Agora na Apremavi: agradável, 25°
Busca
Tamanho do texto A A A

Pitanga. A fruta do azedinho doce

Autor: Leandro Casanova. Publicado em 26/03/2009.

Pitanga. Só de olhar dá vontade de saborear.

A pitanga, espécie nativa da Mata Atlântica, tem em seu nome origem tupi-guarani - "pyrang" que significa “vermelha”. A fruta carnosa e aquosa, de cor vermelha (mais comum), amarela ou preta, tem sabor agridoce e já era apreciada pelos indígenas, bem como pelos primeiros colonizadores do Brasil.

Pertencente a família botânica das Myrtaceae, a pitanga (Eugenia uniflora L.) é uma das mais importantes frutas nativas da Mata Atlântica com grandes potencialidades para o cultivo comercial. De seus frutos, que contém vitaminas A, C, do complexo B, cálcio, ferro e fósforo, além do consumo in natura, podem ser obtidos sucos, sorvetes, geléias, doces, licores e vinhos. Além desses usos, mais comuns, algumas indústrias de cosméticos já têm utilizado seu extrato para a fabricação de sabonetes e shampoos.

As folhas da pitangueira contém o alcalóide denominado pitanguina (sucedâneo de quinino); bastante utilizada na medicina popular através de chás, indicada contra diarréias persistentes, contra afecções do fígado, em gargarejos nas infecções da garganta, contra reumatismos e gota.  Tem ação calmante, antiinflamatória, diurética, combate a obesidade e também possui atividade antioxidante.

A pitangueira é uma espécie de ampla distribuição geográfica natural ocupando regiões de clima tropical e subtropical, indo de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul.

Atualmente as plantações comerciais significativas da fruta estão no nordeste brasileiro, onde o estado que se destaca é Pernambuco.

A pitanga é indicada para recuperação de áreas degradadas e também na implantação de sistemas agroflorestais, além de possuir boa potencialidade para consumo e processamento da polpa, é atrativa principalmente a avifauna, tornando-se uma espécie chave para indução na regeneração natural de florestas. Também é utilizada como espécie ornamental em muitas cidades brasileiras.

A pitanga, assim como outras dezenas de frutas nativas da Mata Atlântica, são pouco consumidas quando comparada a frutas exóticas (maçã, pêra, laranja, ameixa, etc). Cabe salientar que as nossas espécies frutíferas nativas são incomparáveis quanto a sabor e teor de vitaminas. A Apremavi tem um trabalho que tem por objetivo promover o resgate dessas espécies, através da produção de mudas, plantio e divulgação de suas potencialidades.

Pitanga

Nome científico: Eugenia uniflora L.
Família: Myrtaceae
Utilização: Madeira utilizada para a fabricação de cabo de ferramentas e outros componentes agrícolas. Seus frutos são comestíveis e servem de alimento para diversas espécies de aves.
Época de coleta de sementes: Junho a janeiro.
Coleta de sementes: Diretamente da árvore quando começar a queda espontânea dos frutos ou recolhê-los do chão.
Fruto: Vermelho, laranja ou roxo, arredondado, contendo uma semente por fruto, possuindo aproximadamente 1,5 cm. de diâmetro.
Flor: Branca.
Crescimento da muda: Médio.
Germinação: Normal.
Plantio: Mata ciliar, área aberta.

Abaixo algumas dicas de receitas com Pitanga

Licor de Pitanga
Ingredientes
1 e ½ litros de água filtrada
1 quilo de pitangas maduras
1 quilo de açúcar
1 litro de álcool 40

Modo de Preparo
Colocar numa vasilha de vidro, o álcool, o açúcar e as pitangas, deixando por um espaço de 4 dias, tendo porém, a precaução de mexer com uma colher de pau duas vezes ao dia. Passado esse tempo, misturar 1 e ½ litros de água filtrada, e, em seguida, filtrar e engarrafar. Este licor deve ser feito em vasilhame de vidro, louça ou cristal.

Geléia de Pitanga
Ingredientes
1 litro de pitangas
1/2 litro de água
Açúcar

Modo de Preparo
Retire o caroço da pitanga e ferva com água.
Retire do fogo e passe na peneira sem a água, junte o açúcar no mesmo peso da pitanga.
Cozinhe até dar o ponto.

Fotos: Edinnho Pedro Schäffer e Miriam Prochnow

Fonte de Pesquisa

LORENZI, H. Eugenia uniflora L. In: LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa: Plantarum, 1992. p. 262.

LICOR DE PITANGA. Disponível em: http://www.portaldasreceitas.com.br/ver_receita.php?c=4364. Data de acesso: 11 mar. de 2009.

PROCHNOW, M (org). No Jardim das Florestas. Rio do Sul: APREMAVI, 2007. 188p.

PITANGA. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pitanga.  Data de acesso: 11 mar. de 2009.

EMBRAPA. Pitanga: Uma fruta especial.Disponível em: http://www.embrapa.br/imprensa/artigos/2008/pitanga-uma-fruta-especial-2/?searchterm=pitanga . Data de acesso: 11 de mar de 2009.

Comentários

Dal Marcondes em 26/03/2009 às 12h35
Caros, adorei o texto, assim como adoro pitanga. Vou me aventurar em fazer um licor.

Maria Socorro Passos Rodrigues em 26/03/2009 às 12h46
Adorei esta reportagem sobre a pitangueira.Tenho no meu quintal dá bastante frutos,mas aqui em minha cidade as pessoas não conhecem e se admiram ao ver.Já dei mudas há alguns amigos.Sou de Reriutaba interior do Ceará.Consegui a muda em Fortaleza.Também é uma planta ornamental além de frutífera pois ela tem oformato das folhas e o verde muito bonitos.

Alexandre Venson Grose em 26/03/2009 às 15h12
Mais uma belíssima reportagem da Apremavi! Um saboroso exemplar da nossa rica mata atlantica!

Edna Regina em 26/03/2009 às 20h16
Em uma casa ao lado da escola onde leciono tem um enorme pé de pitanga. As crianças costumam pegar alguma da janela da escola ... a árvore fica carregada e é linda de ver, além da fruta muito gostosa...Parabéns pelo artigo....

Juvelino Velho em 27/03/2009 às 07h57
Parabéns pelo trabalho de resgate das árvores nativas. Este trabalho nos faz crer que estamos evoluindo.
Sou de Caxias do Sul-RS, tenho um sítio na região dos campos onde existe muitos pés de Guamirim, pouco sei desta árvore além de apreciar seus frutos. Se possível, dentro de vossas possibilidades, nos informem sobre ela.

Márcia Heloisa Ramos de Toledo em 31/03/2009 às 10h48
Encontrei o que procurava, uma receita simples e prática para eu fazer geleia de pitanga. Possuo um belo exemplar da árvore no quintal da residencia e os frutos são fartos. Pesquisei diversas receitas até encontrar esse site. Muito obrigada.Com carinho, Márcia Heloisa.

valdir em 08/04/2009 às 17h56
Olá ,tenho um pé de pitanga que está dando frutos pela primeira vez
mas os frutos estão nascendo como se enferrujados, gostaria de saber qual o produto que devo usar.

Obrigado, aguardo sua resposta.

Regiane em 28/05/2009 às 10h09
bom dia - gostaria de saber o tempo q dura uma arvore frutifera como esta-
grata

nataly em 04/07/2009 às 23h34
Saudações...
Gostaria que se alguem tiver material sobre Pitanga (Eugenia uniflora l) mandasse para meu e-mail, é que to fazendo uma pesquisa.

Obg..

Nataly Azevedo

marlene lopes braga em 29/07/2009 às 23h51
bom dia gostaria de saber como fazer o chá da folha da pitanga, meu pai ouvi no radio falando que a pitanga serve pra varis doenças ele se enteresou que tomar o cha mais ñ saber como fazer ñ esplicaram ele e diabetico, tem muitas varizes na perna, ja teve tromboze na perna,as taxas ele são alta como colesterol, triserides, a anos atraz teve 3 enfarto anda mais tomba um pouco usa bengala,queriamos saber com quantas folhas para um litro dagua. aguardo resposta. adorei a materia PARABÉNS ( moro em recife mais ja procurei a fruta mingem tem a ñ ser o pé so com folhas.

Maria Zenaide Gouveia Calazans em 31/07/2009 às 21h12
Moro em Feira de Santana-Ba. Gostaria de saber se a pitanga serve para baixar a taxa de açúcar no sangue. Também como fazer uso para varizes.
Gostei muito da matéria e fiquei interessada.
Atenciosamente, 31/08/2009.

Amauri Geraldo de Souza em 03/08/2009 às 13h26
Boa tarde,

Por favor, sou aluno de doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. E faço pesquisas com agrotóxicos atualmente estou fazendo um estudo em frutos e gostaria de saber se seria possível conseguir alguns frutos para esta pesquisa como deveria proceder para consegui-las. Desde já agradeço a atenção.
Atenciosamente

Amauri Souza
Av. Antônio Carlos, 6627 - Instituto de Ciências Exatas - Dep. Química, Lab. 171 - Pampulha - BH
Cep: 31270.901
Fone: 31- 3409-5706/ 31-8675-9416

Célia Chrispiniano em 23/08/2009 às 01h29
Bom dia gostaria de saber como fazer o chá da folha da pitanga, meu marido ouviu no radio falando que a pitanga serve pra varias doenças ele se interessou, de tomar o chá mais ñ sei como fazer ñ explicaram. Ele e diabético têm muitas câimbras na perna e mãos, tem vesícula preguiçosa, as taxas dele são alto como colesterol, trigliceris, queríamos saber com quantas folhas para um litro de água. Aguardo resposta. Adorei a matéria PARABÉNS ( moro em Rio Claro, mais já procurei a fruta ninguém tem a ñ ser o pé só com folhas.
Gostaria de saber ao certo quais são as propriedades dessa planta. E se é verdade que age sobre a vesícula e o fígado.
Obrigada pela atenção desde já.

Roberto Arrua Goulart em 26/08/2009 às 15h39
Li todos os comentários da pitangueira, mas o que me interessa é o mês que a pitangueira começa a dar flores e como são suas flores brancas. Não encontrei em lugar nenhum.

Outra coisa tenho um pé de pitanga no meu quintal desda a geninação da semente, este pé irá dar frutos bons, ou posso descartalo, pois este pé tem aproximadamente 7 anos e não chegou a dar flores / frutos

talita gomes em 05/10/2009 às 13h21
eu comi uma fruta com gosto de pitanga mas não é pitanga a arvore

Jesuino Waldemar de Souza em 05/10/2009 às 18h29
Boa tarde,gostaria de saber a resposta para as questôes abaixo:

a)marlene lopes braga em 29/07/2009 às 23h51
bom dia gostaria de saber como fazer o chá da folha da pitanga...

b)Célia Chrispiniano em 23/08/2009 às 01h29
Bom dia gostaria de saber como fazer o chá da folha da pitanga...

Muito obrigado,o lícor ficou delicioso!!!

orlando ceratti em 12/10/2009 às 16h20
varios amigos estão tomando o cha e estão se sentindo muito bem pricipalmente para perder peso eu tambem vou começar

ANTONIO CARDOSO BAGGINI em 13/10/2009 às 22h17
BOA NOITE, GOSTARIA DE SABER SE A PITANGA E CHÁ SE É BOM PARA DIABETES E COMO FAZER O CHÁ DA FOLHA!.OBRIGADO
SOU DE SÃO PAULO/CAPITAL

ENI TEREZINHA LOPES DA ROSA em 20/10/2009 às 18h01
BOA TARDE GOSTARIA DE SABER SE O CHA DA PITANGA AJUDA A BAIXAR O ASSIDO URICO POIS MEU ESPOSO TEM E E ALTISSIMO

laise bandeira em 21/10/2009 às 11h43
gostaria de saber se a folha de pitanga serve para diabetico e com faz o cha?

Jessica Martins em 23/10/2009 às 20h29
Olá, estou fazendo um trabalho de estudo com a pitanga e gostaria de saber mais sobre a comercialização destes indivívuos. quais países tem mais demanda de importação desse produto. E também se possível gostaria de informações sobre o plantio das mudas.
Obrigada!

José Muniz em 24/10/2009 às 18h31
Gostei da matéria. Tenha uma pitangueira que tem mais de 15 anos. Quero saber como extrair o óleo essencial da pitanga.
Abraços.

maria luiza em 26/10/2009 às 14h47
gostaria de saber se o cha de itanga é bom para abaixar a diabete e se é bom para a mulher quando esta na pré - menopausa - sente calorão

Urievy em 27/10/2009 às 16h16
Legal.
Gostei do Licor de Pitanga.

Pedro Oliveira em 27/10/2009 às 21h26
Gostaria saber cha folha pitanga e bom para GOTA.

katia em 28/10/2009 às 12h36
Gostei muito da página. A curiosidade faz-me perguntar: Folhas da árvore, são boas para quem tem problemas hormonais?

marli bombonato tessari em 05/11/2009 às 19h21
parabens pela reportagem. sou tecnica em nutricao e adooooorooo pitanga. nesta reportagem consta que esta fruta auxilia no combate a obesidade. gostaria de saber como. se com as folhas ou com fruta. podem me orientar como fazer? obrigada.

sonia em 18/11/2009 às 15h54
Gostaria de saber, como fazer o chá de folha de pitanga.
Obrigada...

André Luiz Tonioli em 22/11/2009 às 12h13
Primeiramente , Obrigado pela Atenção.
Um amigo esta c/ Inchaço nas Pernas e nos Pés.
è verdade que a folha da pitangueira ajuda na
cura deste problema ? Se for . Como fazer e uti-
lizar as folhas da Pitangueira ?

GRATO;

ANDRÉ

Maria Lucimar Lemos Cesario em 24/11/2009 às 10h59
Bom dia! Gostaria de saber, se a folha (chá) da pitangueira é aconselhável p/ menopausa e obesidade??? Como fazer e utilizar???

Janes Ferreira Ribeiro (esposo - pr. Nadir Ribeiro de Sousa) em 07/12/2009 às 11h55
Bom Dia!
Gostaria de ter respostas quanto as perguntas feitas acima. Quais os beneficios e se tem contra indicação do chá da folha de pitanga.

GRATA;

Fátima da Silva em 16/12/2009 às 14h46
Plantei uma semente e geminou, agora gostaria de saber quando vai dar flutos, quanto tempo leva para a floração.
Obrigada


OSMARI em 19/12/2009 às 11h38
GOSTARIA DE SABER SE O CHA DE FOLHAS DE PITANGA É BOM PARA CALCULO RENAL E COMO FAZER OU SEJA QUANTAS FOLHAS EM 1 LITRO DE AGUA??? TBÉM PARA ACIDO URICO??

genil jose benain da silva em 28/12/2009 às 11h24
Gostaria de saber sobre a pitanga na tromboze e como sala como cha ou fruta

emma stocco em 05/01/2010 às 23h29
eu tenho muitas plantas de pitangueiras
gosto desta planta das frutas faz bem comer esta fruta

ADRIANA CORDEIRO DA SILVA em 09/01/2010 às 10h03
fiquei sabendo que o chá da folha de pitanga é ótimo p/ perda de peso, só que a pessoa me disse que a pitanga é roxa e compridinha e a árvore é grande não é essa da foto, mas a pitanga que conheço é essa desse pequisa que vcs fizeram!!

fernando lui rapello em 11/01/2010 às 08h29
gostaria de saber qual cha é bom para baixar a diabets

maria paz andrade em 15/01/2010 às 14h04
gostaria de saber qual o papel no organismo d o fruto da pitangueira

natiele soares em 15/01/2010 às 16h18
Gostei muito sobre tudo que vcs escreveram na materia , vcs me ajudaram a fazer um trabalho colegial que eu estava muito precisando de notas valeu mesmo parabéns pela matéria

Helena em 20/01/2010 às 16h36
Adoro pitangas. Aqui onde moro (Serra/ES), tem muitos pés de pitanga e é minha fruta preferida. Ouvi dizer que o chá de suas folhas também servem para baixar a taxa de ácido úrico. É verdade? Pra que mais elas servem?

glaucia cintra em 26/01/2010 às 10h55
Adorei algumas respostas e comentários. Gostaria de saber que produto uso para minha pitangueira dar frutos. Ela está plantada num vaso e qdo. aparecem algumas flores logo murcham e caem. Como faço o chá p/ emagrecer? Vcs me mandam a resposta por e-mail? Obrigada.

Jessika Lacerda em 01/02/2010 às 20h15
é verdade q o cha da folha d pitanga serve para varizes? meu avô tinha muitas varizes na perna,entao passou a tomar o cha d pitanga todos os dias e hj praticamente nao tem muitas varizes como antes...e entao comecei a tomar.Mas gostaria d saber se isso é verdade..?que pod ajudar na prevenção das varizes?

Maria Virgínia Bizzi Antunes de Moura Cancelli Vieira em 07/02/2010 às 23h09
Ouvi muito falar sobre o chá de folhas de pintagueira, e aquidescobri vários benefícios. Quero saber qual a quantidade de folhas e água para poder fazer o chá e também quanto devo tomar ao dia. Tenho artrite reumatóide.
Obrigada desde já.
um abraço
Virgínia.

Jorge Retek em 21/02/2010 às 09h58
Fico maravilhado com tantas informações a respeito e lamento tanto tempo perdido, porem a necessidade dos tempos modernos começam a mostrar essa medicina deixada pelo criador, parabens aa cada participante e ao genio que propiciou tudo isso. (PARABENS)

aydee gimenez de oliveira em 21/02/2010 às 19h43
BOA NOITE GOSTARIA DE SABER SE A PITANGA SERVE PARA ABAIXAR A FEBRE.POIS MEU FILHO É ALERGICO A TODOS REMEDIOS DE FEBRE ,E ME FALARAM QUE A PITANGA ABAIXA A FEBRE AGARDO SUA RESPOSTA OBRIGADO AYDEE.

José ferreira em 22/02/2010 às 11h17
Vamos aproveitar da fruta que temos no quintal...rsrsrsrs...

beijinhos...rsrsrs

Odete Dias em 03/03/2010 às 10h21
Tenho uma pitangueira em casa. Ela é pequena muito artezanal e esta sempre dando frutos ,desde bem nova . Agora mesmo tem bastante Minha filha adora .Ja fiz até caipirinha.Porque não se divulga mais esta fruta tão saborosa? A molecada passa na rua e nem olha. Que pena! . Um abraço . Odete.

julia em 03/03/2010 às 11h29
o cha da folha de pitanga deixa o intestino preso?

elza osorio em 09/03/2010 às 11h30
Parabéns pelo artigo. Adoramos. Temos três pitangueiras no nosso terreno em um distrito da cidade de Petrópolis/RJ, mas um deles se destaca nos brindando frequentemente com pitangas deliciosas, suculentas e com mais ou menos 33mm de diâmetro. Vamos experimentar as receitas.
Muito obrigada!
Elza e Paulo

marlischwab em 11/03/2010 às 10h43
gostaria de saber a epoca da poda.

priscilla bismarck lopes em 12/03/2010 às 17h20
Gostei muito desta reportagem por favor mandem pra min como se faz o chá desta planta e quantas vezes e para tomar por dia.
OBRIGADA;

Rosane Rocha em 24/03/2010 às 11h12
Preiso saber omo fazer o chá,e se tem alguma contra indicação.Obrigada!

Jorge Barbosa em 30/03/2010 às 11h34
Caros Amigos obrigado pela informacao, plantamos um Pe de Pitanga, Acerola e Jacaranda em frente de casa, aqui na Australia, espero que cresca logo, pra matar a saudade, e meus filhos verem a beleza da nossa Mata Atlantica. Estao crescendo muito bem.
Grande Abraco

Marly dos santos em 04/04/2010 às 22h01
Boa noite.Tenho vários pés de pitanga em meu quintal algumas pessoas me pedem a folha afirmando k serve p/baixar febre e resfriados.Gostaria de saber se de fato é real pois sei k minha mãe perdeu bastante peso tomando o chá.Espero resposta mais uma vez parabens pelo trabalho.

Sandra Mauro em 19/04/2010 às 11h05
Lembro muito bem do cheiro e sabor desta incrível fruta, portanto gostaria caso vocês possam me ajudar, onde poderia comprar o fruto da pitangueira na capital de São Paulo e qual a melhor época Muito Obrigada pela atenção.

lucyana prieto pereira em 23/04/2010 às 12h05
por favor enviar como fazer chá de folha de pitanga . muito obrigada

Geni Quintanilha da Silva Ferreira em 25/04/2010 às 16h02
Tenho uma pitangueira que deixou de dar frutos, mantenho-a numa bacia velha de máquina de lavar no quintal. Devo transplantá-la para o chão ou posso deixá-la no mesmo lugar só que fazendo algum tratamento para melhorar a terra?
Agradeço e muito obrigada.

Darcy de Paula Cunha em 28/04/2010 às 18h20
Eu não vejo as respostas das perguntas formuladas. O que imagino é que voces encaminham para os e-mais que solicitaram certo?????

Se for isto, por favor, me responda.....
O Chá da folha de Pitanga é mesmo próprio para controle de ácido úrico e goto?
Se Sim, como devo preparar e quais as dosagem que devo utilizar.
Grato e Atenciosamente,

Darcy de Paula cunha
(11) 3537-2916 - 9797-6214

jussara s.farias em 29/04/2010 às 20h18
Estou tomando chá de pitanga todos os dias para diminuir o meu peso de 58kg fui 70kg e quero voltar ao meu peso normal, e quero sabre se tem alguma contra indicações. obrigado pela atenção

manoel francisco da silva fernandes em 29/04/2010 às 20h43
Estou tomando chá de folha de pitanga. Desidrato a folha e guardo para fazer chá, coloco 10 folhas em 1 litro de agua fervida(infusão) e tomo durante o dia, está certo? Obrigado.

Rosiely Cabus em 30/04/2010 às 19h22
sou estudante de biologia e estou engreçada num progeto de germinaçãode e senvolvimento de pitanga......obrigado pelo conhecimernto a mais que vcs proporcionaram.............quem sabe um dia desses serei eu a publicar novas pesquisas não é?

Ivonete Barbosa Marques em 08/05/2010 às 18h06
Tomei o chá com o caule e folha , adoçando efervendo.
É correto esse processo?
Atenciosamente,
Ivonete Barbosa Marques...

Dayse de Lima Rodrigues em 13/05/2010 às 11h41
Tem perguntas já feitas sobre o que quero saber, mas não tem as respostas, então irei fazer novamente.
Para que serve o chá da folha da pitanga?
Meu pé de pitanga tem 5 anos e ainda não deu pitanga , uma vez, ela deu umas flores mas não vingou uma só pitanga, porque?
Atenciosamente...

valmir de jesus em 14/05/2010 às 20h41
gostei muito da reportagem consegui esclarecer algumas duvidas que tinha. um forte abraço

iara regina silvestre em 16/05/2010 às 16h53
gostaria se folha de pitanga é bom para comtrolar diabéte ,me responda por favor ,obrigado .....beijos.

clelia em 17/05/2010 às 16h30
para surpresa minha encontrei ,com certeza ,alguem que responderá às minhas perguntas .Por favor
como combater a diabetes com as pitangas?E a obesidade? Tenho um lindo pé de pitanga no quintal.Li e recortei certa certa vez um artigo na revista sobre o que fazer para a pitangueira dar frutos mas, perdi esta matéria.Poderiam me ajudar?Grata,Célia Maria.

libergina ruela em 17/05/2010 às 18h05
gostaria de saber para que serve o cha de folha de pitanga

Maria das dores Morais em 19/05/2010 às 12h23
POR FAVOR GOSTARIADE SABER QUE TIPO de fruta é boa para artrite e relmatismo nas articulações. obrigado.

HELIO D ANGELES em 23/05/2010 às 11h37
GOSTARIA DE SABER SE O CHÁ DE PITANTA É BOM PARA REDUZIR A GLICOSE, E SE A FRUTA TAMBEM FAZ O MESMO EFEITO DO CHA.
OBRIGADO.

Kelly Aparecida Rodrigues em 24/05/2010 às 19h27
boa noite
gostaria de saber se a folha da pitanga é bom para o diabete

obrigada

sandra spiri em 26/05/2010 às 12h53
Olá estou pesquisando todas as frutas para o tratamento complementar a Inflamação Intestinal. Como fazer o chá de pitanga para essa sitaução? Outras frutas podem ser associadas?
Agradeço o retorno
Sandra ( SP)

Jarbas Benvindo Guimarães em 28/05/2010 às 10h38
Plantei uma muda de Pitanga aproximadamente 60 cm, fiz a adubação correta e ela já saiu seus primeiros brotos, gostaria de saber com tempo ela leva para florecer e dar frutos?
Agradeço o retorno
Obrigado
Jarbas (MG)

gostaria de saber sobre o cha de folhas de pitanga com folhas de guacoé de fato bom pra diabete, varizes,colesterol,inchaço da prostata, em 08/06/2010 às 10h21
muito interessante as pesquisas

Arlete Santos. em 16/06/2010 às 14h39
Gostaria de saber se o chá de pitanga serve para emagreçer e se tem medida certa para fazer o chá....
Quais são as funções da folha da pitanga.

Ariane Diniz em 21/06/2010 às 14h21
Boa tarde!
Tenho uma pitangueira plantada em vaso. Gostaria de saber se dá muitas raízes e se ele pode continuar no vaso.

maris em 25/06/2010 às 16h48
cha de pitanga e bom msm diabete

maria clara em 15/07/2010 às 10h13
é verdade que a Pintanga é boa para diabete

julio perillo lopes em 03/08/2010 às 23h06
se for possível, minha filha está com catapora e febre altíssimas.
Se é possível o chá das folhas abaixar a febre - urgência urgentíssima - grato

PEDRO em 11/08/2010 às 08h43
GOSTARIA DE SABER MEDIDAS E COMO FAZER O CHÁ COM AS FOLHAS.
OBRIGADO

fabiana Rodrigues em 11/08/2010 às 22h25
Olá , gostaria de saber como fazer o chá de pitangueira, meu pai é diabetico.
Obrigada

LUIS CARLOS em 13/08/2010 às 07h48
Gostaria de saber se o chá da pitanga serve para reforçar o sistema imunológico
Qual a quantidade de folhas para um litro
Quantas vezes se toma por dia
Grato.
Aproveito também para perguntar se a folha da jaqueira serve para melhorar a memória
Muito obrigado mesmo.

Julia Fabiana Portela de Morais em 17/08/2010 às 16h51
Eu moro em Campinas e não consigo encontrar a pitanga, será que você poderia me enformar aonde encontrar a fruta pitanga?

patricia em 19/08/2010 às 15h52
como usar o cha da folha de pitanga contra obesidade??
Agradeço se mandar resposta em meu email

CONCEICÃO DE MARIA BRAGA em 23/08/2010 às 11h44
GOSTARIA DE SABER SE O CHÁ DA FOLHA DA PITANGA, É BOM PARA VARIZES, COLESTEROL, REUMATISMO, DOR DE CABEÇA E SE ELA É ANTI-ENVELHECIMENTO, FICO AGUARDANDO RESPOSTA. OBRIGADA!

maelene petri em 01/09/2010 às 15h50
gostarta de saber se o cha de pitanga rejuvenece a pele, aguardo resposta. obrigado!

ma.lidia em 04/09/2010 às 17h23
como fazer ocha da pitanga para diabetes.

Delia Fonseca Elias coutinho em 12/09/2010 às 15h59
Adorei todas as respostas sobre a pitanga, só que não entendi bem a quantidade de folhas em infusão, e quantas vezes se toma por dia.Se podemos fazer o cha com as folhas verdes, pois tenho uma cerca verde no jardim e tenho mais de 100 pés. Fiquei muito feliz pois vou ensinar a muita gente. Obrigada.

Marilceia Moreira em 15/09/2010 às 16h58
Adorei a reportagem e gostaria de saber como eu faço o chà?
Uma outra pergunta: esse chá é amargo?
Muito obrigada

maria lucia camargo cantoni em 23/09/2010 às 18h43
ADOREI tudo que li sobre pitanga
tenho um pe enorme em casa e um de pitanga preta no quintal do meu filho e n sabia que tinha tantas propriedades medicinais eu tenho obesidade ansiedade insonia pressao alta e tenho bem dizer a cura em casa e n sabia obrigado pelas informaçoes

Celi Silveira em 24/09/2010 às 10h37
Li varias reportagem sobre o beneficio da pitanga, gostaria de saber como se faz o cha. Obrigada

Milouska em 25/09/2010 às 08h09
Sou portuguesa, mas conheço e adoro pitangas, tal como outras frutas brasileiras e também ornamentais como as calliandras.
Neste momento estou a criar, desde a semente, tanto umas como outras.
Mas gostaria de arranjar sementes de pitanga preta (eugenia uniflora) e de calliandra branca e calliandra amarela. Será que alguém tem ou me possa ajudar a arranjá-las? Desde já o meu bem-haja!
Saudações de Portugal,

Milouska

samuel nascimento correia em 30/09/2010 às 17h44
adorei esta matéria, tenho dois pés de pitanga em meu quintal, são novos,ainda nao deram frutos, mas quando morei em fortaleza tive um pé de pitanga, dava frutos o ano todo, fazia sucos. eram tantos frutos que eu me via obrigado a dar aos meus vizinhos e amigos. agora peço por favor, me digam como fazer o chá da folha da pitangueira? desde já muito obrigado

Dalma Paoli em 05/10/2010 às 10h46
Meu marido está com colesterol alto, é bom o chá de pitanga?
como fazer?
obrigada

JOAO GOMES em 07/10/2010 às 21h05
Desejo saber PITANGUEIRA plantada em vaso produz frutos normalmente e quais os cuidados e adubação

obrigado


simone da costa guimaraes em 07/10/2010 às 23h32
ola eu gostaria de saber se e verdade que a folha da pitanga e bom para colesterou e bom para esmagrecer e verdade?

Ana Mara de Araujo Vitorino em 07/10/2010 às 19h44 em 08/10/2010 às 19h47
OLA EU ESTOU TOMADO O CHÁ DE PITANGA E ESPERO QUER SEJA MUITO BOM MESMO PARA SAUDE

magaly em 11/10/2010 às 12h20
Gostei em ter informações quanto a pitangueira, gostaria tb de saber com quantas folhas se faz o chá?

Osmar da Silva em 16/10/2010 às 10h57
Tenho um pé de Pitanga e gostaria de saber como se faz o cha das folhas. Muito boa a matéria sobre a Pitanga, eu não sabia que essa frutinha tão boa, era tambem tão importante. Obrigado, Osmar.

ANTONIO SANTOS em 16/10/2010 às 19h30
Ocasionalmente visitei este site tendo ficado curioso quanto às respostas de várias perguntas que foram feitas acerca da pitangueira.
Acontece que vivo em Portugal,no sul,onde o clima é temperado todo o ano. Tenho várias pitangueiras que produzem excelentes frutos durante todo o ano.
Porque nunca tinha ouvido falar no chá das folhas,gostava de saber a técnica da sua elaboração (quantidades de folhas,água,se é infusão ou
cocção,etc.).
Por último, informação quanto às suas propriedades,especificamente se auxilia o sono,entre outras.

irani a santos em 17/10/2010 às 21h27
GOSTO DE FRUTA MAS QUERO USAR SUA FOLHAS COMO POSSO USAR?

helio nunes em 18/10/2010 às 16h42
gostaria que enviasem por meu imail, areceita certa sobre ocha da folha de pintanga, e quis seus beneficios, se realmente ajuda na diminuição da glicose. grato.

luiz em 18/10/2010 às 17h51
tudo bem!!
ja vi outras receitas de licor de pitanga, umas falam em 1/2 litro de agua , outras em 1.1/2 litro, favor me ajudar. grato!!

bruno em 20/10/2010 às 19h34
gostaria de saber qto tempo leva para crescer um pé de pitanga,para se tornar adulto e dar frutos?

ebs em 22/10/2010 às 21h18
Olá! Por favor alguém pode me dizer qual a cor do licor de pitanga. Será que errei em colocar cachaça ao invés de alcool de cereais?

idezite pinheir da silva em 25/10/2010 às 11h43
gostaria de saber se a pitanga serve para a menoria

Mary em 05/11/2010 às 17h48
Olá! Eu gostaria de saber como devo tomar o chá de pitanga?
Ele auxilia no cambate a obesidade?

Obrigada!

Amara Teixeira Cabral em 08/11/2010 às 17h20
Tenho 02 pés de pitanga no quintal da minha casa. Eu mesmo plantei com sementes. Este ano produziram os primeiros frutos. São amarelos e ficam vermelhos quando maduros. Eu amo pitanga. Tenho o intestino preguiçoso e a pitanga é otima para faze-lo trabalhar. Eu gostaria de saber a medida para fazer o chá das folhas para ajudar a combater a obesidade.

pamela em 09/11/2010 às 09h27
gostei desta pagina mas gosta ria que tivesse mais informaçoes sobre a folha

Ana Rita em 15/11/2010 às 10h23
gostaria de saber como faz o cha de pitanga e se tem contra indicaçoes.





eliana em 17/11/2010 às 17h55
amei conhecer mais sobre a fruta que eu gosto e tenho no quintal,
so não conhecia a parte medicianal de suas folhas, eu tenho gordura no figado , por favor envia a receita do cha das folhas e a dose diaria que posso tomar. parabéns pelo projeto.

marcia maria em 18/11/2010 às 17h28
boa tarde!!!
gostei muito da materia ...gostaria de saber se da para fazer cha com as folhas de pitanga e para que sao???
e qual é a receita para o cha e para que serve.
obrigada!!!

vania em 20/11/2010 às 20h22
manda elcio toama viu...

Andrelina Morira araujo em 25/11/2010 às 09h51
Gostei do artigo sobre pitanga.Pois gostaria de fazer a geléia de pitanga.Não precisa usar a pectina?como fazer o chá das folhas para emagrecer.Grata. Agruardo resposta

CLEUSA em 30/11/2010 às 05h28
Sua reportagem é fantástica. Conheço e gosto muito de pitanga, mas não sabia que era tão especial assim. Obrigado, estou muito bem informada e parabéns pela pesquisa.

tanis em 30/11/2010 às 14h03
gostei muito desta pagina. gostaria de saber se é verdade que o chá da folha da pitanga serve para esse calor da menor pausa. obrigado e espero resposta

ingrid em 02/12/2010 às 13h28
eu gosto da pitanga só nao gosto do bichinho dela ..é muito bom a pitanga

Arlete em 06/12/2010 às 14h03
Boa tarde!!! Gostaria de saber pra que é bom o chá da folha da Piatangueira.Adorei esta Pagina de vcs. Aguardo resposta. Obrigada.

Luiz Maia em 11/12/2010 às 21h21
Bom dia! Adorei a aula sobre a Pitangueira, tenho dois tipos diferente no meu quintal e milhares de mudas que distribuo pra os vizinhos, mas não seu qual proporção de folhas em um chá, vcs poderiam em auxiliar...as minha são uma que fica bem rouxinha e a outra fica bem amarelinha quase transparente.. abraços aguardo respostas

jorge wiggers em 26/12/2010 às 18h24

ola a todos que tiverem oportunidade de ler esse lindo estudo sobre a pitangueira,pois a pouco tempo adquiri uma casa em otacilio costa cidade em santa catarina,aonde no quintal desta posuui uma arvore da tal que só descobri pesquisando aqui ,que se tratava de uma pitangueira ,clara devido os tipos do fruto que hoje vou colher ,parte mais maduras outra parte deicharei para os passaros tipo sabia e sinhasu que parresse não gostar de minha pessensa por perto das frutas preferida,gostaria de saber pesqi como uzar folhas p remédio caseiro,tambem posso usar na agua do delicioso chimarão ,ansiosamente aguardarei respostas

ODAIR JOSE SABOLESKI ROSA em 16/01/2011 às 13h40
Olá gostaria de saber como fazer o chá de folhas de pinga no combate ao colesterol e pressão alta, se puder enviar em meu e-mail eu agadeço.

maria aparecida correa em 19/01/2011 às 23h03
gostaria de saber o que fazer para que os frutos não tenham bichos, pois tenho uma pitangueira, mas não dá fazer fazer licores e em comer, pois todos os frutos tem bichos.

antunes ventura torres em 24/01/2011 às 22h53
gostaria de saber se a pitanga serve para diabete e pressao alta.

Antonio Fernando em 28/01/2011 às 17h32
Qual é a melhor época do ano para a poda da pitangueira?

Maria Vieira em 02/02/2011 às 10h12
Parabéns, Tenho um pé de pitanga no meu quintal. Nesta reportagem consta que esta fruta auxilia no combate a obesidade. Gostaria de saber como? Se com as folhas ou com as frutas. Podem me orientar como fazer? muito obrigada.

REGINA CÉLIA CARDOSO em 08/02/2011 às 21h10

eu tenho a planta moro em manaus gostaria de sabe se o chá é bom pra quem tem gastrite o meu e- mail é
cardosoregina@hotmail.com me add


Mara em 09/02/2011 às 03h24
Gostaria de saber com qto tem ela começa a dar o fruto? eu tenho a pitanga amarelinha

Valdecir da Paz Lopes Wirtti em 09/02/2011 às 12h24
Parabéns, Tenho um pé de pitanga no meu quintal. Nesta reportagem consta que esta fruta auxilia no combate a obesidade. Gostaria de saber como? Se com as folhas ou com as frutas, bem como se auxilia no tratamento de varizes, Podem me orientar como fazer? muito obrigada.

RAQUEL em 14/02/2011 às 18h16
oi é verdade que o cha de pitanga é bom para emagrecer?se for como devo preparar o cha aguardo uma resposta ,e se vc puder me ensinar tambem como preparar o cha para diarréia agradeço desde ja sua atençao abraços.

lila 16/02/2011 em 16/02/2011 às 09h58
bom dia gostaria de saber se a folhas de pitangas servem realmente para diabetes e para peder peso, por favor me oriente como fazer o chá para essas duas coisas desde já agradeço a atenção

maria neida s. marinho em 17/02/2011 às 09h20
bom dia gostaria de saber se a folhas de pitangas servem realmente para diabetes e para peder peso, por favor me oriente como fazer o chá para essas duas coisas desde já agradeço a atenção
urgente agradeço neida


LETICIA DIAS em 18/02/2011 às 12h00
Olá,
Gostaria de saber se posso usar o chá das folhas de pintanga, pois tenho gastrite e gordura no fígado. Na casa do meu pai tem um lindo pé de pitanga.

Desde já agradeço.

Letícia

Isaac em 21/02/2011 às 14h15
Boa tarde!!!
Gostaria de saber se tem como deixar a fruta mais doce e como e a epoca da poda da pitangeira


MARIA DO SOCORRO ALVES em 02/03/2011 às 08h29
Gostaria de sabe, como utiliza a pitanga no tratamento cardiaco e obsidade.Adoro o suco desta fruta.Meu muito obrigada.

Regina em 02/03/2011 às 11h20
Oi gostaria de saber como fazer o chá das folhas de pitanga. E se ajuda a e magrecer.Obrigada

GINA JESUS RIBEIRO em 11/03/2011 às 00h26
GOSTEI MUITO DA PESQUISA, FOI MUITO ENRIQUECEDOR, PORÉM
GOSTARIA DE SABER SE É MESMO EFICIENTE PARA BAIXAR A TAXA
DO AÇUCAR?
QUANTAS FOLHAS P/ UM LITRO DE ÁGUA?

DESDE JÁ MUITO GRATA,

GINA RIBEIRO- SALVADOR/BAHIA

Antonio Dias em 14/03/2011 às 10h13
GOSTO MUITO DA FRUTA, GOSTEI TAMBEM DE SABER DOS BENEFICIOS QUE ELA PODE TRAZER.
GOSTARIA DE SABER TAMBEM COMO PREPARAR OCHÁ,QUANTIDADE DE FOLHAS POR LITRO D'ÁGUA, E SE REALMENNTE AJUNDA A COMBATER O DIABETE.

DESDE JÁ AGRADEÇO.

ANTONIO DIAS - MARIALVA, PR.

AGUARDO RESPOSTA

DELIA FONSECA ELIAS COUTINHO em 01/04/2011 às 14h07
Achei a matéria formidável e bem esclarecedora. Faço o chá da folha da Pintanga, usando 10 folhas para cada caneca de chá(o mesmo tamanho quase da xícara ), não fica muito forte, tomo de manhã, tarde e noite e realmente baixou a taxa de glicose. Tenho em minha casa uma cerca verde de pitanga e estou cuidando bem delas.Gostaria de saber quais os demais beneficios que ela traz para saúde, aguardo resposta e muito obrigada pelas informações do site.

daniel menezes de jesus em 11/04/2011 às 11h27
gostaria de saber se o chá da folhas da pitanga é bom pra prosta

cris em 13/04/2011 às 17h49
Quero saber se o chá das folhas de pitanga tem algum beneficio e qual são eles.

Ednalva Ribeiro em 15/04/2011 às 14h43
Gostaria de saber se o chá da folha de pitanga auxilia no combate a diabetes, adquiri essa doença na getação e não consigo me conformar com ele, ajude me por favor, dizendo se auxilia e como devo fazer, ou se vc sabe de outro remédio natual que ajuda

andrea barreto em 18/04/2011 às 12h04
oi,quero saber se realmente cha de pitanga combate diabete e quais são as outras funções e como prepara-la

Nilta em 18/04/2011 às 16h12
Boa tarde, gostaria de saber se a pitanga serve para varizes e como usar, se é chá e como seria. Poderia me informar todas as utilidades da pitanga?
Grata

evandro em 18/04/2011 às 21h22
ola tenho um pe de pitanga em casa ja com 5 anos 1 metro e meio de altura ate hoje nao deu frutos sera isso normal

marly riqueza marinho em 22/04/2011 às 13h12
gostaria de saber se as perguntas feitas, onde posso encontra-las. pois tambem sou diabetica e gostaria de tomar o chá. e como é feita a medida da agua e das folha. não sábia que ela tinha tanta propiedades, muito bom saber. obrigada , e fico na espera. com um abraço e parabens ao autor desta matéria. como muitas ao natura, adoro. atenciosamente
marly riqueza marinho

Heloisa Santos em 23/04/2011 às 00h12
Tenho uma pitangueira plantada em vaso. Notei que de uns meses pra ca tidas as folhas estao com aparencia de enferrujada. Seria possivel um diagnostico?
Grata

shirley em 03/05/2011 às 17h39
Quero saber como fazer o chá de folha de pitanga a quantidade de folhas e água a serem usados. Obrigada.

Nilton Viana em 11/05/2011 às 09h37
Olá gostaria de saber como fazer o chá de folhas de pinga no combate ao colesterol e pressão alta, se puder enviar em meu e-mail eu agadeço.


marcos zamaro em 16/05/2011 às 13h33
boa tarde gostaria de saber como fazer o cha e se poso dar o mesmo para a minha filha de 9 anos
obrigado

vildioma7 em 19/05/2011 às 15h31
gostaria de saber se as folhas da pitanga serve para biaxar pressão arteial? obrigado.. abraços

CARLOS DES ESSARTS HETZEL em 22/05/2011 às 17h29
FANTÁSTICO E MARAVILHOSO.
É A RIQUEZA DA NOSSA MÃE NATUREZA.
O CHÁ DA FOLHA É UM REMÉDIO NATURAL E EFICAZ PARA AS CRIANÇAS COM PROBLEMAS DE ESTÔMAGO.

ABÇS.

allex ferreira em 31/05/2011 às 14h48
gostei muito

angelo mariano rodrigues em 06/06/2011 às 22h00
tenho dois pes de pitanga em casa sempre tomo cha para mim faz bem me ajuda muito em varios sintoma e a fruta e uma delicia

isaias de lanes em 19/06/2011 às 16h16
minha esposa sente dores de rins e estomago, como fazer o chá da folha de pitanga,e tem hora certa pra tomar o chá,garato!

tania souza. em 29/06/2011 às 22h43
gostaria de sober se o cha serve para a bixiga

edir de castro santana em 05/07/2011 às 10h44
gostaria de saber se o cha da folha de pitanga tem poder curativo para quais males e se nao tem contra indicacao pois tenho 62 anos de idade, tenho tb o LDL muito alto.E gostaria tb de saber qual a forma correta de fazer o cha e se pode toma-lo por um periodo longo de tempo.Desde já muito grata.

Carlos Ramalho em 07/07/2011 às 17h01
Gostei muito das informacões a repeito da pitanga mas não fiquei sabendo o que eu queria que é a forma de plantio,a profundidade da cova,a rega da muda,a altura média da árvore,o tempo médio de crescimento,como é o formato da copa, e se as raizes podem afetar a estrutura da casa.
Grato

paulo jose em 25/07/2011 às 12h00
Tenho um pé pitanga e ela so deu um pouco de fruto depois não deu mais ela tem 4anos poderia me ajudar oque fazer pra eles da frutos. Muito obrigado paulo

ALBERTO DUREK em 28/07/2011 às 22h58
Gostaria de saber em questão de beneficios no controle da hiperglicemia encontrada da Diabetes tipo 2 o uso do chá de pitanga?
e qual seria a quantidades necessaria de folhas para fazer o chá, e qual seria a dose diaria? e existe contra indicação no uso prolongado deste?

Alexia em 18/08/2011 às 21h25
muito bom isso tudo qê falou ai

Maria em 22/08/2011 às 15h52
Quero que voceis me enviam o modo de fzer,qtas vezes tomar
ao dia se é adoçado ou não se é frio ou quente.!
É para perder peso Obrigada.

Ana Maria da Silva Sartori em 24/08/2011 às 20h26
Adorei esta matéria, gostaria de saber quantas folhas de pitanga se coloca para1 litro de chá, pra combater a obesidade, por favor me envie a resposta, pois tenho vários pés de pitanga no meu trabalho, obrigaga.

nilva tavares barbosa em 29/08/2011 às 12h37
Por favor, gostaria de saber porque a minha pitangueira se enche de flores porém elas caem e não se transformam em frutos.
No momento ela está branquinha de flores e estou com medo que aconteça de novo pois já estou vendo o chão com pétalas.
O que devo fazer?
Obrigada.
Nilva.

Marta Pens Alves em 04/09/2011 às 18h11
Meu problema é o mesmo da Nilva Tavares, minha pitangueira enche de flores brancas que caem e não forma os frutos. Será que precisa adubar? como cuidar dela para que dê frutos?

Ubirajara Fróes em 07/09/2011 às 20h09
Sou do interior da Bahia (Jequié) aqui quase todas as casas tem um pé de pitanga, usamos para diversas coisas inclusive para resfriado conzinhe folhas de pitanga com limão alho canela (casca) e cravo. ´é tiro e queda. gostei da reportagem precisamos divulgar mais palantas medicinas.

marina em 14/09/2011 às 11h07
desejo saber qual areceita correta do chá e quantas vezes deve ser tomado ao dia.

cleonice em 14/09/2011 às 12h39
Queria saber se é verdade que a folha da Pitanga é boa para o diabético

helena monnerat em 23/09/2011 às 10h25
Li diversas perguntas que foram enviadas ,mas não há realmente respostas que satisfaçam a essas indagações.A pergunta mais comum e que não tem resposta completa é:como fazer o chá das folhas de pitanga,sua utilidade,e qual quantidade diária.Gostaria de uma resposta completa,obrigada.Esse chá tem realmente propriedade de baixar a taxa de glicose ?

sonia aparecida ferreira em 25/09/2011 às 12h25
gostaria de saber porque o meu pé de pitanga floresce e logo após caem as flores não produzindo frutos a varias vezes isso acontece não dando uma pitanga se quer? o que será que está acontecendo? espero sua resposta desde já agradeço

marapietro sanches em 27/09/2011 às 12h27
gostaria de saber como fasso o cha de pitanga meu marido tem diabetes e se e seguro ja foi feito algum estudo sob esse assunto na aria da saude tem efeitos colatel ja e reconcido no ministerio da saude ou e so uma quença popular espero sua resposta desde ja muito agradeço

Soares em 27/09/2011 às 20h54
Gostaria de saber das propriedades das raízes da pitangueira. Aprendi muito com o material exposto. Obrigado.

Telles em 01/10/2011 às 17h38
Olá.
Tenho uma pitangueira plantada em um vaso grande que está dando frutos lindos e carnudos, porém de sabor mais amargo que o usual.
Existe algo que possa ser feito para melhorar o sabor dos frutos?
Obrigada

victoria em 02/10/2011 às 12h18
moro em portugal sou portuguesa e plantei uma pitangueira num vaso grande ja da muitas flores e frutos toda a gente fica a olhar e perguntam que planta e tao bonita obgda ao vosso lindo pais morei ai 16 anos e vos amo e tenho muita admiraçao obgda

diulia em 06/10/2011 às 09h10
para que serve a folha de pitangueira? porfavor me respondee eu só tenho 11 anos e isso é um trabalho de colégioo !!! e eu não consigo achar na internet porisso quero a sua resposta.. porfavor me responda antes do dia 26 de outubro ! meu telefone é 99112511

primo em 14/10/2011 às 18h25

estava procurando receita de geleia,achei.Tenho muitas mudas.

sandra scarparo em 14/10/2011 às 21h00
tenho um pe de pitanga na frente da minha casa no meio do jardim ha mais ou menos uns dois anos, mas estou preocupada em que o pe cresça
muito que fique com um tronco muito grosso e comece a me causar problemas na calçadas e muro. qual o tamanho e a espessura que este pe alcança

walace em 18/10/2011 às 18h11
oi eu sou walace eu quero saber como que a pitnga é

Nelma Mendes em 19/10/2011 às 10h59
ONDE POSSO COMPRAR O EXTRATO DE PITANGA IN NATURA ?

claudenice nunes em 25/10/2011 às 12h03
Gostaria da receita do chá de Pitanga e graviola.Achei muito interessante visitar êsse blog e aprendi coisas boas.Agradeço com carinho.

Rosana Soares da Silva em 05/11/2011 às 18h01
GENTE.. EU TAMBEM QUERO SABER COMO SE FAZ O CHA DAS FOLHAS DE PITANGA..
ESTOU PERDIDA AQUI PORQUE SÓ ENCONTRO PERGUNTAS.. ONDE ESTÃO AS RESPOSTAS?? OBRIGADA

RENE JEAN em 07/11/2011 às 17h49
MUITO BOA A REPORTAGEM, SÓ GOSTARIA DE SABER, COMO EVITAMOS OS BICHOS QUE DA NA PITANGA, POIS TENHO 3 PITANGUEIRAS, E TODOS O FRUTOS TEM BICHOS.
OBRIGADO

jorge luiz nogali em 08/11/2011 às 21h15
Gostaria de saber como se faz extrato de pitanga
Obrigado

Arlindo Hirose em 09/11/2011 às 10h03
gostaria de saber quanto tempo a pitangueira comessa a produsir frutos no campo e em vazo grande.

marlise teresinha eickhoff em 13/11/2011 às 21h45
oi. planttei um pe de pitanga em meu quintal. gostaria de saber quando comeca a dar frutos

EDUARDO A MIGUEL em 20/11/2011 às 12h28
TENHO UM PÉ DE PINTANGA EM CASA, NÃO SEI O QUE E QUE ESTA OCORRENDO , OS FRUTOS ESTÃO CAINDO ANTES MESMO DELES FICAREM GRANDE , O QUE TENHO QUE FAZER :::::


Adalto Dias em 24/11/2011 às 08h04
Excelente reportagem. Gostei do teor das informações.
O meu pé de pitanga floresce e dá frutos no período informado e o interessante é que a pitangueira tem favorecido-me com a visita de pequenos pássaros que costumam alegrar-me com as suas visitas diárias a minha pitangueira.

MARCELO DE MELO SCOGNAMILLO em 24/11/2011 às 19h17
Tenho em minha casa uma linda pintagueira e simplesmente sou apaixonado por ela,sua beleza,os frutos,lendo essa matéria estou surpreso pela potencialidade de uma fruta tão pequena e pouca conhecida,a minha está dando frutas nesse mês(novembro).Quem tem cuide com muito amor.

ana maria em 24/11/2011 às 21h11
adorei a reportagem sobre pitanga ,tenho um pé no meu quintal e gostaria de saber como fazer o cha para emagrecer.

Jorge Luis Silva Oliveira em 25/11/2011 às 20h41
Olá gostaria de saber se o chá de folhas de pintanga combate o diabetes, se puder enviar para meu e-mail eu agadeço.

maria auxiliadora molina simão em 26/11/2011 às 14h03
tenho um pomar [todos no v aso] pois não tenho espaço ,tenho jaboticaba,figo,açerola,amora, mas a líxia e apitanga não deu frutos tem dois anos o pé de pitanga ,está linda as folhas mas frutas nada que devo fazer? abraços.

tifani em 01/12/2011 às 15h46
Eu gostei muito por que eu precisava fazer um trabalho de ciências sobre um herbário e isso me ajudou muito!Amei isso.
Mas eu ainda queria saber sobre a borda,a nervura,...mas mesmo assim eu agradeço.

thamires em 01/12/2011 às 20h34
gostei muito

mara tonielo em 05/12/2011 às 14h33
boa tarde,gostaria de saber de o chá das folhas da pitanga é bom pra curar homorróidas,pois ja me disseram isso mas nunca tentei,também é bom pra emagrecer? se puderem me informar fico muito agradecida. abraços!!!

maria das graças zimmermann silva em 08/12/2011 às 16h15
Olha no meu quintal,nasceu um pe de pitanga juntinho com umpe de roma.Resolvi deixa-los crescerem juntos. Eu sei que ja tem sete anos, e que maravilha.Eu colho sempre muita roma e muita pitanga.A pitanga e deliciosa e a cor dela e pretinha.O que da de pitanga no meu quintal.Muda de pitanga e que nao falta tambem.No meu quintal e uma floresta de pitangueira e pes de roma.Eu pensei que o motivo da cor preta da pitanga fosse poor terem as duas nascido juntinhas. se quiserem ficar longe dos medicos coma bastante pitanga e roma Ai que delicia. Abraços

Maria das Graças em 11/12/2011 às 16h22
Meus nome é Graça de Guanhães-MG, há mais ou menos três anos que plantei uma sementinha de pitanga em um copo descartável e daí há quatro meses transplantei para um lugar certo de ficar, hoje já estou saboreando seus frutos que é muito bom. Ele tem em média 1m de altura e é pela segunda vez este ano que dá frutos. Abraços a todos.

lucia celestino da silva em 18/12/2011 às 00h39
eu lucia nâo coneiço a pitanga gostaria de coneicer.por favor mande uma muda para mim.ou a semente eu vou aguadar eu estou prasisando para fazer um remedio para mim .muito obrigado

santana camulça em 03/01/2012 às 18h45
Por favor preciso orintaçao como preparar o cha de pintanga ou seja quantas folhas em 1 litro de agua e quanto tempo ferve. aguardo resposta. Obrigado

odila em 16/01/2012 às 10h02
adorei a reportgem sobre a pitangueira.Na verdade já conhecia o fruto mas não pensei que fosse tão nutritiva.

Marina Sousa em 16/01/2012 às 16h43
Boa tarde,outro dia falando com uma amiga e ela me disse que seu cunhado não estava bem e foi indicado pra ele tomar chá de folhas de pitanga.
O resultado foi ótimo,ele esta super bem,e com 8 kilos há menos,isso tomando o chá de pitanga.
Gostaria de saber o quanto posso tomar,e como preparar.Obrigada

regina em 20/01/2012 às 23h11
gostario de sabe se o chá servi pra dor no estomago eu tenho gastrite cronica levi qt eu estou com a dor eu vou pro chá da pitanga

DENISE em 22/01/2012 às 13h32
TENHO MUDAS DE PITANGA...QUE ESTÃO SENDO ACONDICIONADAS EM SAQUINHOS PARA O FUTURO PLANTIO...CASO QUEIRAM - ESTOU EM CAMPINAS/SP

DENISE em 22/01/2012 às 13h33
O E-MAIL DE DENISE É razaoapriori@hotmail.com

zenilda da silva em 24/01/2012 às 16h52
tenho um pé de pitanga no vaso gostaria de de saber qual é o mês que ela da frutos e se tenho que colocar três pedrinhas de gelo todos os dias no vaso

geraldo dos anjos em 29/01/2012 às 20h49
Eu tenho um pe de pitanga ela e linda e o cha esta sendo muito bom para mim , eu gastaria de saber o que esta faltando para que ele de mais frutos pois esta muito devagar seria por falta de adubo ou esterco . se alguem souber por favor me comunique . ficarei muito grato um abraco e continue tomando o cha pois e bom pra quase todas perguntas acima.

vilma sousa limongi em 31/01/2012 às 20h33
Tenho pressao alta ,gostaria de saber se as folhas da pitanga e bom tomar como chá,como que eu faço se em fusaomande uma resposta.
Obrigado.

Pedro Elias Neto em 07/02/2012 às 12h41
Tenho duas pitangueiras em minha propriedade na praia de Itajuba, Barra Velha, SC. Uma delas, há dois anos, apresentou uma espécie de ferrugem em suas folhas, e me foi sugerido a poda da mesma. A partir de então, embora ela tenha se recomposto, não mais floriu e deu frutos. ela ainda apresenta alguns resquícios da tal ferrugem. O que pode ser? alguma doença realcionada e, se for, qual a solução possível? Agredeço desde logo eventual retorno. Grato

claudete brandao em 18/02/2012 às 13h06
tenho visto muitas perguntas sobre como utilizar o cha de pitanga,tenho diabetes(so foi descoberto agora) e eu quero saber como preparar e tomar este cha.Por favor responda-me.Moro em brasilia,onde encontrar.

dalva em 26/02/2012 às 15h58
tudo k li sobre pitanga muito bom, mas preciso saber data e qual a lua k devo podar; já tem 3 anos nunca podei, nem flores deu. obrg. agurdo resp.

Roseli judite da Silva em 26/02/2012 às 18h42
tenho um pé de pitanga que esta coberto por umas bolas grudadas nos galhos bem nogentas que tem em seu interior um liquido cor de vinho,e que ficam tomados de formigas pretas e nas folhas e galhos uma fuligem preta que esta atacando até outras plantas ,o que é isso e como faço para acabar com essa nogeira?

Thais Moura Conceição em 28/02/2012 às 16h36
Olá,meu vizinho plantou um pé de pitanga no quintal,a planta já tem seis anos e até agora não deu frutos,gostaria muito de saber o porque.Vocês poderiam me ajudar? Obrigada desde já,fico no aguardo da resposta.

zilda em 28/02/2012 às 18h47
favor me dizer qual a epoca ideal para podar pitangueira obrigada

claudete em 03/03/2012 às 15h30
Estou com diabetes,descobri agora em janeiro/12 e me informaram que esta no inicio.Quero saber se tem cura ou se esses chas são paliativos, se pode ser preparado em maiores quantidades e ir tomando ao longo do dia ou so pode ser preparado na hora. Obrigada

Bárbara Drummond em 04/03/2012 às 14h48
Adorei saber que o chá da folha da pitanga combate a diarreia.. apesar de não ser muito gostoso né?!
Tenho 2 pitangueiras em casa, vou aproveitar!

Cássia Moreira em 05/03/2012 às 01h30
Olá!! quero saber em que época deve fazer a poda de pitangueira? e o chá como se faz?? obrigada!!

Debora Da C.Santos em 05/03/2012 às 13h35
gostaria de saber se tem contra indicação este chá e se qualquer pessoa pode tomar .pode tomar direto mesmo quem não tem sintomas nenhum

EVERALDO DANTAS em 09/03/2012 às 21h16
OTIMO SEM COMETÁRIOS

Luiz Carlos Beltrame em 20/03/2012 às 19h14
Bom noite.
A pitanga, contem muito açucar
pode gomer quem tem diabete 2
aguardo

vitoria em 25/03/2012 às 15h58
nessa pag tem tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

leila em 03/04/2012 às 20h21
tenho a pitangueira,gostaria de saber como fazer o cha.estou no aguardo .

CLAUDIA em 03/04/2012 às 21h20
Olá, boa noite!!!
Meu filho de 8 meses esta com bronquite, e me indicarão o chá da folha de pitanga. Quero saber se realmente vai fazer bem para meu bebê!?
Fico aguardando a resposta, obrigado !!!

ANTONIO em 16/04/2012 às 09h42
tenho diarreia, gastrite o chá de pitanga posso tomar todos o dia ou contra indicassão

irene em 16/04/2012 às 10h34
Gostaria saber se o chá da folha da pitanga serve pra quem tem pressão alta ? Obrigado!

Edison Corrêa em 17/04/2012 às 11h28
Bom dia!

Por favor, me informe se chá de folhas de Pitangueira é recomendável para aliviar inflamação da Próstata?

João Carlos em 23/04/2012 às 14h32
Gostaria de informação sobre o preparo do chá da folha da pitangueira,

como preparar e horário de coleta das folhas.

Lucilia Marques em 14/05/2012 às 13h42
Adorei a matéria, plantei uma muda que ganhei mas ainda é pequena, gostaria de saber para o quê que é bom o chá das folhas e se posso podar as folhas debaixo do pé pois estão encostadas no chão.

Obrigada.
Lucilia.

Jane em 19/05/2012 às 15h27
Tudo muito bom...gostaria de plantar uma mudinha, onde encontro para comprar?
Obrigada!

jorge abelardo em 31/05/2012 às 16h48
muito mais muito bom mesmo, adorei a materia,gostaria de saber se o cha da folha da pitanga ajuda adiminui a taxa de açucar no sangue e aquantidade de folha para cada litro de agua e tambem se serve para quem tem gota. desde ja agradeço pela atenção

maria helena em 02/06/2012 às 16h00
adorei a materia.tenho um pe de pitanga em casa adoro as frutas.gostaria de saber se e bom p/varizes mesmo!!! obrigado.

MARILIA TEIXEIRA DE SIQUEIRA em 04/06/2012 às 08h58
Gostei da matéria. Precisamos valorizar nossa cultura agrícola. Quando e como fazer a poda? Os pés que tenho estão muito altos e quando as pitangas caem se machucam. Posso podar para ficarem em que altura?

Letycia em 15/06/2012 às 23h19
Olá, td bem ?
Olha to lendo aq sobre o chá de pitanga, e confesso q nunca tinha
visto fala ,q emagresçe.?
Mas to super entereçada, em tomar o chá.
Já pensei em compra uma muda p/ ter em casa ,mas agora acho q vou compra,pq acho q vale a pena ter em casa, afinal
ela serve para várias causas ?
Espero resposta por email.
Obrig, um forte abraço.?
Letycia ??

lucilla coatti em 07/07/2012 às 18h30
Olá, td bem? Por favor, preciso urgente de pitangas para fotos comerciais. Tenho com achar a fruta ou algum pé da mesma aqui em São Paulo? Obrigada.

Raimundo sales em 12/07/2012 às 02h20
boa noite galera eu nomomento pesava 100cem kilos e uma amiga pasou para me essa receita que ela perdeu 20kilos com chá da pitanga ai começei atomar menos de uma semana, olha que beleza que sucesso tou tendo bom retorno, tomo chá como se fosse agua natural toda vez que sinto cede tome ele, e tou tendo muito bom retorno faz urunar muito, e vc parece que sente corpo mas leve respira melhor, vc tem vontade ir ao banhero sempre urinar é diuretico suave, como tomo ele bem forte dois litro por dia durante um mes vc toma dois litro por dia depois de um mes faz ele bem fraco quando vc começar perde peso ai quando chegar perto do pesoq vc quer perde para de tomar uma semana antes, pois depois q começa perder peso e um sucesso ja perdir 3 kilos menos de duas semanas,deixo meu email paar contato aqui tenho como conseguir as folhas e tbm frutas se quizer ligar gente fiqui avontade tel 21 8391-9171 sou tambem massoterapeuta e adoro passar coisas boas paar as pessoas que gosta de coisas natural abraço paar todos, moro rio de janeiro abraço e boa sorte paar todos amigosxauuuuuu

Cláudia Valéria Silva de Oliveira Araújo em 23/07/2012 às 07h53
Plantei 2 pitangueiras em meu jardim, e agora em dezembro de 2012 iria fazer 7 anos, e o dono da casa em que eu resido, vai vender o imóvel, gostaria de saber como faço para poder levar minhas arvores? Realmente posso leva-las? se elas ficarem certamente vão morrer quero ajuda, e estou muito sentida em relação a outras também, como: pingo de ouro que tenho 2 e buquê de noiva tenho 4 , pinha 1, capim limão, 3 lírio da paz, todos plantados no chão me ajudem por favor. agradeço desde já

Sônia Floering Brêda Souza em 26/07/2012 às 12h53
Possuo duas pitangueiras , já produzindo.
A poda deve ser feita todo ano, e em que mes.
Elas são a alegria da meninada.
Não sabia que também emagracia??? Agradeço desde já.

marcia miranda em 28/07/2012 às 12h51
estou com uma pitangueira no vaso conprei a um ano ainda nao deu frutos mas estou preocupada ela nao esta evoluinndo e as folhas estao enferujadas o que devo fazer aquardo respota obrigado desde ja

mada em 20/08/2012 às 13h57
Boa tarde, tenho duas pitangueiras aqui em casa e não sabia o tanto de propriedades que elas possuem. Fiquei muito contente em saber. Muito obrigada!

Sandra Caldeira em 18/09/2012 às 12h12
Tenho uma pitangueira no meu jardim,produz tanto que chega até perder...fiquei sabendo dos beneficios que ela traz....e ja estou começando a usa-las. obrigada pelas dicas

Luciana Fragoso Cavalcante Santos. em 20/09/2012 às 16h12
Adorei saber tudo sobre a pitanga. parabéns a todos pela matéria e muito obrigada por esclarecer minha duvida e acredito que de muitos internautas. Show!

Luiz Fernando em 30/09/2012 às 22h00
Bom dia.
Pretendo iniciar o cultivo de pitangueiras para extração de óleo essencial de suas folhas.
Gostaria de saber onde obter as mudas e qual o período de crescimento para iniciar a colheita das folhas.
Onde obter literatura específica para este fim.
Grato pelas informações.

Ignez Bertoldi Cabrewra Trigo em 01/10/2012 às 09h29
Gostaria de saber porque o meu pé de pitanga floresce e logo após caem as flores não produzindo frutos e várias vezes isso acontece, sem que apareça uma pitanga se quer? Após o florescimento, as flores caem e aquele pequeno fruto seca e cai. O que será que está acontecendo? Será que é a humidade do terreno ? A planta tem três anos e está bem desenvolvida.
Espero sua resposta, ficando-lhe grata pela informação.


maria valéria alves em 28/10/2012 às 02h05
gostei de todas as perguntas, mas não vi respostas, tenho um pé de pitanga tambêm, estou com problemas por conta do bicho que dá no fruto, gostaria de receber orientação, e se possível como fazer o chá, e se serve mesmo para tudo que li aqui? grata!

karin preuss em 28/10/2012 às 15h34
Amei a reportagem sobre as pitangas, aqui em casa temos vários pés de pitanga, hoje minha mãe pesquisou para fazer geléia, já fizemos de araça
é uma delicia vamos fazer de pitanga tbem. desejem-nos boa sorte
um abraço a todos.

kaio anderson em 29/10/2012 às 14h07
muito bom pitanga,monteiro-pb

thaline em 12/11/2012 às 22h34
a pitangua é munto boa
demais sabor delicioso

alysson vinicus lemos duarte em 24/11/2012 às 22h52
boa noite. muito bom esse site. descubri por acaso. na casa da minha namorada tem um pe de pitanga e estava procurando receitas pra fazer com ela, pois o pe ta carregadim de pitanga. tava lendo sobre o cha das folhas e gostaria de melhor explicaçao de como faze-lo.
desde ja meu muito obrigado.

Leiliana em 28/11/2012 às 14h10
Gostaria de saber onde acho folhas de pitangueira em SP e tambem como faco o cha para poder emagrecer. obrigada pela atencao.

Sueli B. Almeida Silva em 10/12/2012 às 08h22
Esto morando em uma casa que tem um pe de pitanga . So que nos não dava valor meu marido queria cortar ,mas eu pesquizei ,passamos a dar um valor muito grande, esto amando esta frutinha vermelinha ,vamos cuidar desta arvore com muito carrinho.

Amadeu Santos em 10/12/2012 às 19h55
Gostei muito, queria saber também onde posso adquirir uma ou duas eu sou de Vila Nova Gaia,obrigado.

Aurea em 05/01/2013 às 17h59
Muito boa a página. Gostaria de saber qual é o tempo para uma pitangueira ficar no tamanho adulto e qual seu tamanho.
Moro em Novo Hamburgo-RS.
Obrigado

rafaelle em 22/01/2013 às 12h42
Oi bom dia,
Gostaria de saber onde posso comprar o fruto da pitanga em quantidade ou tambor de polpa de pitanga,p fabrica de polpa de fruta.Vcs conhecem algum fornecedor?Obrigada.

sonia maria basto em 31/01/2013 às 00h27
adorei, mas quero entender mais,sou diabetica nº1,tenho colesterol,ipertensa,agora apareceu tiroide,bem depois dos 58 anos apareceu muitas doenças,creio que foi de muito nervoso e outras contrariedades.
bem estou fazendo o cha,tomo 1 lt. por dia coloco


umas 20 folhas assim que ferver desligo o fogo e deixo esfriar.
e bom mesmo para tudo o que tenho.
verdade que baixa a diabetes, percebi que vou mais no banheiro urinar.
grata pela atenção,e continuam dando assistencia as pessoas
fico no aguardo
abraço

Carla em 03/03/2013 às 09h40
Olá,

Gostaria de saber se a folha de pitanga é boa para baixar a taxa de glicose. Favor me informar como fazer o chá, a quantidade de folhas e quantas vezes tomar por dia.

Obrigada.

José João Bordalo em 22/03/2013 às 15h49
boa tarde gostava de arranjar sementes de pitanga da vermelha e tambem da preta. quem mas pudesse enviar agradecia .

telma maria angelo da silva em 24/03/2013 às 12h43

eu queria saber se o chá da pitanga emagrece e fazer esse chá dar pra mandar a receita

JO- (SENHOR DO BONFIM-BA) em 27/03/2013 às 20h47
Adoro pitanga preta hj mesmo comi muitas delas, no quintal da minha casa tem uma pitangueira, minha mae rega tds os dias e sempre tem frutas.Nao goseti do saber da amarela!

carlos da silva em 02/04/2013 às 10h17
A materia e otima gostaria de saber como fazer o cha de pitanga quantas folhas colocar se e presizo adocar

Juliana Gouveia em 08/04/2013 às 20h43
Boa noite, estou procurando ha bastante tempo a fruta pitanga para comprar e nao estou encontrando. Voces poderiam me informar onde posso encontrar? desde ja agradeco e aguardo um retorno.

pAULO F.B. VON BRUCK LACERDA em 14/04/2013 às 09h35
MORO EM SÃO PAULO. TENHO UMA PITANGUEIRA PLANTADA HÁ ANOS EM UM VASO. ELA NÃO DÁ FRUTOS., APENAS UM OU DOIS. GOSTARIA DE SABER A ÉPOCA E A FORMA ADEQUADA DAS PODAS E COMO FORTIFICÁ-LA PARA QUE DÊ FRUTOS. DESDE JÁ AGRADEÇO A OREINTAÇÃO. OBRIGADO.

maria apparecida souza e silva em 04/05/2013 às 07h07
li todos os comentários e vi que em sua grande maioria têm perguntas. Queria, não, quero saber como são respondidas. Claro que tenho uma pergunta. Tenho algumas árvores que não dão frutas. Porque? Minhas pitangas não ficam vermelhas. Caem antes. Antes de ler este "site" só tinha as árvores para beleza. Cida

Angela reginatto em 04/05/2013 às 13h32
Sou uma plamtadora de pitangas, assim pra dar pra quem goste,porque eu sempre gostei de plantar, mas tenho 3 grandes pés de pitanga na minha casa que dão todos os anos frutos e eu me delicío pois sou apreciadora desta fruta, agora ouví dizer que está saíndo um livro maravilhoso sobre tudo que é de bom desta planta, pois ameniza muitos males e até anti cancer ela é. eu sempre guardo as sementes para o próximo ano plantar, eu agora plantei 3o sementes em copos de plástico de 5oo ml com terra boa, plantei ainda em fevereiro porque agora, em maio vou dar de presente para meu afilhadinho que vai fazer aniverssário, então quando os seus convidados vão se despedindo, ele vai dar um pé para cada um deles com todas as explicações e seus benefícios e para os seus familiares estarem informados pois mais tarde quando creçer vai estar com metros de altura .
obrigada. abraços a todos estou as ordesns se quizerem mudas gratuitas.

Daisy Partal em 12/05/2013 às 13h49
Parabéns pela reportagem,sou apaixonada por árvores e nem imaginava que minha "filha" pitangueira,era tão importante.Obrigada.

celso rodrigues de souza em 15/05/2013 às 22h41
me indicaram tomar cha de folha de pitanga com laranja da terrapara dor nos ossos . Sera que funciona.

Marne Dulinski em 29/05/2013 às 18h10
Gostei muito de sua página! Eu já estou usando Chá de folhas de Pitangueira ( +- 3 colheres de sopa para cada litro de água), por no fogo, quando ferver, abafar, esfriar e depois coar. Tomar uma xicara pela manhã e outra a tarde(*não tomar demais porque é muito diurético).
A pessoa que me receitou informou ter curado da próstata o seu ex-marido. Um abração a todos em especial ao pessoal da página!
Marne

juliane da cruz em 07/06/2013 às 21h06
Li materia e gostei muito! moro em Ferraz de Vasconcelos em Sao Paulo, e estou procurando pitanga a fruta, e nao consegui encontrar nos mercados. Se vcs sabem onde posso encontrar?
desde ja muito obrigado..

ana maria soares aranega em 25/08/2013 às 17h54
Tenho um de pitangueira num vaso grande faz 8 meses deu poucas flores mas morreram q posso fazer p dar frutos ..aguardo resposta ..agradecida

joao pestana em 05/09/2013 às 22h02
olá vivo em cascais, lisboa tenho uma pintangueira pequena estava a desenvolver bem, mas mudei-a de sitio e a partir dai o caule e as folhas novas ficam murcham. alguém pode me ajudar obrigado

Francys em 09/09/2013 às 18h27
como extrair a polpa da pitanga manualmente?

Francys em 09/09/2013 às 18h37
Resido em um sitio, onde disponho de diversas outras frutas além da pitanga (goiaba, banana, laranja, manga, acerola, maçã, mamão, limão), como também diversas verduras e legumes (tomate, alface, cenoura, beterraba). Peço que me oriente a misturar a maior quantidade possível desses ingredientes, objetivando fazer sucos saudáveis e benéficos a saúde. Muito grata

Ellen Aparecida Camargos Costa em 07/10/2013 às 14h59
Eu gosteimdos comentários e gostaria de saber como faço o chá das folhas da pitanga porque li que as folhas dela ajudam a emagrecer. Vocês poderiam responderem fazendo o favor Ellen; no email ellenapcosta@yahoo.com.br.

israel em 09/10/2013 às 11h52
adorei ,a tese ,de comentario.quero dizer que aqui em salvador dar pitanga vermelha ,e dar ate pra comercializar ,se alguem ,estiver interesado. ai tar meu email ismack_16@hotmail.com

joao dauricio em 10/10/2013 às 12h43
tenho 3 pés de pitanga com mais de 20 anos e não dão frutos, gostaria de saber se podem voltar a dar frutos e como faze-lo, se tiver alguma literatura a respeito como adguiri-la, local das pitangueirs Riacho grande SBC São Paulo

Lara Regina Figueiredo Arboite em 16/10/2013 às 09h16
Tenho um pé de pitanga gigante no centro da cidade de Osorio,rs. é maravilhoso levanter e comer a pitanga direto do pé.Fiquei muito feliz com a matéria,fiquei sabendo das propriedades da mesma.Parabéns .tenho muda para doar

João Pedro Miranda Mendes em 17/10/2013 às 17h42

Eu tenho três pés de pitangueira nos fundos do meu pátio, e eatou muito feliz esta carregada de fruta.

maria clesi ribeiro kerschner em 19/10/2013 às 16h22
Tenho uma pitangueira que dá frutas grandes mas de uns tempos pra cá está dando meia duzias de frutos,que devo fazer pra voltar ter bastante frutos

Teresa Maria Bernardo Alcoforado Pequeno Oliveira em 19/10/2013 às 17h04
Moro num condomínio e nos canteiros vários pés de pitanga , os pés estão carregados de frutos , só em toda fruta tem bichinhos iguais aos da goiaba e nas folhas tem uns espetinhos verdes colados nas folhas . Gostaria de receber orientações d como cuidar dos pés para evitar os bichos.
Agradeço ,

Teresa

LAGO RIOS FONTES PENAFIEL E MARIA IZABEL FIGUEIRA PENAFIEL em 23/10/2013 às 19h01
TENHO UM PE DE PITANGA COM MAIS DE 4 ANOS E NAO PRODUZ. ENCHE DE FLORES E NAO DA NENHUMA PITANGA. PRECISA OUTRO PE PERTO OU O QU E FALTA? MORO EM MACHADINHO DOESTE RO
AGUARDO RESPOSTA.

ana maria dos santos otero em 04/11/2013 às 10h18
por favor, também tenho uma pitangueira que foi produzida através de semente e transplantada para a terra a uns quatro anos, ela não tem nenhuma praga (aparente), floresce inteira as abelhas ficam dois , tres dias nas flores , mas depois não produz frutos, qdo,. muito duas pitangas.. ela tem alguns brotos que nascem de dentro da terra , cortamos, mas nasce novamente. Gostaria de ter alguma ajuda, o que posso fazer? Entre os ramos mais grossos tb cresceram alguns destes brotos que relatei e já são grandes. obrigado pela atenção e se tiver alguma ajuda agradeceria muito.

brenda danielly em 18/11/2013 às 18h40
eu tenho 10 anos estudo e estou fazendo uma pesquisa para mim mesma e essse site me ajudou muito obg pelas informaçoes!!!!!

Leyla Bittencourt de Oliveira em 13/12/2013 às 12h27
Gostaria que me enviasse, se possível, como faço o chá das folhas da pitangueira para obesidade. As folhas tem que estar secas, qual a quantidade de folhas e agua. Preciso ferve-las muito, Aguardo sua resposta. Obrigada Leyla Bittencourt

Jorge Luiz Olup em 13/12/2013 às 23h38
Qual a altura que chega uma pitangueira, qual o diâmetro do caule e como são as raízes, podem se espalhar e romper canos e piso do pátio?

cristino salgues em 06/01/2014 às 14h53
proveitosa reportagem. quase cortei unico pe .felizmente li e acho bonita o arvoredo. tenho gota e me acho c crise .como fazer o chá. obrigado pela orientação.

WANDERLEY DIAS em 27/01/2014 às 17h06
GOSTARIA DE SABER SE REALMENTE O CHA DA FOLHA DA PITANGA COMBATE A PROSTA.
BRASILIA DF 61 9646 4414.8242 8078

jorg em 02/02/2014 às 15h15
olá pessoal
Em geral, chás são feitos com folhas secas a sombra, recomenda-se que não ferva as folhas pois altera as propriedades terapeuticas.
Faça o chá a um paladar aceitável a concentração só influirá na obtenção dos resultados.

roberto andrews custodio vieira em 18/02/2014 às 19h09
como e onde posso comprar suco de pitanga concentrado? E essencia para doces?

marco timm em 18/03/2014 às 14h25
boa tarde a pitangueira pega sò da sente ou pega de galho tambem?

rosa maria b. de mello em 08/04/2014 às 15h41
Achei todo o artigo extremamente útil. Tira muitas dúvidas . Mais fiquei sem saber como faço uma muda do caroço.Se possível, responda.grata

Comente esta página

Nome:
E-mail: