No dia 18 de fevereiro de 2008, a
Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí (Apremavi) formalizou com a empresa Adami S/A de Caçador (SC), uma parceria para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs).
Participaram
do ato, a secretária executiva da Apremavi Maria Luiza Schmitt Francisco, o
presidente da instituição Edegold Schäffer e representando a Adami, o
Engenheiro Florestal Olindo Piacentini.
O projeto que prevê a recuperação de 300 hectares de APPs na Fazenda Jangada, município de Matos Costa (SC), e que será executado pela Adami, foi elaborado pelos técnicos da Apremavi, sob a coordenação do engenheiro florestal Leandro Casanova e da bióloga Edilaine Dick. Foram realizadas 5 vistorias e encontros para a elaboração e finalização do projeto.
Para a recuperação das APPs serão utilizadas diferentes metodologias, de acordo com a situação e estágio de regeneração em que se encontra cada área, desde o plantio de árvores em maior densidade nas áreas desprovidas de vegetação, até o enriquecimento ecológico de florestas secundárias.
No projeto serão utilizadas mudas de árvores nativas do viveiro Jardim das Florestas da Apremavi, situado no município de Atalanta (SC). Dentre as mudas que serão produzidas se destacam as espécies pioneiras e secundárias de crescimento rápido como o ingá, a aroeira, o pessegueiro-bravo, o cedro, entre outras. Além das pioneiras que serão utilizadas em maior proporção, se destacam também, algumas espécies nobres, que estão na lista das ameaçadas de extinção, como a imbuia, o sassafrás, a canela-preta e a araucária. O plantio das primeiras mudas deverá acontecer no mês de março.
Área a ser recuperada
Comentários
Ronei Rosar (Engenheiro Agrícola) em 19/02/2008 às 17h28
Fico muito feliz pela conquista da Apremavi e da Adami em formarem essa parceria! Visto que a Adami é uma empresa que se beneficia dos recursos florestais provenientes da Natureza. Ela tem o dever ético de promover a preservação do meio ambiente em toda a sua plenitude! Parabéns pela iniciativa e coragem!
Alexandre Gianantonio Cortez em 19/02/2008 às 18h02
Uma grande vitória! Para todos, o trabalho mais difícil foi realizado, todavia não acabou; saber onde plantar uma muda "chave", distribui as demais e entrar em acerto espacial dessas, com o Sol, com o tipo de solo, com o curso hídrico natural disponível..., é tarefa das mais auspiciosas que sinto, um erro nesse momento, será esse plantado por anos, até a vida em si assumir o domínio da área. Esse sem dúvida é o maior passo e o maior drama daqueles que querem corrigir os erros - estou incluso aqui, visto a seriedade do momento e a nossa inconsciência frente á tantos detalhes que nesse momento se ocultam. cabe somente uma coisa - estudar a natureza eternamente, na postura de aluno simples e puro diante de uma sábia mãe.
Alexandre Gianantonio Cortez - São Paulo, SP
Urbano Schmitt Júnior em 19/02/2008 às 21h20
Parabéns a ambos, Adami e Apremavi, mas principalmente a Adami cujos proprietários e diretores dão um exemplo à todo empresariado. Oxalá essa atitude de inteligência e responsabilidade sócio-ambiental venha a ser seguida por cada vez mais empresários, políticos e cidadãos do nosso querido Brasil. Que a ânsia de lucro fácil e rápido não prevaleça sobre as responsabilidades com as demais espécies do planeta nem sobre o compromisso com a qualidade da vida humana desta e das futuras gerações.
Urbano Schmitt Júnior - Rio do Sul (SC).
Angelo Sardá em 20/02/2008 às 05h46
Excelente notícia! Parabéns e muito obrigado!
Angelo Sardá - Darmstadt - Alemanha
Eng° Agrônomo José Volni Costa em 20/02/2008 às 13h55
É com muita satisfação que vejo uma informação como esta, pois este posicionamento da APREMAVI na busca de parceiros para a recuperação de nossa flora e fauna, é imprescindível para que a sociedade como um todo se conscientize e assuma a responsabilidade que é sua, de diminuir os impactos da existência humana sobre o planeta. É com ações como esta, que a APREMAVI consegue parceiros e não adverssários para seus objetivos. Ituporanga- SC