Apremavi apoia manifesto contra propostas de campanha que atacam meio ambiente

21 out, 2018 | Notícias

Documento é assinado por organizações e redes, incluindo o Observatório do Clima e a Rede de ONGs da Mata Atlântica, das quais a Apremavi faz parte. O documento foi divulgado no dia 19 de outubro de 2018 e critica propostas que vêm sendo feitas na campanha à Presidência contra o meio ambiente. O texto condena, por exemplo, as ideias de retirar o Brasil do tratado internacional de mudanças climáticas, o Acordo de Paris, e de fundir do Ministério de Meio Ambiente (MMA) ao de Agricultura. Leia aqui a Nota Conjunta divulgada.

As instituições que assinam o documento consideram que a extinção ou enfraquecimento dos órgãos ambientais pode provocar a explosão das taxas de desmatamento e colocar “em risco quatro décadas de avanços na proteção do meio ambiente”. Lembram ainda que, conforme os cientistas, caso a derrubada da floresta ultrapasse 25% (hoje ela está em 19%), a Amazônia pode se transformar numa savana, o que colocaria em risco o regime de chuvas de grande parte do país.

As organizações reforçam que a saída do Brasil do acordo de clima pode prejudicar o comércio e a imagem internacionais do país tendo em vista as crescentes exigências do mercado quanto à sustentabilidade.

O texto condena ainda as propostas de enfraquecer ou mesmo acabar com o licenciamento ambiental; facilitar o uso de agrotóxicos; abrir as áreas protegidas a atividades de alto impacto ambiental; e a defesa do “fim do ativismo” no país. “Meio ambiente é coisa séria. Diz respeito à nossa qualidade de vida e ao mundo que deixaremos para nossos filhos, seja qual for a nossa forma de pensar, agir e lutar. A sua proteção constitui direito fundamental de toda a sociedade brasileira, configurando-se como pauta apartidária. O próximo Presidente da República tem o dever de reconhecer e se comprometer com a proteção das conquistas ambientais da sociedade. É preciso caminhar em direção à Constituição Cidadã; não se afastar dela”, alerta o manifesto.

O documento foi divulgado pouco depois de uma manifestação realizada em frente à sede do MMA, em Brasília, também contra a extinção e fragilização dos órgãos ambientais. Além de ONGs, a mobilização incluiu as associações de servidores do ministério e de órgãos a ele subordinados. Gabriela Schaffer, sócia e conselheira da Apremavi esteve presente. Veja fotos abaixo.

A Apremavi também é signatária do manifesto em prol do Ativismo. O manifesto #AtivismoSim é um convite a toda a sociedade civil para que apoiem as mais de 3 mil organizações não-governamentais, coletivos e movimentos sociais nacionais e internacionais que repudiaram publicamente a afirmação feita pelo candidato Jair Bolsonaro sobre acabar com o ativismo no Brasil.​ Veja aqui o manifesto.

Ativismo é fazer o bem. No Brasil existem mais de 820 mil organizações, atuando diariamente nas mais diversas pautas: educação, saúde, proteção à criança e ao adolescente, enfrentamento à violência contra a mulher, acesso a direitos, transparência na gestão pública, combate à corrupção, participação política, proteção ao meio ambiente, mídia independente, entre tantas, tantas outras.

Apoie essa causa você também, acesse o site e participe da campanha!

Autores: Claudio Angelo e Miriam Prochnow.
Fonte: Observatório do Clima e Movimento Ativismo Sim.

Pin It on Pinterest