Jogo Gigante na Escola Agrotécnica

11 out, 2008 | Educação Ambiental e Informação, Eventos e Capacitação, Notícias

No dia 03 de outubro de 2008, 50 alunos do primeiro ano da turma de Agropecuária, da Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul, puderam, através do divertido jogo gigante “Fique Legal”, aprender os conceitos básicos do planejamento ambiental de propriedades. A atividade foi organizada por Eliane Dalmora, professora da escola, e aplicado por Edinho Schäffer, da equipe da Apremavi.

O programa “Planejando Propriedades e Paisagens” da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) vem sendo discutido e estudado por inúmeros professores e alunos em Santa Catarina. A Escola Agrotécnica Federal de Rio do Sul, vem estudando o planejamento da propriedade rural com seus alunos das turmas de agroecologia e agropecuária.

Como a grande maioria dos alunos da escola são filhos de produtores rurais, o objetivo de se estudar o planejamento da propriedade, é para que eles possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos, planejando a propriedade da família quando retornarem às suas residências.

Além das discussões e das oportunidades de capacitação, que incluem cursos e dias de campo nas propriedades “modelo”, a Apremavi desenvolveu vários materiais de educação ambiental voltados à “propriedade legal”, aquela que cumpre a legislação ambiental e também é um local que garante a qualidade de vida e renda. Um desses materiais é o jogo gigante “Fique Legal”, um tabuleiro com uma trilha onde os participantes andam sobre uma lona seguindo os números jogados num dado. É uma maneira divertida de aprender. A partir do jogo os alunos puderam perceber a importância do planejamento da propriedade rural.

Para Eliane Dalmora a educação ambiental contribui de forma fundamental para instituir novas bases para os sistemas agrícolas: “as atividades de educação ambiental rompem com o normativo e desencadeiam nas pessoas novas experiências que sejam realmente significativas. Através de uma oportunidade lúdica como o jogo realiza-se a comunicação sobre os comportamentos desejados e de valorização do capital natural”, ressalta a professora.

Autores: Edinho Pedro Schäffer e Geraldine Maiochi.

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