grande de onde estava plantado e plantei no meu quintal. O que devo fazer para garantir que a mudança de um lugar para o outro o pé não morra?

Aguardo seu retorno.

Gisele Quirino em 02/08/2011 às 20h29
Boa noite!

Comprei uma jaboticabeira já dando frutos, porém, ela agora não segura mais a florada, não sei mais o que fazer, vocês podem ajudar?

Obrigada!

wanderson em 04/08/2011 às 15h14
em casa tenho um pe mas ta pequeno não quer crescer não sei o adubo serto porfavor me ajude o que devo fazer para ele crescer e da frutos e qual o adubo que devo coloca nele desde ja agradesso tchal

vailton ferrari em 09/08/2011 às 10h39
gosto muito de jabuticaba e muito bom a receita de licor e fica muito bom obs devo pocar as jabuticabas ou deixar inteiras ?

li yu em 09/08/2011 às 13h23
precisa de muda com um tronco so ,40cm tronco de jabuticaba,500 de muda exportacao parar china . tel 011 57375068 skype ayu5174 . obrigado! li yu

Vilma em 15/08/2011 às 20h06
Tenho uma jaboticabeira no quintal da minha casa, mas é tao dificil de colher os frutos maduros, porque os passarinhos comen tudo antes de ficarem totalmente maduros. Oque fazer para que os passaros nao coman os frutos, e o tronco dela esta escuro parece embolorado o que eu faço

ORCENI MARCELINO em 25/08/2011 às 23h26
OLA AMIGO;OBRIGADO PELA A RECEITA QUE PASSOU PARA COMBATER A FERRUGUEM DA JABOTICABA ,ISTO E MUITO VALIOSO PARA QUEM CULTIVA ,ESTE FRUTO SABOROSO ,PARABENS.

MARCIA CRISTINA RIBEIRO DE MENEZES THEODORO em 31/08/2011 às 12h25
COMPREI UMA CASA NA QUAL HÁ UMA JABUTICABEIRA MUITO DEBILITADA. FICOU ABAFADA POR UM BOUGANVILE QUE MORRIA COM A INFESTAÇÃO DE CUPINS. ACREDITO QUE ALGUMAS GALHAS SECAS DA JABUTICABEIRA TENHAM SIDO ATACADAS POR CUPINS TAMBÉM. O BOUGANVILLE FOI RETIRADO E AS GALHAS SECAS DA JABUTICABEIRA FORAM CORTADAS. TIVEMOS UMA FRUTIFICAÇÃO RECENTE, MAS OS FRUTOS ERAM MUITO PEQUENOS E POUCOS. HÁ ALGUM TIPO DE PODA PARA FAVORECER NOVAS GERMINAÇÕES E CRESCIMENTO DE GALHAS (HÁ UMA FALHA DE GALHAS DO LADO QUE ERA ABAFADO PELA BOUGANVILE) E ADUBAÇÃO QUE FAVOREÇA O DESENVOLVIMENTO DA PLANTA E DOS FRUTOS NA PRÓXIMA FLORADA?

Helena Maria de Oliveira em 07/09/2011 às 17h39
tenho pe de Jabuticaba também estar com ferrugem e um fugos amarrelos, ela esta carregada de frutos com pozinhos amarrelados.QUE EU POSSO FAZER

Alan lopes da silva em 08/09/2011 às 18h16
Tenho uma jabuticabeira que só esta dando fruto pequenos, o que devo faser ?

Juarez em 09/09/2011 às 12h04
Como adubar a jabuticabeira ?
Grato
Juarez

ANTONIO COUTO em 19/09/2011 às 14h41
O MEU PE DE JABOTICABAS E MARAVILHOSO,DA FRUTOS QUE E UMA BELEZA;SO QUE NESTE ANO FICOU INFESTADO DE PIOLHOS,NAO CHEGA A ATRAPALHAR A PRODUÇAO,MAS NA HORA DA COLHEITA E DIFICIL DE LAVAR. DEIXANDO BEM CLARO QUE NAO E FERRUGEM E SIM PIOLHOS,GOSTARIA DE SABER COMO COMBATER ESTA PRAGA,LEMBRANDO QUE E APENAS UM PE. OBRIGADO

Dani em 20/09/2011 às 15h36
olá estou fazendo um trabalho de jabuticaba , percebi que existe um problema grande com ferrugem , a melhor solução é procurar um Eng° Agronomo pois como é consumida in natura é perigoso jogar qualquer produto
abraços

Michelina Barth em 26/09/2011 às 19h59
Gostei do texto, e das receitinhas,a minha jabuticabeira é bela, mas existe um problema está com um ferrugem amarelada nos frutos.
Que devo fazer?
Att.
Michelina

antonio carlos em 27/09/2011 às 10h35
Ola.
Tenho um pe de jabuticaba que dá frutos o ano inteiro,diferentemente dos amigos que tem problemas com a ferrugem,o meu problema é com as abelhas pretas(arapuá).
Tem como combatê-las?
Antonio Carlos 27/09/2011

maria helena em 03/10/2011 às 14h40
Qdo.casei tive no quintal uma jabuticabeira, que produzia muito, mas agora sei que é porque toda água da lavagem do quintal ia p/ela. Hoje infelizmente moro em apto. e sonho em um dia ter de novo uma jabuticabeira minha fruta favorita em algum lugar, ela é brasileira nativa do nosso país e uma delícia.

Arnaldo em 03/10/2011 às 16h26

Boa tarde
Meu nome eh Arnaldo

Eu tenho no quintal jabitivala paulista. Este ano carregou muito, porem todas as frutas esta com bicho. Como fazer ?? Pode me orientar? Pode me responder no e-mail acima ???
Agradeco muito se conseguir resolver este problema .

Obrigado
Arnaldo

Favor me oriente como fazer para

carlos antônio em 11/10/2011 às 14h34
Boa tarde Meu nome é carlos, eu ganhei um pé de jabuticaba ele não colocou nenhuma fruta ainda,como fazer para ele colocar?, falão que leva de 10a 15 anos,ele ten 4anos. desdeja agradeço muito. carlos

roberto nochimowski pedroso em 13/10/2011 às 22h03
Presados senhores, gostaria de saber como evitar a postura de larvas dentro da jacoticaba por uma abelha, ela deixa uma lagartinha branca dentro do fruto. aguardo resposta. Atenciosamente, obrigado.

maria auxiliadora alves em 18/10/2011 às 20h40
adorei tudo sobre as jabuticaba.
me ajudem por favor tenho um pe que começou a fruticar agora porem tenho um problema as jabuticaba estão muito grandes e estão se partindo antes de emadurecer caindo ants de madurar porem muito doce o que faço? e como se a casca não a suportasse o tamanho dos carossos. obrigada.

Valdenir A. Carvalho em 20/10/2011 às 12h29
meu pé de jabuticaba esta com ferrugem nas folhas o que devo fazer ele ainda não produziu pois ainda não deu a primeira carga.

maria fatima de oliveira em 21/10/2011 às 09h20
o que fazer meu pe de jabuticaba dar muitos frutos porem , este ano deu miuda e com ferrugem. O que fazer?

Eliana Maria Barros Siqueira em 03/11/2011 às 07h34
Achei interessante todas as perguntas e gostaria de saber o que posso fazer pela minha jabuticabeira que está dando frutosd pequenos e as folhas nascem verdes e vão ficando com as bordas enferrujadas.
Obrigada

pedro em 09/11/2011 às 12h56
jabuticaba faz mal com arroz, frango, e esses outros alimentos?

Soeli silva em 10/11/2011 às 23h06
tENHO UMA MUDA DE JABUTICABA QUE TEM MAIS OU MENOS UM MERTO E MEIO E ESTA PLANTADA EM UMA LATA,VOU PLANTAR NK CHÃO, MAS ELA ESTÁ COM ALGUMAS FOLHAS COM FERRUGEM O QUE DEVO FAZER?E COMO DEVO PLANTAR CORRETA

vanderlei em 11/11/2011 às 18h06
uma pessoa tem uma jaboticabeira de aproximadamente 30 anos,sempre produziu bem,só que neste ano de 2011 deu folhas caiu e não veio fruto. poder ser algum problema com a poda ou outra coisa ,desde ja agradeço e aguardo uma resposta.

Allan Kardec Corrêa em 15/11/2011 às 18h59
Posso fazer mudas a partir do galho de uma jaboticabeira já adulta ?

Luciane em 17/11/2011 às 01h44
Tenho uma jaboticabeira de 46 anos que produz o ano todo. Quando os frutos estão maduros surgem novos botões. Nem sempre nos mesmos galhos, mas sempre temos frutos. Só que a planta está enclinando muito, já a dois anos está escorada em um telhado. O que devo fazer? não quero perder a planta pois foi plantada quando nasci pelo meu pai.

JOEL em 21/11/2011 às 10h05
Ola,
Gosto muito de jaboticaba e gostaria de saber quantos anos são necessários para que a jaboticabeira dá os primeiros frutos.
Obrigado.

juliana em 28/11/2011 às 07h18
oi... es queria saber o eu faço pis o pé de jabuticaba esta com ferrugem e outra esta partindo as frutas. obrigada

murilo em 05/12/2011 às 19h22
como acabar com a ferrugem do pe de jabuticaba ??? aguardo breve retrono

obrigado

Elizabeti em 06/12/2011 às 12h27
Tenho dois pés de jabuticabas e da muitos frutos, os passarinhos é que se deliciam, jogam tudo no chão, enfim, qdo vou colher já estão furadinhas.

Meu marido diz que pode colher meio maduras e jogar um pouco de alcool que elas acabam de madurar....eu não acredito nisso...quero saber se é verdade.
Obrigada.

leilla jane redivo em 09/12/2011 às 11h48
qual o poder nutritivo da jabuticabeira

Domingas Fernands em 11/12/2011 às 21h13
Estou muito tiste, pois tenho 4 pé de jabuticaba, que alias adoro o problema e que tem mais alguem que gosta muito, umas abelhas pretinhas que estão acabando cm todos os frutos .me ajude.queria um remeio natural, pis tenho medo de contaminar os frutos

Ivone em 17/12/2011 às 20h25
Olá boa noite, estou precisando muito de sua ajuda.Ganhei um pé de jabuticaba da minha mãe, ao arranca-lo da terra e com o transporte, ele secou todas as folhas, eu o plantei em um vaso molho todos os dias com a esperança que ele se recupere isto é possível?O que devo fazer, que tipo de adubo utilizar para ajudar em sua recuperação?
Por favor me ajude, esta árvore tem um valor simbólico muito importante para mim.
Atenciosamente
Ivone Barbosa

Wagner em 26/12/2011 às 14h18
Boa tarde gostaria de saber se lavar bem a jabuticaba com o tal ferrugem (pó amarelado) se pode ser consumida?
Obrigado e aguardo.

roseli braga em 08/01/2012 às 12h58
Gostaria de saber sobre o tamanho da raiz de uma jabuticabeira e o seu aprofundamento. Pode estourar muros e calçadas? Obrigado

sandra em 21/01/2012 às 14h14
Gostaria de saber sobre o tamanho da raiz de uma jabuticabeira e o seu aprofundamento. Pode estourar muros e calçadas? e se a jabuticabeira gosta do solo do litoral pois vou mudar para Itanhaem litoral Sul, Obrigada

rodrigo lins em 22/01/2012 às 21h34
gostaria de saber se; eu pegar um galho de jabuticaba ja adulto consigo replantar.sequindo o processo de replantio de muda.
Na cova colocar-se-ão uns 20 litros de estrume de curral ou composto, misturado com aproximadamente 200 gramas de nitro-cálcio ou sulfato de amônio, 200 gramas de farinha de ossos, 100 gramas de superfosfato e 100 gramas de cloreto de potássio

jose valmir lang em 24/01/2012 às 09h44
bom dia.gostaria de saber o que posso fazer para combater aferugem da jaboticaba.estou com dois pés e não consigo resolver este problema,estou passando sulfato de cobre, mas não esta resolvendo o problema da ferugem o que faso amigo?

Neiti Clara Mauss em 27/01/2012 às 23h13
Por favor olhando essa matéria descobri que todas as jabuticabeiras tem fungos...rs rs rs é falta de agua eu provedencio mas gostaria que me passase uma receita para pulverizar por email.

Tárcio em 30/01/2012 às 13h31
Olá sou de são paulo e gosto muito de plantas, morro em casa por isso sempre faço jardins grandes.
Por favor, me mudei a quase um ano, e trouxe comigo minha jabuticabeira que no chão estava linda.
Passei para um vaso na casa nova.
Ela caiu todas as folhas e não brotou nada, nem folhas e nem fruto.
o tronco dela não secou, alguns galhos nas pontas sim.
mudei de lugar passei para um lugar que pegue sol de manhã e na hora do almoço, a tarde na pega sol.
aguardo.
obrigado

Eunice em 30/01/2012 às 20h07
Olá gostaria de dicas o que posso fazer com Jabuticabas alem de comer e fazer geleias e licores. obrigada
Eunice

DULCE SOUZA ROCHA em 02/02/2012 às 21h50
POR FAVOR PRECISO DE ORIENTACAO, MINHA JABOTICABEIRA ESTA SECANDO,NO PE ELA DA O ANO TODO, AGORA QUANDO ESTAO GRANDES RAJANDO ELA FICA SECA NAO SEI SE SAO OS PARDAIS OU DOENCAS E OS GALHOS ESTAO SECANDO O NO PE, ELA DA .

miguel mendes cardoso em 07/02/2012 às 13h56
boa tarde
minha jaboticabeira esá produzindobem
este é o segundo ano que as frutas apresentam um pó amarelo sobre a casca
gostaria de saber o que é isso e como devo tratar
obrigado
fico no aguardo

jair cianfarano em 08/02/2012 às 18h31
estou pedindo socorro para a minha jabuticabeira ela foi comprada da Junkeis em sao jose SC moro em palhoça plantei a jabuticabeira em meu quintal o solo aqui e de aterro argiloso coloquei terra abubada e fiz o buraco de mais ou menos de 50L dotamanho do vaso que ela veio .
coloquei terra abubada e rasguei i vaso de plastico e a coloquei na terra e a regaVA TODO DIA ela começou florer mas nao floreceu secou tudo e agora esta caindo as folhas e esta meio amareladas esta secando que devo fazer estamos pedindo ajuda que ao lado tem um pe de acerola e ja esta produzindo pela segunda vez e minha jabuticabeira esta morrendo socorro

Maria Guilhermina De Pieri em 20/02/2012 às 10h44
Tenho um pé de jaboticaba em um vaso, aproximadamente 1 ano, as jaboticabas estão muchando ainda pequenas... como devo proceder para melhor a qualidade dos frutos???

Silvana Mara Pereira em 21/02/2012 às 12h00
Tenho um pé de jabuticaba a mais ou menos uns dez anos e a um mês ele começou a secar as folhas e a cair,estou com medo dele morrer,por favor me ajude.Ele é regado dia noite pois adaptei uma torneira nele.Moro em Araçatuba e nessa época o sol bate diretamente nele,desde cedo ate a tarde..Um abraço desde ja agradeço.

Carolinne em 21/02/2012 às 22h59
Boa Noite... Tenho alguns pés de jabuticaba no quintal e a poucos dias passei a perceber que alguns galhos estão com pequenos furos, desde então os pés estão morrendo, fica uma serragem no chão e cortando um dos galhos percebi um coró branco grande que promove pequenos ocos no caule e galhos da planta. O pé de jabuticaba ''descasca'' e as folhas caem até que ele seque por inteiro. Não sei como combater essa praga e qual defensivo utilizar sem afetar os frutos. Gostaria de ajuda. Desde já obrigada.

Laurice da Silva em 21/02/2012 às 23h48
boa noite por favor eu sou apaixonada por jabuticaba ganhei um pe ja produzindo mas nao sei se vai pegar na sua nova casa quero umas dicas com urgencia e o meu sonho telo e nao quero que morra obrigado .

shirley ferreira gomes em 11/03/2012 às 20h17
olá, como os demais meu problema é com minha jabuticabeira pois está com ferrugem gostaria de saber se elas podem ser consumidas

Isabel Bernardinelli Bruno em 16/03/2012 às 16h55
Tenho um pé de jabuticaba, é enxertada e da muitos frutos. De um tempo para cá o tronco começou a descascar, ficou um pedaço do troco lizinho e nesse lugar não dá mais frutos, não sei o que é, porém tenho medo que alatre muito e perca o pé de jabuticada.
Gostaria de uma ajuda quanto a isso.

Obrigada Isabel

lurdes seabra ricardo em 19/03/2012 às 23h15
por favor ,preciso de sua ajuda tenho no meu quintal uma jaboticabeira ja deu frutos algumas vezes graudos e muito doces ,porem agora suas flores não se desenvolvem secam ,sem abrir ,não sei o que fazer por favor me ajude agradeço antecipadamente.

vera em 24/03/2012 às 15h47
boa tarde tenho 2 pes de jabuticabas mas quando da os frutos tem umas abelhinhas q furam tdas as jabus e cai o q faço obrigado

Flavio Manhães Braga em 25/03/2012 às 09h14
comprei dois pés de jabuticaba com mais ou menos três metros de altura, um está muito bonito más o outro caiu todas as folhas e as pontas dos galhos estão secando. O que devo fazer?

ELIENE em 13/04/2012 às 15h02
boa tarde, estou querendo plantar um pe de jaboticaba grande na minha casa, quais os principais cuidado devo ter? os comentarios falam muito de ferrugem como deve fazer para não correr esses risco??
Obrigada, no aguardo

Silmara em 19/04/2012 às 15h30
Tenho uma jabuticabeira que dá frutos mas, antes deles terminarem de crescer e madurecer eles abrem e murcham. O que é isso?

odilio em 20/04/2012 às 08h24
Tenho 6 jabuticabeiras e estão muito altas e gostaria de saber,se posso cortar as copas delas e quanto posso corta-la tem,8 metros de altura.e que época posso poda-la.

Conceição Magalhães em 22/04/2012 às 18h47
Boa noite
Tenho uma pequena jabuticabeira que fica cheia de frutos mas todos com vários furos redondos. Os furos aparecem com os frutos inchados que amadurecem e murcham. Quando retirei as jabuticabas furadas do pé, notei formigas bem pequenas saindo do fruto . Não sei se estas formigas são as responsáveis pelo problema. Poderiam me ajudar?

donizete em 30/04/2012 às 10h46
eu tenho um pes de jaboticabera no meu quintal e ela esta com fungos brancos o que devo fazer

solange lemes em 14/05/2012 às 11h36
gostaria de saber quantas vezes pode pulverizar a jabuticabeira com a calda bordalesa ? pois venho tentando a salvar o pé já alguns meses que tenho observado seu declínio já lavei o pé da ponta a raiz pulverizei com água sanitária e varias outras receitas agora tentarei esta solução obrigada

ADEMAR CAMPOS em 28/05/2012 às 21h23
QUERO SABER A SOLUÇÃO DA FERRUGEM.E MAIS SE EU COMPRAR UM PÉ DE JABUTICABA PARA COLOCAR NO MEU QUINTAL VAI TER FERRUGEM;;;;

zulmira carlos em 28/05/2012 às 23h38
temos um pé de jaboticaba de + ou - 6 anos. Já fizemos as adubações recomendadas, mas o solo é um pouco saibrento. Gostariamos de saber se podemos colocar calcário no solo. grata.

Milton Leonel de Oliveira em 30/05/2012 às 20h11
Estiver lendo os comentários muitos sobre a ferrugem nas jabuticabeiras, no meu caso o probelma é o mesmo agravado pela presença, segundo meu caseiro, da mosca ou mesmo passáro que consome o fruto ainda em formação (cor avermelhada). Como resolver o problema das moscas ou mesmo dos pássaros. O fruto é "chupado" ainda em formação. Oque fazer.Obrigado, Milton Leonel

Adauto em 11/06/2012 às 02h36
Tenho um pé de jabotica em meu quintal, coloquei adubo 20-5-20, fiz um risco em volta da copa, coloquei o adubo e cobri, repeti após 06 meses mais ou menos e agora parece que o pé de fruta começou a morrer, as folhas cairam todas, será que foi o adubo?

Rosiane Martins Ribeiro em 11/06/2012 às 10h28
tenho em minha casa um pé de jaboticabeira em que os frutos estão tds contaminados com fungos(ferrugem)e todas as frutas que estão crescendo ja estão infectada. como combater este tipo de doença se tem alguma receita de produto caseiro que ñ seja tox para acabar com o ferrugem.. grato..

Arimar Jose Cintra em 21/06/2012 às 23h44
Como fazer para minha jabuticabeira dar bastante frutos? ela tem uns dois anos + ou - 1.80m altura abraços e aguardo resposta.

maria aparecida em 24/06/2012 às 14h16
gostaria que vcs por gentileza me enviasse uma forma de combater a ferrugem de minhas jaboticabeiras tenho 05 pes e nao consigo colher uma fruta pois estao todas com doenças quero cuidar bem delas me ajudem obrigada

JOSÉ GERALDO GUARINO em 04/07/2012 às 20h35
VI NESTA PÁGINA QUE A MAIOR PARTE DAS PESSOAS QUE TEM
JABOTICABEIRAS O PROBLEMA É O FERRUGEM .
EU TAMBEM TIVE ESTE PROBLEMA E SOLUCIONEI COM A
CALDA BORDALEZA ACHAR RECEITA NA INTERNET EM
FERRUGEM NA JABOTICABEIRAS ALDEIA GLOBAL
RECEITA CELIA BORGES E APROVEITO ESTE EMAIL PARA AGRADECER PELA IMFORMAÇÃO QUE ELA PRESTA AS PESSOAS
QUE TEM FERRUGEM EM SUAS JABOTICABEIRAS UM ABRAÇO
E BONS FRUTOS A TODOS

Joao de Barros em 23/07/2012 às 10h12
Jaboticabeira c/ 4 anos e começou a produzir frutos, porem os mesmos murcham. Lembrando que é cerca de 500 metros da praia e o solo é bastente úmido e arenoso.

jonas franco em 03/08/2012 às 18h17
não experimentei, me disseram que colocar cinza e sal grosso em volta da jaboticabeira acaba com as ferrugens. se der certo me avisa. jonasfranco1@hotmail.com

MARCO A BUTZEN em 05/08/2012 às 13h56
Estou pensando em plantar alguns exemplares de Jabuticabeiras, porem gostaria de saber: quanto tempo elas levam para começar a produzir frutos?

Obrigado.
Marco

Nelson Rocchi em 07/08/2012 às 17h56
Pode-se consumir os frutos de jabuticaba com manchas amarelas douradas de ferrugem? Há perigo para a saúde humana?

minha jaboticabeira esta com vários galhas secas o que fazer ,por favor me responda. em 16/08/2012 às 11h57
Gostei muito desta pagina.

IARA SOUZA em 02/09/2012 às 16h23
FAÇO A MESMA PERGUNTA SOBRE A FERRUGEM DA JABUTICABEIRA GOSTARIA DE TER RESPOSTA OBRIGADO.

Juliano em 19/09/2012 às 22h47
eu aqui comendo jabuticaba e depois de ter comido uns 5 kilos, entrei larvas dentro de algumas que estavam fermentando !! Essas larvas são de moscas ? meeee

Reinaldo Sardinha Pereira em 20/09/2012 às 18h35
Tenho uma pequeno pé de jabuticaba que fica cheio de frutos mas todos com vários furos redondos. Os furos aparecem com os frutos inchados que amadurecem e murcham. Notei que está com muitas formigas bem pequenas saindo dos frutos . Como poderei eliminálas? grato.

sonia a p em 24/09/2012 às 08h49
tenho um pé de jabuticaba já faz 3 anos ,ela esta cheia de galhos que não se enxerga o meio dela ,por isso quero saber se tem que fazer uma poda e quanto tempo ela leva para dar frutos,morro no sul do rio grande e o clima daqui é considerado bom,mais gostaria de mais informação.

Messival Mendes em 12/10/2012 às 13h51
Messival 12/10/12
tenho um pe de jabuticaba que esta apresentando furinhos na fruta e ao abrir encontrei pequenos corós brancos, o que devo fazer? qual o tipo de veneno devo usar para acabar com esse bicho da jabuticaba?

Maria Auxiliadora de O.Dias em 12/11/2012 às 20h37
Tenho dois pes de jaboticaba plantados juntos. A planta com mais ou menos 25 anos mas dá poucos frutos . Agora começou a secar vários galhos estou preocupada. tem apenas um tronco verde mas com paucas folhas o que devo fazer? mandaram abrir uma cova e colocar malatol sera que resolve? por favor me ajude.Aguardo resposta .

José Silva do Zungu em 16/11/2012 às 14h33
Eu plantei um pé de jabuticaba próximo a uma fossa, será que vai haverá interferencia na nos frutos?

José de Almeida Mendonça em 18/11/2012 às 15h31
Tenho um pé de Jabuticaba no meu quintal ele flore bem ?
Mas os fruto cai muito quase não da para aproveita quase nada .
Sera que falta adubo ou vitamina .

18/11/2012 Obrigado

paulo corrá em 19/11/2012 às 20h44
gostaria de saber qual qualidade de jabuticabam que seja mais resistente a pragas e graudas.

Rogerio luiz de almeida em 21/11/2012 às 10h48
Tenho um jabuticabeira, unica, me disseram que tenho q ter mais uma para ter polinizacao.
Pergunto, tendo so uma ela produz.ou tem que ter mais por perto
Abco, e obrigado

MARIA NEIVA NOGUEIRA em 16/12/2012 às 23h29
NEIVA GOSTO DE GELEIA DE JABUTICABA FAÇO NA EPOCA DA FRUTA TAMBEM LI NO SAIT QUE PARA NÃO TER FERRUGEM O ESSECIAL E NÃO DEIXAR FALTAR AGÚA E ADUBO OK

Celina Maria em 18/12/2012 às 14h49
Está morrendo uma parte do meu pé de jaboticaba, ele tem uns 40 anos. O que devo fazer ou é normal?

maria romilda em 23/12/2012 às 12h07
tenho um pé de jabuticaba esta lindo parentimente não tem nada mas da flor não vinga despela o tempo todo o que faço? me ajuda.

Selma Aparecida em 24/12/2012 às 12h12
TENHO UM PÉ E JABUTICABA E GOSTARIA DE VENDER POR 3 MIL meu telefone para contato (11)41696050

nair.serafim dos santos em 27/01/2013 às 23h34
meu pe de jabuticaba tem 40 anos,agora começou a murchar as folhas parte superior,estou muito triste pois ela é o marco do meu quintal ,peço ajuda.o que fazer.um grande abraço.ok.

Alice em 04/02/2013 às 02h00
boa noite.
acabarâo os frutos da mjn ha jabuticabeira, eu podei , retirando quas todos os galhos, e fôlhas só dexeio trêis galhos sentral, pra formar a árvore, agpora estou comedo que o pé mora...
e fim de janeiro , core e3ste rico de morer?
des de já muito obrigada

Alice em 04/02/2013 às 02h00
boa noite.
acabarâo os frutos da mjn ha jabuticabeira, eu podei , retirando quas todos os galhos, e fôlhas só dexeio trêis galhos sentral, pra formar a árvore, agpora estou comedo que o pé mora...
e fim de janeiro , core e3ste rico de morer?
des de já muito obrigada

Alice em 04/02/2013 às 02h00
boa noite.
acabarâo os frutos da mjn ha jabuticabeira, eu podei , retirando quas todos os galhos, e fôlhas só dexeio trêis galhos sentral, pra formar a árvore, agpora estou comedo que o pé mora...
e fim de janeiro , core e3ste rico de morer?
des de já muito obrigada

Cláudio Assis em 03/03/2013 às 16h49
Tenho uma jabuticabeira em vaso que por sinal ta muito bonita porém os frutos tem um bicho que fura e estraga pensei que fosse formiga mas não é pois acabei com elas o que eu faço?

judithsiboli em 03/03/2013 às 19h24
Otima ,mas gotaria de saber sobre poda abubo, obs.minha jabuticabeira esta plantada em uma lata enorme esta linda ,da frutos direto nao tem ferugem por isso quero conservala muitos anos.

Luiz Carlos Mülbauer em 19/03/2013 às 21h14
Gostei!

Tenho 2 pés de jabuticaba com 35 anos de idade e há 5 carrega, nunca teve praga. mas estou querendo podá-los pois estão muito alto, mas estou com medo de danificá-los.
Alguem poderia me orientar?

jose herminio de almeida em 27/03/2013 às 17h01
gostaria de saber realmente se pode fazer o vinho da jabuticaba e qual seria a verdadeira receita. obrigado

francine em 02/04/2013 às 14h15
Gostaria de saber se a jabuticabeira enxertada pode ser criada no jardim de inverno?

José Marcos Pinheiro Antunes em 02/04/2013 às 17h04
Vi no noticiario da Globo que a jaboticaba previne o cancer.
gostaria de maiores detalhes.

Romualdo C.Silva em 05/04/2013 às 17h45
Tenho 3 pés de jabuticaba (enxerto).Com cerca de 5 anos começaram
a frutificar.Colho as mesmas 3 vezes ao ano. Meu único cuidado é regardurante o verão.
Os pássaros e as abelhas são meus concorrentes, Logo que amadurecem colho rapidamente. Por ser enxerto alcançaram apenas cerca de 3 metros de altura.
Estou preparando geleia da casca da fruta (experiência)

sergio dos santos pires em 07/04/2013 às 13h32
por favor mande E-mail se frutos com ferrugem podem ser consumidos e como combater os ferrugem de forma pratica e barato.


Fernanda em 09/04/2013 às 00h51
Vou fazer uma reforma no meu quintal e precisa retirar meu pé de jabuticaba de um local o coloca-lo em outro só q no quintal mesmo.....tenho uma semana para fazer isto pois os pedreiros vem semana q vem fazer o serviço gostaria q me explicassem como fazer o transplante para q ela não morra ela por volta de 2 a 3 metros de altura e dá frutos quase q o ano todo, ah ela é de enxerto ok....desde ja...Obrigada!

marilda em 29/04/2013 às 11h47
hoje plantei um pé de jabuticaba no meu quintal,me disseram que é enxertada,que vai dar dentro de um ano,mas tambem disseram que devo colocar açucar como adubo para que fiquem doce, isto é verdade e se as formigas atacarem o pé por causa do açucar ?

Márcia Prado em 29/04/2013 às 15h28
Na verdade ñ é um comentário,é um pedido de ajuda.Pois meu pé de jabutica está com os galhos e até o tronco bem próximo da terra cobertos de um tipo de lodo esverdiado e depois vai ficando com placas assinzentada e os galhos estão secando e as folhas caíram,está com poucas folhas e parece que está morrendo.Acho que ñ é ferrugem. Gostaria de saber o que é, como tratar.

Jose Ronaldo Coelho em 15/05/2013 às 16h38
Observo que o terreno em uma profundidade de 30 centimetro e praticamente argila ( terra amarela; com aparência de terra de fazer cerâmica) OTerreno também e bem úmido.
Tenho dois pés de Jabuticabas de aproximadamente com 13 anos de idades.
Tenho observado que suas folhas estão com ferrugens e aparentemente eles estão com poucas folhas.
Gostaria se for possível uma orientação sobre como melhorar a qualidade desses pé de Jabuticabas.
Desde já agradeço.

pilar burgo em 18/05/2013 às 18h39
Minha jabuticabeira esta c/55 anos parece q esta morrendo tem poucas folhas e esta descascando,coloquei terra nova e estou aguando quase todos os dias,tem algum remédio ou alguma coisa q possa faxzer,não entendo muito de jardinagem.obrigada e fico no aguardo de uma resposta.

jose vergilio em 27/05/2013 às 16h20
boa tarde ,tenho 2 jabuticabeiras ,e a 3 anos atrás , um mateiro disse que tinha que poda-las , ele mesmo podou ,e as arvores já tem 3 anos que ñ dão frutos uma delas vive sempre sem folhas ,tenho regado todos os dias mas não tenho tido resultado ,como posso salvar minhas arvores? obrigado .

Denize Ferreira de Carvalho em 03/06/2013 às 14h48
Eu tenho um pé de jabuticabeira, está com lindo frutos só que depois do fruto grande, aparece uns furos e o fruto murcha. O que está acontecendo? Como sanar este problema?

Marisa Almeida em 12/06/2013 às 13h24
.Meu pé de jaboticaba,florce fica chei de frutinhas depo?s cai todas,e enflora novamente.nunca creceu uma frutinha se quer.o que devo colocar no pé pra que as frutas crece e amadorese.por favor mim ajude.

Cezarina em 13/06/2013 às 12h54
Olá, gostaria de saber qdo devo podar minha jabuticabeira, ela é maravilhosa da fruto o ano todo,mais acredito que precise de uma poda,e também verifico um crosta preta nos galhos,não sei se é normal, por isso peço ajuda.Obrigado fico no aguardo de uma resposta,Ce

aylton severino de souza em 25/06/2013 às 23h15
Olá gostaria de saber se uma jaboticabeira antiga com pelo menos 30 anos pode parar de dar frutos.A minha é assim e faz tempo que não dá frutos, sempre cuido do solo com bastante água mas até agora nada...poderiam me dar uma sugestão?obrigado.

Arnaldo Fukumoto em 08/07/2013 às 12h47
Eu tenho um pe enorme de jaboticaba paulista. Todo ano da frutos muito doces. Porem desde ano passado no fruto entram bichos(larvas)
Como devo cuidar ? Ja fiz armadilha , mas nao esat dando resultado.
Pode dar uma orientacao cmo fazer ???
Obrigado


Marilda Mendes em 08/07/2013 às 19h30
Adorei a página, mas como não vi respostas,gostaria de saber como fazer para acabar com a ferrugem da jabuticaba.obrigada.

Sergio Almeida em 10/07/2013 às 18h55
O meu pé de jabuticaba que plantei em agosto / 2012, já floriu e deu fruto 3 vezes, sendo que desta última vez começou a aparecer uns furos nas frutas, como posso tratar.

Cristiane Ribeiro Cabral em 17/07/2013 às 11h20
Parabéns pelo site!!! Tenho um pé de jaboticaba bem antigo, que dá frutos que é uma beleza. Neste ano apareceu um pó amarelo em parte dos frutos, e parece que está se espalhando, mas só frutos e tronco, as folhas estão perfeitas. O que fazer para tratar? Essas frutas podem ser consumidas? Receito perder minha jaboticabeira.

ROSINEI ANGELO DOS SANTOS em 19/07/2013 às 15h57
BOA TARDE,

TENHO UM PÉ DE JABUTICABA BEM NA FRENTE DA JANELA DE MINHA COZINHA, ESTA CARREGADA, MAS OS FRUTOS ESTÃO AMADURECENDO E COM FERRUGEM, NESTE CASO IREI FAZER A SOLUÇÃO PASSADA MAIS ACIMA DE INFORMAÇÕES, MAS A DUVIDA QUE TENHO PODE SER CONSUMIDA A FRUTA DOENTE OU TEM ALGUM PERIGO DA FERRUGEM ACABA FAZER MAL A SAUDE?
ATENCIOSAMENTE


ROSINEI

Lucileia de oliveira couto em 29/07/2013 às 16h20
Boa tarde!Tenho um pé de jabuticabeira, está com lindo frutos só que depois do fruto grande, aparece uns furos e o fruto murcha. O que está acontecendo? Como sanar este problema?


angelitanunesdafonsecafalquewicz em 02/08/2013 às 22h07
o pe ta doente as jaboticabas estao caindo e ficam cheias de bichinho tem soluçao? por favor me ajude

angelitanunesdafonsecafalquewicz em 02/08/2013 às 22h07
o pe ta doente as jaboticabas estao caindo e ficam cheias de bichinho tem soluçao? por favor me ajude

angelitanunesdafonsecafalquewicz em 02/08/2013 às 22h07
o pe ta doente as jaboticabas estao caindo e ficam cheias de bichinho tem soluçao? por favor me ajude

angelitanunesdafonsecafalquewicz em 02/08/2013 às 22h07
o pe ta doente as jaboticabas estao caindo e ficam cheias de bichinho tem soluçao? por favor me ajude

angelitanunesdafonsecafalquewicz em 02/08/2013 às 22h07
o pe ta doente as jaboticabas estao caindo e ficam cheias de bichinho tem soluçao? por favor me ajude

angelitanunesdafonsecafalquewicz em 02/08/2013 às 22h07
o pe ta doente as jaboticabas estao caindo e ficam cheias de bichinho tem soluçao? por favor me ajude

angelitanunesdafonsecafalquewicz em 02/08/2013 às 22h07
o pe ta doente as jaboticabas estao caindo e ficam cheias de bichinho tem soluçao? por favor me ajude

angelitanunesdafonsecafalquewicz em 02/08/2013 às 22h07
o pe ta doente as jaboticabas estao caindo e ficam cheias de bichinho tem soluçao? por favor me ajude

angelitanunesdafonsecafalquewicz em 02/08/2013 às 22h07
o pe ta doente as jaboticabas estao caindo e ficam cheias de bichinho tem soluçao? por favor me ajude

angelitanunesdafonsecafalquewicz em 02/08/2013 às 22h07
o pe ta doente as jaboticabas estao caindo e ficam cheias de bichinho tem soluçao? por favor me ajude

angelitanunesdafonsecafalquewicz em 02/08/2013 às 22h07
o pe ta doente as jaboticabas estao caindo e ficam cheias de bichinho tem soluçao? por favor me ajude

angelitanunesdafonsecafalquewicz em 02/08/2013 às 22h07
o pe ta doente as jaboticabas estao caindo e ficam cheias de bichinho tem soluçao? por favor me ajude

angelitanunesdafonsecafalquewicz em 02/08/2013 às 22h07
o pe ta doente as jaboticabas estao caindo e ficam cheias de bichinho tem soluçao? por favor me ajude

angelitanunesdafonsecafalquewicz em 02/08/2013 às 22h07
o pe ta doente as jaboticabas estao caindo e ficam cheias de bichinho tem soluçao? por favor me ajude

angelitanunesdafonsecafalquewicz em 02/08/2013 às 22h07
o pe ta doente as jaboticabas estao caindo e ficam cheias de bichinho tem soluçao? por favor me ajude

madalena bocardi em 01/09/2013 às 13h04
gostaria de saber como faço para acabar com a ferrugem que a tacou o meu pé de jabuticaba?

FIDELIS ITAMAR DE QUEIROS em 01/09/2013 às 16h08
rwnho dois pé de jabuticabas no sitio, florresce e produz muito, só que na fase de amadurecimento vem os marimbondos, e os passaros e destroi tudo. o que faço, posso colocar uma tela de proteção, como fica a luz solar e a polenização.

Ana Maria Coelho em 02/09/2013 às 14h21
Minha jabuticabeira dava cargas de frutos graúdos e doces. Depois apareceu a ferrugem, que consegui debelar com aplicação de calda bordalesa. Agora, porém, além de estar produzindo muito menos, os frutos, ainda verdes, já se apresentam cobertos por bichinhos, como umas formiguinhas, e aparece também uma espécie de melado nos galhos e folhas. Poderiam me orientar? Desde já agradeço a atenção!!

Rogerio nunes moreira em 03/09/2013 às 10h09
plantei duas mudas de jaboticaba,elas já estavam produzindo quando comprei,ja faz dez anos e nunca mais produziram nehum fruto,o que devo fazer,tem algum adubo especifico.........

LINDAURA em 04/09/2013 às 12h47
Eu tenho uma jabuticabeira em casa, ela tem mais de 50 anos. Dá frutos de 3 a 4 vezes por ano, o pé fica carregadinho, frutos grandes e doces, uma delícia, deve ter uns 12 metros de altura. O que pude perceber é que a jabuticabeira é uma árvore bem independente. Se adapta as condições climaticas e só precisa , em épocas muito quentes de um pouco de água. Deixe os passáros comer os frutinhos, faz bem pra ela. Ela normalmente dá muitos frutos que dá pra gente e para os passarinhos. Junte as folhas que caem da arvore e deixe próximo a raiz e deixa lá apodrecendo até formar o seu próprio adubo. E deixe a arvore em paz. Ela não gosta de fuça-fuça, rsrs

Marlene Barreiro em 10/09/2013 às 17h22
Tenho um pé de jabuticaba exertada que ainda não deu fruto ela estava linda mais de l mes pra cá dela esta com as pontas sem folhas como se tivessem sido cortadas não sei o que é e qual o melhor adubo pra elas .

Marlene Barreiro em 10/09/2013 às 17h22
Tenho um pé de jabuticaba exertada que ainda não deu fruto ela estava linda mais de l mes pra cá dela esta com as pontas sem folhas como se tivessem sido cortadas não sei o que é e qual o melhor adubo pra elas .

Elizabete Betiolo Miani em 10/09/2013 às 21h25
Oi! Boa noite, tenho um pé de jabuticaba em vaso, ele tem um ano e meio que comprei. Agora a dois meses as folhas nascem verdes e depois de alguns dias já formadas elas ficão com a ponta (só as pontas finas) meio que laranja indo pra marrom e dai elas começão a cair como se estivessem velhas pra trocar. E tambem as flores não germinam, eu acho que ela aborta os botões. Eu acho que não é ferrugem. Por favor me ajude não quero perder o meu pé de jabuticaba. Muito obrigada.

Lucileia em 23/09/2013 às 16h46
Por favor me ajude!!!!! Boa tarde!Tenho um pé de jabuticabeira, está com lindo frutos só que depois do fruto grande, aparece uns furos e o fruto murcha. O que está acontecendo? Como sanar este problema?

wellington lopes assugeni em 05/10/2013 às 09h28
bom dia tenho um pé de jabuticaba e os pardais estão comendo todos os frutos não consigo experimentar nenhum o que devo fazer

roberto eloy boabaid rovedo em 10/10/2013 às 17h53
nos últimos meses ñ coseguia comer nenhuma jaboticaba pois as abelhas, insetos e pássaros ñ deixavam. Resolví, parte do problema, usando em pulverizações a citronela diluída. Ñ sei se é correto...mas deu certo.

Jesus Alencar dos Santos em 13/10/2013 às 19h28
Boa noite,
é possível cultivar uma Jabuticabeira como se fosse um Bonsai em vaso pequeno?

Alencar

Sebastiana Pereira em 18/10/2013 às 22h20
Por favor me digão porque as minhas jabuticabas ate que crescem mas logo ja começam a ficar com um po amarelo por cima delas e uma praga?

gabriel em 19/10/2013 às 17h51
Cochonilhas, pulgões, besouros e a doença conhecida como ferrugem - que produz manchas amarelas nos frutos - podem atacar a jabuticabeira.

Para controle dos insetos, uma solução simples -contendo água (1 l), detergente neutro (20 ml), óleo vegetal (20 ml) e sal de cozinha (20 g ) dissolvidos- pode ajudar. Com o auxílio de um borrifador, faça pulverizações nos períodos mais frescos do dia.

Para tratar a ferrugem, é recomendável a poda de limpeza que melhora a ventilação e a insolação internas. Para complementar o tratamento, aplique via pulverização uma solução à base de cobre, encontrada em lojas agropecuárias. O pesquisador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), José Antonio Alberto da Silva alerta que, por ser um produto tóxico, é necessário ter um técnico para prescrever o uso do fungicida e seguir corretamente as instruções de uso.


http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2012/06/20/no-jardim-ou-no-vaso-aprenda-a-cultivar-jabuticabeira-em-casa.htm

Antonio Jader Oliveira do Nascimento em 21/10/2013 às 08h36
Meu pé de jabuticabas está com um fungo amarelado na fruta, tipo ferrugem, que tipo remédio posso usar para esse tipo de fungo, e se pode comer essa jabuticaba?

Flávio romero em 25/10/2013 às 23h39
Minha Jabuticabeira Fica na varanda bem ventilada, floreçe bem ,mais dar poucos frutos, tô Aplicando npk, por quer será?

Dario da Silva em 28/10/2013 às 09h40
Tenho pés de jabuticabeira em minha chácara, porém apareceu ferrugem nos frutos, gostaria de saber como combate-la (tipos de venenos e como aplica-los) e também se os frutos com coloração amarelada pela ferrugem podem ser consumidos. grato pela resposta.

daniel calçado em 31/10/2013 às 16h21
poderia me mandar pelo meu email uma dúvida . sou mineiro e vivi minha infancia comendo jaboticaba mas agora aqui no norte ( santarém ) tenho 2 pés e 1 já com 7 anos dando frutos mas antes deles ficarem pretinhos se rompem e acabo perdendo o fruto tendo que colhe-los ainda com a casca verde , o que faço ??? é falta de vitamina ?? obrigado !!!!

Valdeci alves em 02/11/2013 às 14h17
Minhas Jabuticabeiras Sabará tem apox. 20 anos e ate hoje não deu fruto algum queria saber o quer fazer! A terra e argila branca como fazer a correção ?

elidionete almeida em 05/11/2013 às 16h08
minas Cataguases no quintal tem dois pes de jaboticaba elas madurecem mais ficam murcha antes de colher o que fazre para solucionar o problema obrigada

David S. Pina em 05/11/2013 às 17h56
Tenho 2 pés de jaboticaba, e eles esse ano deu ferrugem nos frutos , que devo fazer, para evitar essa ferrugem?

Obrigado

Reinaldo de Almeida Pimenta em 06/11/2013 às 20h40
Ganhei uma jabuticabeira sendo germinação de semente, medindo aproximadamente 10 cm de altura, em um potinho de margarina. Mantive a muda em vasos, conforme o seu desenvolvimento por 4,5 anos e a 2,5 anos planteia em local definitivo. Atualmente a jovem frutífera, creio que posso dizer assim, esta com sete anos , e mede quase 2,00 m de altura, recebe sol em boa parte do dia, adubação orgânica, podas de correção quando necessário, e irrigação por gotejamento (ALAVONTÊ). Graças a DEUS, está livre de pragas ou doenças. No momento essa minha preciosidade entrou numa faze de descascamento dos troncos e galhos. Acredito que em muito pouco tempo ela deva entrar em processo produtivo, e quando isso acontecer torno a enviar comentário positivo. Estou otimista e a galerinha de casa também.

Ana Paula Borges em 09/11/2013 às 11h40
Ola, tudo bem? Tenho um pe de Jabuticaba a uns 3 anos, porem, as frutinhas nascem crescem um pouco e ja murcham. Sera que e por que elas estao em um vaso?

sandra moreles em 14/11/2013 às 13h35
bom de mais jabuticaba

Miguel Gusmão Sanches em 10/12/2013 às 13h46
Tenho uma jaboticabeira em minha casa que foi atacada pela ferrugem e consegui sucesso com a calda bordaleza. Há alguns meses, as folhas estão caindo e os ramos mais finos secando lentamente. Já está quase toda sem folhas. Desconfio de ataque ou ninho de cupins em suas raizes. Pode ser isso? Se sim, como proceder?
Obrigado.

Regina Carvalho em 12/12/2013 às 10h14
Bom dia gostaria de saber como eu faco para remover o pe de jabuticaba de um Lugar para outro Ela Tem uns 10 Anos e pequena na Altura mas da muitos frutos o ano todo , hoje Ela esta no meu jardim que e pequeno e quero leva la para uma chacara
Grata
Regina

Charlliton em 20/12/2013 às 07h58
Bom dia,gostei muito da reportagem.Gostaria de saber o que fazer quando a jaboticabeira esta aparecendo um furo nas frutas quando elas estao prestes a amadurecer totalmente,vindo assim a muchar.Sempre q esta carregada de frutos isto acontece.Nao tem indicios de pulgoes .Por favor me ..ajude a cuidar da minha jaboticabeira.

Att,
Charlliton M. Santos

nilson lopes em 30/12/2013 às 14h05
tenho jaboticabeira com mais de dez anos só deu umas vinte frutas e não deu mais terreno umido o que tenho a fazer ensina-me por favor










Jose Davy Bessa Nogueira em 12/01/2014 às 20h55
apenas quero saber se a jabuti
caveira e uma fruteira cítrica
Obrigada

mateus ferrnandes em 13/01/2014 às 13h29
ola plantei 3 pes de jabuticaba de 1,50mtr a 30 dias ja produzindo agora elas estao dando muitos brotos na parte do tronco esses brotos devem ser tirados desde ja agradeco

antonio benedito em 21/01/2014 às 16h17
ola, tenho 1 pe de jabuticaba de 2mts de altura produzindo mas esta cheio de brotos devo tiralos ou não e quando posso tirar no inverno ou no verão , desde já agradeço a atenção.

waldir de melo cruz em 05/02/2014 às 10h12
Bom dia,gostei muito da reportagem.Gostaria de saber o que fazer quando a jabuticabeira esta aparecendo um furo nas frutas quando elas estão prestes a amadurecer totalmente,vindo assim a murcha. Sempre q esta carregada de frutos isto acontece. Não tem indícios de pulgões .Por favor me ..ajude a cuidar da minha jabuticabeira, hoje mesmo tirei varias Jaboti cabas furadas.


maria regina real em 11/02/2014 às 23h12
comprei um pé de jabuticabas há mais ou menos 20.NUNCA DEU FLOR E EM CONSEQUENCIA,TAMBÉM FRUTOS.AGUARDO ANOS APÓS ANO , E NADA ACONTECE.o QUE DEVO FAZER P/ REVERTER ESTA SITUAÇÃO?
NEM IMAGINO A MINHA ALEGRIA, SE CONSEGUISSE QUE MINHA JABUTICABEIRA DESSE FRUTOS O QUE FAÇO PARA QUE ELA PRODUZA?

Roseli AMARAL em 15/02/2014 às 11h54
OLÁ! BOM DIA! GOSTO MUITO DE JARDINAGEM. TENHO NO QUINTAL LIMÃO, PITANGA E O QUE ERA PARA SER LICHIA DESCOBRIR QUE ERA JAMELÃO. FIQUEI SABENDO QUE O JAMELÃO TORNA-SE UMA ARVORE ENORME. FIQUEI SABENDO QUE SE PODA-LO SEMPRE AS S RAIZES TAMBÉM NO SE APROFUNDARAM MUITO OU SEJA, A RIAZ CRESCE DE ACORDO COM O TAMANHO DA ARVORE. ISTO PROCEDE? POIS TENHO MEDO QUE A RAIZ POSSA ATINGIR O MURO.
DESDE JÁ AGRADEÇO
ATENCIOSAMENTE
ROSELI

Benedito Decanini em 16/02/2014 às 17h55
Boa Tarde gostaria de saber porque minhas jaboticabas nascem saudáveis e após uns dias os frutos apresentam furos e elas murcham,
o que devo fazer>

ALAIR DOS REIS DUARTE em 03/03/2014 às 10h52
bom dia estou pensando em aguar o pé de jaboticaba com a agua da pia da cozinha onde se utiliza o detergente ipy poara lavar vazinhas, será que posso fazer isto ? ou vai prejuducar-ló? obrigado por favor me responda .

Debora em 21/03/2014 às 22h21
Gostaria de saber se as jabuticabas, quando estao com ferrugem, podem provocar algum dano a saude quando consumidas. Obrigada

mrcos alessio em 01/04/2014 às 09h04
tenho um pé de jabuticaba que produziu apenas um carga e agora da 2 ou 3 frutos cada vez.
oque devo fazer para produzir?


marcosalessio288@gmail.com

ton em 18/04/2014 às 09h34
Não precisa de cachaça, a própria fermentação torna o licor alcoólico, muito mais saboroso, mais natural e mais saudável, eu já fiz.

Ademilde Daniel de Souza em 02/05/2014 às 19h24
Tenho um pé de jaboticabeira à mais de dois anos. Ela tinha folhas verdes e saudáveis, de repente as folhas começaram a queimar nas pontas e seus fritos a murcharem... Já consultei vários técnicos e não obtive resultados. Não gostaria de perdê-la!! Além de ser uma fruta deliciosa, ela é exuberante e decorativa!!!! Me ajude por favor!!!

Pedro Roriz em 24/05/2014 às 08h37
tenho dois pés de jabuticaba com três anos começaram a aflorar e produzir frutos estou feliz por que moro no norte do pais e nasci no sul em região que tem muita jabuticaba, mas as abelhas estam fazendo uma farra chupam tudo como combatelas.

Marcelo Moreira em 30/05/2014 às 19h30
Boa noite.

Tenho um pé de Jaboticaba e quando as jaboticabas amadurecem são devoradas por abelhas pretinhas (Irapua), tem como combatê-las?

Rondiney Barbosa@hotmail.comosa em 05/06/2014 às 08h41
Bom dia estou com um pé de Jaboticaba em casa mais quando o fruto esta madurando ele estoura e fica só a casdca pregada no pé,não fica um fruto.

Cristina Curvello em 04/07/2014 às 16h20
Tenho uma jaboticabeira em casa, com mais de 20 anos; há uns 3 anos dá frutos direto. Infelizmente, começou a secar e rapidamente. Mas, mesmo assim, com frutos. O que posso fazer para recuperá-la? Obrigada!

Leandro Bredariol em 14/07/2014 às 23h37
Boa noite
tenho um pe de jabuticaba em meu quintal, e ultimamente tenho tido problemas com moscas e marimbondos que entram nos frutos antes mesmo deles estarem totalmente maduros deixando somente as cascas grudadas na arvore. O que posso fazer para combater esta "praga"?

solange regina da silva em 24/07/2014 às 09h51
meu pé de jabuticaba, começa a dar frutos, e amadurecer, logo estão todas picadas, o que fazer

Célia Kimiko Iamaguro em 24/07/2014 às 18h58
Onde poderei comprar sulfato de cobre?, para preparar o remédio para acabar com as ferrugens da jaboticaba, de que forma vou aplicar e nos pés da árvore da jaboticaba? Gostaria de saber se posso aplicar mesmo já produzindo as frutas?
Aguardo

MARCIO LUIZ em 13/08/2014 às 17h46
Tenho um pé sapoti enxertado no vaso, mas quando nascem as flores elas secam e caem,o que devo fazer?

altamir em 20/08/2014 às 17h03
BOA TARDE, EU TENHO UM PEZINHOS DE JABUTICABA AQUI NO MEU QUINTA E ELES O ANO TODO MAIS SO QUE AGORA ELE ESTA CARREGADO DE FRUTOS SÓ QUE NAO ESTA VINGANDO NENHO FRUTA ESTA CAINDO DIRETO E TEM IRRIGAÇÃO DIRETO NOS PE DELE NAO FALTA AGUA E FEITO OS CAIXOTE NOS PE AE AS FOLHAS QUE CAI TODOS ANOS EU COLOCO NOS PE PRA ADUBO O QUE E QUE FAÇO PRA PARAR DE CAIR OS FRUTINHA?

Julio em 30/08/2014 às 11h34
BOA TARDE, EU TENHO UM PEZINHO DE JABUTICABA AQUI NO MEU QUINTAL AGORA ELE ESTA CARREGADO DE FLORES SÓ QUE NAO ESTA VINGANDO AS FRUTAS ESTA CAINDO DIRETO E TEM IRRIGAÇÃO DIRETO NOS PE DELE NAO FALTA AGUA E FEITO OS CAIXOTE NOS PE AE AS FOLHAS QUE CAI TODOS ANOS EU COLOCO NOS PE PRA ADUBO O QUE E QUE FAÇO PRA PARAR DE CAIR OS FRUTINHA?

Airton Miranda em 01/09/2014 às 19h25
Boa noite,minha jabuticabeira deu alguns frutos o ano passado,agora começou a florar bem mas alguns frutos primeiros começaram a murchar,molho todos os dias pela manhã 05:00 com um regador grande todo. O que estará acontecendo?aguardo ancioso por respostas,pois quero ve lo sadio pois adoro seus frutos.
Grato pela atenção antecipadamente.

kiyokagushi em 02/09/2014 às 08h06
para espantar alguns pássaros fiz uns varais e pendurei cds q balançam e brilham ,e fiz gotejamento ,elas adoram água. Boa sorte as jaboticabas. O prob. agora são as abelhas. Vou tentar colocar redes ou. filo

marilda fernandes rosa de lima em 05/09/2014 às 12h40
Gostei das orientações, mas quero saber o q devemos passar nos galhos, quando efetuarmos a poda, para evitar fungos. Sei q trmos q passar Lgo, mas não lembro o que é.
Gostaria q me orientassem
Obrigada

Antônio José contente em 08/09/2014 às 22h08
Perguntas excelentes,mas não temos respostas. O que fazer?

André Costa em 09/09/2014 às 12h54
minha jabuticabeira está coberta de fungos e sem uma folha sequer (ela não consegue receber luz do sol). A outra que fica coladinha com ela (é mais alta e recebe o sol) está repleta de flores. Será que é possível mover a jabuticabeira ou acabar com os fungos?
Tenho também umas mudas que encontrei pela chácara (me mudei para ela faz 1 mês) e gostaria de fazer o replantio em local onde elas possam receber o sol generosamente. Como faço esse replantio?
Agradeço a colaboração de vocês.

DANIELA FERREIRA em 18/09/2014 às 17h15
Boa tarde! Preciso de uma ajuda urgente, o meu pé de jabuticaba está dando fruto pela terceira vez este ano, só que agora a maioria das frutas estão murchando e caindo ainda novinhas. o que será isso, e o que devo fazer?
Desde já agradeço...

MARCIA em 18/09/2014 às 20h43
TENHO UM PÉ DE JABUTICABA A UNS 12 ANOS MAS NUNCA DEU JABUTICABA O QUE DEVO FAZER E COMO ADUBA LA . MORO EM UM BAIRRO AQUI EM FLORIANOPOLIS SC QUE JÁ FOI MANGUE E A MAIORIA DOS TERRENO É DE ATERRO.

jose constantino de oliveira em 24/09/2014 às 18h20
muito bom agente ter tanta informaçao a respeito de uma so planta mais que vale a pena pesquisar porque o jabu ticaba e uma fruta muita dificil de se cultivar ate que ela venha a produsir muito obrigagado por tanta informaçao

Dionizio Augusto do Nascimento em 25/09/2014 às 14h48
Tenho um pé de Jabuticaba plantada dentro de um Vaso Grande,aproximadamente com 80cm,com 4 anos de idade nunca deu fruto, só que as folhas estaõ ficando murchas o que eu devo fazer.

Desde já agradeço sua atenção.

angela wicher em 28/09/2014 às 22h08
minha jabuticabeira esta co cupim, como tratar?

Jorge Manoel Santos Pereira em 01/10/2014 às 11h58
Moro em Lauro de Freitas na Bahia, e adquirir a mais ou menos uns 8 meses uma muda de jaboticada e esta plantada em um vaso grande mais ou menso 1 metro de altura por 60 cm de diametro, no entanto as folhas nos últimos 40 dias estão ficando com as pontas com ferrugem, como devo tratar.
Grato,

Jorge manoel
(71) 9962-5505 / 8785-0610

Luiz Fernando Cunha em 04/10/2014 às 02h39
Jabuticaba, provoca prisão de ventre ?

Carlos estevan em 04/10/2014 às 10h41
minha jaboticabeira esta num vaso no terraço do meu apartamento e é bem regada e toma sol em abundância.
Ocorre que já há alguns meses os galhos estão perdendo as folhas e ficam completamente sem folhas e a casca destes galhos parece ter sido descascada.
Agradeceria se me dessem uma dica de como tratar este problema

Sílvia em 15/10/2014 às 11h21
Tenho uma jabuticabeira no meu quintal estava linda florida,já tinha alguns frutos saborosos, mas quando vi os frutos estavam amarelando e murchando, sem condições de aproveitá-los.
Agradeço se me der uma dica de como solucionar o problema.
Obrigada

Marilda Vieira em 16/10/2014 às 18h23
a jubuticaba com ferrugem pode ser consumida antes de tratada?
se for consumida sem tratamento , tem algum risco a saude ?
qual a melhor forma de tratar a ferrugem da jabuticaba?

Comente esta página

Nome:
E-mail: