Agora na Apremavi: nublado, 25°
Busca
Tamanho do texto A A A

Comentários de quem já aderiu - Parte II

Confira aqui a continuação dos comentários de quem já aderiu à campanha para salvar o rio Pelotas e os remanescentes da floresta com araucárias e campos naturais situados às suas margens. Se você ainda não assinou, não perca mais tempo: assine agora a campanha SOS rio Pelotas.

Os comentários desta seção foram reproduzidos da lista de assinaturas do abaixo-assinado da campanha e estão organizados por data de adesão à campanha.

Comentários Campanha SOS rio Pelotas - II

Wanderley Coutinho da Silva - São Gonçalo (RJ)

Me preocupo com o futuro dos nossos filhos.

Gustavo Naressi de Azeredo - Engenheiro Florestal - Jaguari (RS)

Não há fonte de enregia suficiente que possa satisfazer este modo de vida consumista das sociedades ocidentais. Chega de degradação injusta e desonesta.

Glaucio Paganella Zingali - Engenheiro Ambiental- Vacaria (RS)

Não podemos deixar acontecer o que aconteceu com a Barragem de Barra Grande, onde foram "afogadas" inúmeros exemplares de Pinheiro Araucária, e diversas outras espécies.

Sylvio Iluminattis - Sorocaba (SP)

Olá. Quero participar desse abaixo assinado e todos outros que forem necessários para o meio ambiente, e sugiro um para a transposição de Tijuco Alto no Vale do Ribeira. Good vibessssss.

Margot Katz De Castro - Mogi das Cruzes (SP)

Alie-se a natureza e ela será uma aliada sua.

Débora Simone Machado Coelho - Rio Grande (RS)

"Eu também faço questão de estar nessa luta."

Érico Demari e Silva - Instituto Aqualie - Rio de Janeiro (RJ)

Sou a favor da criação do Corredor do Pelotas.

Julio Cesar Faria - Ativa Rafting e Aventuras - Santo Amaro da Imperatriz (SC)

Eu também fui um dos poucos felizardos que puderam realizar o rafting de exploração do Rio Pelotas e contemplar a natureza exuberante do lugar, e olha que fomos surpreendidos por chuva de pedras, geada e ciclone extratropical! A preservação desse ambiente é fundamental...

Daniela Freitas - Ativa Rafting e Aventuras - Santo Amaro da Imperatriz (SC)

Eu tive o imenso prazer de descer aproximadamente 80km do Rio Pelotas em um barco inflável (rafting) e é um lugar explêndido e que deve ser preservado exatamente como está. Pois poucos serão os lugares no mundo com esta exuberante natureza.

Laren Silva de Paula - Macaé (RJ)

Também sou contra. A natureza precisa de nós, e nós muito mais dela, se destruirmos tudo, como será?

Larissa Rodrigues Gomes - Rio de Janeiro (RJ)

Eu amo a natureza.

Juliana Porto - Macaé (RJ)

Preservar o verde é preservar a vida.

Aliomar Carvalho Gomes - Rio de Janeiro (RJ)

Chega de tanta destruição ao meio ambiente.
Abaixo o falso progresso e geração de emprego de mentira.

Daniela Barbosa da Silva - Guarulhos (SP)

Estou participando deste abaixo assinado porque eu quero direta ou indiretamente salvar a natureza, ao tão belo que Deus nos deu.

Lucio Paula Ferreira - São José dos Campos (SP)

Vida para todos.

Eunice Ferreira dos Santos- Rondonópolis (MT)

Preservar a natureza; é garantir uma vida melhor, para si e para todos que dela depende" Amai- vos. E assim todos teremos um futuro harmonioso.

José Sedinei Baratieri Pompeo - Ong Selva - Barracão (RS)

Sou Coordenador Geral da ONG Selva, apoiamos esta iniciativa e estamos dispostos a lutar juntos, para que nosso ambiente não se torne uma mera exclusividade humana.

Adriana da Silva - Chapecó (SC)

Se nós que somos filhos desse chão, não lutarmos pela preservação dessa natureza bela, quem fará?

Paulo Russel - Caxias do Sul (RS)

Cada um fazendo um pouqinho, nós conseguimos muito juntos!

Liberato Schmitz - Porto Alegre (RS)

Se não preservar-mos os rios de onde vamos tirar a água?

Vitor Boscardin - Curitiba (PR)

Fico indignado com o que tem sido feito com as florestas de araucárias. E o pior de tudo, ainda se encontra essa madeira para vender. Como se não bastasse toda a destruição de habitat. Deixo aqui um sinal da minha indignação.

Vadislau Charczuk - Refetindo - InGá - Econsciencia - Porto Alegre (RS)

Totalmente a favor da preservação do meio ambiente nativo, matas ciliares, eco-sistemas e biodiversidade (fauna e flora) locais e regionais, buscando defender, preservar e desenvolver a utilização sustentável do desenvolvimento respeitando as famílias que historicamente vivem, preservam e dependem de suas áreas para continuarem tendo direito a preservarem as suas raízes, que são mais valiosas do que mais um pouco de energia.. que certamente deseja gerar mais desenvolvimentos que só visam produzir mais lucros, impostos, etc... não importando a que preço, o que é lamentável. Parabéns pela luta e consciência da sua importância para todos e, não só para poucos...

Jorge Hernandez - Curitiba (PR)

Parabéns por esse excelente trabalho que vocês fazem na proteção do meio ambiente brasileiro, e esforço de vocês deveria ser imitado por tudos no mundo. Sempre é um prazer saber que existem grupos como a APREMAVI. Um abraço fraterno.

Fábio Olmos - São Paulo (SP)

O rio Pelotas é uma das regiões mais belas e com biodiversidade mais interessante do país. Afogá-la para gerar energia que poderia vir de medidas de economia é barbarismo puro.

Rogério Queiroga Barros - NIC - Núcleo de Integração das Ciências - Lauro de Freitas (BA)

Se existe alguma chance de preservar o que nos resta da biodiversidade, temos que participar.

Liliana Ferreira da Silva Cardoso - Porto Alegre (RS)

Tudo o que envolve a natureza deve ser preservado, existem outros meios de criar e armazenar energia, como os ventos e o nosso maior fornecedor de energia e calor, que está ai e é de graça: o SOL. Os investidores ao invés de desviar rios e gastar milhões de dinheiro fazendo represas, poderiam investir em energia solar, o que acredito ser mais barato.

Christianne Carvalho - São Paulo (SP)

Totalmente contra a construção da Usina Hidrelétrica de Paiquerê.

Elber Dias Almeida - São Paulo (SP)

Viva a Araucária!!

Simone Cerqueira de Souza- Rio de Janeiro (RJ)

Vamos lutar todos juntos contra a destruição das nossas florestas.

Roseane Gusmão - Rio de Janeiro (RJ)

Não podemos deixar que acabem com nossa fauna e flora. Não há dinheiro que pague essa devassação.

Renata Peres Martins - Universidade Estadual de Goiás - Goiânia (GO)

Existem outras alternativas muito mais viáveis e que acima de tudo não desmatará esta ampla área de fauna e flora, como por exemplo os moinhos de vento como os que tem no Ceará e em toda a Europa. Precisamos preservar aquilo que temos de mais valioso em nosso país: nossa Mata.

Valdir Dino de Aguiar - Florianópolis (SC)

Vamos construir uma vida mais solidária e sustentável!

Maria Helena Bassan Benedetti - Passo Fundo (RS)

Chega de desculpas esfarrapadas para justificar o injustificável! Não à PAIQUERÊ!

Marco Aurélio Gomes de Sousa - Rio de Janeiro (RJ)

Há que haver investimento em fontes de energia alternativas que agridam menos o meio ambiente e comprometam menos a qualidade de vida.

Ernani Correa - Lages (SC)

Não vamos permitir a destruição da nossa Coxilha Rica!

Eliete Correa - Lages (SC)

Vamos preservar!

Marcel Corrêa - Joinville (SC)

Precisamos também promover a proteção dos campos na região serrana contra o reflorestamento desordenado de pinus elliotti.

Elias Feitosa de Morais - Rio de Janeiro (RJ)

Fiquei estarrecido em saber tudo o que houve em Barrra Grande, não podemos deixar que o mesmo aconteça com Pai Querê.


Anita Rorato - São Mateus (ES)

Gostaria de pedir a essas pessoas que se dizem ser autoridades e não pasam de uns tapados que não enxergam nada na sua volta, será que esse povo não está pensando que daqui a poucos anos nós não vamos ter mais o que mostrar para os nossos filhos, porque essas pessoas que dizem que são autoridades não tomam uma providência para proteger nossas florestas. Por isso fica aqui meu desabafo para assim ver se abro os olhos desses tapados

Carlos Eduardo Silva Marques - São Luis (MA)

Estou aqui pra dar o meu apoio contra a instalação dessa hidrelétrica e outras, já que a de Barra Grande, só veio pra somar prejuízos ao meio ambiente, destruindo ecossistemas, acabando com espécies da nossa fauna! Temos que dar um basta nesta situação!!!

Oldenir Nowack - Unoesc - Xanxerê (SC)

Devemos lutar com todas as forças para que esta hidrelétrica não seja construída, pois assim estarão Assasinando os últimos remanescentes da Mata AtlÂntica que já está quase desaparecida. Eu acho que o governo deveria investir mais em outras formas de energia, como a eólica e a solar, que não são tão impactantes e que não causam a perca de biodiversidade e a destruição de um bioma, conhecido por sua beleza e por sua diversidade. Sabe-se que os rios da região sul estão desaparecendo, eles estão virando escadinhas, mas não pensam nos peixes e em toda vida aquática que será afetada, não pensam nas espécies endêmicas que serão destruídas, nos animais que irão perder seu lar e que eventualmente irão nas casas visinhas ao empreendimento e aí estas pessoas dirão que eles estão encomodando e que tem que matar tudo, só que ninguém pensa nisso na hora de construir.
Além disso, às vezes me pergunto: O que vai acontecer com estas hidrelétricas quando há períodos de estiagem e não há água suficiente para tocar as turbinas e os geradores? Vão ficar paradas, o ambiente todo destruído, um bom gasto financeiro ali parados?
O Brasil está em uma localização privelegiada, tem sol o ano todo em quase todas as regiões, então porque não investir nesta forma de energia? Poderíamos instalar as placas nos telhados das casas, das indústrias, em qualquer lugar sem causar danos ao meio ambiente.
Ah, ainda dizem qua a energia hidráulica é uma forma de energia limpa e que traz poucos danos ao ambiente. Quando se pensa em dinheiro e este tapa os olhos, não há danos nenhum mesmo.
Espero que os governantes e principalmente o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama e a Fatma tomem decisões que respeitem o ambiente, pois as leis valem para todos.

Roseana de Oliveira - Lucas do Rio vErde (MT)

Eu amo meu rio grande ta na hora de nos preservarmos

Antonio Carlos Silva - Curitiba (PR)

O mundo precisa de nós, se cada um fizer um pouco, no futuro teremos um rio, um mar enfim , uma vida melhor para todos

Eloni Maria da Silva - Florianópolis (SC)

"Vamos preservar a vida do Planeta"

Rejane Holandina Reuter - Acaprena - Blumenau (SC)

Por que não pensar em energias alternativas? Claro que é possível, é só querer. Eu quero uma forma alternativa de energia. Não a Usina Hidrelétrica de Pai Querê.

Maria Lúcia Kuzma - São José dos Pinhais (PR)

Totalmente contra a construção da usina...

Alexandre H. Avila - Veículos Elétricos do Brasil - Porto Alegre (RS)

Nós abaixo-assinados solicitamos a criação imediata da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre "Corredor do Pelotas" e nos manifestamos contrários à construção da Usina Hidrelétrica de Pai Querê, por entendermos de fundamental importância a preservação dessa área para a conservação da diversidade biológica, cultural e histórica da região. Não podemos permitir que erros como os de Barra Grande se repitam.

Priscilla Krüger - Matinhos (PR)

Adorei isso! (Y)

Rosana Panhossi Saragossa - Curitiba (PR)

Sou bióloga e a indiferença dos políticos e da população leiga em assuntos ecológicos choca a ponto de desacreditarmos no futuro do PLANETA. Precisamos mudar isso com gestos como esse.

Rafaela Ferreira Amatuzzi - Curitiba (PR)

A floresta com araucária está praticamente extinta, precisamos manter o que resta, principalmente áreas remanescentes. Essa floresta é literalmente a única e abriga biodiversidade que devemos respeitar e amar. Muitas pessoas e políticos acham descaradamente que não é necessário cuidar da nossa floresta e com certeza essas pessoas não sabem do ar que respiram, da comida que os alimenta e muito menos da merda que saem de ambos orifícios do seu corpo.

Michel V. Cunha - Florianópolis (SC)

Deixo aqui minha pequena contribuição.

Leonardo Santos Salgado - Ceilândia (DF)

A dimenção de obras públicas em infraestrutura, reflete muito no tipo de potência que almejamos ser, desconsiderando áreas de relevante interesse ambiental como sócio-cultural (reservas indígenas), seremos (como já o somos regionalmente), outro país inescrupuloso em seus fins.

Silvio Gonçalves - Jaraguá do Sul (SC)

Preservar é preciso...

Ana Maria Postal
Vime - Associação Ecológica Vida e Meio Ambiente - Guaporé (RS)

Saibam que aqui também estamos brigando pelo mesmo motivo: em 60km de rio 6 pch, 3 em construção e outras 3 tentando barrar judicialmte.

Julio Cesar Rech Anhaia - FUNRIO - Alegrete (RS)

Urge a necessidade da criação e a implantação das UCs, chega de UCs de papel.

Cleusa Telles - Porto Alegre (RS)

Pra que destruir se existe outras fontes para produção de energia, basta se ter vontade.
Esse são os companheiros em que votamos!

José Henrique Coutinho - Taubaté (SP)

Sou a favor do investimento em fontes de energia alternativas, renováveis e que causem o mínimo impacto no meio ambiente. Não é possível mais destruir florestas e remanescentes de áreas naturais. O caminho agora tem que ser o inverso. Plantar mais florestas, recuperando o muito que já foi degradado. Não adianta ter abundância de energia com uma péssima qualidade ambiental. E estamos caminhando para isso.

Rosimeire Aparecida de Oliveira - Piracicaba (SP)

Cuide da minha... Da sua... Da deles ... Da Nossa "Vida... Salve o Planeta...

Tales Jean Souza Pacheco - Tapes (RS)

Até quando irão destruir a natureza ? Antes era por mais espaço, hoje é pela madeira e por energia.

Raphael de Souza e Silva - Blumenau (SC)

Parem de mecher na natureza, deixe ela viver em paz.

Sérgio Lisse - Assoc. Amigos do Parque Central - Santo André (SP)

Nossa associação se solidariza com sua luta. Chegou a hora, e já tarda, que todos devem ter uma vida mais simples e sustentável. O que restou de natureza deve assim permanecer. Esse é o futuro.

André Ricardo de Souza - CEO (Centro de Estudos Ornitológicos) - São Paulo - SP

Diga não a contrução da usina hidrelétrica, queremos uma unidade de conservação ambiental.

Maria Inez de Souza Machado - Porto Alegre (RS)

Vamos preservar o "Corredor de Pelotas"!!!

Artur Neckel - Lages (SC)

Chega de enganação e hipocresia, meio ambente é coisa séria!

André Freyesleben Ferreira - Florianópolis (SC)

SoS Rio Pelotas!

Gilberto da Silveira Junior - Curitiba (PR)

Viva o mais belo símbolo do sul!

Ronaldo Straubel - Lages (SC)

Realmente o estado atual do ser humano é lamentavel, destruir uma paisagem natural alegando ainda que isso trará progresso para essa região, para com isso parem de pensar apenas em dinheiro, autoridades políticas pensem nas pessoas e não nos seus próprios umbigos racionais chega!

Mayumi Nii - Presidente Prudente (SP)

Idéia totalmente apoiada!!!! Do que adianta obter tanto lucro em troca da devastação de um ecossistema?!
Chega de destruir o que a natureza demorou séculos para formar!
Penso que mais campanhas como esta devem ser divulgadas em sites em que muito internaltas circulem!
Diga não á destruiçao de um ecossistema, e seja a favor da vida!
Obrigada.

Rafael Fernandes - Ass. Civil Greenpeace - Tapes (RS)

Estou disponível, via e-mail para contato, para efetivar o meu apoio não só assinando o manifesto, mas em outras atividades.
Obrigado.

Vanessa Corrêa - Esteio (RS)

Sou estudante de Biologia e devemos nos opor à esta construção, não para atrasar o desenvolvimento econômico mas sim para incentivar a utilização de outras fontes alternativas de geração de energia Devemos dizer chega para as hidrelétricas.

Daniel Schlösser Cechin - Santa Maria (RS)

Prensenciei pessoalmente o danos ambientais provocados pela barragem de Barra Grande no rio Pelotas e nas suas margens que não existem mais. Tal local frequentei desde minha infância. Os danos provocados ao meio ambiente são desoladores, agora só nos resta preservar o que restou do rio Pelotas e tentar abrir os olhos do governo federal sobre o modelo econômico de geração de energia que estão sendo aplicados. A empresa provedora de energia que adquiriu a gigantesca área onde a água está represada, investe em publicidade, mostrando fotografias com um lago muito bonito ao fundo, no entanto, não menciona que o rio foi morto, não corre mais, sendo fonte de proliferação de mosquitos, já não existindo mais o curso natural do rio e acabando com a vida dos peixes que não podem mais se reproduzir. A usina hidrelétrica e seu reservatório restou por afogar as raras plantas e demais seres vivos que viviam no local, além de retirar um espaço mais precioso para a vida e para o planeta do que qualquer riqueza energética possa representar para o governo.
O governo tem que parar de mentir alegando que as represas geram energia limpa, isso é uma farsa. Energia limpa se capta através de fontes eólicas, através das marés oceânicas ou da captação solar, entre outras existentes e novos recursos energéticos que estão sendo estudados. Agora, alegar que a energia gerada pelas hidrelétricas se trata geração de energia limpa é um absurdo, motivo pelo qual, os protagonistas dessa farsa, falsa alegação de energia limpa, devem ser punidos conforme os rigores da lei, vez que, corrompem a lei ambiental, permanecendo impune as suas mentiras, tudo ao bel prazer lucrativo das grandes empresas e da falsa fama do governo de que está conseguindo gerar a energia que o país precisa. Será que isso é mesmo desenvolvimento e crescimento de uma nação como alega o governo?
Será que utilização e destruição dos nossos recursos naturais é compensada por esse tipo de geração de energia? Chegará um dia em que o homem ocidental e capitalista perceberá que o dinheiro não se respira e não se come, já estamos presenciando a falta de alimentos no mundo há muito tempo. A preservação do meio ambiente, dos nossos rios e matas valem muito mais do que qualquer influência política e da falsa alegação de que o país está crescendo como nunca antes visto. Será que o crescimento econômico de uma nação pode pagar um preço tão alto? Claro que não.

Manoel Jorge de Sousa Brandão- Florianópolis (SC)

Araucárias, os últimos suspiros não podem ser afogados.

Fatima Dorsdt - Unisinos - São Leopoldo (RS)

O que estão fazendo nossos legisladores???????

Leonardo Toss - CAMP - Porto Alegre (RS)

O desenvolvimento deve preservar a natureza, não destruí-la!

Rosa Lucia Dutra Ramos - Porto Alegre (RS)

Vamos proteger e cuidar da natureza. Pense no seu compromisso com o meio ambiente.

Trieste Freire Ricci - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre (RS)

Apoio integralmente o abaixo assinado.

Maria Cleoni S. Machado - Porto Alegre (RS)

Não existe pior moléstia do que a falta de consciência e principalmente
a falta de atitude.

Sueli da Silva Alves - Santiago (Chile)

Ciudem de nossos rios, concientizem-se de que somos gente e precisamos ter saúde.

Clarice de Abreu - Porto Alegre (RS)

Salvar o Rio Pelotas!

Rui Fernando Oliveira Mathias - Porto Alegre (RS)

Para causas nobres como esta sempre contem comigo.

Aline Maria Trindade Ramos - Mestrado em Direito Ambiental UCS/RS - Bom Jesus (RS)

É essencial que se crie a Unidade de Conservação proposta. Empresários de fora da região estão comprando grandes áreas de terra e investindo em pinnus elliotis, e descarcaterizando completamente a área. É preciso que atitudes como esta sejam freadas. Tomara ser tempo!

Marineide R. Gobatto Pauleti - Vacaria (RS)

DEUS criou a natureza para a sobrevivência da vida e o homem por ganância a destrói...

Luiz Fernando Foss - Gramado (RS)

Salvem o Pelotas!!! Pelo Amor de Deus!!!

Lucas Foss - Gramado (RS)

Eu amo a Natureza!!!

Michelli Pauleti Foss - Gramado (RS)

Chega de palhaçada com a Natureza!!! Ajudem a preservar o Rio Pelotas!!!!

Adriano Ilso Alves Foss - Gramado (RS)

Será que este povo acha que o aquecimento global é ficção ou assunto de novela? Acorda Ser Humano, animal irracional!!!

Juvelino Manoel de Sousa Velho - Estância Mbururi - Caxias do Sul (RS)

Para que não se repita o crime ambiental da Usina de Barra Grande, e pela preservação da vida em sua plenitude nesta bela região.

Henrique Beck Biehl - UFRGS - Porto Alegre (RS)

O governo têm de usar mais a ciência da qual dispomos para usar fontes alternativas e baratas de energia. Nós temos isso, basta boa vontade e empreendedorismo.

Caroline da Silva Teixeira - Porto Alegre (RS)

Sou a favor de qualquer manifestação a em prol da vida.

Gabriel de Freitas Horta - Brasília (DF)

Nós nos manifestamos para a criação urgêncial da UC "Corredor de Pelotas" visto grande potencial de conservação da biodiversidade da região.

Lucas Ribeiro Mariotto - Blumenau (SC)

Aonde esta nossa Floresta de Araucárias? Já não está suficientemente degradada? Vamos preservar o pouco que temos ainda de Floresta de Auracárias!

Dirleane Ottonelli Rossato - UFRGS - Porto Alegre (RS)

É isso ai pessoal, vou repassar para meus conhecidos essa lista!!! Ótima iniciativa, vamos lutar pela vida que ainda podemos manter!!!

Evelise Bach - UFRGS - Porto Alegre (RS)

Nao deixem se repetir o que aconteceu com a Usina Hidrelétrica de Barra Grande! Foi uma catástrofe ambiental e social!

Anna Ramos Milanez - Porto Alegre (RS)

Quando O MMA vai se responsabilizar pelas políticas ambientais desse país?

Nara E. Guichon Ferrari - Florianópolis (SC)

A natureza doa-se totalmente, tempo inteiro. Precisamos extingui-la?

Daiane Ilha Ribeiro - Esteio (RS)

Não precisamos mais investir nesse tipo de fonte de energia, seus atrasados! Preserve a vida!

Juan Andres Anza - Porto Alegre (RS)

Não cometamos mais este equívoco. A natureza está perdendo sua força, e nós também. Socorro!

Carlos Roberto Moglia Gonçalves - Porto Alegre (RS)

Existem opções de geração de energia menos poluentes e destrutivas.

Juliano De Souza Della Casa - Greenpeace - Porto Alegre (RS)

O projeto do governo é inconstitucional, espero que a moção tenha impacto para ajudar a contribuir na tomada das devidas medidas, proibindo assim, mais um genocídio perpetuado pelo descaso instituicional.

Marcia Kameya - Santos (SP)

Quando vão tomar consciência?

Eliane Batista da Silva - Rotta Saúde Ocupacional - Blumenau (SC)

Evoluir sim, destruir não. Devemos utilizar outros metódos de produção, pois a natureza já forneceu sua capacidade máxima.

William Bernardi - Ipa Metodista do Sul - Porto Alegre (RG)

Em prol da criação do Refúgio de Vida Silvestre "Corredor do Pelotas" e contra a construção da Usina Hidrelétrica de Paiquerê.

Flávia Balderi - Associação Ambientalista Copaíba - Socorro (SP)

A implantação de hidrelétricas causam um grande impacto ambiental, inúmeras espécies são afetadas e os danos são irreparáveis... há outras alternativas de energia!!!

Alberto Carlos de Souza Campos
Fundação Universidade Federal do Rio Grande - Rio Grande (RS)

Sou plenamente favorável a preservação de ecossistemas ameaçados e de importância fundamental para a biodiversidade, acho que somente ações deste tipo podem freiar atitudes governamentais.

Gabriela Gasperin Paim - Lages (SC)

Vamos salvar o nosso rio Pelotas, não podemos deixar que acabem com mais um paraíso aqui na terra.

Diego da Silveira Lyra - UFRGS - Porto Alegre (RS)

Em prol da defesa da biodiversidade.

Daniele Uarte de Matos - São Leopoldo (RS)

Vamos proteger o que nos resta de biodiversidade!!!

Toshiko kameya - Santos (SP)

Absurdo o que fazem com nossas florestas!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tiago Roberto Bueno de Oliveira - Pvsinos - Estância Velha (RS)

Isto que está acontecendo é totalmente ireparável, as várias espécies que ali viviam e a espécie de bromélia que foi estinta, só ficará na lembrança de nós amantes da natureza.

Lúcia Noely Nonemacher - Porto Alegre (RS)

Amo meu planeta, e quero que a futura geração também tenha a oportunidade de conviver com este verde que ainda resta!

Douglas Silva Vasconcelos - São Paulo (SP)

"Vamos começar terminando com o mundo", foi isso que o 1° homem do planeta disse?

Walter Fernandes - São José do Rio Preto (SP)

Conheço o viveiro e parte dos projetos e atuações da Apremavi, inclusive cheguei a divulgar sua atuação aqui em SJ do Rio Preto (SP), parabéns pelas iniciativas de preservação e restauração ambiental; construir mais uma represa no Rio Pelotas irá destruir muitas maravilhas, assim como destruíram o Salto do Rio Uruguai na altura de Piratuba SC.

Douglas Rocha Ramos - Eldorado do Sul (RS)

Nós abaixo-assinados solicitamos a criação imediata da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre "Corredor do Pelotas" e nos manifestamos contrários à construção da Usina Hidrelétrica de Pai Querê, por entendermos de fundamental importância a preservação dessa área para a conservação da diversidade biológica, cultural e histórica da região. Não podemos permitir que erros como os de Barra Grande se repitam.

Flávia Blaia d´Avila - Mestrado Urbanismo PUCC - (SP)

preservAÇÃO!

Cauê Martins Sekiguchi - Rede Ecosocialista Caiçara - Santos (SP)

A todos que participaram desta campanha se informar sobre o projeto tijuco alto que visa construir hidrelétricas no Vale do Ribeira, no único rio não impactado do estado de São Paulo.
Sudações Caiçaras!

João de Lima Brinck - São Leopoldo (RS)

Preservar agora para as gerações futuras.

Jonas Rafael Rodrigues Rosoni - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Porto Alegre (RS)

É preciso preservar as riquezas que ainda nos restam, antes que tudo acabe em escombros de tijolos, metais retorcidos, nuvens negras, seca e dor.

Marcos Freitas Bianchet - Upan - São Leopoldo (RS)

Parabéns pela dedicação e iniciativa que vcs estão tendo. Um forte abraço: Marcos

Fabio Cristiano Alves - Pvsinos - São Leopoldo (RS)

Precisamos mudar ou sofreremos mudanças drásticas.

Horst Jantsch - Rotary Club Joinville-Pirabeiraba - Joinville (SC)

A água não precisa do homem, mas o homem precisa da àgua para existir.

Fabiana da Silva - Blumenau (SC)

Estou assinando este abaixo-assinado, porque não adimito que o homem faça isso com a natureza, o homem só pensa em dinheiro e mais dinheiro. Quando ele vai perceber que ele não pode comer uma nota???? Será que só quando restar a última árvore, o último fruto, o homem perceberá o que está fazendo?? Será que tem que acontecer isto para o homem agir?? A natureza sempre nos benificiou e nunca é retribuída, pelo contrário ....
(Através de trabalhos escolares comecei a ter conhecimento com o que está acontecendo com nossas matas, achei ridículo, e depois disto estou disposta a defender a natureza sempre que for possível)
Salvar a natureza não é só um ato de preservação mas também um ato de sobrevivência!!!
O Brasil já tem muitos problemas a serem resolvidos, por que causar mais um????
O povo também deve ser ouvido não somente em momentos de eleições... Também temos direitos...
A nossa voz é o nosso único bem, já que estamos destinados a estudar em escolas públicas sem as mínimas condições de ensino, de ter uma moradia precária, de ter uma saúde sem nenhum recurso, de sermos julgados pobres miseráveis, de sermos desempregados...
Precisamos ajudar a natureza, e dar um basta a estas questões, os bens não são mais importantes do que a própria vida!!!!

Luciane Flores Marin - Porto Alegre (RS)

Cada um fazendo um pouco, juntos nos tornamos fortes.

Ricardo Hamerski Cezar - Gravataí (RS)

Façamos algo antes que haja o último suspiro. Temos responsabilidades para com as gerações futuras.

Adriana Ruckert da Rosa - Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo - São Paulo (SP)

Sou contra a construção da Usina Hidrelétrica de Paiquerê.

Sergio Pereira Cruz - IMV-Instituto Madeira Vivo - Porto Alegre (RS)

Chega de hidrelétricas, repontencilização das existentes e investimentos em energias alternativas (limpas e sustentáveis) já! Hidrelétricas apenas são consideradas como limpas porque não são contabilizados os danos ambientais... e baratas porque se esquecem dos danos territoriais e sociais...

Marcio Repenning - Porto Alegre (RS)

Esta é a nossa maior e talvéz única ferramenta para a proteção do que restou da região do rio Pelotas. A presença de todos aqueles engajados nessa luta nas consultas públicas será fundamental. Falta pouco, vamos lá povo.

Vivian Cristiane Schaefer - Estação Elétrica Filme e Vídeo - Porto Alegre (RS)

Meu filho tem o direito de conhecer esta área como a natureza a concebeu. Presentes e futuras gerações tem direito adquirido pela constituição federal. Então eu assino embaixo não tem PAI QUERÊ...queremos e teremos sim a Santa Vitória e o Passo para alcançar a Santa Vitória é a Criação da Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre "Corredor do Pelotas". Isso sim o Pai vai "querê".

Soraya guimarães Rabay - Universidade Federal do Ceará - Fortaleza (CE)

Participe seja como for.

Diovani Schreiber Pires - Porto Alegre (RS)

Para manter o rio assim como está e seu habitat também.

Nailton Renê Tusset Menezes - Gravataí (RS)

É inadmissível que na atualidade ainda tenhamos que conviver contra crimes ambientais e estarmos de braços cruzados. Não a Hidrelétrica.

Ana Paim - Vitória (ES)

Pela preservação das águas potáveis, pelo uso de energia limpa e contra a destruição de qualquer eco-sistema.

Andréia Schenatto - Bento Gonçalves (RS)

Unidos mudaremos algo!

Vera Lúcia da Silva
ULBRA - Gravataí (RS)

Vamos preservar, a união faz a força unindo todo Rio Grande conseguiremos vencer.

Everaldo Fonseca Rocha - Gravataí (RS)

Preservem por favor!

Matheus Pereira Rocha - Gravataí (RS)

Preserve e você preservará a vida...

Vitória Pereira Rocha - Gravataí (RS)

Chega de destruição! Agora é conservação! Vamos cuidar do que Deus nos deu de graça.

Morgana Rech - Caxias do Sul (RS)

Vamos tentar fazer algo enquanto ainda há tempo.

Liria Romero Dutra - Grupo Escoteiro Lanceiros Negros 333RS - Porto Alegre (RS)

Nenhuma espécie de proposta de progresso se justifica se fragiliza o ambiente natural e compromete a vida e a cultura humanas. Somos inteligentes para encontrar alternativas sustentáveis para garantir a vida das futuras gerações no planeta. Não destruamos o ambiente, não comprometamos a vida.

Ingo Ronald Brust - Canoas (RS)

Vamos preservar nossas vidas.

Lucimara Bonato - Bento Gonçalves (RS)

Ainda tem gente que se preocupa com a natureza..isso é maravilhoso!!!!

Rosa Maria Salani - Fortaleza (CE)

É estranho ser autorizada tal construção quando se cobra tanto a preservação do ecosistema do povo.

Rafael Moreira Campos Paiva - Rio de Janeiro (RJ)

Estudos de geração de energias alternativas, hidroelétricas que não formam reservatórios, mobilizar a sociedade para economizar energia, desenvolvimento sustentável. É possível crescer com inteligência, é possivel avançar sem destruir. Mudança nas políticas públicas ambientais colocando-as como prioridade na implementação de projetos de infra estrutura e engenharia.

Paulo Giovani Ferreira - Universidade Ulbra - Cachoeirinha (RS)

Nós como somos seres “Racionais” deveríamos respeitar mais os seres irracionais, desde os mais insignificantes até os mais significantes aos nossos olhos. Poderíamos incluir ainda nessa lista todos os vegetais e os minerais. Talvez assim começássemos a respeitar o nosso Planeta e deixássemos de ser estes seres egoístas que somos.

Maria da Glória Lima de Arambos - Associação Escoteira Isaac Bauler - Gravataí (RS)

O Brasil precisa desenvolver outras fontes de energia (eólica, solar, ondas do mar, etc.), para suprir a demanda existente, em vez de construir hidroelétricas ou usina nuclear.

Rosane Lazzarotto Garcez - Porto Alegre (RS)

Realmente precisamos nos unir para salvar o que resta de nossas matas, nossos bichinhos já não tem mais para onde ir e acabam morrendo por aí. Os políticos não tem interesse apenas naquilo em que der lucro, chega de assaltar nossas florestas, elas pertencem a todos e devemos preservá-las.

Sula Salani Mota - Rio de Janeiro (RJ)

Existem outras formas de fonte de energias...

Joyce Therezinha da Silveira Loss - Porto Alegre (RS)

Pela criação da Unidade de Conservação da Vida no Rio Pelotas e pela não construção da Usina Hidrelétrica na região.

Roberto da Silva Alves - Baependi - Porto Alegre (RS)

Pela criação da Unidade de Conservação Refúgio de Vila Silvestre.

Susi Pacheco - ISAUVER - Porto Alegre (RS)

Mais um empreendimento sem necessidade está para ser construído. Possuímos outras fontes energéticas e as compensações econômicas nunca obterão os valores das perdas bióticas e abióticas, paisagísticas e mesmo turísticas que a região pode fornecer aos estados do RS e SC. Chega de politicagem besta! Consciência de economia realmente sustentável é imprescíndivel.

Rodrigo Xavier Falcetta - Porto Alegre (RS)

Desejo contribuir com o projeto.

Liria Romero Dutra - Grupo Escoteiro Lanceiros Negros 333/RS - Porto Alegre (RS)

Devemos preservar a vida selvagem e matas para preservarmos a nós mesmos........... encontrem outra alternativa!

Carlos Eduardo Dutra - Grupo Escoteiro Lanceiros Negros 333/RS - Porto Alegre (RS)

Por favor, não cometam uma loucura dessas. A vida selvagem pede socorro.........

Rosane Vera Marques - Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros - Porto Alegre (RS)

Sou contrária ao empreendimento hidrelétrico de Pai Querê.

Edgardo de Lima Pelaez - Rota Sul Adventure - Porto Alegre (RS)

Chega de hidrelétricas...

Nilsa Schroeder Gramkow - VidaVerde Associação Ecológica Joinvilense - Joinville (SC)

Ao salvar os rios estamos salvando a água - água para todos.

Marciane Loudes Cornely - Santa Rosa (RS)

Sou a favor da criação imediata da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre "Corredor do Pelotas" e manifesto contrária à construção da Usina Hidrelétrica de Pai Querê, por entender de fundamental importância a preservação dessa área para a conservação da diversidade biológica, cultural e histórica da região. Não podemos permitir que erros como os de Barra Grande se repitam.

Ítalo Tavares - Campina Grande (PB)

É só questão de consciência, salvação e bem estar.

Luis Armando Miracco - Ybytu-Catu - Curitiba (PR)

Mais uma? Que absurdo. Nas dividas de SC com PR, no Vale do Ribeira em SP... onde mais? Onde querem chegar?

Guilherme - Santo André (SP)

Se é para o bem geral dos sulistas, digo NÃO para esse atentado à natureza. Abraço!

Luciano Garske -Cachoeira do Sul (RS)

A quem interessa o Brasil crescer sem planejamento feito uma China?

Silvana Turi - Ibiosfera - São Bernardo do Campo (SP)

Se até hoje está lá, é porque precisamos dele. Não vamos destruir o que está pronto.

Mário Batista Catelli - Brasília (DF)

Desenvolvimento e Ecologia podem e devem ser compatibilizados.

Daniel Conrado - GEPEA - Porto Alegre (RS)

Não podemos querer energia a qualquer custo! Acabar com uma área de preservação vai nos custar muito caro no futuro!

Gustavo Valente Ruivo - Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul - Caxias do Sul (RS)

Toda luta pela preservação da vida é uma luta justa.

Marcel Di Ruzza Ferrari - ONG Voluntários pela Verdade Ambiental - Itajaí (SC)

Salve a Harmonia da Mente e da natureza.

Carlos Eduardo Júnior - Curitiba (PR)

Salve a Floresta com Araucária!!!!

Flávia Blaia d´Avila - Mestrado Urbanismo - Sorocaba (SP)

Salve.

Marcos D´Aquino - Joinville (SC)

Para que a Terra se regenere.

Lauro Eduardo Bacca - RPPN Catarinense - Blumenau (SC)

É loucura insistir no desenvolvimento a qualquer preço, caso típico desta hidroelétrica, cujos Estudos de Impacto sobre o meio Ambiente, se for bem feito e de forma isenta, comprovarão o Impacto Ambiental alto demais, diante dos benefícios auferidos. Não podemos transformar toda e qualquer queda dágua em fonte de energia simplesmente, pois apenas estaremos "empurrando com a barriga" a solução final, qual seja, estabelimento definitivo e já atrasado, dos "Limites do Crescimento".

Felipe Lain Rizzotto - Caxias do Sul (RS)

No meu ponto de vista é uma tremenda ignorância investir em hidrelétricas que destroem grandes áreas para gerar míseros 20MW, quando temos a disposição o maior tanta energia eólica disponível no estado e somente 1% está sendo aproveitado.

Carlos Arruda Flores - Florianópolis (SC)

Apoio totalmente a preservação desse local que está prestes a ser violado pelas águas de mais uma hidrelétrica. Não sou contra o progresso ou a geração de energia, mas essa medida não pode estar em conflito com valores maiores insculpidos na Constituição Federal, quais sejam: direito a um meio ambiente equilibrado e a uma vida saudável.

Beethovem José de Medeiros - Sociedade de São Vicente de Paulo - Natal (RN)

Vários outros rios do Brasil, precisa de todos os brasileirosa para serem salvos, especialmente o Rio São Francisco.

Elisabete Tobias - Taubaté (SP)

É de extrema importância a preservação dessa área para a conservação da diversidade biológica.

Vera Longo - Instituto Harmonia na Terra - Florianópolis (SC)

Agradeço muito pela ação e pela oportunidade de participar da mobilização.

Sandra Alves - Instituto Harmonia na Terra - Florianópolis (SC)

Agradeço pela iniciativa!

Renato Lima Bellini - Instituto Superior de Tecnologia / Faetec / Gestão Ambiental -Paracambi (RJ)

Pela preservação.

Márcia Rosana Stefani - Grupo Pau-Campeche - Florianópolis (SC)

É preciso mobilização para mantermos preservado o pouco desse imenso patrimônio, hoje quase todo submerso.

Laura Vasconcellos Pereira Felippe - São Paulo (SP)

Existem diversas outras formas de geração de energia, sem que haja tamanha distruição ambiental.

Janaina Antunes de Nardin - IPA - Porto Alegre (RS)

Sou completamente contra a implantação UHE Pai Querê.

Thais Nasser Viecili Çonçalves - Ciesc Verde - Curitiba (PR)

Chega de Usinas Hidrelétricas!
Investimento em fontes alternativas de energia.
Preservação Urgente das florestas com Araucárias (hotspot)

Guilherme Marcon - Cascavel (PR)

Não deixem que a ganância, interesses individuais e a desculpa de que precisamos de energia destruam nosso maior patrimônio a natureza. Existem outras formas de se gerar energia.

Rafael Martins Paniz - Daib - UFRGS - Porto Alegre (RS)

Salvemos o rio pelotas...

Thabata Ottoni - Alma -AliançaLibertaria Meio Ambiente - São Paulo (SP)

Não há relização sem união, também estamos nesta luta na Serra de Paranapiacaba, e o que puderem fazer para nos ajudar, OM.
Mandarei o e-mail para vcs com mais detalhes sobre a situação lá.
Que o Universo nos oriente! om yoga.

Ana Carolina Torinelli - Rio do Sul (SC)

Salvem o Rio Pelotas.

Regiane Wüsth - Portão (SC)

Sou totalmente contra a construção da hidrelétrica neste local.

Pedro Ballesteros Behne - Associação Ambiental Gralha Azul - Rio do Sul (SC)

Ajudem a natureza a preservar nossa qualidade de vida!!!!

Mara Cristina de Souza - PRODASC - Juréia - Iguape (SP)

"Devemos decidir a paz entre nós para salvaguardar o mundo e a paz com o mundo, para nos salvaguardar"
Parabéns pelo trabalho, e que Jha ilumine nossos filhos p/ que exerçam a cosmica consciência.

Eduardo Grissolia - Porto Alegre (RS)

Chega de destruir a natureza!!! Essa hidrelétrica é um absurdo!! Não aprenderam ainda com os erros do passado?? Machadinho, Barra Grande....... que devastaram as florestas de araucária com toda sua fauna! A ignorância humana é o pior mal que existe.
"O que acontece à Terra, acontecerá aos filhos da Terra"

Suzana Derussi - Rio do Sul (SC)

Precisamos explorar mais a possibilidade de gerar energia através do lixo que já produzimos e não acabar com as fontes de água doce.

Gislaine Fátima Schnack - Estrela (RS)

Com tanto potencial eólico e solar aqui no estado, porquê insistir, e persistir neste erro de construir mais uma hidrelétrica!!!

Stefen Oscar Schmitt - Blumenau (SC)

Salvem do que restou do rio pelotas.

Sara Elis Schmitt - Blumenau - (SC)

Defendo e acho necessário refúgios para a vida selvagem. Devemos ter respeito ao que sobrou.

Alejandro Rodrigo Anello Acuna - São Paulo (SP)

Presisamos salvar a natureza.

Marina Eduarda Armstrong de Oliveira - Curitiba (PR)

Abaixo à construção da hidrelétrica de Pai Querê!!!!

Camilo Tomazini Pedrollo - Porto Alegre (RS)

Quero que meus filhos também conheçam esse lugar paradisíaco, do jeito que ele é!!!!

Maria Lisiani Assis Silva Narciso - Cachoeirinha (TO)

Preservar a natureza é bom!!

Augusto D'avila Narciso - Cachoeirinha (TO)

Preserve a natureza!

Elis Assis Rossoni - Cahoeirinha - (TO)

Preserve a natureza!

Eduardo Luís Ruppenthal - DCE Ufrgs - Porto Alegre (RS)

Não queremos mais um crime ambiental como foi a UHE Barra Grande.

Soraya Dueire da Costa Mello - Brasília (DF)

Quero participar desse movimento que repudia a construção de mais uma hidrelétrica que provoca a destruição da vida silvestre e o extermínio progressivo das auracárias, já percebido ao longo da Rodovia Estadual que liga Castro a Ponta Grossa no Paraná.

Alex Sandro Rossoni Narciso - Cachoeirinha (RS)

Temos que preservar o pouco que ainda nos resta da nossa mata atlântica!!!

Tânia Machado Candia - São Paulo (SP)

Proteger, preservar, viver!!!

Nelson Julio Filho - São Paulo (SP)

A plena ignorância humana nos condena!

Gilton Glass - MST - São Migue do Oeste (SC)

Que este rio seja salvo.

Danilo Mello Negreti - Universidade Estadual de Campinas - Campinas (SP)

Preservara para salvar o planeta!

Karla Nyland - Câmera Viajante - Agência e escola de Fotografia - Porto Alegre (RS)

Sou contrária a construção da Hidroelétrica de PaiQuerê. Espero que a Ministra Marina do Meio Ambiente saia de seu estado letárgico e se acorde para a realidade.

Liane Ingberman - Curitiba (PR)

Acabem com esta pouca vergonha!!!

Laura Vidotto Sacconi - Tietê (SP)

É isso aí, já demorou muito para começarmos a preservar e parar de destruir!!! Não dá mais pra brincar de Deus!!!

Ana Paula Araujo do Valle - Rio de Janeiro (RJ)

Em apoio a criação imediata da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre "Corredor do Pelotas" e nos manifestos contrários à construção da Usina Hidrelétrica de Pai Querê.

Francois da Silva Gregory - Porto Alegre (RS)

Porque fazer isso pois não vamos usar essa Energia...

Elisabeth Karam Guimarães - Amigos da Terra - NAT-Brasil - Porto Alegre (RS)

Temos que preservar o nosso Patrimônio Ambiental pois dele dependerá a Vida aqui na Terra. "Não" à construção da Hidreletrica Paiquerê.

Kelly Cristina Marmet - Água Boa (MT)

Deixe para os nossos filhos o pouco de água que ainda nos resta... vamos preservar os rios... e suas nascentes...

Tania Coelho Borges Kowarick - Porto Alegre (RS)

Apoio integralmente o movimento SOS Rio Pelotas. O meio ambiente não pode ser propriedade de alguns em detrimento de todos!

Magnus Mondragon - Porto Alegre (RS)

Senhores... Já acho um abuso e absurdo o descaso, a sacanagem e a grande malandragem que o governo federal já faz ao longo de sua gestão em relação ao povo. E agora? Mais uma? Acredito que isto deve ter um basta.
Um País tão grande e rico como o nosso, aos poucos sucumbir ante o interesse de uma minoria mentecapta? Uma minoria que há anos mama nas alvas e gordas tetas do país, sugando em prol das suas necessidades?
Infelizmente o povo é medíocre a ponto de entender que os programas fome zero, bolsa família e outros tantos que simplesmente servem para mascarar a grande roubalheira apoiada pela lei, só servem para desviar a atenção do real problema.
Sempre entendi que um governo que trata assuntos importantes com um descaso inconsequente, não merecem estar no poder.
Haja visto o que aconteceu com o investimento de milhões de dólares numa refinaria da petrobrás, ser invadida e depois largada de mão beijada na mão dos bolivianos. Será que os governantes brasileiros não notaram ainda que o gás, petróleo e seus derivados, supostamente retirados de solo boliviano pertencem à uma jazida em solo brasileiro? Os índios estão sugando de canudinho?
Meu reclame está feito, e não acho direito de alguns poucos destruirem a fauna e a flora para enriquecimento prórpio e ainda contando uma historinha pra dizer que é a única solução viável.
Entendam de uma vez que sempre temos soluções para contornarmos a destruição do planeta.
Sugiro lerem sobre a ressonância Schumann, e também segurarem um pouco suas rédeas em relação à gastos desnecessários, somente visando propinas para encher seus bolsos.
Poderia até mesmo citar aqui o caso recente do reitor, gastando R$ 1.000,00 na aquisição de uma lata de lixo...
Um carro pago com recursos da entidade, então entendo que este senhor reitor deve ser uma pessoa muito importante à ponto de ter essas regalias?
E a grande massa que sustenta o país? Esses não contam? Tratados apenas como números enchedores de urnas? Para garantir que os grandes vilões mantenham-se no poder? Até quando isso????
Até que o povo se revolte e haja uma revolução civil à ponto de entrarem no congresso e colocarem aquele bando de "faz nada" à pontapés rampa abaixo???
É indignante e frustrante saber que o próprio governo não respeita a constituição, construindo cada vez mais cabides de empregos para seus familiares, criando AGÊNCIAS para cuidarem de órgãos realmente importantes, só para agradarem seus "homens de posições chaves"? Ou seria isto outra atitude controladora?
Isso leva-me a citar o acidente com o avião da TAM, onde faleceu o Deputado Redecker, justo o homem que estava à frente da criação da CPI que colocaria os podres do caos aéreo na mesa? As vezes não quero pensar nisso, mas conspirações existem, e os maioriais não se interessam em quantos vão morrer, desde que o alvo seja atingido, o resto....!?!?!?!
Democracia? Por favor, não insultem minha inteligência, nunca foi democracia, existiu sim um desfile carnavalesco, fazendo com que o povo otário fosse às ruas, pintando suas caras com as cores da vergonha nacional. Verde e amarelo? Pois... As cores da Tirania, pois é para onde nosso país se encaminha.
Algo precisa ser feito, e entendo que estes abaixo assinados tenham que surtir um efeito bem maior para que a ganância de um grupinho, para que esta não seja maior que o sentido real da democracia.
Democracia é outra coisa, muito diferente do que os governantes pensam.
E por fim... Lembro de uma mensagem recebida há tempos, sobre o Brasil ter problemas geométricos, discutido em mesas redondas por um bando de bestas quadradas... Será que são tão bestas assim, ou apenas espertos demais para se manterem no poder sem nenhuma vergonha na cara...

Nilto Ignacio Tatto - Instituto Socioambiental - São Paulo (SP)

Todo apoio a luta contra este modelo de desenvolvimento predador. Chega de barragens - queremos rios correndo livres.

Mauricio Ferreira Maciel - Porto Alegre (RS)

Já está na hora de começarmos a pensar mais no meio ambiente que vamos deixar pra nossos filhos e netos do que no capitalismo e destruição de recursos naturais para satisfazer as necessidades do homem.

Cesar Cardia - Movimento Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho - Porto Alegre (RS)

Não basta querermos preservar.Temos é que FAZER a preservação!

Rafael Antonio Marabeze - Universidade do vale do itajaí - Itajaí (SC)

Temos que nos mobilizar para que não destruam nossos recursos naturais que são imprescindíveis para o equilíbrio do ecossistema como um todo.

Éderson Francisco de Andrade Camargo - Porto Alegre (RS)

É um abuso novamente, só pra encher de dinheiro os bolsos de alguns. Construam eólica que agride menos.

Cristina Lima da Silva - Cachoeirinha (RS)

Não deixem destruir o que é do povo brasileiro.

Sandra Maria Secchi - Instituto NaturHansa - Ibirama (SC)

Pela preservação do ambiente, natural e social, a criação do Refúgio é de fundamental importância não só em nível local mas para toda a região. A ameaça da perda de alguma forma de vida trás prejuízo ao planeta.

Cesar Garibaldi de Queiroz Limeira - Brasília (DF)

Todo sucesso no projeto.

Pablo Leandro Proença Ferreira - Confederação Nacional de Estudantes de Geografia e Diretório Acadêmico de Geografia da UFRGS - Porto Alegre (RS)

Lutaremos!!

Cesar Pegoraro - São Paulo (SP)

Não precisamos gerar mais energia, precisamos usar tudo o que temos mais racionalmente, ou seja, por que tantos prédios públicos acesos durante a noite? Por que shoppings e vitrines necessitam de tanta iluminação???? Se usarmos inteligentemente aquilo que já produzimos, sobrará energia no Brasil! Racionalidade é economia sem perda de qualidade de vida!

Márcia Mello Pacheco Campos - Unilasalle - Porto Alegre (RS)

Vamos colaborar com as próximas gerações.

Ana Alice da Silva Rosa - Canoas (RS)

Estou aderindo e deixando meu apoio para a criação desta unidade de conservação refúgio de vida silvestre.

Rosi Ventura - Ribeirão Pires (SP)

Vida para o Rio Pelotas
Conservação da vida silvestre JÁ.
Vamos preservar
Preservar é vida.

Roberto Sei-iti Yamashiro - Instituto Socioambiental - São Paulo (SP)

Vamos salvar o que nos resta antes que seja tarde!

Silvia Franz Marcuzzo - Núcleo de Ecojornalistas do RS - Porto Alegre (RS)

Viva e deixe viver o rio que fica entre o RS e SC!

Mirian da S. U. Lemes- Campo Grande (MS)

Com a colaboração de todos ainda podemos salvar o planeta terra!

Maya Pijnappel
Skylight - Rio de Janeiro (RJ)

É hora de preservarmos os nossos rios e lutarmos pelas energias alternativas, ainda que ainda um pouco mais caras. Mas preço é relativo...

Jauster Lima - Secretaria de Estado do Ambiente- Rio de Janeiro (RJ)

Saudações Ecológicas.

Arnaldo Carneiro Filho - Instituto Socioambiental- Brasília (DF)

Apoio a campanha em prol do corredor do rio Pelotas.

Enrique Svirsky - Instituto Socioambiental - Bombinhas (SC)

Vamos criar uma área para preservar antes que acabe. Depois serão só lamentos, como sempre.

Luis Felipe Daiello de Oliveira - Porto Alegre (RS)

Não a destruição sistemática do nosso meio ambiente!!!

Luiza Curcio Pizzutti - São Leopoldo (RS)

Sou contra a construção da Usina Hidrelétrica de Pai Querê, uma vez que o desenvolvimento econômico deve ser analisado sob o prima do direito ambiental, ou seja, dentro da idéia de desenvolvimento sustentável. Quando uma atividade humana afeta o meio ambiente negativamente, ela deve ser obstada, como in casu.

Alexandre Gianantonio Cortez - São Paulo (SP)

"Que cada um cuide amorosamente de seu quintal, talvez seja essa a melhor maneira de ajudarmos à nós mesmos e aos humanos de boa vontade que residem no IBAMA".

Schineyder Stanley Holanda de Oliveira - Estudante-UFPI - Teresina (PI)

A construção de hidroelétricas é muito importante para o país, mas isso deve ser feito com consciência, e sempre preservando o que for possível, principalmente unidades importantes para conservação dos biomas.

Rubens Gomes - Oficina Escola de Lutheria da Amazonia - OELA - Manaus (AM)

Sou solidário a criação do refúgio de vida silvestre "corredor do pelotas".

Carolina de Moura Campos
4 Cantos do Mundo - Belo Horizonte (MG)

Viva o Rio Pelotas e todos os rios do Brasil.

Julio Cesar Figueiredo - Rio de Janeiro (RJ)

Prezados,
Peço registro do apoio ao abaixo-assinado em prol da criação do Refúgio de Vida Silvestre "Corredor do Pelotas" e contra a construção da Usina Hidrelétrica de Paiquerê.

Gisele de Souza da Silva - Sapucaia do Sul (RS)

Nós dependemos da natureza...não podemos deixá-la morrer, senão morreremos também...

Renata Mertens - Rio de Janeiro (RJ)


Destruir a natureza apenas pensando no crescimento econômico, leva a crer que futuramente seremos capazes de respirar através da notas de dinheiro e não mais por causa do O2 oferecido tão gentilmente e sem preconceito pela árvores. É uma tristeza pensar que nossos filhos e netos não poderão ver e sentir o cheiro, as folhas, os animais, as águas limpas e a brisa da floresta... até quando vamos olhar apenas até o nosso umbigo?

Liliana Essi - UNOCHAPECO - Chapecó (SC)

Toda usina hidrelétrica traz um impacto ambiental muito grande, e atualmente deveríamos pensar preferencialmente em energias alternativas, de menor impacto ambiental, como a energia eólica.

Lucas Pontes - Fundação O Boticário - Cavalcante (GO)

Vamos preservar o que não foi destruído da Floresta com Araucárias enquanto é tempo... Não ao Pai Querê!! Sim ao Refúgio de Vida Silvestre Corredor Rio Pelotas!!

Cibele Pfleger - Canela (RS)

Talvez esta seja a pressão que os empreendedores necessitam para começar a pensar (e implantar efetivamente) as tecnologias alternativas de geração de energia.

Eulina O. S. Trocesski - Porto Alegre (RS)

O futuro deste planeta TERRA, depende da CONSCIÊNCIA HUMANA, e do RESPEITO absoluto à NATUREZA!

Rubens Scheller - Profssional Autônomo - Atalanta (SC)

Vamos proteger as florestas ainda existentes com araucárias.

Fernando Diel - Univates - Centro Universitário - Estrela (RS)

Quando a última árvore tiver caído,
...quando o último rio tiver secado,
...quando o último peixe for pescado,
...o homem vai entender que dinheiro não se come.

­

Ferramentas

Imprimir
Enviar por e-mail
 

Compartilhe

© Copyright 2002-2014, Apremavi - Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida.