Apremavi realiza 2º Curso sobre Restauração de Áreas Degradadas

out 29, 2017 | Centro Ambiental Jardim das Florestas, Notícias

Durante os dias 25 e 26 de outubro de 2017, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) em parceria com a Universidade do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), realizou o 2º Curso sobre Restauração de Áreas Degradadas.

O curso foi realizado no Centro Ambiental Jardim das Florestas em Atalanta (SC) e teve como objetivo possibilitar o aprendizado e troca de experiências sobre a restauração de áreas degradadas, com ênfase no plantio de mudas nativas. Ministrado através de metodologias participativas, o curso contou com a experiência do casal de ambientalistas Wigold B. Schäffer e Miriam Prochnow, além do conhecimento de Leandro Casanova e Marluci Pozzan, ambos com prática em projetos de restauração já desenvolvidos pela Apremavi.

Aula prática no Viveiro de Mudas da Apremavi. Foto: Edilaine Dick.

O curso deu ênfase na restauração de áreas degradadas, a partir do plantio de mudas nativas, no entanto, outras técnicas de restauração como a nucleação e regeneração natural foram trabalhadas, assim como metodologias de monitoramento e resultados de projetos já realizados pela Apremavi. A importância da Mata Atlântica e legislação ambiental vigente também foi assunto abordado.

A parte prática do curso envolveu a visita ao Viveiro Jardim das Florestas, à áreas já restauradas pela Apremavi como as que se encontram na “Trilha da Restauração” localizada no Centro Ambiental da Apremavi e à propriedade do casal Antonio e Osnilda Pesenti, na comunidade Ribeirão Matilde.

Visita técnica a propriedade de Antonio e Osnilda Pesenti, na comunidade Ribeirão Matilde. Foto: Edilaine Dick.

Depoimento

Andréa, professora Universitária e técnica da Secretária de Agricultura, Desenvolvimento e Meio Ambiente do município de Caçador (SC), classificou o curso como excelente: “o diferencial é termos conhecido a parte prática do trabalho que a Apremavi desenvolve, essa receita de como se faz é fundamental para nós”. Andrea ainda complementou que agora se sente mais segura para aplicar o conhecimento adquirido.

Autora: Edilaine Dick.
Revisão: Carolina Schäffer.

Pin It on Pinterest

Share This