Comemoração dos 30 anos da Apremavi foi um sucesso

out 9, 2017 | Notícias

No dia 30 de setembro foi realizada a festa de comemoração do aniversário de 30 anos da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). O evento ocorreu no Centro Ambiental Jardim das Florestas, localizado no município de Atalanta (SC), e reuniu cerca de 200 pessoas entre autoridades, empresários, parceiros, funcionários, agricultores e comunidade local.

Durante todo o sábado os convidados participaram de atividades como o Passeio da Árvore, a caminhada na Trilha da Restauração e o plantio simbólico de sementes de pitanga, bem como puderam visitar a exposição fotográfica “Belezas da Mata Atlântica”, do fotógrafo Wigold B. Schäffer, e ainda prestigiar a inauguração da ecoloja da Apremavi, que em breve também terá seus produtos disponíveis aqui no site. Além disso, o grupo de gaiteiros comandados pelo Valmor Bento encantou os convidados durante toda a festa.

Confira abaixo a galeria de imagens de todas as atrações do evento.

Passeio da Árvore

Cerca de 50 pessoas embarcaram na aventura e participaram do Passeio da Árvore que contava com duas modalidades, a pedalada e a caminhada.

Os caminhantes largaram na RPPN Serra do Pitoco, na localidade de Alto Dona Luiza, e percorreram 4km até o Centro Ambiental Jardim das Florestas da Apremavi. Os ciclistas saíram da localidade de Ribeirão Matilde e seguiram 17km de passeio em meio à exuberante Mata Atlântica do interior de Atalanta (SC) indo de encontro aos demais participantes do Passeio.

Nem a coruja Muru, mascote da Apremavi, que acompanhou todo o trajeto da caminhada, cantando e dançando, e nem os demais participantes se intimidaram com o tempo fechado afinal, a chuva serviu como desafio e deu mais emoção à atividade.

Trilha da Restauração

A Trilha da Restauração, inaugurada no dia da comemoração dos 30 anos da Apremavi, é uma trilha de 1.7 km onde podem ser observadas diferentes áreas em restauração, nas quais a Apremavi utilizou metodologias variadas de plantio. Além disso, também são observadas áreas em regeneração natural, e na encosta da Serra do Pitoco, remanescentes de vegetação nativa da Mata Atlântica.

Os primeiros plantios foram realizados em janeiro de 2004. A ideia agora é utilizar a trilha como modelo para o desenvolvimento de atividades ilustrativas de Educação Ambiental.

Exposição “Belezas da Mata Atlântica”

A exposição “Belezas da Mata Atlântica”, do fotógrafo e conselheiro da Apremavi Wigold B. Schäffer, nasceu da ideia de divulgar a riqueza da Mata Atlântica, um Bioma biodiverso em sua fauna, flora e população. Composta com 115 quadros com belas imagens da Floresta Atlântica, a mostra encantou o Centro Ambiental Jardim das Florestas no dia do aniversário de 30 anos da instituição.

Iniciativa da Apremavi, a exposição contou com o patrocínio da Klabin e o apoio para impressão e moldura do Foto Marzall.

Vale lembrar ainda que a exposição fotográfica foi montada de forma a ser itinerante, permitindo que outros ambientes culturais e/ou educacionais também recebam a mostra. Além disso, todas as fotografias estão à venda e o dinheiro arrecado será doado inteiramente para a Apremavi.

Se você tem sugestões de onde a exposição pode ser exibida e / ou tem vontade de adquirir uma das fotografias da mostra, entre em contato com o artista através do e-mail wigold.schaffer@gmail.com.

 

Muru, um sucesso na festa!

Após a chegada dos participantes do Passeio da Árvore, a presidente da Apremavi, Miriam Prochnow, acompanhada do ex-presidente, Edegold Schaffer, fizeram a abertura do evento. Na ocasião, a Apremavi agradeceu a Prefeitura de Atalanta pelo apoio em inúmeras atividades que realiza e também recebeu um lindo relógio feito manualmente pelo seu associado, Nelcio Lindner.

Um delicioso lanche colonial com chopp artesanal foi servido aos convidados. Enquanto isso, o grupo de gaiteiros de Atalanta, sob o comando de Valmor Bento, animou a tarde e fez a chuva dar lugar ao sol fazendo a festa seguir animada até o entardecer.

Mas a sensação da festa foi mesmo a Muru, a mascote da Apremavi. Animada, Muru acompanhou os participantes da caminhada, recebeu com entusiasmo os ciclistas, brincou com a criançada, posou para várias fotos e até dançou com alguns convidados. Fala sério, todo mundo quer uma mascote igual a Muru, não é mesmo?

Um futuro repleto de Pitangas

Durante a festa os convidados puderam fazer o plantio simbólico de sementes de Pitanga. No local de semeadura das Pitangas, placas ilustrativas trouxeram mais detalhes sobre essa árvore que é tão adorada pelos adultos, pela criançada e pelos passarinhos.

Cada semente plantada recebeu uma plaquinha com o nome da pessoa que a plantou. No futuro, quando as sementes germinarem, a Apremavi plantará as mudas de Pitanga como forma de homanagem e agradecimento aos plantadores de árvores que estiveram presentes no aniversário de 30 anos da instituição.

Um futuro repleto de Pitangas para todos nós!

Autora: Carolina Schäffer.

Colaboração: Grasiela Hoffmann.

Pin It on Pinterest

Share This