Curiosidades

A Mata Atlântica está cheia de curiosidades. Confira algumas.

• A erva mate é um produto típico da Mata Atlântica e emprega, direta e indiretamente, 700 mil pessoas, o equivalente à indústria automobilística no Brasil. Com 95% de sua produção concentrada no Rio Grande do Sul, a produção de erva mate envolve 166 mil propriedades rurais. A participação dos produtos artesanais da Mata Atlântica no Produto Interno Bruto (PIB) do País também equivale ao da indústria automobilística. Outro exemplo é a castanha de caju, espécie da Mata Atlântica, que representa 40% das exportações do Ceará.
• Localizado entre os estados do Paraná e São Paulo, o Vale do Ribeira abriga mais de 2,1 milhões de hectares de florestas, 150 mil de restingas e 17 mil de manguezais, formando o maior remanescente contínuo de Mata Atlântica. Formado pela Bacia Hidrográfica do Rio Ribeira de Iguape e o Complexo Estuarino Lagunar de Iguape, Cananéia e Paranguá, o Vale do Ribeira, apesar da localização estratégica e da riqueza cultural – no Vale habitam comunidades indígenas, caiçaras, remanescentes de quilombos e pequenos agricultores familiares –, possui os mais baixos indicadores sociais dos estados de São Paulo e Paraná, os mais altos índices de mortalidade infantil e analfabetismo.
• Com o enchimento do lago da hidrelétrica de Barra Grande (divisa de SC com RS) foram inundados os locais das últimas populações da bromélia Dyckia distachya, que desta forma foi perdida para sempre da natureza.
• Os campos de altitude associados ao bioma Mata Atlântica estão hoje seriamente ameaçados. O agravante no caso dos Campos de Altitude é a carência absoluta de instrumentos de proteção e ordenação do uso das áreas originalmente cobertas por estas formações. Esse quadro propiciou toda sorte de intervenções sobre os Campos, fazendo com que extensas áreas fossem completamente convertidas em cultivos agrícolas ou reflorestamentos com essências exóticas.

Pin It on Pinterest