Agora na Apremavi: parcialmente nublado, 25°
Busca
Tamanho do texto A A A

Araçá-vermelho. O fruto que tem olhos

Autor: Tatiana Arruda Correia. Colaboração: Miriam Prochnow. Publicado em 05/02/2009.

Fruto do Araçá-Vermelho

A maioria das pessoas considera o fator estético como principal no plantio de uma árvore, mas as árvores, além de proporcionarem o embelezamento da propriedade, trazem conforto ambiental, com a diminuição da incidência de luz e calor no verão, protegem as nascentes e rios, abrigam e alimentam a fauna.

Espécies como o Araçá vermelho (Psidium cattleyanum Sabine), apresentam ainda, grande potencial para exploração econômica, por conta das características dos seus frutos. Os frutos são bem aceitos para consumo "in natura" ou então, industrializados, na forma de doces em pasta, cristalizados ou geléias. Tudo isso pelo teor de vitamina C, proporcionalmente quatro vezes maior que os frutos cítricos. Outra forma de aproveitamento desses frutos é a elaboração de sucos.

Apesar de terem todo esse potencial como fonte nutricional e matéria-prima para a agroindústria de alimentos, poucos são os dados sobre o seu cultivo, produção e utilização.

O araçazeiro é uma Myrtaceae encontrada em estado silvestre no Brasil, da Bahia até o Rio Grande do Sul. O seu nome vem do tupi guarani e significa “fruto que tem olhos” em alusão as sépalas que dão a aparência de olho no fruto.

O óleo extraído de suas folhas é utilizado na medicina tradicional como antidiarreico e muitas vezes é também utilizado como antibiótico, por apresentar forte atividade contra bactérias. Relatos da comunidade falam também de propriedades anti-hemorrágicas.

O araçá tem baixa susceptibilidade a doenças e pragas, com exceção à mosca da fruta. É um componente indispensável em sistemas agroflorestais, sejam eles destinados à recomposição de áreas degradadas ou para fins econômicos.

Na recomposição de áreas de preservação permanente ele tem uma função especial, pelo fato de ter crescimento rápido e de atrair a fauna. A Apremavi tem produzido muitas mudas das várias espécies de araçá no viveiro Jardim das Florestas. Também tem utilizado essas espécies em larga escala nos seus projetos.

Araçá-Vermelho

Nome científico: Psidium cattleyanum Sabine
Família: Myrtaceae
Utilização: Madeira para construção civil, cabo para ferramentas, lenha e carvão. Seus frutos são comestíveis e atrativos para fauna.
Época de coleta de sementes: Outubro a março.
Coleta de sementes: Diretamente do chão, após a queda do fruto maduro.
Fruto: Vermelho carnoso.
Flor: Branca.
Crescimento da muda: Médio.
Germinação: Normal.
Plantio: Mata ciliar, área aberta, solo degradado.
Ocorrência: Bahia até o Rio Grande doSul, na mata pluvial atlântica e na mata de altitude, ocorre principalmente nas restingas litorâneas situadas em terrenos úmidos e nas capoeiras de várzeas úmidas. Não ocorre no interior de floresta primária sombria. Ocorre também, porém de maneira mais esparsa, nos campos sujos e capoeiras úmidas de região de altitude.

Fotos: Edinho Schäffer e Miriam Prochnow


Abaixo algumas dicas de receitas com araçá

Suco de Araçá
Ingredientes
2 litros de água filtrada
10 folhas de araçá
15 folhas de hortelã
suco de 4 limões
açúcar ou adoçante a gosto
Modo de fazer
Coloque no liquidificador todas as folhas, água, suco do limão e o açúcar ou adoçante, liquidifique bem, mas não por muito tempo, apenas 5min. Coe em peneira fina e adicione gelo, se precisar coe novamente num pano, para que não fiquem "farelinhos" principalmente para que as crianças tomem.
Sirva bem gelado!

Geléia de araçá com mamão
Ingredientes
600g de mamão maduro
400g de araçá
300g de açúcar
Modo de fazer
Tire o caroço das frutas e bata no liquidificador sem água. Coloque num taxo, acrescente o açúcar e leve ao fogo médio por mais ou menos duas horas. A consistência fica a gosto de quem faz.

Abaixo matéria da RBA TV feita em março de 2009.

Fontes Consultadas:

NACHTIGAL, J.C. Propagação de araçazeiro (Psidium cattleyanum Sabine) através de estacas semilenhosas. Pelotas: UFPEL, 1994, 66p. Dissertação (Mestrado em Fruticultura de Clima Temperado).

PROCHNOW, M., SCHAFFER, W.B (org). A Mata Atlântica e Você: como preservar, recuperar e se beneficiar da mais ameaçada floresta brasileira. Brasília: APREMAVI, 2002. 156p.d

LORENZI, H. Árvores  brasileiras: um manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil, vol. 1, 3 ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2000.

GUERRERO JR, P.G. Composição Química e Atividades Antiparasitárias do Óleo Essencial de Psidium cattleyanum (Mirtaceae) . Sociedade Brasileira de Química ( SBQ). Disponível em: https://sec.sbq.org.br/cdrom/30ra/resumos/T1345-2.pdf. Data de acesso: 30 jan 2009.

Comentários

Angelo Sardá em 05/02/2009 às 16h02
De dar água na boca :-)
Que vontade de comer araçá!

Dolores Kopsch Chiquetti em 05/02/2009 às 17h53
Fruta que dá água na boca!
E de quebra, belíssima!!

Nercy Terezinha de Souza Massud em 05/02/2009 às 19h09
Abençoada Terra Brasileira, pena que muita gente ainda não se deu conta e trabalha contra. Parabéns aos que cultivam e preservam a Mata Atlantica.

Sandra Regina pinot Costa em 06/02/2009 às 09h51
Olá!!
Adorei a pesuisa.
Penso que a informação é a base de tudo.
Sendo assim registro aqui a importância do trabalho de toda a equipe Apremavi.
Durante este ano gostaria de ter a oportunidade de visitar a sede da associação com alunos do ensino médio.


Lia Victória em 06/02/2009 às 10h40
Olá!
Parabéns pela iniciativa, a informação chegou em boa hora, tenho em meu jaredim dois pés de araçá, um vermelho e outro amarelo. A fruta é uma delícia e a árvore decorativa.
Abraços a equipe

Socorro em 06/02/2009 às 11h23
Não conheço o Araçá porque não tem na minha região.Mas desejei alguns no meu jardim,pois tenho muito espaço.Adoro plantas e bichos.Sou formada em Biologia.

André Luis Pimentel em 06/02/2009 às 19h28
Só tenho a parabenizar pela informaçao. A sugestao do uso desta deliciosa fruta e da potencialidade desta, que se torna útil para a natureza e por consequencia para o homem.

Sem Mais!

André Luis Pimentel - Geógrafo.

DIRCEU NILO BIANCHI em 11/02/2009 às 10h52
Gostei muito da reportagem, aproveito para dizer que tenho 04 plantas em meu quintal, iniciaram a produção com 02 anos de idade. Alta produção. Iniciará a maturação no final deste mes de fevereiro. Lembrete para a pesquisa oficial. Quem sabe, venha a se tornar um grande produto comercial para o futuro?, Parabens.

Renato Côrte Real em 12/02/2009 às 15h55
O artigo é muito interessante e instrutivo. Devemos procurar prestigiar as nossas frutíferas nativas, aqui do sul, com homenagens justas como esta.

Decio Carminhoto em 13/02/2009 às 10h35
Gostei muito da reportagem tb, tenho um pé Araça em minha chácara, porém alguns dizem que é Gabiróba, outros Araça, como posso saber se é uma ou outra.
Parabéns pela edição.

celoni t r cardozo em 17/02/2009 às 20h53
fiquei feliz em encontrar a reportagem e principalmente as receitas.
tenho no meu jardim um pé de araçá com dois anos, e gostaria de
aproveitar os frutos, que este ano são muitos. PARABENS pelo conteudo da página.

cinira scandovieri em 01/03/2009 às 13h38
Ola, adorei ler sobre o araça, pois tenho um pé já grandinho no meu jardim e agora é época dos frutos e tenho degustado todos os dias, e tbm me suroreendi com as receitas. nossa vou poder aproveitar ainda mais os frutos por que sua produção esse ano está otima, muito obrigada pelas informações. Já conheço o fruto há mais de 20 anos.

Fátima em 10/03/2009 às 08h07
Gostaria de saber se esta especie de araça ( vermelho ), qdo amadurece fica com a cor parecida com a cor da jaboticaba, e sua semente é do tamanho da semente de goiaba, tenho um pé a fruta é azedinha com um leve sabor da goiaba, e da um suco que é uma delicia. o fruto não é grande ( menor que uma jaboticaba) da de penca, estou em dúvida se é araça ou não.

Renan R. Rutkievicz em 12/03/2009 às 21h57
Nóssa mt legal a reportagem. Eu moro em Lages - SC e aqui da Araça como agua em poço. Além de ser uma fruta deliciosa e refrescante, tem um aroma mt agradavel e possui várias propriedades interessantes.

evani aparecida dorna em 15/03/2009 às 13h45
gostaria de conseguir uma muda do araçá vermelho, pois ja tenho do branco. sabe onde eu consigo< me responda por favor.

barbara em 20/03/2009 às 13h10
Muito bom. Vai me ajudar muito em meu trabalho sobre as plantas. Muito bom mesmo.
Obrigada!

luis gustavo guerreiro da silva em 31/03/2009 às 11h50
quero saber como faço as mudas?

Edson em 01/04/2009 às 11h32
adorei a materia, otima !!! eu tenho mudas de araca em minha chacara, tamanho medio de 20 centimetros , caso alguen se interese vendo a 2 reais a unidade, contato, kme_h@hotmail.com

Newton Fernndes Figueiredo em 14/04/2009 às 09h56
fiquei sabendo que o araçá serve tambem como agnte antiglicemiante por favor se alguem sabe de algo de-me retorno. Obrigado.

geisson em 02/06/2009 às 23h32
como se chama uma pé de araça?
gostaria muito de saber
obrigado

CLAUDIO CASELLA em 09/06/2009 às 13h52
Saudações!
Muito boa esta materia!
Mas eu gostaria de saber se araça vermelho gosta de terreno seco ou úmido , pois tenho os dois tipos de terreno.
Atenciosamente antecipo meus agradecimentos.

José Amário da Silva em 14/06/2009 às 22h33
Gostaria de obter uma muda. Estou em belo horizonte.rsrsrs
Se alguém puder ajudar... Agradeço muito.
Obrigado!

carlos em 25/07/2009 às 18h50
Não é bem um comentário, se bem que a matéria é suma importância. Registro que o potencial comercial desta planta é enorme. Tenho pé dessa espécie em meu quintal e informo que ele dá frutos duas vezes ao ano, inclusive agora os frutos estão maduros e maiores, bem avermelhados. Minha dúvida é se isso é normal nesta planta e se é possível fazer chás das folhas?

luis de castro em 21/08/2009 às 19h49
Sou de Araçatuba, como o nome diz(derivado de araça), interior de SP. e criei uma marca já registrada, chamada Fruto Araçá. São souvenires onde apresentamos a arquitetura da cidade. Acessem e vejam como o araçá ficou bonito no trabalho. Parabéns pelo trabalho.

NICOLLE BELLO em 21/09/2009 às 17h25
oi...
adorei vocês me ajudaram muito da minha atiidade de aula.
muito obrigado???

carlos silvio em 28/09/2009 às 09h59
parabéns pela reportagem sobre araça,pois eu tenho em meu terreno esta fruta que é muito gostosa, e a arvore atrái muitos pássaros.
tambem gostaria de saber se dá p fazer chá da folha! um grande abraço!

Julia Alves em 30/10/2009 às 18h38
Eu vivo em Portugal e apareceu-me no meu quintaluma árvore de
araçá não sei como veio cá parar os frutos são pequenos é normal?
tenho semeado mais e nascem muito bem agradeço a informação.
Muito obrigada.
Um abraço para vocês.
Julinha.

Geraldo Mota em 03/11/2009 às 11h25
Companheiros,


Se alguèm puder favor me enviar sementes do ARACÀ VERMELHO>
TENHO SEMENTES DE ARVORES NATIVAS QUE POSSO ENVIAR < SE ALGUEM INTERESAR SO ME ENVIAR E_MAIL>

ATT>

GERALDO MOTA

silvio luiz scherer em 28/11/2009 às 19h23
Olá! Gostaria de saber como combater a formação de "bolinhas tipo ervilhas" nas folhas de um araçazeiro nativo de mato.
Grato!
Silvio.

vlamir em 15/12/2009 às 13h30
Onde posso encontrar frutos de Araçá para venda em São Paulo?

aldemir de Souza em 15/12/2009 às 18h44
Gsotaria de receber umas cinco mudas

Eliane Garcia em 19/01/2010 às 17h17
Olá pessoal.
Através de pesquisa sobre o Araça, encontrei o site e achei encantador! Moro em Franca-SP e por acaso encontrei um pé de Araça carregado de frutos na porta de uma escola. Colhi 4 frutos que estavam quase maduros e mesmo assim guardei as sementes. Acho que é de Araça-Amarelo. Gostaria de saber como faço o plantiu das sementes.
Desde já agradeço e fico no aguardo do retorno.
Abraços a todos.

claudete mieiro concato em 29/01/2010 às 10h42
Que maravilha de pesquisa.Moro em Cornélio Procópio-Pr. Tenho um pé de araça no jardim. É a maior delícia.Todos que por aqui passam ficam logo interessados em saber que fruto é. Gostaria se pudessem que me mandassem mais receitas que utilizem o araça.Muito obrigada. Meus netos adoram o fruto.Abraços à todos...

Delmar Ew em 30/01/2010 às 20h56
TEMOS UM PÉ DE ARAÇÁ VERMELHO EM NOSSO QUINTAL. MINHA ESPOSA NÃO DAVA MUITA IMPORTÂNCIA ÀS FRUTINHAS DELE. ISSO, ATÉ VERMOS JUNTOS ESTA MATÉRIA. AGORA ELA VAI OLHÁ-LO COM MAIOR CARINHO.

