Apremavi recebe troféu do Prêmio Expressão de Ecologia

2 out, 2016 | Notícias

A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) recebeu no dia 26 de agosto de 2016, o troféu Onda Verde, símbolo do Prêmio Expressão de Ecologia. A entrega do prêmio aconteceu na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis (SC).

O projeto vencedor foi o Projeto Araucária, reconhecido pelas ações de educação ambiental, desenvolvidas no período de agosto de 2013 a dezembro de 2015.

Para Edilaine Dick, coordenadora do Projeto Araucária, comenta a importância do prêmio: “estar entre os premiados é uma forma de mostrar para a sociedade a transparência e seriedade com que o projeto foi executado, gerando resultados positivos para a comunidade escolar e toda a sociedade envolvida”.

O Prêmio Expressão de Ecologia está na sua 23ª edição, sendo reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como a maior premiação ambiental do Sul do Brasil.

Representantes da Apremavi com o Troféu Onda Verde. Foto: Arquivo Apremavi

Nesta edição foram 129 relevantes projetos ambientais inscritos e 27 cases das principais empresas e entidades do Sul do Brasil foram contemplados. Entre os premiados diversos parceiros da Apremavi como as empresas Klabin, Irani e Adami e as ONGs Cemear e Instituto Espaço Silvestre.

Os projetos da Apremavi premiados em edições anteriores são: Projeto Agroecoeducação (1998), Conservando a Mata Atlântica através do Enriquecimento de Florestas Secundárias (2002), Planejando Propriedades e Paisagens (2007), Programa Matas Legais (2008) e Integração e Capacitação de Conselhos e Comunidades na Gestão Participativa de Unidades de Conservação (2013).

O projeto Araucária teve como objetivo a conservação e recuperação de remanescentes florestais e espécies-chave do Bioma Mata Atlântica, por meio da implantação de sistemas agroflorestais, recuperação de áreas degradadas e enriquecimento de florestas secundárias, promovendo o uso sustentável dos recursos naturais.

Também objetivou promover a educação ambiental por meio de atividades de comunicação, capacitação, socialização e troca de experiências entre os diversos atores sociais envolvidos. O trabalho foi realizado em 13 municípios de Santa Catarina, sendo seis situados na região do Alto Vale do Itajaí: Atalanta, Vitor Meireles, Dona Emma, Braço do Trombudo, Santa Terezinha e Salete; e sete na região Oeste: Chapecó, Guatambu, Galvão, São Domingos, Abelardo Luz, Passos Maia e Ponte Serrada.

O Projeto Araucária foi uma iniciativa Apremavi, patrocinado pela Petrobras, Governo Federal, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Conheça aqui os vencedores 23ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia.

Para saber mais sobre o projeto acesse:Projeto Araucária.

Pin It on Pinterest