Mês do Meio Ambiente tem muitas visitas à Apremavi

14 jun, 2016 | Educação Ambiental e Informação, Notícias

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.

Na Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), o dia do Meio Ambiente é comemorado todos os dias, mas no mês de junho, as atividades ganham ainda mais força.

Visita dos alunos da Escola de Ribeirão Matilde. Foto: Arquivo Apremavi.

A Apremavi recebe visitantes de todo o estado para conhecerem as atividades desenvolvidas no Centro Ambiental e Viveiros de Mudas de árvores da Apremavi. Os visitantes tem ainda a oportunidade de conhecer o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica – Atalanta (SC). Edegold Schaffer, presidente da Apremavi comenta que é uma satisfação muito grande atender aos visitantes e poder disseminar o conhecimento que a Apremavi conquistou ao longo dos 29 anos de história.

No início do mês a Apremavi recebeu a visita da 6º fase dos cursos de agronomia e engenharia florestal da UFSC de Curitibanos (SC). Um dos temas abordados durante a visita técnica foi o Planejamento de Paisagens Sustentáveis. Os alunos assistiram um vídeo sobre o tema e em seguida foram conhecer na prática algumas áreas demonstrativas, o viveiro de mudas nativas, nascentes preservadas e um plantio de araucária consorciado com palmito. Também conheceram a RPPN Serra Pitoco e Parque Natural Municipal Mata Atlântica.

Visita dos alunos da UFSC de Curitibanos. Foto: Arquivo Apremavi.

Na mesma semana, a Apremavi realizou um plantio de mudas de árvores nativas com alunos da Escola Ribeirão Matilde, da cidade de Atalanta (SC). Antes doplantio os alunos assistiram o vídeo sobre mata ciliar.

Na semana seguinte, foi a vez da visita de 35 alunos com idade entre 5 e 6 anos do Centro de Educação Infantil Martha Wulff Zimmermann de Mirim Doce (SC). O Centro de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho também esteve no Centro Ambiental realizando atividades de educação ambiental.

Visita do alunos do Chapeuzinho Vermelho. Foto: Arquivo Apremavi.

Em Witmarsum, Vale Norte de Santa Catarina, foram realizadas duas palestras sobre meio ambiente com a participação de cerca de 200 pessoas entre agricultores, lideranças municipais, professores e alunos do município. Após as palestras foram plantadas 500 mudas nativas em uma área de mata ciliar, próxima ao colégio municipal.

A Apremavi também realizou uma distribuição de mudas nativas durante uma missa na igreja católica da cidade de Atalanta (SC).

Dentro do Programa Matas Legais, em parceria com a Klabin, foi realizado o 1º concurso Fotográfico Ambiental direcionado aos alunos da escola de Educação Básica Pedro Américo, de Agrolândia (SC). O tema do concurso foi “Além da Minha Janela” e contou com mais de trinta fotos inscritas.

Os técnicos do programa Matas Legais também auxiliaram na catalogação e identificação de árvores do pátio da Escola de Educação Básica Dr. Frederico Rolla em Atalanta (SC). Foram identificas 35 espécies diferentes da Mata Atlântica. O objetivo da identificação das espécies é para que os alunos conheçam as árvores que tem em sua escola e possam utilizá-las para trabalhos de educação ambiental dentro e fora da sala de aula.

Pin It on Pinterest