Maria Helena Moreira da Silva em 04/02/2010 às 00h36
Procuri no Googleum site sobre o cultivo de Araçá.Tenho 2 árvores,que desde o ano passado estão frutificando que é uma beleza.recém agora estão amadurecendo.Adoro comê-las, quando estão maduras são a minha primeira refeição.Eu só queria saber se ela pode ser podada, para não ficar muito grande.Elas estão plantadas na frente da casa e eu não quero que elas cresça, para cima por causa dos fios.É um fruto maravilhoso, mas eu só tiro o olhinho e como a fruta toda pois não dá para descascar.Eu vou procurar a dissertação de mestrado de Fruticultura aqui da UFPEL.É que já me aposentei de lá e não sabia dessa bibliografia.Eu trabalhei na Fitotecnia,mas na minha época nunca vi trabalho sobre o araçá.Agora vou fazer muitas mudas.Já aprendi que é pelas frutas que caem.A
Desculpem o alongamento do comentário.Agradecida.Maria Helena Moreira da Silva.

Diva em 11/02/2010 às 21h23
Não é bem um comentário é uma pergunta. Gostaria saber se é correto fazer suco do araçá batendo as frutas no liquidificador, coar numa peneira bem fina e adicionar um pouco de água, gelo e açúcar.
Aproveito para parabenizá-los pelas informações dadas nesta página. agradeço antecipadamente.
Diva

Carlos Roberto em 23/02/2010 às 13h34
Boa tarde, Gostaria de saber como eu posso comprar uma muda de pe de Araçá e um de Angico, para meu uso próprio ,grato des de ja

Nelson lopes em 24/02/2010 às 14h59
fiquei impressionado com a reportagem e gostaria se possivel obter uma muda désta planta, como posso consegui-la. abraços. Nelson lopes

terezaceleste rodrigues em 04/03/2010 às 18h44
gostei muito queria saber sobre araça roxo eu tenho um pe a fruta e parecida mais a arvore parece uma jabuticabeira seria isto mesmo ou minha fruta nao e araça celeste santa rita do sapucai mg abraco parabens

marga ligia pfitscher em 28/03/2010 às 23h41
Tenho um arvore de araça vermelho em casa,e ele jafaz um ano que as frutasficam enferrujadas e caem mesmo antes de amadurecerem bem,ja coloquei calcareo e adubo na raiz e não resolveu nada,gostaria que se possivel me passasem alguma instruçao do que devo fazer com ela,para podermos aproveitar essa deliciosa fruta.desde ja muito obrigada.

Isolete Butzke em 03/05/2010 às 14h11
Gostaria de saber qual a diferença entre o araça e a gabiroba...

Maria Ittner em 06/06/2010 às 20h58
Há 5 ano plantamos um pé de araça. Está bonito, com quase dois metros de altura, mas nunca floresceu/frutificou. Meu marido quer cortar e plantar outro, mas tenho pena. Quero saber se posso podá-lo, diminuindo sua altura para favorecer os galhos laterais. Posso podá-lo agora em junho/julho ou devo sacrificá-lo?
Agradeço a ajuda.
Maria

EMERSOM em 09/06/2010 às 10h15
OI BON DIA EU QUETIA SABER COMO UM RESUMO SOBRE O TEXTOS

MANDE PARA MEU EMAI-L

Kátia - em 10/06/2010 às 15h25
Queria a mesma resposta da Sra. Maria Ittner sobre a poda do pé de araçá agora em Junho/ julho. O mesmo para o pé de cerejas.

Ricardo Dias Cabral em 11/06/2010 às 13h40
Muito boa para pesquisa só gostaria de saber o tempo que demora para atingir a maturidade , ou seja primeira floração e frutificação.
obrigado

laura Ferreira em 26/06/2010 às 05h43
Laura ferreira de Portugal
Eu tenho um pé de araça vermelho, que costou caro, cera de 30 euros à 8 anos mas produz belissimos frutos, a minha arvore é de pequeno porte e produz em Outubro, eu comia a medo por não os conhecer Obrigada pela explicação.

giselle marciniak em 08/07/2010 às 16h09
Amei a iniciativa... Precisamos fromar uma corrente muito forte para recuperar as florestas!
Estou estagiando pela UERGS em Cachoeira doSul, RGS, e desenvolvo um projeto de arborizacao urbano com meus colegas pela prefeitura em um bairro piloto. Empregaremos o araca vermekho com especie chaveAbraco
Giselle.

oscar guimarães em 14/07/2010 às 14h01

Tenho um araça com cercade dois metros e tres anos.Dá muita flor brancamas não cria fruto.O araça é hemafrodita ou é preciso machoe femea .Agradeço ermail com informação.caldas da rainha-portugal

francisco amaral em 04/09/2010 às 14h08
Tenho uma arvore de Araça vermelho na minha varanda. Tem 2m de altura. Neste momento ( inicio de Setembro ) está ainda com os frutos rijos e de cor verde escuro. Gostaria de saber quanto tempo demora para amadurecerem (aproximadamente). E gostaria também que me informassem quando a poderei podar.

francisco amaral para Oscar Guimarães em 04/09/2010 às 14h21
Olá Oscar Guimarães, eu sou Francisco Amaral e vivo em Lisboa.
Ao consultar este Site pude ler a sua duvida acima descrita, sobre o Araça vermelho. E eu tive o mesmo problema. A flor caia toda e não aparecia o fruto. Entretanto ao ver uma abelha ás voltas nas flores lembrei-me de as polinizar artificialmente com os meus dedos...tocanco sucessivamente nas flores com o mesmo dedo, cheio de pólen. E surpresa, os frutos apareceram. Desculpem do Site, por ter avançado uma resposta, que não terei a certeza da sua veracidade, no entanto quis ajudar este amigo das arvores. Obrigado.

Mauro em 15/09/2010 às 17h31
Olá !Gostei muito do trabalho de vocês . Gosto de tudo ligado a natureza !bom trabalho a todos Infelismente não tenho pés de araça ,mas mandei email para vocês pedondo informações ,estou ancioso pela resposta .Desde já agradeço a atenção e muito obrigado!

edna em 16/09/2010 às 13h25
por favor me responda meu araçaizeiro produziu muitas flores mas nao frutificou por favor me oriente oque devo fazer ? muito obrigado

odete ferreira em 30/09/2010 às 17h50
nunca tinha ouvido falar dessa arvore ou fruto, porém estive internada em um hospital com a saúde bem ruim ,então sonhei com as folhas dessa arvore (no sonho alguem me dizia )fiquei curiosa resolvi pesquisar ...e não é que a arvore existe!!!!!!!!!

nubia regina silva de oliveira em 08/10/2010 às 12h46
minha filha ganhou num sorteio um pé de acerola, meu filho plantou, quando cresceu era uma pé de araçá vermelho fiquei surpresa!,eu nao conhecia a arvore,o fruto é muito gostoso.Sou de Salvador-Ba lá é comum encontrar araçá verde,más aqui em Lins-SP onde estou morando agora,é novidade pra mim o araçá vermelho.Estou muito contente em ter essa árvore no meu quintal.

marcia ap marini nardi em 24/10/2010 às 12h36
nunca vi esta fruta, meus filhos ganharam uma muda em uma festa da escola (festa da primavera) ontem 23/10 e fui eu pesquisar sobre a tal planta e me surpriendi já gostei sem conhece-lá pretendo plantá-la na frente da minha casa quero que todos apreciem esta planta e seus frutos parabéns pela página e pela matéria me ajudou muito sou amante da natureza OBRIGADA.

judite ramalho em 11/11/2010 às 20h35
moro em caldas da rainha- portugal, e tenho uma araçá vermelho que não conhecia, só á cerca de dois anos é que começou a dar frutos este ano descobri pela net como se chamava a planta, deu bastantes frutos, tem cerca de 1.70m de altura tem pouca folhagem o terreno é barro. gostava de ter mais plantas onde poderei encontrar ?

Nelci Teresinha Welnecker em 23/11/2010 às 14h03
Adorei as informações desta pesquisa...Sou do RGS , nasci no meio do mato, bem dizer, e adoro plantas... Acabei de plantar uma muda de araçá...está com uns 70 cm já... Quero ver se ainda como algumas frutinhas dele, antes de partir "desta para melhor".... pq já estou com 63 cilindradas....rsrsrs Mas se não conseguir ter esse prazer, deixo para meus lindinhos ....meus netos (q são 3)....até agora....rsrsrs
E vamos que vamos pessoal....É isso aí...."em se plantando, tudo dá" Um abraço a todos os q participarem desta página.

Eduardo Padilha em 14/12/2010 às 18h35
Gostei das informações, principalmente as do suco. Coloco as sementes no chão adubado e deixo crescer. Tenho casa na praia e consegui aqui no RS, uma variedade entre o branco e o amarelo. Muito gostoso e carnudo, só vi desta variedade na praia.

Ramiro em 20/12/2010 às 21h25
Acabei de conhecer esta planta gostava de saber onde a podereia arranjar. Pois adoro plantas tropicais. Sou de Abrantes.

Rivaldo de Azevedo em 24/12/2010 às 11h58
Poxa,

Araçá Vermelho??? Nunca ví!!! Manda para mim a semente porque aquí Na Bahia em Alagoinhas não tem> Se precisar eu pago quando for retirar!!!

Obrigado

Adroaldo Aleir Varela Cardoso em 15/01/2011 às 12h18
Olá pessoal,
Moro em Lages/SC, tenho um pé de Araça que comprei numa agropecuária, há uns 06 anos. Com mais ou menos 02 anos já deu frutos, sendo que primeiro eles ficam verdes (Entre Dezembro/2010 e Janeiro/2011), depois eles ficam vermelhos quando maduros (Fevereiro de 2011), sendo que o pé carrega bastante, imagino que irá dar uns 1.000 frutos. Eu faço suco tirando a casca e moendo em liquidificador, após misturo a polpa com água (Detalhe, tem que achar a quantidade certa de polpa para 01 litro de água, fica a gosto de cada um, mas usa pouca polpa e acrescenta acúcar e gelo). A polpa pode ser congelada para ser usada quando não tiver dando mais frutos. Pode comer a fruta in natura, basta lavar e tirar o "olho" rsrsrsrsr (talinho verde). Só tem um problema, quando madura demais aparece uns bichinhos dentro deles, brancos. O problema é que não quero passar veneno, prefiro passar algum produto natura, mas não sei qual. De quaqlquer forma, a não ser pelo nojo, tenho certeza que eles não fazem mal, portanto na dúvida, se vc achar algum deles em suas frutas, não tenham dúvida, comam porque os benefícios que a fruta tem é muito grande. Tem mais vitamina C, que muitas frutas cítricas. Se alguém puder ajudar, informando algum produto natural para passar no pé me avise.
att.
adocard1998@yahoo.com.br
Obrigado.

Turibio Ravison em 16/01/2011 às 08h08
Gostaria de saber se o Araca tem propriedes fitoterápicas , assim como a Melissa (erva-luiza) e o Maracuja (fruto-da-paixao), como sonifero! Obrigado.

ALCIR BRIDI em 11/02/2011 às 10h50
EU TENHO UM PÉ DE ARAÇA DE 2 ANOS QUE ESTA CARREGADO SO QUE OS FRUTOS ESTÃO COM BICHOS, TEM O QUE FAZER??? DESDE JA AGRADEÇO A AJUDA.

Gilson de Souza Werneck em 13/02/2011 às 11h30
Sou fã de nossas frutas exóticas, não tenho araçá, gostaria de adquirir uma muda de araçá vermelho. Poderiam me informar onde posso encontrar (no Rio de Janeiro ou outro lugar desde que entreguem). A reportagem está ótima e divulga muito bem as maravilhas que temos

wilmar em 13/02/2011 às 12h30
Muito interessante as pesquisas sobre o araça. Fiquei sabendo um pouco mais sobre essa fruta tão gostosa. Tenho dois pés em meu pátio. Um do vermelho outro do amarelo e estou pesquizando como fazer doces, geléias ou chimias. Se tiver mais receitas por favor me mande. Um abraço.

roberio costa em 14/02/2011 às 19h00
eta brasil que dá fruto bom... o unico lugar do brasil que só dá fruto podre é Brasilia.mas se bater uma inceticida bem forte e matar aqueles grandes besouros nocivos que tem lá, ha... como irá produzir fruto bom.

roberio costa em 14/02/2011 às 19h00
eta brasil que dá fruto bom... o unico lugar do brasil que só dá fruto podre é Brasilia.mas se bater uma inceticida bem forte e matar aqueles grandes besouros nocivos que tem lá, ha... como irá produzir fruto bom.

Débora Pinho em 18/02/2011 às 15h24
Eu tenh um pé de araça só que os frutos tem bicho o que eu faço???

Juraci Luiz da Silva em 18/02/2011 às 16h46
Muito bom este artigo sobre uma planta, cujas propriedaes não são tão conhecida a nivel nacional. Gostaria de informações sobre a germinação das sementes, pois que fiz canteiro partindo da retirada das sementes das frutas caidas por amadurecimento, porém não germinaram ou a porcentagem de germinaçao é muito baixa.
Sou lhes muito gratos pela informação.

CARMEN MAURÍCIO em 11/03/2011 às 20h45

MARAVILHA, esta matéria! Tenho um pé de araça carregado de frutos vermelhos em casa. Descobri osabor das frutas a pouco tempo e, nào paro de comer . Entào resolvi pesquisar suas propriedades ; fiquei muito feliz por ter esta árvore em casa. Além de bonita , produz um fruto tão ricos em vitaminas e muito saboroso. Vou plantar as sementes e cultivá-los na minha chacara.
MUITO OBRIGADO pelas informaçoes!

Cristiano em 18/03/2011 às 15h44
Boa tarde. Estou com o mesmo problema mencionado em um comentário anterior, que as frutas ficam "enferrujadas" e caem mesmo antes de amadurecer. Na verdade a casca fica grossa e rugosa, com coloração amarronzada, cessando o crescimento. Gostaria de saber o que pode ser. Muito obrigado

Wilian Eduardo de Moraes. em 29/03/2011 às 17h41
Sou da cidade de Santo Antonio do Pinhal Vale do Paraiba - SP, quando menino e minha região tinhamos muito araça nas partagem e depois de um certo tempo isso acabou sumindo, fui reencontrar o araça novamente em Santa Catarina na cidade de Palhoça onde vivi por 3 anos, não resistindo troxe mudas novamente para minha cidade hoje estão produzindo muito bem, e proporcionando novas mudas.
Willian - Especialista em Apicultura.CEA Unitau

vanda mendes borges em 17/04/2011 às 11h28
tenho 02 pés de araçás plantados na praia, no litoral catarinense, e gostaria de saber porque os frutos estão com casca dura, enferrujadas. O que devo fazer para tratá-los?. Obrigada,
Vanda

Neuza f. da fonseca em 27/04/2011 às 19h19
tenho saudades de comer minha avó guardava sempre para mim por isso me lembro com carinho ; e me dá água na boca ,o que eu precisava o endereço onde eu possa comprar moro no rio de janeiro;obrigado.

Samuel Maccari em 04/05/2011 às 08h58
Olá! Tenho um pé de araça vermelho com 4 anos de idade que nunca floresceu. O solo é fertil pois na mesma área tenho diferentes cultivares de laranja e carambola... Será que devo eliminar o pé?

Alessandra Marques em 25/05/2011 às 08h22
Descobri que tenho um pé de Araça em casa (depois de muita pesquisa), plantado em um vaso grande. A mudinha cresceu e hoje é uma arvore de 3 metros (ainda dentro do vaso), porem a mesma já tem uns 3 anos e ainda nao floresceu e consequentemente nao frutificou. Ela tem um periodo para florescer?

neiva em 26/05/2011 às 12h21
araça vermelho é muito gostoso

katia em 28/05/2011 às 21h38
minha tem diabete ,e quando a gricose dela estar alta ela toma chá de araça e baixa na hora para 80 não sei quem encinou a ela desse chá mais e´incrivel é muito bom.

Mauri Fernando Mafra em 26/06/2011 às 19h09
Tenho um araçazeiro que produzí por sementes. Tratavam-se de frutos bem grandes e vermelhos. Fiz a coleta em Florianópolis no Posto de Campo da Polícia Ambiental e de arvores bastante carregadas de frutos. O meu araçazeiro está com uns quatro metros de altura , bem robusto, plantado em muito bom local e nunca deu flores ou frutos. O que está acontecendo? Ja fiz diversos tipos de abubação e nada de fruto. Poderiam por gentileza esplicar-me o que está ocorrendo?
Aguardo e obrigado
Mauri

marcia em 18/08/2011 às 16h00
Tenho um araçazeiro que produzí por sementes. Tratavam-se de frutos bem grandes e vermelhos. Fiz a coleta em Florianópolis no Posto de Campo da Polícia Ambiental e de arvores bastante carregadas de frutos. O meu araçazeiro está com uns quatro metros de altura , bem robusto, plantado em muito bom local e nunca deu flores ou frutos. O que está acontecendo? Ja fiz diversos tipos de abubação e nada de fruto. Poderiam por gentileza esplicar-me o que está ocorrendo?
Aguardo e obrigado
Mauri



Milton em 09/09/2011 às 10h05
Tenho um pé de araça, não sei se é vermelho ou amarelo, ganhei num casamento, enfeite de mesas, e continuei a cultiva-lo, e depois de 2 anos esta dando flores, pequeninos e no formato de um figo, e até agora nao há pragas no pé, adubei com restos de frutas, cascas de banana,laranja,mamao, etc.. e cascas de ovos, ah e tbm com fezes de cachorro, oque são na verdade,excelentes para adubar a terra, assim como fezes de aves, e evitam muitas doenças no pé, obrigado pela atenção a todos...

yurialmeida em 20/09/2011 às 19h58
qual a região que o araçá vive ?
moro em (pe) e pretendo plantar mudas de araçá vermelho amarelo e azul
e mas outra pergunta qual o clima q o araça azul be o vermelho gosta de ficar vi a entrevista adorei !!!!!!
porfavor mandem a resposta q eu vou ficar esperando

Izabel cerdeira em 22/09/2011 às 22h26
gostaria de saber mais sobre o araça vermelho e o branco se posso plantar em terra vermelha e seca, na regiao de curvelo.agradeçida Izabel. E tambem sobre o araça amarelo espero resposta.

Rosana Maria Resaffe em 24/09/2011 às 01h24
Pretendo plantar o araçá vermelho e gostaria de obter informações sobre terra e clima preferido. Aguardo Informações sobre como adquirir

M. Cruz em 26/09/2011 às 09h50
Possuo araças amarelos e vermelhos. Os amarelos ainda estão verdes, os vermelhos este ano amadureceram mais cedo, estão agora em plena fase de maturação.
Embora estes frutos não sejam muito conhecidos por cá (Sever do Vouga, Aveiro,Portugal) a verdade é que cada vez existem mais pessoas com estas frutas de tipo tropical.
Estas pequenas árvores dão muitos frutos que de tantos este ficam pequenos e é não é possível consumi-los todos em tempo útil, pelo que pedia ajuda com receitas ou forma de guardar estes araçás.

Ana Maria Leão em 12/10/2011 às 14h35
Olá! Descobri este vosso site porque também tenho um araça vermelho
que este ano está cheio de frutos e queria dicas como aproveita-los!
Habito norte de Portugal (Paredes)e é o 5º ano que dá e cada vez maiores!
Adoro comer ao natural mas não consigo comer tantos!
Obrigada pelas dicas

Alfredo Xavier Vieira em 31/10/2011 às 11h49
Comprei uma casa há uns três anos, e no terreno tem muitas árvores frutífera, onde tem um pé de araçá vermelha, ainda não deu nenhum fruto. Minha duvida é: precisa de outro pé para poder Ter a polinização?
Ficaria feliz se alguém tiver essa resposta.

rita de cássia em 04/11/2011 às 17h45
Olá!!!gostaria q vcs me dessem a informação sobre o araçá. Tenho um pé já há 4 anos e este ano ele deu umas poucas frutas , porém, pretas....afinal q tipo é e o q devo fazer pra q ele frutifique melhor. Nunca tinha visto os frutos pretos e duros....só conheço o amarelo. Por favor me enviem a resposta pro meu e-mail: ritacogs@hotmail.com OBRIGADA.

Pauly Ribeiro em 26/11/2011 às 13h16
Tenhu um especie dessas em ksa, mais ela esta com algum tipo de necrose no fuste. Tenhu medo de pé morrer. O que posso fazer?

Adroaldo Cardoso em 01/12/2011 às 22h17
SOLUÇÃO (Armadilha natural - Sem uso de veneno).
Quanto aos problemas de Bichinhos dentro da fruta, descobri que o maior problema do Araça é a mosca da fruta, então é só combater a mosca. Vai ai uma dica que eu usei e deu certo.
1) Em 200 ml de Vinagre de maça adicione umas 03 colheres grandes de açucar. Dissolva bem o açucar no Vinagre.
2) Pegue uma garrafinha descartável de uns 400 ml e abra uma janelinha na lateral da garrafa, no final da parte reta, antes de chegar na curva que vai para o gargalo (Faz um corte na orizontal de mais ou menos 01 centímetro. Em cada ponta do corte faz outro corte do mesmo tamanho para cima. Dobra essa janelinha para cima e deixa assim. Coloca o líquido (até na metade da garrafa) que vc preparou dentro da garrafa e rosqueie a tampa. Amarre uma cordinha de uns 30 centímetros no gargalo e pendure num galho da árvore. A mosca vai ser atraida pelo doce vai entrar pela janela e não vai conseguir sair, morre, portanto não vai botar seus ovos nos frutos. Faça umas duas armadilhas quando os frutos estiverem pequenos ainda. A armadilha funciona e pega bastante mosca. Eu reduzi em 90% a incidência de bichos na fruta de Araça. Ps: Mesmo se ficar algum bichinho, tenha certeza que fará menos mal que muitas coisa que nós comemos. Coma a frura in natura ou tire o talinho verde (olhinho) e triture no liquidificardor com casca e tudo (formará uma polpa). Pode congelar a polpa em copos descartáveis e fazer suco quando quiser é uma delícia. SUCO de ARAÇÁ: Pegue um pouco de polpa (a quantidade vc vai ter que ir testando, SE FICAR MUITO FORTE REDUZA A QUANTIDADE DE POLPA) e coloque em 01 litro de água, bata no liquidificador, adicione um pouco de açucar e tome gelado. Vai fazer o maior sucesso, eu garanto.
Abraços.
Adroaldo Cardoso.
adocard1998@yahoo.com.br ou santa-claus1998@hotmail.com

kelly Cristina Alves da Cruz Silva em 08/12/2011 às 03h39
Mudamos para uma casa onde há um pé de araça, o antigo proprietário disse-nos que o pé produz frutos.
A arvore é baixa porem frondosa e eu gostaria de saber a época ideal para poda.
Obrigada pela dica!!

Odair em 16/12/2011 às 10h16
Poxa, temos por aqui o araça amarelo, o vermelho deve ser uma maravilha.
Tem alguém que possa me ceder sementes do araça vermelho, vamos cultiva-lo.
Gratos!

Odair em 16/12/2011 às 10h20
Sementes de araça, quem tem para doar!
odair@tubocort.com.br
Gratos.

Sergio Roberval Bezerra em 19/01/2012 às 15h22
Tenho em casa um pé de araçá vermelho, frutas deliciosas!!! De novembro/2011 pra cá apareceu em suas folhas umas manchinhas brancas (pareciam larvas de insetos) talvez sejam fungos, não sei... As folhas ficam amarelas e caem, os galhos e os frutos secam... O que devo fazer?? Preciso de ajuda!!!!Obrigado!!!

Ediflora Portugal em 26/01/2012 às 18h20
Estimados Srs.
Compro ou alugo fotgrafias para de Araçá Vermelho e Araçá Amarelo.
Estamos em Portugal e precisamos da V. colaboração, se não têm estas fotos, podem fazer o favor de indicar o e-mail de quem as possa ter.
Agradecido!
Cumprimentos, Vitor Faria

Bertolina b. Coelho em 27/01/2012 às 17h48

plantei uma muda de araça vervelho, no meu quinta, com trez,
anos deu os premeiros frutos, foi lindos pois o tamanho era miuto
grande no segundo ano. nôa produsio mas este ano.deu tantas,
frutas que estu fasendo gelei, pois nâo è posivel comer todos
feliz de que pode ter uma planta desta, em seu quintal. 28/01/2012

P. Lousado em 05/02/2012 às 17h09
Vivo em Portugal e sou fã do araçá. Tenho vermelhos e amarelos e produzem bastante bem.

Eduardo wiethorn em 11/02/2012 às 21h07
Adorei a página, gostaria de informações sobre o meu araçaseiro, todo ano ele carrega com muitas flores e muitos frutos, as folhas são lindas, porém, os frutos não se desenvolvem, eles ficam pretos e secos, alguns chegam até a rachar. Vocês poderiam me ajudar com algumas informações? Desde já agradeço.

claiton joao da silva em 17/02/2012 às 20h17
olá, tenho em minha casa varias arvores de araça.E pela primeira vez fiz suco da fruta. A unica coisa q posso dizer é q o suco é uma delicia. Agradeço pelas informaçoes sobre esse beneficio q a natureza nos ofereçe. Abrçs.

volnei em 19/02/2012 às 14h33
Gostei da matéria. Tenho dois pés do araçá amarelo, que estão com dois anos e menos de um metro de altura e super carregados. Gostaria de adiquirir um pé do araçá boi, onde posso encontrar?
abraços
Volnei

Jaqueline Lessa em 27/02/2012 às 20h35
Tenho um pé de araçá vermelho na frente da minha casa. Ta lindo e dando frutos.

Celmira Giesel em 02/03/2012 às 18h11
O araçazeiro que temos no quintal de nossa casa está lindo,dando muitos frutos. É a primeira vez que frutificou.Ficamos felizes não só pelos frutos mas pela beleza que se pode observar.

ismael pereira em 04/03/2012 às 22h29
Conheci o araçá amarelo nos campos de pastagens do sudoeste mineiro.gosto da frutaporém hj vivo em Santa Bárbara d'Oeste - sp e por aqui não este tipo de planta.como eu posso conseguir mudas das duas qualidades de araçá?
desde já agradeço
ismael

patrick e simone em 07/03/2012 às 19h51
oi somos de lages sc,temos dois pés de araçás em casa é uma maravilha,só o fato de poder colher a fruta pra comer já é muito bom,temos o vermelho e o amarelo estamos tomando muito suco porque dá muita fruta álem de embelezar o terreno bjssss

Rubens Henrique Teixeira em 13/03/2012 às 06h52
Gostaria que alguém indicasse o nome do tipo de araçá que tenho na minha chára. Ele é roxo, do tamanho de uma jabuticaba média, muito ácido, produz em grandíssima quantidade,; é um dos que tem menor semelhança com a goiaba.

Rubens Henrique Teixeira em 13/03/2012 às 07h04
Excelente o artigo sobre o araçá, agora eu tenho 3 pés de um araçá-roxo, mas não é o que está em pauta, pois este é muito ácido e poucas pessoas o aceitam in natura, porém o suco, o licor e geléia feitos com ele são deliciosos.

maría celina em 25/03/2012 às 10h37
la frutita de la feria

gabi em 07/04/2012 às 22h52
Aqui no nosso sitio araça e mato , adorei a receita de suco das folhas vou preparar amanhã mesmo gratos

Maria Alice Sousa em 13/04/2012 às 00h44
Por acaso entrei neste site e ví a matéria sobre o araçá vermelho. Eu Nunca tinha ouvido falar que existe araçá vermelho. Estou impressionada. Pelo menos aqui em Recife eu nunca ví. Gostaria muito de obter umas sementes para plantar na casa de familiares, pois moro em apartamento. Tenho certeza que será um sucesso. Agradeço desde já pela sua resposta.

Maria Alice Sousa em 21/04/2012 às 21h45
Estou interessa em obter as sementes ou mudas do Araçá Vermelho.
Por favor mandem para:

MARIA ALICE SOUSA
RUAFREDERICO LUNDGREN 316
APT. 102 IMBIRIBEIRA
CEP 51170-470 RECIFE PE

IRENE GOBETTI em 27/04/2012 às 19h22
Ola Maria Alice
tenho sementes, colhidas recente, posso envia-las a vc, aguardo que de um ok, e te envio
abçs IRENE

CURITIBA PARANA

IRENE GOBETTI em 27/04/2012 às 19h24
....ola Maria Alice, pode me escrever? irenegobetti@gmail.com

abçs

marco em 16/05/2012 às 16h22
me lembrei dessa fruta por causa da música da novela cabocla que tinha um trecho " depois da curva da estrada tem um pé de araçá tenho o coração flexado toda vez que passo lá " eu não conhecia e tive essa curiosidade, agora gostaria de saber como conseguir as mudas, moro em são luís do maranhão.

Armando Camacho em 02/06/2012 às 05h37
Bom dia. Plantei á dias 3 araçaleiros amarelos no meu quintal a 80 cm de distancias uns dos outros. Apesar das arvores que eu tenho visto são de porte pequeno , não sei se deveria aumentar a distancia entre eles. Alguem que esteja dentro do assunto que me deia uma dica se puder. Obrigado

João Wilher Butrico em 03/07/2012 às 10h59
Gostaria de saber onde posso conseguir muda de araça, pois gostaria de plantar em frente da minha chacara.

beto em 24/07/2012 às 21h12
boas

queria pedir em quem tiver semente de araças amarelos ou vermelhos se me podia me enviar sou de portugal da sona de aveiro, pago o envio claro, ja agora se alguem souber se elas se dao bem nesta sona de aveiro de santa maria da feira,como cai umas geadas no inverno nao sei se elas toleram, agradecia a informaçao
muito obrigada
aguardo
cagcosta@gmail.com

beto em 24/07/2012 às 21h19
esqueci de perguntar no email anterior se alguem tem alguma especie de anona ou goiava ou mesmo mamao na minha sona pois tenho sementes para plantar mas nao sei se elas se dao pelo inverno que temos pois cai algumas geadas em santa maria da feira
agradeço informaçao
obrigada
cagcosta@gmail.com

Giselle em 10/08/2012 às 17h18
desejo adquirir mudas de aracá,como devo fazer?

Eduardo Rodrigues Netto em 26/08/2012 às 22h46
Desejo adquirir mudas de araçá una, como devo fazer?

joaquim marques machoqueira em 14/09/2012 às 12h34

Me podeis indicar quantos reais vale um araçaleiro de tamanho médio?

Muito obrigado,

Joaquim

Manoel ferraz em 23/09/2012 às 17h08
Gostei muito saber algumas coisas sobrê o fruto do araçá vermelho,no meu quintal tenho alguns pés do araçá amarélo,fiquei feliz em sabêr que da para fazer geléia e sucos com o fruto.

tania mara santos em 27/09/2012 às 09h57
Adorei a reportagem, gostaria muito de plantar em meu quintal um pé de araçá, não sei onde adquirir mudas em bh, se alguem souber me informe por favor.Tenho duvidas se araçá é o mesmo que gabiroba, se não for quero tbm mudas de gabiroba para reviver minha infancia.

Paula Janeiro em 07/10/2012 às 12h39
Boa tarde gostaria de saber como fazer doce ou geleia de araçá. Tenho
imensos quer vermelhos quer amarelos e não sei o que fazer.
Obrigada

Edson Kruger em 31/10/2012 às 18h45
Tenho em meu quintal, tanto a Araçá-da-praia ( Araçá branca), como Araçá Una ( Araçá Vermelha). A primeira quando madura é excelente para comer In-natura, porem a vermelha, é um pouco ácida para comer, mas ótima para suco. Por esta razão gostaria que me dessem dicas para reproduzi-la por estacas.

Paulo limons em 04/11/2012 às 11h28
Ganhei uma muda de araçá vermelho. Plantei no meu quintal próximo ao canil da minha labradora. É uma árvore muito bonita, mantém-se frondosa o ano todo, suas flores tem um perfume muito agradável e o fruto é saboroso.
Fiquei feliz ao encontrar este site, pois era justamente o que eu procurava. Como gosto muito de pássaros, e agora sabendo que o araçá vermelho atrai a fauna, vou cuidar com muito carinho do meu pé de araçá vermelho. Abraço.

P.Costa em 09/11/2012 às 00h40
Sou do Porto. Portugal

Vendo Palnta de Araça e fruto.

Contactem os interessados

Sebastião Kemper da Silveira em 22/11/2012 às 11h48
Tenho 02 (dois) pés de araçás com frutos a mais de 02 (dois) anos e gostaria de retirar dos mesmos mudas para plantio. Para obtê-las somente pelas sementes ou posso retirar galhos pequenos do araçá?
Obrigado e fico no aguardo.
Kemper...

isaac ribeiro novaes em 20/12/2012 às 23h10
sou de campos verde no mt ja comprei desta fruta que eu tambem não conhecia .mais gostei do suco da mesma.
gostaria de comprar uma muda deste araça.

Silvana em 04/01/2013 às 18h14
trouxe de SP araça e fis suco ficou uma delicia vou plantar no meu quintal.
Parabens a todos que participaram da materia muito boa! nem sempre as pessoas conhecem os frutos, que bom que temos a internet onde podemos pesquisar.

MARLENE LEITE em 24/01/2013 às 18h37
Na minha casa tem vermelha e branca ,o suco e maravilhoso ,eu e minha família adoramos ,só que aqui e janeiro e ja estamos comento fazendo suco. E uma árvore linda com seus frutos.

nery em 26/01/2013 às 13h49
Pasme-se! Em Moure de Madalena, Viseu, das zonas mais frias de Portugal vou hoje fazer compota de araçá do meu quintal. Araçá vermelho que me faz lembrar a goiaba que eu comia, em menina, em Angola. A terra dá tudo ,ou quase tudo, se for cultivado com amor. O clima não é propício mas o cuidado supera-o. Depois direi se ficou gostosa. Bai i MC nery

joao da rocha em 27/01/2013 às 17h07
As frutas de araça racham .....o que devo fazer?
Obrigado

Leda Sampaio PEREIRA em 19/02/2013 às 14h25
Temos no nosso sítio vários pés de araçá vermelho e do amarelo e não sabia o que fazer com tanta fruta ,encontrei esse site e junto com ele vária dicas. Obrigada

sandra mara r. fortunati em 25/02/2013 às 09h42
ola ,eu tambem tewnho um pé de araçã em casa estamos no mes de fevereiro e desde janeiro está dando frutos grandes vermelhos e bem sãnzinho,mais meu esposo fez um raleio de folhas e passou um remédio, e tambem a fruta não racha.
É simplesmente uma delicia e fazemos suco .moramos em Palmas no PR.QUALQUER INFORMAÇÃO nosso telefome 46 3262-3536 obrigada e tambem temos palanque para cerca e cepos para casa.
até mais .

J. nelson em 21/03/2013 às 10h28
Boa tarde.Tenho uma árvore araçã á cerca de 10 anos.Tem frutos que adoro, apesar de pequenos.Procuro saber, se possivel,algum benefício para a saúde!
Um abraço para todos, daqui de Paredes(30 km. da cidade do Porto),para quem desconheça.PORTUGAL

Iédio Spinola em 28/03/2013 às 08h38
Tenho procurado aqui em minha cidade mudas de araçá vermelho ou araçá una e não tenho encontrado.

Iédio Spinola em 28/03/2013 às 08h40
Gostaria de saber como faço para comprá-las ou até mesmo receber doações de sementes para que eu possa plantar. Quem puder favor manter contato com iediospinola@hotmail.com.
Desde já grato.
Att,

Iédio

Iédio Spinola em 28/03/2013 às 08h42
Sou de Vila Velha/ES...

Abraço a todos!

Muito boa a matéria...

jose bairos chaves em 05/04/2013 às 15h07
Desejava que me informassem com posso obter samentes de araçazeiros vermelhos. Sou residedente nos açores PORTUGAL
com os melhores cumpriments

Henrique Berthes em 16/05/2013 às 20h09
Tenho um em casa e queria saber como se poda ele

Giana em 30/05/2013 às 21h50
Acabo de me mudar para uma casa com uma árvore de araçá. Como posso saber se ela está frutificando?
Qual o tempo para colher os frutos?

Obrigada :D

Jenny em 17/06/2013 às 11h25
Olá. Se poderem me ajudem.
Vivo num país com clima tropical seco.
Tenho uma planta oferecida por um grande amigo no meu jardim.
Está carregadinho de frutinhas,mas de repente começaram as folhas a secar e os frutos a não desenvolverem.
Será do vento?
Quais os cuidados a ter com a planta?
começou a secar quando aumentou o vento e o calor +-30graus . Muito sol .Tenho muito amor pela planta. Abraços e sucessos Jenny

Jenny em 17/06/2013 às 11h32
Esqueci de dizer que vivo numa ilha Santiago em Cabo Verde. Gostei muito do vosso trabalho.
Abraço e obrigada.
Jenny

THAIÇA em 19/06/2013 às 20h17
Olá,gostei muito mas não fala sobre oque eu preciso como florescem e frutifica,poda,se precisa de Luz ou não quantos anos ela dura e etc mas tirado isso é uma pagina ótima

Filipe Gonçalves em 23/06/2013 às 19h30
Olá, também tenho um problema com o meu araçá vermelho, fica carregado com os botões de flor mas depois cai tudo. Não pode ser da terra porque tenho um araçá amarelo ao lado que fica cheio de frtutos deliciosos. Alguém sabe a causa?
Abraço e obrigado

maria eliza em 15/08/2013 às 20h19
gostei de mais vai ajudar no meu trabalho sobre as plantas

neves simoes em 27/08/2013 às 21h52
tenho araçazeiro amarelo posso dar 3 ou 4 pés vivo na fonte da telha -costa da Caparica-almada Portugal ---ligue.00351-938350055 neves-simoes

vanessa bitencourt em 24/09/2013 às 09h49
não conheço o araçá vermelho precisei das informações para um trabalho de escola só achei que em algumas partes deveria estar mais especificado pois minha professora eh muito rígida mas por mim esta completinho ....

JOSE CARLOS ROSSINHOLLI em 05/02/2014 às 09h41
gOSTARIA DE SABER ONDE POSSO COMPRAR OU ADQUIRIR A MUDA RO ARAÇA. HOJE GANHEI UMA FRUTA E ADOREI.

wagner roberto em 17/03/2014 às 15h40
Ola gosteria de receber doações de sementes.vcs podem m doar ou indicar quem possa.Obg.Wagner

wagner roberto em 23/03/2014 às 01h03
Ola.Gostaria de receber doação de sementes.Rua joao inacio bicudo.n215.Vila paulista popular.Campos do Jordao.CEP.12460.000..Obg.!

elisabeth aparecida padilha borges da silva em 09/04/2014 às 17h34
já fiz esta recita de doce de araçá e ficou uma delicia.

Márcia Santana em 16/06/2014 às 16h21
Olá! Moro em um terreno muito grande em uma cidade no interior do Mato Grosso e estou fazendo um pomar para pássaros. Adquiri sementes de Araça Vermelho mas temo por ela não se adaptar ao clima, mesmo eu dando água durante a seca. Será que ela aguenta?

Carlos em 07/07/2014 às 23h46
Olá boa noite, gostaria de saber como se cuida do araçaseiro. Ele sempre é atacado pela mosca da fruta, em seu caule aparece constantemente uma espécie de verrugas, muitas. A planta está sempre com aparências feias e com poucas folhas e raquíticas. Como se cuida disso.
Muito Obrigado.

Maria silva em 14/08/2014 às 15h41
Sou do Pico acores e adoro aracais ,agora tenho orasaleiros aqui no Canada estao em flor ficam na rua de maio ate setembro depois vem para dentro de casa.tambem tenho uma figueira,um maracujaleiro que tem muitos frutos .

Carmen S Nogueira em 15/08/2014 às 01h10
Página educativa e divertida! Frutos, flores, doces, sucos, do Brasil e até de Portugal! Quanto ao araçá boi, é raça de boi de pelo amarelo com manchas pretas (Dicionário Enciclopédico Luso Brasileiro Lello Universal/ vol.1- pag. 190). E que saudade da minha cidade natal Araçatuba! Deus abençoe a todos! Carmen-Capital de São Paulo.

nilce flesch freese em 19/08/2014 às 18h11
gostaria de receber semente de araça alguem pode me ajudar

fatima DOURADO em 12/09/2014 às 15h21
Adoro plantas, a natureza é para nós mais um dos tesouros maravilhosos que Deus tem nos dado. Tenho na minha casa de praia um ARAÇA AMARELO muito lindo da muitos frutos posso dizer o ano todo. No entanto os frutos estão com a casca cheias de pintinhas marrons que juntas parecem ferrugem.Com bicho dentro dos frutos.Estava procurando como cuidar ,encontrei algumas dicas vou providenciar. Mas gostaria de ter o araça VERMELHO vocês tem como arranjar ou onde posso comprar. Aqui em minha cidade nunca vi.desde já MUITO OBRIGADA. Deus esteja sempre conosco, e mesmo que nós não saibamos como cuidar ELE não nos deixe sem essas belezas que ELE CRIOU.

fatima DOURADO em 12/09/2014 às 15h21
Adoro plantas, a natureza é para nós mais um dos tesouros maravilhosos que Deus tem nos dado. Tenho na minha casa de praia um ARAÇA AMARELO muito lindo da muitos frutos posso dizer o ano todo. No entanto os frutos estão com a casca cheias de pintinhas marrons que juntas parecem ferrugem.Com bicho dentro dos frutos.Estava procurando como cuidar ,encontrei algumas dicas vou providenciar. Mas gostaria de ter o araça VERMELHO vocês tem como arranjar ou onde posso comprar. Aqui em minha cidade nunca vi.desde já MUITO OBRIGADA. Deus esteja sempre conosco, e mesmo que nós não saibamos como cuidar ELE não nos deixe sem essas belezas que ELE CRIOU.

Ivanir Sobreira em 09/10/2014 às 23h27
Ola, gostaria de obter uma muda de araçá vermelho, vocês disponibilizam/vendem? Ivanir

Comente esta página

Nome:
E-mail: