Agora na Apremavi: nublado, 20°
Busca
Tamanho do texto A A A

Louro-pardo. Uma árvore de luxo

Autor: Geraldine Marques Maiochi. Colaboração Miriam Prochnow. Publicado em 20/02/2009.

Semente de louro-pardo

O louro-pardo, espécie nobre, conhecido cientificamente como Cordia trichotoma, ocorre naturalmente nas áreas tropicais e subtropicais do Brasil, Argentina e Paraguai.

É uma das espécies nativas com maior potencial para o plantio com fins econômicos, especialmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, por apresentar uma combinação de aspectos favoráveis como: crescimento rápido, boa forma, madeira de qualidade, frutificação abundante e facilidade de produção de mudas.

Sua madeira é muito usada para a movelaria de luxo, serrados em geral, laminados e revestimentos. Tem boa resistência à flexão e possui atributos estéticos e decorativos, com estabilidade para usos interiores. Sua madeira também é muito utilizada para a fabricação de cabos de ferramentas.

Sua árvore pode alcançar 35 metros de altura, com tronco reto e cilíndrico, dando fustes de 10 a 20 metros. Suas flores pequenas, brancas, perfumadas e com floração vistosa, tem também propriedades melíferas. A produção de sementes se dá a cada dois anos.

O louro-pardo apresenta melhor crescimento nas áreas sem geadas rigorosas. Em seus primeiros anos de vida, é sensível ao frio e sofre com as geadas tardias. Sua plantação é mais recomendada para plantios em locais com temperatura média de 18ºC.

A Apremavi tem produzido mudas de louro-pardo no viveiro Jardim das Florestas, para utilização em projetos de recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) e também em plantios com fins comerciais.

Louro-pardo

Nome científico: Cordia trichotoma (Vell.) Arráb. Ex Steud
Família: Boraginaceae
Utilização: madeira utilizada para fabricação de móveis, peças decorativas e pequenos barcos. Utilizada para paisagismo de forma geral.
Coleta de sementes: diretamente da árvore quando se observar que as inflorescências estiverem secas.
Época de coleta de sementes: janeiro a maio.
Fruto: alado, inflorescência seca quando madura, cálice aderente ao fruto.
Flor: branca.
Crescimento da muda: rápido.
Germinação: normal.
Plantio: mata ciliar, área aberta, sub-bosque.
Observação: a semente permanece aderida ao fruto.

Fotos: Edinho Schaffer e Miriam Prochnow

Fonte de Pesquisa:
PROCHNOW, M. (org). No Jardim das Florestas. Rio do Sul: APREMAVI, 2007.

LORENZI, H. Árvores  brasileiras: um manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil, vol. 1, 3 ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2000.

http://www.cnpf.embrapa.br/publica/boletim/boletarqv/boletim17/carvalho.pdf. Data de acesso 20 de fevereiro de 2009.

http://www.tropicalflora.com.br/tropicalflora/pt/ajxDetTexto.php?codtexto=45&codcategoria=25. Data acesso 20 de fevereiro de 2009.

Comentários

Andressa Creppas em 24/02/2009 às 19h15
Gostei muito dessa flor tão linda chamada louro-pardo,fiz um trabalho de aula com ela e aposto que meus amigos vão adorar também!Beijos

Eduardo M. Freitag em 16/03/2009 às 21h29
Aghei interessante esta espéçie de arvore, não tinha conhecimento dela.
Gostaria de mais informações a respeito,inclusive como adiquirir mudas.

16/03/09



luiz carlos ribeiro da silva em 18/03/2009 às 09h53
Bom Dia!!! Conheço um mateiro que que tem conhecimento de 25 espécies de LOURO,faço constantimente andanças pelas MATAS com ele para coletar sementes de árvores de grande porte.A região aqui é a MATA SUL de PERNAMBUCO no município de CATENDE,caso lhe enteresse sobre as árvores aqui existente,estarei pronto a colaborar,seque algumas das árvores que faço monitoramento, Buranhém,Maçaranduba,Pau Amarelo,Pau d'óleo,Pau Alho,Gargaúba,etc...

Antonio Lacerda em 28/04/2009 às 18h47


Prezado Colega

Como posso conseguir algumas sementes desta nobre arvore..? Aguardo seu retorno

Gladstone em 23/07/2009 às 20h57
Prezados Srs.
Gostaria de ser agraciado com algumas poucas sementes de louro pardo. Se alguem que esteja lendo esta mensagem, quiser me enviar, deixo aí meus dados; e, desde já, agradeço :-


Gladstone Aguiar Duarte
Rua Gervasio Bonavides 20
11015-180
Santos - SP -

pauloprego em 17/09/2009 às 15h38
como conseguir sementes de louro-pardo

GILBERTO LORENZONI em 19/10/2009 às 16h06
Resido em ToledoPr., na minha casa havia um exemplar desta madeira nobre, um Louro Pardo que atingia 45 metros de altura,infelizmente tivemos um temporal com tornados e chuva forte no dia 11/10/09 e ele acabou sendo derrubado pela ação do vento com raízes e tudo mais, o tronco precisava de três pessoas para abraça-lo, do tronco enorme irei fazer alguns móveis e cabos para ferramentas além de várias fotos de recordação desta árvore que tinha mais de 70 anos.

Cyro A. Machado Carneiro em 30/10/2009 às 16h26
Recentemente comprei do Instituto Ambiental do Paraná diversas espécies nativas para enriquecer as matas do meu sítio, no entanto, não consegui mudas de louro-pardo, pau-marfim e copaíba. Gostaria de saber se os senhores tem disponível sementes desta espécie? se tiverem me informem o preço (se for de graça melhor). Obrigado.

Valdemar Ramos em 13/11/2009 às 10h25
gostei muito desta arvore. Ainda não a conhecia. Sua madeira, suas flores e seu porte me impressionaram. Como Deus é maravilhoso por ter criado tantas espécies.gostaria se possível receber pelo menos uma semente.obrigado

Paula em 19/01/2010 às 12h17
No ano de 2009 o louro-pardo não frutificou, o que tem acarretado na dificuldade de se obter sementes dessa espécie. Espero que esse ano ele nos agracie.

toti gosando em 21/09/2010 às 09h31
gostei muito poi o loureiro esta em estição

escola em 24/11/2010 às 09h35
otario
qm escreveu issopor@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

vilson luiz rosset em 17/04/2012 às 13h59
preço da semente como tambem a quantidade de sementes por kilo

flora rios em 31/10/2013 às 21h45
gostaria de saber como faço para adquirir sementes de louro tenho um viveiro

Comente esta página

Nome:
E-mail:
Comentário:



* Comentários anônimos ou ofensivos não serão aceitos.
* Fique tranqüilo: Seu endereço de e-mail não aparecerá na página, nem será divulgado ou cedido a terceiros, e só é utilizado para nosso controle interno dos comentários.

Temas


Ferramentas

Imprimir
Enviar por e-mail
 

Boletim informativo

Cadastre-se para receber as novidades da Apremavi em seu e-mail.

Nome:

Endereço de e-mail:

Compartilhe

© Copyright 2002-2014, Apremavi - Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida.