Agora na Apremavi: parcialmente nublado, 22°
Busca
Tamanho do texto A A A

Quaresmeira. A flor que anuncia a Páscoa

Autor: Tatiana Arruda Correia. Colaboração: Miriam Prochnow. Publicado em 09/04/2009.

Sua floração bela e abundante traz esperança para os novos tempos

A Quaresmeira também é conhecida como cuipeúna, manacá-da-serra, flor-de-maio, flor-da-quaresma, jacatirão-de-capote e pau-de-flor. As espécies de maior ocorrência na Mata Atlântica são a Tibouchina mutabilis e a Tibouchina sellowiana. Nas fotos abaixo, além dessas duas espécies, estão representadas várias outras, entre árvores, arvoretas e arbustos.

É uma espécie pioneira, característica da encosta úmida da Serra do Mar que ocorre do Rio de Janeiro até Santa Catarina. É encontrada quase exclusivamente na mata secundária, chegando, por vezes, a dominar a paisagem e podendo viver de 60 a 70 anos.

Além da importância ecológica, a quaresmeira é muito utilizada na arborização urbana, com fins paisagísticos, devido à beleza de suas flores e por não apresentar raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, desde isoladas em calçadas, até em pequenos bosques em grandes parques públicos. Seu crescimento é rápido.

Elas têm esse nome porque parte da floração mais intensa é próxima ao período religioso da Quaresma, que vai da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa, período de reflexão que antecede a Páscoa para os católicos. Outra coincidência: a cor símbolo da Páscoa é o roxo, mesma tonalidade de cor das flores da quaresmeira.

As flores são solitárias, grandes, vistosas e duráveis. Desabrocham com a cor branca e gradativamente vão se tornando violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores.

Sua madeira apesar de ser de qualidade inferior é indicada para a construção de vigas, caibros, obra internas, postes, esteios e moirões para lugares secos.

Estresse faz as quaresmeiras florirem

Na mata original, a quaresmeira pode viver de 60 a 70 anos. Com o estresse da cidade, elas vivem menos de 50 anos e podem florescer três vezes por ano. As maiores vítimas do estresse são as quaresmeiras que se encontram isoladas nas ruas. Os vilões são o monóxido de carbono, produzido pela queima de combustível dos veículos, e o ozônio. A falta de adubação, o pequeno espaço para crescer e expandir suas raízes e as podas drásticas também apressam a morte das quaresmeiras.

Segundo os pesquisadores, as plantas estressadas sabem que terão vida mais curta e produzem mais flores para garantir mais sementes e mais "descendentes". A floração é a forma de perpetuação da espécie. Nas quaresmeiras, as mais velhas vão ficando cada vez mais exuberantes.

A Origem das Quaresmeiras contada pelos índios

Por várias vezes tamoios e portugueses se enfrentaram e no ano de 1566 aconteceu um grande combate entre os dois povos.  Esse    episódio   ficou   conhecido  na história como a guerra das canoas, que se desenrolou ao redor de Paquetá (RJ)  e que  dizimou toda a tribo tamoio que vivia na Ilha.

Dizem que os tamoios, já prevendo essa derrota e a extinção da sua tribo, providenciaram com antecedência um grande ritual religioso  em que  invocaram  os  espíritos  dos seus ancestrais para que, de alguma forma, ficasse marcado para sempre que o chão e a Natureza desta ilha das muitas pacas era território deles, e a eles pertencia.

Não há concordância em relação ao local em que tal rito ocorreu: se na Imbuca, ou na Lagoa Grande. Em cada um desses locais havia uma taba da tribo de Paquetá, e cada uma delas era dirigida por um cacique, além do Pajé, que era o mesmo para as duas aldeias. Eram pois três chefes: dois temporais e um espiritual. E foi em torno deles  que  ficou  estabelecido  o   sinal    para marcar a posse indígena de Paquetá. Ficou combinado que os espíritos dos ancestrais usariam para marcar esse fato, as mesmas cores que cada um dos três caciques costumava usar nos seus cocares e nos seus colares. O da Imbuca preferia o amarelo das penas dos bem-te-vis, o da Lagoa Grande preferia as flores azuis das bromélias que enfeitavam as margens dessa grande  lagoa e o Pajé andava sempre ornamentado com vários colares de conchas cor-de-rosa, que existiam em quantidade nas praias de Paquetá.   

E os mais antigos contam  que foi depois da guerra das canoas, quando  morreram todos os índios de Paquetá e os seus três caciques, que começaram a aparecer mata atlântica, essas três grandes árvores ornamentais: o Ipê amarelo, que floresce principalmente na Imbuca, as quaresmeiras, que  enfeitam  de  roxo as encostas, e as  paineiras  da  curva do vento, que sempre enfeitam Paquetá com as suas  grandes flores cor-de-rosa. Dizem que elas simbolizam aqueles  três grandes chefes tamoios.

Quaresmeira

Nome científico:Tibouchina mutabilis (Vell.) Cogn. e Tibouchina sellowiana.
Família: Melastomataceae
Utilização: Madeira utilizada para vigas, caibros e moirões. Muito utilizada para paisagismo urbano e geral.
Coleta de sementes: Diretamente da árvore quando começar a abertura espontânea dos frutos.
Fruto: marrom, seco, em forma de taça, contendo várias sementes por fruto, possuindo aproximadamente 0,7 cm de diâmetro.
Flor: Rosa, branca, violácea.
Crescimento da muda: Rápido.
Germinação: Delicada.
Plantio: Mata ciliar, área aberta, solo degradado.
Época de coleta de sementes: Fevereiro a abril
Observação
: As sementes deverão ser minimamente cobertas com substrato leve mantidas com pouca umidade.

Fotos: Miriam Prochnow

Fonte de Pesquisa

BIANCARELLI, A. Estresse faz quaresmeiras florirem. Disponível em:
http://www.premioreportagem.org.br/article.sub?docId=440&c=Brasil&cRef=Brazil&year=2002&date=mar%C3%A7o%202002. Data de acesso: 06 abr. 2009.

CARDOSO, M. A Origem das Paineiras, das Quaresmeiras e do Ipê Amarelo. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/5387/1/a-origem-das-paineiras-das-quaresmeiras-e-do-ipe-amarelo/pagina1.html . Data de acesso: 31 mar. 2009.

LORENZI, H. Tibouchina mutabilis (Vell.) Cogn.  In: LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Plantarum, 1992. p. 262.

Manacá-da-Serra. Disponível em:
http://www.jardineiro.net/br/banco/tibouchina_mutabilis.php. Data de acesso: 02 abr. 2009.

Comentários

Adriano em 10/04/2009 às 23h04
Que matéria interessante... Parabéns!!! A menina é linda como uma flor...

Maria José TEixeira Carneiro em 12/04/2009 às 18h42
tenho um manacá da serra e nao sabia que era a mesma quaresmeira. ela realmente fica linda, só que ao plantar nao sabia que crescia tanto e a coloquei entre 2 jacarandás do mato, tb muito comum na mata atlantica. a quaresmeira está enorme e invadindo a galhada dos jacarandás do mato. vcs teriam alguma sugestao para que uma nao impeça a outra de viver e se expandir?
Obrigada.

andreia em 12/04/2009 às 19h32
Adorei saber sobre esta flor,não sabia seu nome.

Juvelino Velho em 13/04/2009 às 10h43
Parabéns, bela matéria. Conhecia esta árvore por manacá-da-serra, no entanto, aqui na serra gaúcha também a chamam de primavera.

Adilson em 14/04/2009 às 09h12
Muito boa a matéria, publicada no momento certo, parabéns.

keiti em 04/05/2009 às 16h38
eu já estava pesquisando essa arvore há tempos, pois pretendo plantá-la em meu passeio, porém soube que ela cresce muito, há alguma maneira de deixá não tão grande.??, obrigada.

Helder em 09/06/2009 às 14h59
Quaresmeira e o Manacá

A quaresmeira e o manacá são plantas conhecidas da Mata Atlântica e disseminadas por todo o Brasil. Nativas, pertencem à família botânica Melastomataceae, que reúne muitas espécies, nas quais se incluem desde pequenas ervas até árvores de pequeno e médio porte. Todas elas com características comuns de fácil identificação, como folhas e flores semelhantes em forma e coloração. São vegetais de relativa rusticidade, que se adaptam bem aos solos pobres, sendo por isso recomendáveis para o povoamento de áreas devastadas, entretanto, reagem com vigor ao fornecimento de matéria orgânica. Possuem considerável valor ornamental, podendo ser usadas em maciços ou isoladamente na composição de jardins.

São popularmente conhecidas: as quaresmeiras roxa e rosa (Tibouchina granulosa) e o manacá da serra (Tibouchina mutabilis).

O manacá diferencia-se das quaresmeiras principalmente pela coloração das flores, que ao abrirem são brancas, no dia seguinte ficam de cor lilás e no terceiro dia tornam-se roxo-violáceas. Já as quaresmeiras têm o centro da flor branco e este fica avermelhado depois de visitada pelo inseto que a poliniza. A quaresmeira rosa foi conseguida através de mutações.

É no período da quaresma que muitas mostram sua beleza com exuberância florada, daí a origem de seu nome popular. Porém em outras épocas do ano é possível encontrar sempre uma ou outra quaresmeira em flor, proporcionando um verdadeiro show natural que deve ser respeitado e conservado

Fonte: Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Petrópolis - RJ

Cássio em 17/06/2009 às 23h52
Segundo a matéria a espécie é vista do Rio de Janeiro a Santa Catarina, mas a região serrana do Espírito Santo é crivada desta árvore. As matas chegam a ficar roxas na época da páscoa evidenciando a quantidade de quaresmeiras.

LUCIANE em 30/06/2009 às 12h42
eu acho linda essa arvore e gostaria de saber se posso plantar uma quaresmeira no passeio da minha casa, tenho medo de que a raiz futuramente possa me causar prejuizos.

olga alves em 10/08/2009 às 19h49
Gostaria de saber como comprar mudas e qual o valor de cada uma.
gostaria de comprar de todas as cores se possivel.
Obrigada

Ana Leal em 18/08/2009 às 08h38
Gostaria de saber qual produto colo na minha quaresmeira p/ florir mais rápido, porque adoro quaresmeira, ganhei uma ela tem uns dois meses já está c/ aproximadamente 60 cm, será quando vai dar flor? coloquei no quintal perto da minha aréa de serviço pois adoro esta planta.

Danilo em 24/08/2009 às 13h02
gostaria de saber quais os fatores (clima?, doenças?, stress?, adubação?) que podem interferir no desenvolvimento delas, sendo que, foram plantadas em um condomínio nas ruas e jardins.
ainda estão pequenas e algumas em estágio mais avançado, mas todas estão com dificuldade de desenvolvimento.
com relação a nutrientes (macro ou micro), existe algum que é essencial para que ela possa se desenvolver? ou algum que impeça o seu desenvolvimento?

Valdemar em 28/08/2009 às 19h00
Boa reportagem, Parabéns. Tirando uma duvida: Qual o melhor epoca para o plantio (já com mudas de +/- 1mt)? Qual a melhor adubação? Obrigado

CLEUZA RODRIGUES em 31/08/2009 às 13h30

foi amor à primeira vista qd vi esta árvore em uma cidade que eu fui a passeio, me apaixonei por ela...que comprei duas mudas ;uma roxa e outra rosa,plantei no passeio de minha casa e tenho maior cuidado com elas....estou ansiosa por ve-las florirem logo,obrigado pela matéria,vcs estão de parabéns......

lindamir em 13/09/2009 às 08h08
olá, gostariqa de saber depois que planta a quaresmeira com quantos anos leva para florecer.

ANTONIO CARDOSO em 17/09/2009 às 20h17
BOA NOITE.
GOSTARIA DE SABER ONDE DEVO COMPRAR AS SEMENTES DE QUARESMEIRA.
OBRIGADO.

GUARARACI OLIVEIRA SAMPAIO em 21/09/2009 às 18h23
os comentario estão muito enteresante.

daniel araujo maciel em 23/09/2009 às 12h33
gostaria de saber como comprar mudar e sementes de quaresneira e umbauba , buriti

Antonio Menegardo de Freitas em 06/10/2009 às 20h45
Gostaria de saber onde encontro sementes da Quaresmeira?

Abraços


Toninho

Sandra Ribas em 09/10/2009 às 19h42
Comprei uma muda de manacá da serra, agora aguardo pelo seu florescimento, o qual é muito bonito. Achei os comentários interessantes neste site.

CRISTÓVÃO MAIA em 20/10/2009 às 19h55
BOA NOITE, GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES DA QUARESMEIRA.COMO CONSEGUIR UMA MUDA,PARA PLANTAR NA MINHA CALÇADA. MORO NO RIO NA ZONA OESTE (SANTA CRUZ)
FICAREI AGUARDANDO RESPOSTA.

MUITO OBRIGADO.

danylli em 29/10/2009 às 20h09
amei queridaaaa!!!!!!!!!!!!!!!

CARINA MARQUES em 16/11/2009 às 20h00
Gostaria de saber o que fazer? Tenho um manacá ! plantei em um pequeno jardim em minha casa ,ele esta com +- 1metro esta com as folhas pequenas e amarelas possui algumas flores.
o que devo fazer , gosto muito dele , não quero perde-lo!

Maria Luzia do Nascimento em 25/11/2009 às 18h48
Boa tarde, procuro para comprar Quaresmeira na cor roxo, na cidade de São Paulo-Zona Leste.


Tem algum telefone para indicar.

Obrigada,

Margarida Maria de Vasconcelos em 06/12/2009 às 15h57
Plantei o manacá que acho lindo e secou, deixei o resto do caule no lugar e agora brotou um galhinho, o que façopara acelerar o crescimento?

Ana Maria em 10/12/2009 às 14h11
Sou professora, médica-veterinária e bióloga, e tão importante quanto a minha formação é saber que pessoas se interessam em manter espécies nativas da Mata Atlântica dando uma contribuição inestimável a manutenção deste incrível ecossistema estimulando interações fauna-flora, dando assim chance a Natureza de se recuperar. saudações ecológicas a todos.

Celmira José Vaz em 19/01/2010 às 17h31
Moro no Tocantins e gostaria de saber o local mais proximo para comprar mudas ou sementes da quaresmeira .Pois achei muito interessante os comentarios feitos a respeito da mesma.Gostaria muito de plantas pelo menos dua delas na minha calçada.
Desde já agradeço.

maria jussara lachmann em 28/01/2010 às 10h44
Muito shou ,eu estava procurando saber qual era a quaresmeira , atraves de voces descobri eu tenho no meu quintal fiquei feliz com a materia, a saciei minha curiosidade, no horoscopo das arvores sou quaresmeira. pois a encontrei obrigaduuuu!

Tiago da Silva Schwanz em 01/02/2010 às 14h15
Excelente matéria, achei muito interessante.
Gostaria muito de plantar uma quaresmeira em minha calçada, moro no Espírito Santo, como conseguir?
Desde já agradeço

Sheila em 02/02/2010 às 20h27
OPS!!!! você tinha razão!!!!!!!!!!!!!Oi X, fiquei encucada com o tal nome da flor e acabei indo pesquisar..... na verdade, eu a conhecia como manacá, muito comumente chamada por aqui.... e na região de volta redonda, onde conheço uma médica que tem diversas em seu sítio.....de qualquer forma, desculpa... aqui vai uma pequena matéria a seu respeito. cbjs carla

Tarcia Regina Vieira Cruz Capel em 04/02/2010 às 10h37
Gostaria de saber se eu plantar uma muda com uma profundidade maior, o tamanho da árvore pode diminuir. Tenho uma muda de aproximadamente 1 m da quaresmeira rosa e gostaria que planta-la em minha calçada, mas o local pede uma arvore de porte menor, porém como gosto muito da quaresmeira gostaria de usa-la. Desde ja agradeço pela atenção. Tarcia

MARIA LUIZA SPEGLIC RIBEIRO BAIA em 06/03/2010 às 20h13
Por favor onde comprar uma muda de quaresmeira rosa, e quanto custa. Quero plantar uma na calçada em frente a minha casa. Obrigada.

Lucia Costa Siqueira em 14/03/2010 às 18h21
Acho esta arvore uma das coisas mais lindas da natureza. E Deus em flor. Obrigado por todas as informaçoes deste site .

Luiz Carlos Kojuch Pimentel em 25/03/2010 às 20h16
Excelente, com um texto claro, demonstrando bom conhecimento da matéria e, importante porque, além de explicar claramente as caracte-rísticas da planta (quaresmeira), ainda conta um pouco da história de um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro, que é, a ilha de Paquetá. Tenho uma quaresmeira que este ano floriu esplendorosamente. É uma árvore que merece ser disseminada

LUCIANE VIEIRA DE ARAUJO em 01/05/2010 às 22h52
Luciane Viiera de Araújo
BOA NOITE. ADOREI MAIS SABER SOBRE ESSA LINDA PLANTA E POR ISSO AGUARDO UM RETORNO SOBRE
ONDE DEVO COMPRAR AS SEMENTES DE QUARESMEIRA. MORO EM MACEIÓ-AL
OBRIGADA

maria salete de aguiar garcez em 24/05/2010 às 19h43
quero adquirir, a quaresmeira mas naõ sei, se é muda ou semente.

Lucia Erica Sakaniwa em 17/06/2010 às 16h42
Achei que o site poderia ter mais informações.

Claudia Lucimara A. C. Cracco em 25/06/2010 às 16h29
Em meu quintal tenho uma quaresmeira já grande de uns 6 metros e gostariamos de podá-la pois tem galhos sem folhas e secos. Será que ela pode ser podada? Qual a época correta? Quais galhos? Por favor responda-me rápido minhas dúvidas para meu marido tomar uma atitude e ajudá-la ficar bonita. Ela costuma florescer em janeiro e ainda tem flores nela (25/06/10). E acredito seja a semente tipo de um pó marrom que sai dela, será mesmo isso? Desde já muito obrigada, um grande abraço e parabéns pelo site.

Benedita Maria da Silva em 29/06/2010 às 11h26
Obrigada, as informações foram muito uteis. Tenho um pé de manacá na casa de retiro (Casa de Oração) tem muitas mudas em volta aproximadamente uns 20cm. Quero saber se já posso mudá-las para um lugar fixo. Como foi comentado ela cresce rápido, quero arburezar o local com essa árvore tão linda e que leva a sintonizar com o Criador. O pé de manacá está com lagartas como fazer para destruí-las sem afetar a árvore? Espero resposta. Abraço. Benedita.

Kátia Helena em 12/08/2010 às 12h06
Gostaria de saber se a raiz da quaresmeira é grossa ou fina, pois estou com uma enfrente ao prédio ( + ou - 2m ) e vão muda-lá de lugar e querem saber para poderem se precaver, e se a raiz dela se alastra muito. Atenciosamente, aguardo resposta. Obrigada.

Déa Souza em 27/08/2010 às 11h38
Gostaria de saber onde posso adquirir muda de quaresmeira no rio de janeiro.
Atenciosamente
Déa

luzineia A. Bispo em 30/08/2010 às 10h43
Ola!!

Adorei a matéria.

Tenho algumas duvidas quanto aos cuidados que devo ter vom a quaresmeira.
Em Janeiro deste ano comprei 2 mudas de quaresmiera,
com aproximadamente 80 cm de altura e seu tronco uns 5 cm de diametro e com algumas folhas no final do tronco.
Porém, até o momento, não percebo alguma evolução, continua do mesmo jeito sem galhos e poucas folhas, parece que não cresceu e seu tronco continua com a mesm espessura.
Gostaria de saber quando ela vai encorpar?
Quanto anos leva para florir?
E quais cuidados devo ter para ajuda-la no seu desenvolvimento?
Desde já agradeço
Luzineia
Não sei se quando o tronco vai ficar mais grosso e

ELIS REGINA em 02/09/2010 às 09h23
Ola bom dia!
plantei duas quaresmeira,ja mudas grandes mas nao vejo desenvolvimento faz 4 meses que plantei sera que falta adubo?se for qual adubo devo usar..
obrigada
aquardo resposta .

Aline em 09/09/2010 às 08h24
Olá Bom dia, Por favor me ajudem, Plantei essa Belissima Arvore na calçada da minha casa, só que tem 1 ano já e ela nao vai pra frente, já nao sei mais o que fazer as folhinhas novas saem e morrem antes mesmo de ficar grandes, nem sei mais o que fazer pra ela ir pra frente seus galinhos ainda são frageis, Por favor me de uma dica boa. Obirgada

Sonia Saggio em 15/09/2010 às 09h12
Estou maravilhada com sua matéria, moro em uma região onde tenho o prazer de ver de perto esta espécie de árvore, e falando de uma maneira espiritual realmente ela me transmite paz, muita paz.
Sou até capaz de pegar em seu tronco e mentalizar energia positiva, porque fico admirada como que em um lugar tão poluido e sujo, a natureza ainda tenha forças para me proporcionar tanta beleza!

sandra soares em 05/10/2010 às 12h18
qual é a altura que a quaresmeira pode atingir e quantas cores existem?

Délcio Benedetti em 05/10/2010 às 21h52
Plantei um pé de manacá(fazem 3 meses) ; a muda era bonita e come-
çou a dar flores de cor lilas; mas depois de algum tempo as flores foram
queimando rapidamente; embora continuem a surgir muitos botões, e nem começam a abrir e já aparecem queimadas. O que devo fazer. Aguardo instruções(pois ponho dpouco adubo e aguo-o sem exagero.

beth macedo em 29/10/2010 às 17h31
sou apaixonada por natureza, gostaria de saber comoé a raiz do manacá,posso plantar perto piscinaou passeio,a raiz não vai estourar? amei

Álvaro Barth em 12/11/2010 às 18h32
Boa tarde amantes do verde e da vida!

Por meio deste, gostaria de maiores informações sobre mudas de Quaresmeira (Tibouchina sellowiana). Gostaria de obter 10 (dez) mudas desta linda árvore com fuste (caule) de no mínimo 1,50 metros de altura e com o sistema de raízes embalado e com no mínimo 14 litros de substrato para plantio. Se possível, alguém poderia me ajudar ou indicar onde seria possível encontrar mudas com tais características?
Desde já, agradeço vossas especiais atenções e aguardo ansioso um retorno favorável. Abraços!
Sem mais,

Álvaro.



Dora em 26/11/2010 às 16h39
Um dia, passando por uma rua de Campo Grande/MS, vi a Manacá da Serra (Tibouchina Mutabilis) e foi amor a primeira vista. Imediatamente fui a uma floricultura e comprei minha muda. Já se passaram 10 anos........e minha amada Manacá da Serra é a árvore mais bonita da minha rua.
Mas, de uns tempos para cá, tenho percebido que as flolhas e os galhos estão ficando secos e morrendo!!!!!!! O que devo fazer? Por favor, me ajudem!!!
Obrigada.
Dora

bruna em 18/12/2010 às 20h58
acho as quaresmeiras muito lindas!!!uma vez eu plantei em casa e ela morreu! gosto muito das roxas


Marcos ary em 19/01/2011 às 08h21
Parabenizar primeiramente pelo brilhante trabalho.
Onde consigo encontrar sementes de manaca da serra e quaresmeira

Muito Obrigado

rudinete batista em 19/01/2011 às 09h49
a matéria foi de muita ajuda para mim, pois eu plantei uma quaresmeira em minha calçada, e ela já está enorme, mas sem flor, agora ja sei os meses de floração.
obrigada.

virginia habib em 26/01/2011 às 13h29
onde consigo comprar mudas de manacá da serra e quaresmeira em salvador-ba? Grata pelos esclarecimentos

Telma Sá em 06/02/2011 às 14h12
onde consigo comprar mudas de quaresmeira em ilhéus na bahia? obrigada.

Telma Sá em 06/02/2011 às 14h13
quantos anos leva para a quaresmeira atingir uns 2m ? obrigada

ISAIAS ALEXANDRIA COSTA em 06/02/2011 às 21h34
Olá, amigos!
Antes de ontem plantei uma quaresmeira na rua onde moro. Dica para quem procura por quaresmeiras em Salvador ou cidades adjacentes:
Encontrei mudas dela passando pela BR 324, nas imediações de Feira de Santana, no Horto do Contorno (75-3483-1182/3614-8888).

Edivanildo da Cruz Martins em 09/02/2011 em 09/02/2011 às 08h54
Olá, pessoal plantei uma Quaresmeira enfrente onde vou morar a muda foi fornecida pela Prefeitura de Ibiporã cidade onde moro, eles tem um programa de arborização, programa Árvore Certa no Lugar Certo e as mudas são doadas de graça. Eu gostaria de saber quanto tempo ela vai levar para atingir 2m de altura a minha é uma muda nova e tem uns 50 cm.

Marco Túlio em 11/02/2011 às 11h33
Olá bom dia! Gostaria de ajuda para uma quaresmeira que plantei em meu quintal à uns dois anos e ainda não floriu. Qual a idade em que elas começam a florir? Já ví exemplares menores e já florindo. Exite algum segredo para elas florirem? Desde já agradeço a atenção de todos!

Marco

tomás Lanzarini em 15/02/2011 às 16h02
Olá estou a procura de mudas de quaresmeira para plantar em um terreno abandonado da Zona norte do Rio de Janeiro. Quem puder colaborar com a recuperação da área ficariamos extremamente gratos.

Valmir Ribeiro dos Reis em 12/03/2011 às 13h09
Tenho uma muda de quaresmeira já está com 2 metros a muda, gostaria de orientações de como plantá-la, qual a profundidade da cova, como adubá-la, se ela prejudica a calçada, e como fazer para que ela não cresça muito, e qual o período para adubá-la e poda-la. obrigada. no aguardo de uma resposta urgente pois quero plantá-la logo.

NELSON COZINHEIRO em 31/03/2011 às 17h37
OLÁ, GOSTAVA DE SABER SE EM PORTUGAL A QUARESMEIRA EXISTE.
E ONDE POSSO COMPRAR.
GOSTEI IMENSO DA FLOR.
OBRIGADO

Silvana Rezende em 10/04/2011 às 09h55
Oi, tenho uma quaresmeira roxa na calçada de minha casa. Ela estava linda, floresceu, bem copada. De repente, as folhas foram amarelando e caindo, os galhos estão secando, aparentemente parece que vai morrer. Alguém pode me dizer o que aconteceu com a minha quaresmeira e se ainda tenho como recuperá-la?
Obrigada.

Marta em 11/04/2011 às 07h17
Adorei o site tenho uma plantada aqui em casa mas ainda nao floriu, mas no sitio da familia de minha mãe oque mais tem são quaresmeiras, uma mais linda que a outra, nessa epoca que e quaresma, estão todas floridas até mesmo as mudas pequenas. São respeitadas ninguem mexe com elas pois para nos significa o periodo pascoal, ontem mesmo fui pra lá e estão lindas são tantas que não da pra contar.

João Raimundo Peixoto Pereira em 02/05/2011 às 01h18
Olá, gostaria de saber onde posso encontrar sementes de manacá aqui nas imediações do município de Osasco.
Muito obrigado

João

Licinio Leira em 03/05/2011 às 20h31
A Quaresmeira, no que diz respeito às sementes para reprodução, aquele posinho marron, requer local de abundantee sombra. Estique sobre o solo um pedaço de plástico de 0,80 x 0,80 aproximadamente. Cubra-o com terra preta macia, se possivel peneirada. Esfregue entre as mãos, triturando as sementes e jogue-as sobre a terra que já encobriu o plástico totalmente e ,repita a operação, jogando mais terra macia sobre a semente triturada. No canto do plástico, comece a molhar (não jogue água abruptamente sobre o pequeno canteiro) até que o canteiro fique totalmente molhado. Faça isso pela manhã e à tarde e nos meses de maio a junho. Os brotos, muito tênue, aparecerão. Aí é só ter o cuidado de replantá-los em saquinhos. Boa Sorte. Faço isso no meu sítio e perco poucas mudas.

Letícia em 01/06/2011 às 23h31
Favor informar se é preciso podar a Quaresmeira? Qual o melhor período? A minha muda, já veio com 1,6m; já deu flores e desde então não está se desenvolvendo rapidamente. O que fazer?

orzeli abreu em 05/06/2011 às 12h03
ganhei uma muda de quaresmeira,quero saber como plantar e cuidar da planta. obrigada.

Maria dos Prazeres da Silva Carlos em 07/06/2011 às 15h49
Desejo saber onde posso encontrar as mudas em cores variadas da quaresmeira, pois moro a 70km do Recife e amo as flores e esta me chamou muito a atenção, salvo engano não a conheço mas, fiquei facinada pelo fato de poder plantar em meu jardim sem causar danos a estrutura da casa e da rede elétrica se possivel me enviem o preço. Obrigada.

luiza de marilac s.do prado em 16/06/2011 às 09h43
Achei muito interessante a matéria e gostaria de saber como posso adquirir mudas de quaresmeira... aguardo resposta! Sou de Fortaleza-Ce

Augusto Alves em 01/07/2011 às 18h46
Nós que habitamos essa terra esquecemos que os herdeiros dela são os primeiros habitantes, e não damos o devido valor,buscamos introduzir novos conceitos quanto aos conflitos existentes no nosso pais. Muito bom saber que a historia dos Tamoios esta relacionadas com a quaresmeira.O que os cariocas tem feito a respeito disso?

Augusto Alves (mestiço)

Marcia Machado em 14/07/2011 às 19h58
Boa noite, solicito por gentileza orçamente de 20 mudas de quaresmeira, 20 mudas de rosedá ambas acima de 2,00m.

ines em 02/08/2011 às 15h39
amo estas arvores tenho quaresmeiras e ainda vou comprar o mananca,gostaria de sa ber se elas pegam em galhos e como devo fazer obrigada.

Alexandre euclides dos santos em 04/08/2011 às 11h30
As plantas sao uma beleza esuberante. em rio grande da serra tinha bastante mas com desmatamento sofreu bastante perda, algumas ainda se reparacom atençao.tem mais cafistula aleluia que tabem e esuberante.

ailtonmuniz em 10/08/2011 às 17h06
aqueresmeira florece , quando anucia apascoa.

LIDIADUARTE em 10/08/2011 às 17h33
AQUARESMEIRA EUMA ARVORE TIPICAMENTE DA MATA ATLANTICA ,MAS ,PODENDO SER CUTIVADAS EM JARDINS COM PODAS 2 VEZES AO ANO.PRESERVE A NATURESA A AMAZONIA ENOOOSAAAAAAAAAAAABAY.

Marta Peixoto em 13/08/2011 às 11h30
Acho linda essa planta!!
Plantei mudas de quaresmeiras no estacionamento, pois percebi ser uma planta que não vai fazer muita sugeira e seu porte é ideal para sombra, além de ter flores lindas.
Suas mudas possuem 0,80 cm de altura , gostaria de saber qual a média anual de crescimento dessa planta?

maria das dores em 19/08/2011 às 17h19
moro em palmas-to, tenho um pé de quaresmeira de mais ou menos um metro de altura e ainda não deu flores, o que faço? qual adubo comprar? o clima aqui é muito quente. Grata

joana Darc de morais em 21/08/2011 às 11h32
Olá..aqui em goiania -Go temos mts quaresmeiras nas ruas e jardins.tenho um cantinho de terrenos na minha casa,que vou faser um jardim,ate planejei colocar um manaca da serra anão ,mas ao pesquisar a planta descobri que ela da umas borboletas enormes,em resumo ,se tem borboletas tem lagartas tb enormes nao é??rsrrsr affff... morro de medo de lagartas. fiquei mt frustrada pois ja havia ate encomendado uma muda na floricultura...seria possivel evitar que ela produza tal bichinhos...... é uma pena pois conheçí o manaca da serra na jardinagem em Santa Catraina,e mt lindo... obrigado...nd contra as borboletas mas nunca aprendi ligar com esse medo de grandes lagartas...trauma de infancia mesmo.... Joana darc

honorio ziem em 21/08/2011 às 15h06
quero plantar um arvore para sompra e que florece bem, costei muito da Quarismeira .tem muitas qulidades, como a Tibouchina granolosa, e outros. qual é a melhor, que dá mais sompra e que florece mai bonita.
ou outra arvore como a,Manacá da serra, a cassia Macranthrera, .
eu preciso de uma boa sompra em frente da casa
Moro em Palhoça SC. fico muito grato por uma resposta ,
obrigado um abraço Honorio Ziem.

Irene Lima em 25/08/2011 às 17h09
Adorei a materia
gostária de saber o melhor mes para a poda,
a minha quaresmeira Rosa anda triste sofro junto
desde já agradeço um forte abraço

Heinz Bauer em 28/08/2011 às 13h55
Gostaria de saber qual e melhor época para plantar mudas de quaresmeira. Região de Taubaté.

maria josé leal turcio em 26/09/2011 às 15h55
Gostaria de saber quanto tempo a quaresmeira leva para florir,pois a minha já está com 4 anos, não está muito desenvolvida e nunca saiu nem uma florzinha. Devo colocar fertilizantes ,quais os mais indicados, é necessário podar? A região aqui é muito seca,deve-se regar sempre? Desde já agradeco. Abracos



Renata em 20/10/2011 às 20h53
Plantei uma quaresmeira na calçada da minha casa há 6 meses, agora ela esta com muitas folhas amareladas. O que pode ser? Grata

marisi berce em 30/10/2011 às 20h18
gostaria de saber onde comprar mudas de quaresmeira no rio de janeiro moro no bairro do engenho de dentro.

wilma campelo em 05/11/2011 às 14h00
Gostaria de saber se as raizes da quareswmeira não danificam a calçada de um prédio residencial.
Wilma

angélica em 08/11/2011 às 02h01
onde eu consigo uma de quaresmeira, acho esta flor linda.

Valéria Dias Jorge em 11/12/2011 às 15h10
ganhei de presente de natal uma quaresmeira roxa, que será plantada na segunda-feira próxima. espero alegrar os dias de meus vizinhos e dos passantes pela minha rua. estou feliz e queria compartilhar com vocês que também apreciam essa árvore. a batizei com o nome de Vicky. abraço a todos e feliz natal.

gabriela em 29/01/2012 às 17h27
eu axei a quaresmeira muito linda eu adorei!!!

eEcleia Cioli em 05/02/2012 às 16h34
adorei as explicações e dados sobre a quaresmeira. Preciso saber se pos
plantar no meu jardim.Se a raiz não vai prejudicar calçadas e a construçãoda casa. Como é o formato da rais, ela é agressiva ou não

Helenara em 07/02/2012 às 14h52
Tenho uma pequena arvore que chamamos de "Primavera", que dá uma florzinha pequena, roxa e branca e um perfume delicioso. Quando florece os passarinhos e os beija flores estao sempre nela. Será que é a mesma Quaresmeira? Nao reconheci a minha arvorezinha nas fotos acima. Sou de Porto Alegre/RS. Obrigada

carlos sergio cavalcanti de barros em 22/02/2012 às 21h28
Gostaria de adquirir uma muda, sou de Maceió/AL. Como faço para comprar as estacas em vez das sementes. Fico no aguardo de uma breve resposta.

atenciosamente

Gleice Libânio em 04/03/2012 às 20h11
Tatiana, fiquei contente de ter encontrado estas informações. Moro em São Lourenço , Minas Gerais. Fiz uma terraplanagem e me deparei com uma ''mudinha' de Quaresmeira bem na beira do barranco. Retirei-a cuidadosamente e a plantei em um vaso de 60x60. Ela sentiu um pouco mas, evoluiu. Passou um ano, floresceu pela primeira vez e foi atacada por formigas muídas, pretinhas e rápidas. Tentei combatê-las com granulados, mas não tive sucesso. Por favor me oriente. Não gostaria de perder esta árvore. Obrigada,

suelene de freitas em 25/03/2012 às 09h27
gostaria se puder me ajudar.faz uma ano que plantei minha quaresmeira ela solta os brotos só que não vingam eles apodrecem e não vai para frente.O que pode ser obrigada

SolineiaPlaster em 03/04/2012 às 10h12
moro no interior ds região serrens de Santa Maria de Jetibá ES -e que tem grande incidência de quaresmeira NO PERIODO DA PÁSCOA. sUA BELEZA É EXUBERANTE.

Nilto em 03/04/2012 às 22h20
Ola boa noite eu de passagens por Gramados ma deparei com um planta parecida com manaca da serra mas fui pesquisar era Quaresmera,
muito linda também. adorei a pagina de vocês valeu obrigado pela informação abraço .

Anizia em 08/04/2012 às 19h12
Olá! Estou apaixonada pela quaresmeira. Moro na Bahia (Camaçari), estamos com projeto de arborizar um condomínio e achei que seria uma excelente escolha a Quaresmeira, mas tenho dúvidas com relação ao solo e clima. Aqui faz muito calor de dia e à noite faz frio. No inverno chove + ou -. O que vcs me dizem a respeito? Podemos plantá-la? Estamos querendo fazer isso próximo mês, visto que já está quase perto do inverno... Urgente!!! Caso não seja favorável o clima, peço por gentileza que me enviem algumas opções. Grata, Anizia.

camila bodziak em 19/04/2012 às 13h59
valeu me ajudaram no meu trabalho!!

Conceição em 03/05/2012 às 08h52
Quero comprar mudas de manacá da serra.
Aguardo retorno.

Guilherme Conceição Neto em 14/06/2012 às 16h35
Caros Amigos,

Possuo um Quaresmeira Rosa na calçada e ela já está mais ou menos com 1,80mt. O problema e que ela apresentou já a bastante tempo um ferrugem seca nas pontas das folhas que não consigo eliminar. Ela está crescendo e minha esposa e filhas não querem que eu a substitua. Fui a um horto florestal municipal aonde consegui a muda e expliquei o problema juntamente com um galho com folhas.Bom! um
jovem agronomo disse que ela não estaria doente e que eu poderia trata-la com uma espécie de nutriente se não me engano. Passou uma receita com o nome de sulfato de zinco e fertilizante 20-20-20, aqui somente encontrei 10-10-10 comprei assim mesmo instruido por um vendedor e apliquei conforme explicado. A arvore já deu flor uma vez e agora está cheia de botão, mas o problema continua ou seja, as folhas continuam com as pontas secas. O que faço... devo continuar com a receita?
Melhor trocar a arvore antes que cresça?
Existe outra maneira de tratar?
A troca do fertilizante pode ter agravado ou atrapalhado o problema?
Se puder ajudar ficarei grato.
Abraços

jair machioni em 18/06/2012 às 22h27
Plantei uma quaresmeira roxa seguindo todas as recomendações, depois de 10 dias caiu todas as folhas, parece que a árvore secou, gostaria de saber se isso é normal.

Odair Cardenetti em 25/06/2012 às 15h27
Gostei muito desta materia,principalmente sobre a quaresmeira.
Plantei uma muda na calçada de minha residencia,vou ciudar com
muito carinho, fazer a adubação periodica, espero aue ela de muita
e bonitas flores. Um abraço .

camila em 02/08/2012 às 15h58
oi tenho uma quaresmeira de mais ou menos tres metros,e gostaria de saber se eu cortar ela no meio ela morre ???obrigada

Elsio em 07/08/2012 às 11h55
Onde eu consigo comprar uma muda de quaresmeira com dois metros de altura

Rosemari Cristofoli em 25/08/2012 às 22h59
Plantei uma quaresmeira há 6 meses e de início ela colocou vários galhinhos novos e folhas, mas de repente começou a secar e está quase morrendo. Percebí que ela gosta muito de água, mas não entendo o que está acontecendo. Será que é porque plantei dentro de uma manilha com medo de que as raízes prejudicassem o muro?
Aguardo resposta, pois adoro esta planta.
Desde já agradeço, Rosemari

Iracema em 03/09/2012 às 10h45

Plantamos no Condominio, nas ruas, a quaresmeira.Estamos observando que são dois tipos. Uma tem a folha mais fina,mais
comprida e mais lisa; cresceu mais e já deu flor. A outra folha mais larga, mais grossa, mais curta e não desenvolveu e nem deu flor como a outra. Que devo fazer? Trocar as mudas ou existe algum nutriente que fará desenvolver e florir? Todo tipo de quaresmeira dá flor?
Aguardo resposta, pois estou pensando seriamente em trocar essas quaresmeiras que não crescem e nem dão flores. Porém o gasto vai ser grande porque são umas 35 mudas.
Desde já agradeço.
Atenciosamente,
Iracema

juvenil prata da silva em 30/09/2012 às 13h36
gostei muito da materia,gostaria de saber se esta planta tem algum valor medicinal.

Meri Marini Costa em 24/11/2012 às 16h17
Plantei em frente ao condomínio 4 mudas de quaresmeira com uns 4 metros cada, o rapaz que me vendeu disse que as folhas iriam cair e depois brotaria novamente. Gostaria de saber quanto tempo leva para brotar, pois o aspecto delas é de que esta morrendo.
Fiz um buraco de 0,70 x 1,00m .
As mudas vieram fora da embalagem como se estivessem plantadas em outros locais e arrancadas, as raízes não eram muito, parecia que tinha sido cortadas, comprei terra adubada para o plantio, espero que não venham a morrer pois são lindas.

Roberto Hache em 19/12/2012 às 19h28
Linda essa florada de quaresma . Conheçam também o bosque de quaresmas do hotel oberland em nova Friburgo RJ É lindo !Vale à pena ! WWW.HOTELOBERLAND.COM.BR

MANA em 28/02/2013 às 18h14
AFF, PK COLOCA COMENTARIO E NÃO RESPONDE? IA PERGUNTAR O MESMO QUE O JAIR, PORQUE TAMBEM PLANTEI UMA CORESMEIRA E AS FOLHAS CAIO, PARECE ESTAR SECA, MAIS DEIXA PRA LA.

Tereza Guedes em 09/03/2013 às 10h45
O meu manacá da serra anão tem 1 ano, já deu flores e está plantado num canteiro com bastante sol. No mesmo canteiro tem plantato tb salsinha e hortelã e de uns tempo para cá, as folha novas, nascem pequenas e com as pontas amareladas. Estou sempre cuidando das raizes do hortelão para não invadir o espasso do Manacá. Por que será que isso está acontecendo? Antecipadamente agradeço a atenção.

Tereza Guedes em 09/03/2013 às 11h42
A quaresmeira da calçada de frente da minha casa está com as folhas amareladas e caindo e os galhos secos, o que está acontecendo com ela?

Ana Maria da Silva Magalhãrs em 15/03/2013 às 09h57
Gostaria de saber onde consigo mudas prontas para o plantio, aqui em Goiânia. Desde já, agradeço pela atenção.

Jhon Helder de Lima em 21/03/2013 às 11h55
gostaria de saber se as raízes da quaresmeira ela realmente é ofensiva a calçadas, murros... e como posso aduba-la ou o que fazer para ela florir mais?

CIDA em 04/04/2013 às 13h45
Tenho uma árvore Manacá plantada no vaso e ela está com as folhas amareladas e caindo e os galhos secos, os botões estão também caindo o que está acontecendo com ela ? é normal por ser outono.

vera lucia em 11/04/2013 às 09h43
bom dia gostaria de saber porque este tipo de arvore a quaresmeira fica com otronco tao umido que pinga agua a noite inteira obrigada

M. Inês em 06/05/2013 às 10h47
Tenho uma quaresmeira roxa plantada num vaso de 50por 50,ela está bonita,verdinha ,com uma altura de 80cm. Só que seu tronco é fino e as folhas estão lá no alto.Ela conseguira florir mesmo plantada em um vaso?Ela tem mais ou menos uns 3 meses aquí em casa.Sei queé roxa porque qdo comprei na floricultura havia uma pequena flor murcha. Como devo proceder pra que floreça??Me ajudem por favor.Agradecida desde já.

lino A, Moreira em 30/05/2013 às 23h13
Adorei esta matéria sobre as quaresmeiras e tenho grande interesse em adquirir mundas ou sementes da quaresmeira e do manacá para plantar no meu pequeno sitio. Por favor, há telefone, ou e mail? Obrigado.

Marcos da cunha em 11/06/2013 às 17h28
Boa Tarde!
comprei uma muda de quaresmeira em um mercado
Estava bonita e florida.comprei para levar a um sitio
,só que enquanto não vou ela ficaria em meu apartamento
só que em menos de 1 semana cairam todas as folhas e flores,eu reguei eladia sim,dia não. Será que secou?

AILTON em 01/07/2013 às 20h22
Boa noite.
Eu comprei uma manaca e plantei na minha calçada e ela tá cheio de flor, mas quanto a flor cai o galho que ela estava ele seca.
Gostaria de saber o pode estar acontecendo.
se alguem souber o que esta acontecendo me ajude.
Ailton

ARMANDO LIMA GALLOTTI em 07/07/2013 às 11h12
Bom dia,
tenho plantado em frente minha casa duas quaresmeiras, estao com aproximadamente um ano e meio, estou sentindo que está nascendo muitos galhos na parte de baixo. Gostaria de saber se isto é normal ou se será necessário uma poda.Se for necessária a poda gostaria de saber como se faz.
Grato,
Armando gallotti.

Márcia Correia em 26/07/2013 às 22h06
É possível visualizar as respostas das perguntas para não ter que repeti-las?
Obrigada.

Mauren em 29/07/2013 às 18h39
Plantei um pé de manacá(faz 1 ano) ; a muda era bonita com flores, desenvolveu bem ,agora julho 2013 come-
çou a dar poucas flores de cor branca que depois ficou lilas,
embora continuem a surgir muitos botões, não estão abrindo .O que devo fazer. A planta está sadia com folhas verdes /firmes e as flores que saíram duram bastante. Moro em Curitiba PR.Isso ocorre antes da geada que houve dia 23/07.
Espero que possam me ajudar.

Shirley Rejanete C. Mendes em 24/08/2013 às 15h45
Mora em Montes Claros norte de Minas Gerais. Plantei ma muda de Quaresmeira no passeio, percebi que agora no inverso brotaram algumas folhas, mas tem desenvolvido pouco( não cresce).O que possa fazer para que possa desenvolver melhor?Percebi também que continua viva por receber um pouco de sombra de uma palmeira que se encontra do lá de dentro , pois plantei também na mesma época do lado oposto onde não recebe sombra plantei outra muda de Quaresmeira e a mesma não sobreviveu.Atualmente plantei neste mesmo local uma muda de Escumilha Africana que est desenvolvendo muito bem. Por favor, quero muito que minha Quaresmeira desenvolve bem.Ajude-me. Envie um e-mail me respondendo qual e que quantidade de adubo devo utilizar.O melhor orientações quanto aos cuidados adequados .

Selma Regina de Souza Cardoso em 20/10/2013 às 10h08
O que fazer para o Manacá não crescer muito? Já esta com 1 m e não queria que ultrapassasse 2 m de altura. Um Manacá plantado a 3 meses esta queimando as pontas das folhas como ferrugem, o q fazer?
Agradeço a atenção.

Alex em 28/10/2013 às 17h26
Tenho uma quaresmeira bonsai mt linda com 40 cm de altura. Selam,a dica p ela ñ crescer mt é cultivar em vaso

pedro em 17/01/2014 às 15h33
Bom dia,
onde consigo comprar sementes e qual o valor?

miriam em 28/02/2014 às 18h56
comprei uma muda de quaresmeira, o que devo fazer pra florir logo.

Rose em 05/03/2014 às 23h37
Olá ! gostaria de saber o porque que a minha quaresmeira nuca floresceu ? obrigada , abraço

neuli em 24/06/2014 às 14h30
tenho uma quaresmeira em frente a minha casa a cinco anos ela e linda e da flores o ano todo mas há dois meses ela começou a secar esta toda seca parece que esta morrendo.o que faço?

Comente esta página

Nome:
E-mail: